Ir para conteúdo
Entre para seguir isso  
André Sousa

Relatório de jogo de André Villas-Boas

Publicações recomendadas

Eu estive para ir para Rio Maior, Psicologia do Desporto e Exercício. Mas depois arrependi-me, porque pensei nas saídas.

Compartilhar este post


Link para o post

O nível II é um nível de formação e de aquisição de competências, não um nível de prática no treino.

 

Todos os conhecimentos adquiridos no nível II, como deves calcular, são dados, revistos e multiplicados por 1000 numa licenciatura de 3 anos em que a temática central é a mesma que esses cursos se propõem a leccionar em 3 meses.

 

Quando te dão uma equivalência ao nível II continuas com um currículo de experiência totalmente limpo, a única coisa que deixa de ir em branco é a formação que obtiveste, e consequentemente o teu corpo de conhecimentos.

 

A última parte é que faz ainda menos sentido que o resto. Então vale-te mais a experiência "real" do que a experiência "do livro"? Portanto, 3 anos a treinar sem qualificações nenhumas, ou seja, 3 anos a fazer as coisas mal, valem-te muito mais do que 3 anos a licenciares-te na área em questão... Faz todo o sentido. :mrgreen:

 

 

Eu li sobre isso, mas isso é em que formato? É um género de um mestrado, não?

 

Percebo o teu raciocinio. :compinchas:

Compartilhar este post


Link para o post

Eu estou actualmente a tirar a licenciatura em gestão do desporto, na área do desporto foi realmente o curso que mais me agradou pois abrange varias vertentes do desporto.

 

Eu estive para ir para Rio Maior, Psicologia do Desporto e Exercício. Mas depois arrependi-me, porque pensei nas saídas.

 

e nunca consideras-te o curso de gestão do desporto ou nem sequer conhecias a sua existência?

Editado por IRSR

Compartilhar este post


Link para o post

Eu estou actualmente a tirar a licenciatura em gestão do desporto, na área do desporto foi realmente o curso que mais me agradou pois abrange varias vertentes do desporto.e nunca consideras-te o curso de gestão do desporto ou nem sequer conhecias a sua existência?

 

Consideraria se gostasse dessa vertente, mas a minha «praia» são as ciências sociais e humanas.

Compartilhar este post


Link para o post

Gestão é terrível. Eu em condições normais não me enquadraria em parte nenhuma do desporto que não nisto, mas em gestão então...

Compartilhar este post


Link para o post

Consideraria se gostasse dessa vertente, mas a minha «praia» são as ciências sociais e humanas.

 

ok, percebo o que queres dizer, o curso onde estou prepara nos mais para cargos de dirigente por exemplo.

 

Gestão é terrível. Eu em condições normais não me enquadraria em parte nenhuma do desporto que não nisto, mas em gestão então...

 

Depende do gosto de cada pessoa, o que vale é que o desporto abrange as mais diversas áreas.

Editado por IRSR

Compartilhar este post


Link para o post

Exacto, é por aí. Faz falta gente em todo o lado. Atenção que não era um ataque ao curso... Eu nem com uma arma apontada à cabeça me via em nada relacionado com ciências ou matemáticas, e não quer dizer que as pessoas formadas nessa área sejam menos úteis.

 

Fora desta área o meu caminho acabaria por ser naturalmente algo relacionado com a comunicação e com as letras...

Compartilhar este post


Link para o post

Exacto, é por aí. Faz falta gente em todo o lado. Atenção que não era um ataque ao curso... Eu nem com uma arma apontada à cabeça me via em nada relacionado com ciências ou matemáticas, e não quer dizer que as pessoas formadas nessa área sejam menos úteis.

 

Fora desta área o meu caminho acabaria por ser naturalmente algo relacionado com a comunicação e com as letras...

Eu percebi que não era um ataque ao curso, e compreendo o que dizes, eu por exemplo não fui para o curso de ciências do desporto por gostar mais da outra envolvente que neste caso é a gestão em detrimento da envolvente mais pratica do curso de ciências do desporto. :fixe:

Editado por IRSR

Compartilhar este post


Link para o post

A última parte é que faz ainda menos sentido que o resto. Então vale-te mais a experiência "real" do que a experiência "do livro"? Portanto, 3 anos a treinar sem qualificações nenhumas, ou seja, 3 anos a fazer as coisas mal, valem-te muito mais do que 3 anos a licenciares-te na área em questão... Faz todo o sentido. :mrgreen:

 

 

Eu li sobre isso, mas isso é em que formato? É um género de um mestrado, não?

