Ir para conteúdo
Entre para seguir isso  
Reigns

FC Porto - Futebol de Formação

Publicações recomendadas

FuteboldeFormao-1.png

 

2011-2012

 

 

Plantel Sub-19:

 

Guarda-Redes:

  • por.gif Caio - Guarda-Redes [ex-Padroense] (Júnior de 1º ano);
  • por.gif Elói Silva - Guarda-Redes;
  • ang.gif Kadú - Guarda-Redes (Júnior de 1º ano);
  • por.gif Luís Pinto - Guarda-Redes (Júnior de 1º ano).

 

Defesas:

  • por.gif Jorge Azevedo - Defesa Direito (Júnior de 1º ano).
     
  • por.gif André Teixeira - Defesa Central;
  • por.gif Gil Dias - Defesa Central [ex-Gondomar];
  • por.gif Hugo Basto - Defesa Central;
  • por.gif Lima Pereira - Defesa Central (Júnior de 1º ano);
  • por.gif Tiago Ferreira - Defesa Central;
     
  • zam.gif Emmanuel Mbola - Defesa Esquerdo [ex-TP Mazembe];
  • por.gif Rafa - Defesa Esquerdo (Sub-17);
  • por.gif Rafael Floro - Defesa Esquerdo [ex-Internacional Clube de Almancil].

 

Médios:


  •  
  • nga.gif Mikel Agu - Médio Defensivo;
  • por.gif Paulo Jorge - Médio Defensivo;
     
  • por.gif Leando Silva - Médio Centro (Júnior de 1º ano);
  • por.gif Ricardo Alves - Médio Centro;
     
  • gha.gif Ebo Andoh - Médio Ofensivo;
  • por.gif Rui Cardoso - Médio Ofensivo (Júnior de 1º ano);
  • por.gif Tozé Carvalho - Médio Ofensivo.

 

 

Avançados:

  • por.gif Adriano Castanheira - Extremo [regressa do empréstimo ao Nacional];
  • gha.gif Ebo Andoh - Extremo;
  • por.gif Fábio Martins - Extremo;
  • por.gif Fredéric Maciel - Extremo (Júnior de 1º ano);
  • por.gif Ricardo Catarino - Extremo [regressa do empréstimo ao Nacional];
     
  • por.gif Gonçalo Paciência - Ponta-de-Lança (Júnior de 1º ano);
  • por.gif Lupeta - Ponta-de-Lança;
  • fra.gif Thibaut Vion - Ponta-de-Lança [ex-Metz].

 

 

Equipa técnica:


  •  
  • por.gif Rui Gomes - Treinador;
  • por.gif António Folha - Treinador Adjunto;
  • por.gif Rui Teixeira - Treinador de Guarda-Redes.

 

_____________________________________________________________________________________________________________________________

 

Marcadores:

  • Fábio Martins - 8
  • Tozé - 8
  • Alves - 6
  • Vion - 6
  • Ebo - 4
  • Gonçalo - 3
  • Lupeta - 2
  • Fred - 2
  • André - 2
  • Adriano - 2
  • Mikel - 2
  • Tiago - 1
  • Hugo Basto - 1

 

(incompleto)

 

Classificação:

P-GM-GS *

- FC Porto [55-52-11]

- Braga [36-36-25]

- Guimarães [35-38-30]

 

*P - Pontos

GM - Golos Marcados

GS - Golos Sofridos

 

Calendário Campeonato Nacional 2011/2012 - Zona Norte

 

 

1ª Volta

 

1.ª jornada: FC Porto 4 x 2 Varzim (13 de Agosto)

2.ª jornada: Rio Ave 1 x 1 FC Porto (17 de Agosto) - Quarta-Feira

3.ª jornada: CD Nacional 0 x 0 FC Porto (20 de Agosto)

4.ª jornada: FC Porto 5 x 0 Gil Vicente (27 de Agosto)

5.ª jornada: Braga 0 x 3 FC Porto (3 de Setembro)

6.ª jornada: FC Porto 2 x 0 Leixões (7 de Setembro) - Quarta-Feira

7.ª jornada: Boavista 0 x 2 FC Porto (10 de Setembro)

8.ª jornada: FC Porto 2 x 0 Marítimo (17 de Setembro)

9.ª jornada: Guimarães 2 x 2 FC Porto (24 de Setembro)

10.ª jornada: FC Porto 6 x 0 Gondomar (15 de Outubro)

11.ª jornada: Feirense 1 x 4 FC Porto (22 de Outubro)

 

 

