Ir para conteúdo
What

Tópico da Política, Ambiente e Economia

Publicações recomendadas

 
 
 
Citação de BFC=Trincos_Everywhere, há 1 minuto:

Concordo e já fiz isso, já votei em branco no passado.

O meu ponto de vista é a minha indignação sobre a falta de consciência política do país que se devia também estender aos nossos próprios políticos sobre a realidade do eleitorado. Não desculpa o acto de estar a cagar para o assunto e não votar, até porque sabemos que isso é conveniente, mas existe uma certa quota de responsabilidade dos partidos políticos que temos de começar a exigir uma melhor postura. Não se pode ir votar hoje à frente das TVs em alto dever civíco e apelar como é importante para o papel de Portugal na Europa, e passaram semanas anteriores a falarem sobre assuntos que eram em nada relacionados com isso.

Isso faz-se nas urnas, por exemplo. Quem não está satisfeito com os "grandes" que vá votar nos demais. Mas que vá. 

Compartilhar este post


Link para o post
Citação de w0, há 21 minutos:

Para comemorar o título do Benfica foram todos para a rua, fosse a que horas fosse. (...) Mas perder 10 minutos para ir votar de 4 em 4 anos?

VIEIRA É LADRÃO E ROUBA MAS DÁ TÍTULOS! ANTÓNIO COSTA E RUI RIO ROUBAM MAS CONTINUA TUDO NA MESMA!

Compartilhar este post


Link para o post
Citação de Sandes., há 49 minutos:

É um direito, mas também um dever cívico

Então é um direito que não temos direito a não o fazer?

Compartilhar este post


Link para o post
Citação de Plagio o Original, há 7 minutos:

Então é um direito que não temos direito a não o fazer?

Bem, não quero estar a dar uma grande palestra porque podes efectivamente usar o Google para perceber o que é um dever cívico...

Mas essencialmente é dever cívico o que o cidadão deve fazer para garantir o funcionamento da sociedade em que se insere. Não é depois arguido de nada se não o cumprir, mas é dever na mesma.

Ou nas tuas palavras, é mais um dever que tens o direito de não cumprir.

Editado por Sandes.

Compartilhar este post


Link para o post

Vi agora no Twitter do Rúben Martins do público que, em termos absolutos, houve um aumento de 67 mil votantes.

Compartilhar este post


Link para o post
Citação de Syn, há 2 minutos:

Vi agora no Twitter do Rúben Martins do público que, em termos absolutos, houve um aumento de 67 mil votantes.

Citação

Mais 67 mil eleitores votaram até às 12h00, apesar da descida percentual

A percentagem da afluência às urnas até pode ter descido, mas os números absolutos indicam um aumento do número de votantes. Até ao meio-dia deste domingo, quase mais 67.000 eleitores votaram em Portugal face às eleições para o Parlamento Europeu de 2014. As eleições para o Parlamento Europeu, que decorrem desde as 08:00 em Portugal, registaram uma afluência às urnas de 11,56% até às 12:00, enquanto há cinco anos, à mesma hora, a percentagem se cifrava em 12,14%.

Os eleitores com capacidade eleitoral ativa este ano são no total 10.761.156, quando nas anteriores eleições para o Parlamento Europeu, em maio de 2014, eram 9.696.481.

À percentagem de afluência às urnas de 11,56%, até às 12:00 de hoje, correspondem 1.243.989 votantes face aos 12,14% de 2014, os quais representam um número real de 1.177.152 votos, uma diferença de 66.837 votantes.