É uma pós-graduação, o que não equivale a um mestrado...

 

E acho mesmo que a experiência real vale mais do que a experiência do livro. Tal como quando sais do curso de treinador: não és automaticamente treinador, é a experiência que te faz treinador!

Compartilhar este post


Link para o post

Sim, só há mesmo em Rio Maior.

 

Não, neste momento as equivalências estão num absurdo nível I, mas provavelmente durante este ano será alterado para o nível II. O nível III como já é a nível nacional tem outras entraves.

Não sei bem como está a questão, mas pelo que ouvi dizer o ano passado ainda tem de sair uma legislação que permita aos licenciados em Ciências do Desporto terem a equivalência do nível I. Isto tudo por causa do processo de Bolonha. Talvez não se aplique a ti, porque o teu curso não é o mesmo que o meu, é mesmo Treino Desportivo. Eu estou em Ciências do Desporto e agora no 2º tive que escolher entre Exercício e Saúde e Treino Desportivo, e escolhi este último. Consideram então que vou ser licenciado em Ciências do Desporto com grau maior em Educação Física e menor em Treino Desportivo.

Editado por Dë

Compartilhar este post


Link para o post

E acho mesmo que a experiência real vale mais do que a experiência do livro. Tal como quando sais do curso de treinador: não és automaticamente treinador, é a experiência que te faz treinador!

Complementam-se e uma sem a outra é vã; contudo, a teoria sem prática transmite-te conhecimento, a prática por si só, sem transmissão de conhecimentos, não te dá se não experiência a fazer as coisas de maneira errada. O que te falta com os conhecimentos adquiridos é a construção da ponte para a aplicação prática, a única coisa desta "relação" que a prática te dá é uma eventual maior predisposição para a aquisição do conteúdo teórico. Ou seja, sem essa aquisição existir...

 

Não sei bem como está a questão, mas pelo que ouvi dizer o ano passado ainda tem de sair uma legislação que permita aos licenciados em Ciências do Desporto terem a equivalência do nível I. Isto tudo por causa do processo de Bolonha. Talvez não se aplique a ti, porque o teu curso não é o mesmo que o meu, é mesmo Treino Desportivo. Eu estou em Ciências do Desporto e agora no 2º tive que escolher entre Exercício e Saúde e Treino Desportivo, e escolhi este último. Consideram então que vou ser licenciado em Ciências do Desporto com grau maior em Educação Física e menor em Treino Desportivo.

Tu também tens escolha da modalidade, certo?

Compartilhar este post


Link para o post

Complementam-se e uma sem a outra é vã; contudo, a teoria sem prática transmite-te conhecimento, a prática por si só, sem transmissão de conhecimentos, não te dá se não experiência a fazer as coisas de maneira errada. O que te falta com os conhecimentos adquiridos é a construção da ponte para a aplicação prática, a única coisa desta "relação" que a prática te dá é uma eventual maior predisposição para a aquisição do conteúdo teórico. Ou seja, sem essa aquisição existir...

Sim, concordo com isso e tão pouco acho que, por exemplo, a minha situação (em termos de conhecimentos) é melhor do que a de qualquer outra pessoa (aqui do fórum e não só) com curso de treinador e com alguma experiência de treino. Apenas entendo que, quando sais de um curso de treinador, não és, de facto, treinador, apesar de todos os conhecimentos inegáveis que aí adquires!

Compartilhar este post


Link para o post

Sim, concordo com isso e tão pouco acho que, por exemplo, a minha situação (em termos de conhecimentos) é melhor do que a de qualquer outra pessoa (aqui do fórum e não só) com curso de treinador e com alguma experiência de treino. Apenas entendo que, quando sais de um curso de treinador, não és, de facto, treinador, apesar de todos os conhecimentos inegáveis que aí adquires!

Obviamente, e isso vai de encontro ao que eu disse. :p

Compartilhar este post


Link para o post

Alex, se quiseres consultar: http://esdbraga.com/index.php?option=com_content&view=article&id=15&Itemid=6

 

E cheira-me que a breve prazo os cursos de treinador vão transitar da Associação de Futebol de Braga para esta escola.

 

Pensei seriamente em inscrever-me nisto da formação de GR, porque acho que é uma área ainda pouco especializada e que pode abrir portas no futuro. Só que os preços e a minha disponibilidade de horários fizeram-me recuar.