2ª Volta

 

12.ª jornada: Varzim 1 x 3 FC Porto (19 de Novembro)

13.ª jornada: FC Porto 3 x 1 Rio Ave (26 de Novembro)

14.ª jornada: FC Porto 1 x 1 Nacional (1 de Dezembro) - Quinta-Feira

15.ª jornada: Gil Vicente 0 x 1 FC Porto (4 de Dezembro) - Domingo

16.ª jornada: FC Porto 2 x 1 Braga (10 de Dezembro)

17.ª jornada: Leixões 0 x 4 FC Porto (17 de Dezembro)

18.ª jornada: FC Porto 1 x 0 Boavista (21 de Dezembro) - Quarta-Feira

19.ª jornada: Marítimo 1 x 0 FC Porto (7 de Janeiro)

20.ª jornada: FC Porto 2 x 0 Guimarães (14 de Janeiro)

21.ª jornada: Gondomar 0 x 2 FC Porto (21 de Janeiro)

22.ª jornada: FC Porto 3 x 0 Feirense (28 de Janeiro)

Nota - Todos os jogos se realizam aos Sábados com as excepções referidas.

 

 

 

2012-2013

O Porto já atualizou o site com as equipas, finalmente. Aqui ficam, com os respetivos calendários:

 

Sub19:

 

Sub19.png

Sub19.png

 

Sub17:

 

Sub17.png

 

Sub17.png

 

 

Sub15

 

Sub15.png

 

Sub15.png

 

@em constante actualização

Editado por Nuno Valente

Compartilhar este post


Link para o post

Se tiverem mais informações sobre as posições dos jogadores ou encontrarem algum erro, peço que coloquem aqui para eu corrigir. :)

Compartilhar este post


Link para o post

Boas, falta aí o Kadú (GR angolano 16 anos) que como em principio vai ser o 3º GR da equipa principal suponho que será o titular dos juniores. E o avançado Filipe Barros "Pipo" já não é júnior e assinou pelo Santa Clara

Compartilhar este post


Link para o post

... e falta também o Gonçalo Paciência (avançado). e devem faltar médios e defesas mas não conheço

Compartilhar este post


Link para o post

se soubermos os outros planteis das camadas jovens postamos?

Para já, vamos concluir o plantel sub-19, e colocar/tirar os jogadores que estão/não estão no plantel.

Compartilhar este post


Link para o post

Tira o Samir, o David, o Amorim, o Fábio Nunes, o Edú, o Flávio Moreno e o Christian. Todos eles passaram a séniores este ano.

 

Do que sei, so o David, o Edú e o Christian é que já assinaram contrato profissional. Além do Tiago Ferreira, mas esse ainda é júnior.

Compartilhar este post


Link para o post

Tira o Samir, o David, o Amorim, o Fábio Nunes, o Edú, o Flávio Moreno e o Christian. Todos eles passaram a séniores este ano.

 

Do que sei, so o David, o Edú e o Christian é que já assinaram contrato profissional. Além do Tiago Ferreira, mas esse ainda é júnior.

Done!

 

Agradecia que colocassem os jogadores que faltam naquela lista! :compinchas:

Compartilhar este post


Link para o post

http://www.fcporto.pt/JogadoresStaff/Formacao/Sub19/sub19_plantel.asp Tens aqui os jogadores do plantel de sub-19, os de 1993 ainda ficam cá esta época, os de 1992 são seniores, saem do clube. http://www.fcporto.pt/JogadoresStaff/Formacao/Sub17/sub17_plantel.asp Aqui estão os que vão subir a juniores A, excepto dois o, Tomás Martins Podstawski e o Luís Rafael Soares Alves. Mantêm-se como juniores B (juvenis). http://www.fcporto.pt/JogadoresStaff/Formacao/Sub16/sub16_plantel.asp Aqui está a segunda equipa de juvenis, todos eles sobem a sub-17 juntando-se aos da época passada.

 

http://www.fcporto.pt/AgendaResultados/Formacao/resultados_formacao.asp Para mais informações tens aqui.

Compartilhar este post


Link para o post

O Ricardo Catarino esteve emprestado ao Nacional a época passada, e este ano regressou aos Juniores. É extremo.

Compartilhar este post


Link para o post

O projeto Visao 611 acaba este ano.

 

O que concluir dessa nova organizaçao da formaçao Portista ?