O número de recenseados aumentou nas eleições de 2019 (face às de 2014) – por via do recenseamento automático através do Cartão de Cidadão (o que acabou com o cartão de eleitor) – o que pode ajudar a explicar esta diferença. Outro fator que pode explicar este aumento de 67 mil eleitores por altura do primeiro balanço de afluência (às 12h00) prende-se com a votação antecipada. Em 2014 pediram para votar antecipadamente 3.300 eleitores, enquanto este ano este número chegou aos cerca de 20.000 eleitores. Todos estes votos antecipados são “carregados” no primeiro balanço.

https://observador.pt/2019/05/26/ja-abriram-as-urnas-para-as-eleicoes-europeias-em-portugal/

 

 

Compartilhar este post


Link para o post
Citação de Sandes., há 7 minutos:

Bem, não quero estar a dar uma grande palestra porque podes efectivamente usar o Google para perceber o que é um dever cívico...

Mas essencialmente é dever cívico o que o cidadão deve fazer para garantir o funcionamento da sociedade em que se insere. Não é depois arguido de nada se não o cumprir, mas é dever na mesma.

Ou nas tuas palavras, é mais um dever que tens o direito de não cumprir.

Obrigado pelo esclarecimento

Compartilhar este post


Link para o post

Mais 67.000 votantes, muitos deles emigrantes,, veremos que impacto terão estes.

 

Editado por Ticampos

Compartilhar este post


Link para o post
Citação de Jamarcus, há 4 horas:

Votei pela primeira vez, it feels good :12_slight_smile:

Igual por aqui. 

À minha frente estava uma senhora que já mal conseguia andar... E pensar que grande parte das pessoas da nossa idade não percebe o que votar representa. 

  • Like 1

Compartilhar este post


Link para o post

Está feito, chegar, votar e andar, zero pessoas na fila na minha secção.

Sobre a discussão dos partidos, há muitas opções de voto mas realmente a bem da verdade grande parte deles aproveitou para espetar a faca uns nos outros sobre assuntos que em nada dizem respeito a estas eleições, e outra grande parte são partidos com muito pouco de lógica (PNR, PCTP, Basta e afins).

Eu fui, cumpri com o meu dever, mas acabo mais por votar no "menos mau" do que por convicção.

Compartilhar este post


Link para o post

Só tinha duas pessoas à minha frente na fila, às 11 da manhã. 

Compartilhar este post


Link para o post

Acabei por conseguir ir votar, (pensei q ia ser impossivel) e lá fui. Mais um para o Livre.

Compartilhar este post


Link para o post

Esse resultado dos Verdes era expectável? É uma subida brutal!

Compartilhar este post


Link para o post
Citação de Peplin, há 9 minutos:

Esse resultado dos Verdes era expectável? É uma subida brutal!

Era expectável 18/19%, mais ou menos empatado com o SPD. É um resultado do crl.
 


Somos uma democracia de sofá.

Editado por Syn

Compartilhar este post


Link para o post
Citação de Peplin, há 13 minutos:

Esse resultado dos Verdes era expectável? É uma subida brutal!

Sim, ja teem crescido e aparecido à frente do spd em algumas eleições. Vamos lá ver se não estragam isso com uma groko com a cdu

Compartilhar este post


Link para o post
Citação de Peplin, há 15 minutos:

Esse resultado dos Verdes era expectável? É uma subida brutal!

Eles têm subido brutamente pela Europa fora, vamos ver o que fará aqui o nosso PAN.

Compartilhar este post


Link para o post

Uma pessoa nota que há pouca afluência quando no momento que está a votar ouve alguém que está a tratar da urna dizer: "Ainda hei de chegar às 19h e não decorar qual é o último nome a poder votar nesta mesa". Isto quando pouco faltava para as 17h.

 

Quanto ao resto, apanhei a sala só com uma mulher. Tranquilo. 

Editado por Genzo

Compartilhar este post


Link para o post
Citação de Almeno, há 4 horas:

Eu tenho 0 interesse em politica e voto sempre. A culpa não é só das pessoas.

Exato. Não custa nada.

Como não quero que o artigo 13 vá em frente, votei nos partidos contra ele. Fiz a minha parte.

Compartilhar este post


Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa de ser membro desta comunidade para poder comentar

Criar uma conta

Registe-se na nossa comunidade. É fácil!

Criar nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Autentique-se agora

×
×
  • Criar Novo...