 

E se eu me tivesse metido nisto mais cedo tinha feito como o Alex: malinhas feitas e paragem em Rio Maior. Só que só me lembrei desta treta toda já com 22 ou 23 anos e com uma licenciatura praticamente concluída noutra área...

Compartilhar este post


Link para o post

E se eu me tivesse metido nisto mais cedo tinha feito como o Alex: malinhas feitas e paragem em Rio Maior. Só que só me lembrei desta treta toda já com 22 ou 23 anos e com uma licenciatura praticamente concluída noutra área...

Same here! =/

Compartilhar este post


Link para o post

http://www.esdrm.pt/...nciaturaTD.html

 

Volto a dizer o que digo a toda a gente: as taxas de desemprego neste curso são grandes, pelo facto do mercado do futebol ser fechado e muito restrito. A quantidade de pessoas com qualificação e interesse em treinar é um disparate em relação à quantidade de gente que está no activo enquanto profissional.

 

As alternativas a isto que esta licenciatura dá sem um mestrado são nulas.

 

Eu tenho mais o menos uma ideia, tu que estás mais por dentro do assunto podias-me esclarecer?

 

Eu estou numa situação complicada. Cheguei a entrar na FADEUP, em Ciências do Desporto, mas tive que sair e agora estou a trabalhar num escritório. Mas quero lá voltar daqui a 2 anos. No próximo ano vou fazer os exames que me permitam entrar outra vez. Eu tenho uma certeza, sei que quero estar ligado ao Desporto, e muito provavelmente ao Futebol na minha vida profissional futura. Como todos as pessoas que gostam de futebol, gostava de me ver treinar um clube e ter sucesso, mas parece que esse mercado está um bocado "cheio". Porém aposto que há outras áreas no Futebol que me despertariam interesse, o problema é que não estou assim tão informado como isso... Também nunca estive ligado ao Futebol a nível de prática. Fui desportista durante 10 anos ao mais alto nível sim, mas em Natação. Pode-se dizer que tenho alguma "experiência" de competição e de gerir emoções.

 

Eu estou virado para entrar novamente no Curso de Ciências do Desporto na FADEUP porque sou cá do Norte e é provavelmente o curso mais ligado aquilo que eu gostaria de fazer, mas eu após o curso gostava de estar ligado a Desporto sim, mas de Competição. Sinceramente não me vejo a dar aulas de EF numa escola qualquer, apesar do meu curso dar para isso...

 

No fundo, o que eu queria mesmo era alguma elucidação sobre como anda o mundo do Futebol, por pessoas mais ligados por dentro, talvez tu Alex, ou até o Ibra_9 me possam dar uns indicadores...

Compartilhar este post


Link para o post

Eu não...Acho que é um beco sem saida, se te corre mal hipotecas logo o teu futuro, acho muito melhor tirar uma licenciatura paralela e apostar na formação no futebol em qualquer que seja a especialização. Até porque uma licenciatura de 3 anos acho muito grande para ensinar o que quer que seja sobre futebol.

 

O que é que ensinam em 3 anos?Não tanta materia quanto isso, sem contar que detesto que nos cursos de futebol, e nesses não deve ser excepção, ensinam o futebol como ciencia exacta, que não é. Ou sabes aquilo consoante o que eles ensinam ou então foste á vida.

Compartilhar este post


Link para o post

Eu não...Acho que é um beco sem saida, se te corre mal hipotecas logo o teu futuro, acho muito melhor tirar uma licenciatura paralela e apostar na formação no futebol em qualquer que seja a especialização. Até porque uma licenciatura de 3 anos acho muito grande para ensinar o que quer que seja sobre futebol.

 

O que é que ensinam em 3 anos?Não tanta materia quanto isso, sem contar que detesto que nos cursos de futebol, e nesses não deve ser excepção, ensinam o futebol como ciencia exacta, que não é. Ou sabes aquilo consoante o que eles ensinam ou então foste á vida.

As regras são coisas exactas... :mrgreen:

 

Agora mais a sério... Não sabia que os cursos eram assim tão lineares... Podes exemplificar?

Compartilhar este post


Link para o post

As regras são coisas exactas... :mrgreen:

 

Agora mais a sério... Não sabia que os cursos eram assim tão lineares... Podes exemplificar?