 

 

Isso é falso. O projecto teve início com a primeira equipa de escolas à data, a que corresponde a equipa do Rui Moreira e do Schuster por exemplo, quer dizer que os moldes a nível de uma cultura de jogo, tiveram início aqui. Como tal, e tendo em conta que estes miúdos são agora juvenis de primeiro ano, vão jogar no Padroense, apenas estes podem ser passíveis de julgados acerca do projecto visão 611.

 

E digo-te que se nota uma diferença de uma cultura e de um entendimento de jogo, entre os miúdos das escolas, até ao escalão de juvenis de primeiro ano, para os juvenis A e juniores.

 

 

Por fim, o Filipe Barros é o Pipo, já está no Santa Clara.

Compartilhar este post


Link para o post

Isso é falso. O projecto teve início com a primeira equipa de escolas à data, a que corresponde a equipa do Rui Moreira e do Schuster por exemplo, quer dizer que os moldes a nível de uma cultura de jogo, tiveram início aqui. Como tal, e tendo em conta que estes miúdos são agora juvenis de primeiro ano, vão jogar no Padroense, apenas estes podem ser passíveis de julgados acerca do projecto visão 611.

 

E digo-te que se nota uma diferença de uma cultura e de um entendimento de jogo, entre os miúdos das escolas, até ao escalão de juvenis de primeiro ano, para os juvenis A e juniores.

 

 

Por fim, o Filipe Barros é o Pipo, já está no Santa Clara.

 

O inicio e fim do tal projeto esta escrito no nome : 6 para 2006 e o 11 para 2011...

 

E so falei da re organizaçao do futebol de formaçao, nao é uma critica, so queria ter opinioes.

 

Segundo o Luis Castro, o Porto é agora o melhor clube formador em Portugal, dizia isso em 2009.

Compartilhar este post


Link para o post

O inicio e fim do tal projeto esta escrito no nome : 6 para 2006 e o 11 para 2011...

 

E so falei da re organizaçao do futebol de formaçao, nao é uma critica, so queria ter opinioes.

 

Segundo o Luis Castro, o Porto é agora o melhor clube formador em Portugal, dizia isso em 2009.

 

 

Eu sei, mas já na altura me pareceu desapropriado o nome, tinha mais sentido que fosse 614 uma vez que é quando termina a formação daquele escalão que referi à pouco.

 

Eu sei que não era uma crítica, também apenas dei a minha opinião :compinchas:

 

Não me parece que hajam clubes formadores na primeira Liga, mas, acredito que, se o Porto seguir esta linha de ideia de pensamento para os treinadores, então podemos ter uma passagem mais facilitada dos júniores para os séniores. Isto é, não é fácil ter jogadores durante 10 anos a jogar juntos, e de determinada forma, numa cultura de posse, de apoios, com um jogo de domínio, e depois ter em cima, como treinador dos séniores, o Jesualdo que não valoriza, tanto pelo menos, quanto o AVB, ou até o Vitor Pereira, espero eu. Torna-se assim mais fácil criar um entendimento de clube, quase criando um padrão, um entendimento comum no clube, e não ter duas culturas diferentes entre formação e séniores. Não é por acaso que o Barça, o Ajax, agora o Arsenal, conseguem que essa passagem aos séniores não seja muito notada.

 

Agora, como é lógico, quando se contrata um treinador, convém ter sempre presente a ideia que ele tem de jogo e não se em determinada época ganhou x jogos, ou se ficou em não desceu com o Moreirense, porque isso o Manuel Machado também o fez, apesar da qualidade dele como treinador ser nula.

Compartilhar este post


Link para o post

Ouvi falar que o FCP contratou pessoal da Universidade do Porto para a sua formaçao, uma mulher até.

 

Tambem o Vitor Frade supervisa a formaçao, ou é consultor uma coisa assim.

Compartilhar este post


Link para o post

Ouvi falar que o FCP contratou pessoal da Universidade do Porto para a sua formaçao, uma mulher até.

 

Tambem o Vitor Frade supervisa a formaçao, ou é consultor uma coisa assim.

 

A Marisa Gomes está no gabinete de observação da formação mas é coordenado do Foz.

 

O Vitor Frade, para além de prof na faculdade, faz parte do gabinete de metodologia do Porto, penso eu.

Compartilhar este post


Link para o post
Visitante

Bom tópico. Já andava a preparar algo para isto mas ainda bem que te adiantaste, Nuno, menos trabalho pra mim :tongue:

Mudei o título, pra ficar em concordância com o dos outros tópicos

Compartilhar este post


Link para o post

Toda a estrutura da formação do FCP é formada por alunos, ex-alunos e professores da FADEUP.