 

Eu digo isto com base na minha experiencia, o Ibra talvez tenho outra diferente e assim sucessivamente.

 

Ok, aceito que me ensinem as regras, prevenção e tratamento de lesoes assim como como treinar algumas coisas mais físicas em que não tenho estudos apropriados para isso.

 

Por outro lado, não concordo em nada, que me ensinem coisas dadas como certa e que não servem de nada.

 

Ex:

Porque é que as fases de construção de jogo tem que ser seguidas sobre os parametros dos prelectores?

Porque é que tenho que saber que no plano teórico relativamente aos treinos de sectores das partes fixas o que importa considerar é a agressividade, reversibilidade e acessibilidade da acção?

 

Porque raio tenho tenho que saber estas coisas se o futebol não é uma ciencia exacta?Porque devo seguir o que um gajo, que tem menos experiencia que eu me esta a ensinar?* Se não colocar as definições bem chumbo porque?Não posso querer fazer as coisas de forma diferente? Quem me argumenta que o que faço está errado?

 

*Se trabalhares nas associações, tens quase lugar cativo para tirares os cursos de nivel 3 e 4, assim como se foste jogador de futebol profissional, resultando que tires o curso so porque sim, sem teres experiencia e passando á frente de gajos que estão no meio e a dar treinos á carradas de anos.

Editado por Navidkia

Compartilhar este post


Link para o post

Os nomes que são dados às coisas servem para simplificar a estrutura complexa que é o jogo, colocando as pessoas a falar uma linguagem comum, facilitando a comunicação sobre os diversos comportamentos técnico-tácticos individuais e colectivos intrínsecos ao jogo.

 

No fundo os conhecimentos teóricos passados pela maioria das áreas não passa disso. Mas eu mais logo respondo com mais calma e com mais informação aos posts acima, inclusive ao One.

Compartilhar este post


Link para o post

Os nomes que são dados às coisas servem para simplificar a estrutura complexa que é o jogo, colocando as pessoas a falar uma linguagem comum, facilitando a comunicação sobre os diversos comportamentos técnico-tácticos individuais e colectivos intrínsecos ao jogo.

 

No fundo os conhecimentos teóricos passados pela maioria das áreas não passa disso. Mas eu mais logo respondo com mais calma e com mais informação aos posts acima, inclusive ao One.

 

OK agradecia Alexandre :happy:

Compartilhar este post


Link para o post

Com CD não estás habilitado a leccionar EF?

 

A diferença continua a ser alguma... para teres uma ideia, durante os primeiros 2 anos de licenciatura somos brindados com 7 horas semanais de futebol, que é cadeira anual. :mrgreen:

 

Leccionar EF só em escolas primárias e não sei se 5º e 6º ano.

Pois, eu aqui só agora vou começar a ter Futebol, são 4 ou 5 horas semanais, que são distribuídas em 3 aulas (2 práticas e 1 teórica) ;)

Compartilhar este post


Link para o post

E cheira-me que a breve prazo os cursos de treinador vão transitar da Associação de Futebol de Braga para esta escola..

Em que moldes? É que os cursos para serem oficiais têm de ter a tutela da FPF, e isso só acontece nas Associações locais...

 

Eu tenho mais o menos uma ideia, tu que estás mais por dentro do assunto podias-me esclarecer?

 

Eu estou numa situação complicada. Cheguei a entrar na FADEUP, em Ciências do Desporto, mas tive que sair e agora estou a trabalhar num escritório. Mas quero lá voltar daqui a 2 anos. No próximo ano vou fazer os exames que me permitam entrar outra vez. Eu tenho uma certeza, sei que quero estar ligado ao Desporto, e muito provavelmente ao Futebol na minha vida profissional futura. Como todos as pessoas que gostam de futebol, gostava de me ver treinar um clube e ter sucesso, mas parece que esse mercado está um bocado "cheio". Porém aposto que há outras áreas no Futebol que me despertariam interesse, o problema é que não estou assim tão informado como isso... Também nunca estive ligado ao Futebol a nível de prática. Fui desportista durante 10 anos ao mais alto nível sim, mas em Natação. Pode-se dizer que tenho alguma "experiência" de competição e de gerir emoções.

 

Eu estou virado para entrar novamente no Curso de Ciências do Desporto na FADEUP porque sou cá do Norte e é provavelmente o curso mais ligado aquilo que eu gostaria de fazer, mas eu após o curso gostava de estar ligado a Desporto sim, mas de Competição. Sinceramente não me vejo a dar aulas de EF numa escola qualquer, apesar do meu curso dar para isso...

 

No fundo, o que eu queria mesmo era alguma elucidação sobre como anda o mundo do Futebol, por pessoas mais ligados por dentro, talvez tu Alex, ou até o Ibra_9 me possam dar uns indicadores...

Eu também nunca estive envolvido na competição enquanto jogador.

 

O mercado está de facto cheio e é complicado entrar, mas só entra quem é licenciado ou quem foi ex-jogador de algum nível. Isto é um facto, e para confirmá-lo basta olhar às listas das equipas técnicas dos campeonatos e equipas profissionais.

 

Agora, das duas uma: ou arriscas como eu e tentas, ou então optas pelo seguro, tens sempre alguma coisa na área a que te agarrar, e continuas a ter possibilidades de complementar a tua formação com os cursos das associações. Eu, pessoalmente, não me vejo a fazer mais nada que não isto, até porque o meu percurso académico e formativo não foi formatado para mais nada. Entrei em Desporto no Secundário a pensar nisto, entrei na faculdade a pensar nisto, fiz cursos de treinador a pensar nisto... não sobra mais nada no meu percurso de formação além disto. Até posso ter de me adaptar caso as coisas corram mesmo mal, mas vai ser um processo moroso...

 

Até porque uma licenciatura de 3 anos acho muito grande para ensinar o que quer que seja sobre futebol.

 

O que é que ensinam em 3 anos?Não tanta materia quanto isso, sem contar que detesto que nos cursos de futebol, e nesses não deve ser excepção, ensinam o futebol como ciencia exacta, que não é. Ou sabes aquilo consoante o que eles ensinam ou então foste á vida.

:mrgreen:

 

Ele há com cada uma...

 

Tal como eu disse em moldes gerais no outro post, o jogo é constituído por uma série de comportamentos técnico-tácticos que são na sua maioria padronizados, no sentido em que em boa parte deles são o caminho mais ou menos óbvio para o sucesso das acções. E isto é completamente inegável e só um lunático pode contrariá-lo.

 

Ninguém duvida que o defensor mais perto da bola se deve aproximar do seu portador. Ninguém duvida que uma equipa com bola, em terrenos mais recuados, executa com mais tempo e espaço e em consequência disso opta por acções diferentes.

 

A única coisa que é ensinada nos cursos são estes comportamentos padronizados que procuram simplificar a estrutura complexa de acções que compõem a caixinha do jogo. Para entenderes o jogo, é absolutamente fulcral que interiorizes que individual, colectivamente e na sua interacção existem comportamentos que são absolutamente indispensáveis, que é o caminho para o sucesso dês as voltas por onde deres. NUNCA vais encontrar uma equipa que tenha um nível de jogo alto que não cumpra na perfeição com os 4 princípios de jogo dos diferentes momentos. Dês os nomes que lhes deres, eles estão lá; eles são parte essencial quer no processo de recuperação da bola, quer no processo da sua manutenção e consequente progressão no terreno.

 

E estou a referir os princípios como posso pegar noutro tema qualquer semelhante...

 

Tu dás os nomes que quiseres a isto, mas é inegável a sua presença, se quiseres chamar arroz doce à contenção e molotof ao equilibrio defensivo é lá contigo. O essencial é que os entendas, a linguagem que te metem a falar quando falas deles não é para mais do que uniformizar a formação, o que é absolutamente social. É convenção social que o objecto de quatro pernas em que tu te sentas é uma cadeira. Se lhe quiseres chamar polvo à lagareiro é contigo também. É capaz é de dificultar a comunicação com outras pessoas. A formação é a mesma coisa.

 

Ah, o final do teu discurso prova que estás bem, bem longe da realidade... É que o jogo é tão complexo, existe tanto por onde estudar, que eu tenho 3 anos de licenciatura sobre ele, mais dois de mestrado se me apetecer, e depois ainda tenho o nível III e o IV por fazer, sem contar com aquelas mariquices como os cursos da Escócia... E tenho a certeza que depois de acabar isto tudo ainda vou ter muito por onde aprender!!

Editado por Chandler

Compartilhar este post


Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa de ser membro desta comunidade para poder comentar

Criar uma conta

Registe-se na nossa comunidade. É fácil!

Criar nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Autentique-se agora
Entre para seguir isso  

×
×
  • Criar Novo...