Quem faz a selecção de treinadores para a formação é o prof Vitor Frade. É ele que também coordena a metodologia aplicada no Dragon Force e nas equipas de formação do Olival.

A treinadora que pertence aos quadros do FCP é a prof Lara, treinadora dos Sub-9.

 

Em relação à prof Marisa Gomes, actualmente é Coordenadora e treinadora de algumas equipas de formação (defrontrei-a este ano no escalão de Escolas Sub-10). Já não pertence aos quadros do FCP nem faz Scout.

 

O scout do FCP para as camadas jovens assenta na observação por parte dos treinadores nos próprios jogos, que referenciam esses jogadores e posteriormente são observados por observadores experientes. Como por exemplo o Craveiro. As escolas Dragon Force também servem para alargar a rede de observação.

Compartilhar este post


Link para o post

Toda a estrutura da formação do FCP é formada por alunos, ex-alunos e professores da FADEUP.

Quem faz a selecção de treinadores para a formação é o prof Vitor Frade. É ele que também coordena a metodologia aplicada no Dragon Force e nas equipas de formação do Olival.

A treinadora que pertence aos quadros do FCP é a prof Lara, treinadora dos Sub-9.

 

Em relação à prof Marisa Gomes, actualmente é Coordenadora e treinadora de algumas equipas de formação (defrontrei-a este ano no escalão de Escolas Sub-10). Já não pertence aos quadros do FCP nem faz Scout.

 

O scout do FCP para as camadas jovens assenta na observação por parte dos treinadores nos próprios jogos, que referenciam esses jogadores e posteriormente são observados por observadores experientes. Como por exemplo o Craveiro. As escolas Dragon Force também servem para alargar a rede de observação.

 

A primeira frase não está totalmente certa e posso-te dar alguns exemplos: Rui Gomes, Folha, Capucho, mas há mais...

 

A segunda também não é totalmente certa, aliás, posso-te afirmar que ele nem sequer escolheu alguns dos treinadores da formação, mas claro, tem um parecer muito forte nas escolhas que se realizam, o que não quer dizer que o único parecer seja o dele.

 

A treinadora é a Mara e não Lara, penso eu.

 

A Marisa é a coordenador da observação para a formação da zona norte e pode ser verdade que nos jogos os treinadores até reparem em alguns miúdos que jogam contra eles, mas então, como justificas que o Porto tenha, por exemplo, na equipa de sub 13 deste ano, miúdos de Viseu? O Porto nem joga contra o Viseu...

Compartilhar este post


Link para o post

A primeira frase não está totalmente certa e posso-te dar alguns exemplos: Rui Gomes, Folha, Capucho, mas há mais...

 

A segunda também não é totalmente certa, aliás, posso-te afirmar que ele nem sequer escolheu alguns dos treinadores da formação, mas claro, tem um parecer muito forte nas escolhas que se realizam, o que não quer dizer que o único parecer seja o dele.

 

A treinadora é a Mara e não Lara, penso eu.

 

A Marisa é a coordenador da observação para a formação da zona norte e pode ser verdade que nos jogos os treinadores até reparem em alguns miúdos que jogam contra eles, mas então, como justificas que o Porto tenha, por exemplo, na equipa de sub 13 deste ano, miúdos de Viseu? O Porto nem joga contra o Viseu...

 

Tens razão.Esses que tu referiste não são da FADEUP. Mas toda a restante estrutura é, incluido elementos que colaboram directamente com estes treinadores da casa... Alguns olheiros e coordenadores também são ex-alunos da FADEUP, mas também há excepções como por exemplo o Bandeirinha.

 

A treinadora é mesmo Lara. A sua equipa participou no Copa Foot 21, em Vila Real de Sto. António, no mês de Junho, torneio onde a minha equipa também participou (Boavista/AC Milan). Perdeu na final com o Sporting.O prof Vitor Frade acompanhou essa equipa.

 

A prof Marisa já não pertence ao FCP. Tenho a certeza. É apenas Coordenadora de toda a estrutura das camadas jovens do Foz, e acumula funções de treinadora de algumas equipas. Como por exemplo Escolas Sub-10.

A justificação para que haja, por exemplo um miúdo de viseu nos sub-13 é simples. Há um Dragon Force em Viseu. Além disso há treinos de captação...

Compartilhar este post


Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa de ser membro desta comunidade para poder comentar

Criar uma conta

Registe-se na nossa comunidade. É fácil!

Criar nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Autentique-se agora
Entre para seguir isso  

×
×
  • Criar Novo...