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Ticampos

Odds Ticampos - F1

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Odds Ticampos Versão Alpha 0.0.1 para o GP do Reino Unido - Silverstone:

 

Lewis Hamilton(44.4%) : 2.25€

Sebastian Vettel (33.7%): 2.97€

Bottas (10.9%): 9.18€

Raikkonen (4.6%): 21.68€

Alonso (0.4%): 274.71€

 

Total de 94% Distribuídos.

 

1. Os valores refletem o valor que a odd deve ter para ser lucrativa.

2. As probabilidades definem a percentagem de X piloto vencer o Circuito.

3. Aprimoramentos na fórmula seguirão-se com versões alphas, betas e finais.

4. Ajustamentos ao valor de prémio das odd's serão necessários para distribuí-los de forma mais adequada.

4. Por enquanto só se toma em conta a atual época dos pilotos, no futuro terei em conta as épocas passadas, as escuderias, a tendência de evolução que o piloto e a escuderia estão a apresentar, a qualidade do piloto em relação ao colega de equipa e antigos colegas, ou até à profundidade de uso de variáveis que incluam resultados passados num determinado circuito por parte dos pilotos em prova.

5. Não revelarei a fórmula, pelo menos por enquanto, o segredo é a alma do negócio.

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Alonso (0.4%): 274.71€

 

E mesmo assim parece-me optimista da maneira que a McLaren vai, só se os Mercedes, Ferraris e Red Bulls baterem todos uns nos outros, chover 3 dilúvios e o safety car sair na hora certa para ele as 3 vezes. :mrgreen:

 

Como tá parece-me de facto boas odds po Vettel, o Oddschecker diz que tá 5 a 5.75 em todas as casas de apostas. MAS atenção, a Mercedes veio com um upgrade mt bom pa Austria e caso não volte a acontecer os problemas de fiabilidade, parecem ter andado um passo à frente das outras equipas. Acho que até certo ponto isso explica pq as odds actuais tão muitíssimo mais baixas po Hamilton q pa todos os outros.

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... ou se calhar as odds são em resposta à FP1 que acabou agora há bocado e foi dominada pela Mercedes, esqueci-me que já era sexta-feira :mrgreen:

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... ou se calhar as odds são em resposta à FP1 que acabou agora há bocado e foi dominada pela Mercedes, esqueci-me que já era sexta-feira :mrgreen:

 

Também... Mas as odds já estavam bastante acima dos 4€ quando apostei.

Edit - Apostei a cerca 4.80€.

Editado por Ticampos

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E mesmo assim parece-me optimista da maneira que a McLaren vai, só se os Mercedes, Ferraris e Red Bulls baterem todos uns nos outros, chover 3 dilúvios e o safety car sair na hora certa para ele as 3 vezes. :mrgreen:

 

Como tá parece-me de facto boas odds po Vettel, o Oddschecker diz que tá 5 a 5.75 em todas as casas de apostas. MAS atenção, a Mercedes veio com um upgrade mt bom pa Austria e caso não volte a acontecer os problemas de fiabilidade, parecem ter andado um passo à frente das outras equipas. Acho que até certo ponto isso explica pq as odds actuais tão muitíssimo mais baixas po Hamilton q pa todos os outros.

 

Outra possível explicação é o facto do Hamilton ter melhor histórico no GP do Reino Unido que o Vettel.

 

Com novos pilotos, a situação fica assim:

 

Hamilton

Vettel

Bottas

Raikonnen

Ricciardo

Verstappen

Grosjean

Alonso

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Odds de Pódio:

 

Hamilton : 1.20€ ( 83.33%)

Vettel: 1.38€ (72.46%)

Bottas: 2.43€ (41.15%)

Raikkonen: 3.73€ (26.81%)

Ricciardo: 4.83€ (20.70%)

Verstappen: 6.66€ (15.02%)

Grosjean: 12.66€ (7.90%)

Alonso: 13.26€ (7.54%)

 

Considero que esta fórmula ainda está horrível, não passa de um esboço para o futuro.

Editado por Ticampos

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Estou a testar as odds em resultados históricos, começando em 1950, para ir aperfeiçoando, se realizarmos para o evento de F1 de 1950 do GP de Itália, última prova da época, obtemos as seguintes odds pré-qualificação para a pole position:

 

Fangio - 1.38€

Farina - 5.88€

Fagioli - 12.80€

Ascari - 39.95€

 

Falta verificar os restantes automobilistas.

 

Os resultados reais foram:

 

Fangio - 1º

Ascari - 2º

Farina - 3º

Fagioli - 5º

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Eu acho que vais ter muitas dificuldades em encontrar qualquer tipo de valor numa fórmula que se baseie em resultados históricos, sinceramente. Nem faz sentido testar a fórmula com resultados de 1950 quando o desporto era quase outro completamente diferente. Os pilotos as vezes trocavam de carro a meio da corrida!!! A fiabilidade era o contrário de hoje em dia, acabavam a prova 3 ou 4 em vez de acabarem a prova todos menos 3 ou 4...

 

Na F1 o que interessa é tipo 90% o carro 10% o piloto. E não tens resultados históricos suficientes para apurar o real valor do carro, quando o carro muda todos os anos dentro da mesma equipa, e com diferenças de competitividade de ano para ano que às vezes são enormes. Dentro duma época as coisas geralmente são muito estáveis, mas às vezes até a meio da época há upgrades que aumentam a competitividade de uma equipa. Ah e muito cuidado ao comparar equipas historicamente, é que podes ter casos tipo a Williams e McLaren que dominaram completamente parte dos anos 80 e 90 porque na altura tinham apoio de fábrica nos motores, e não haviam construtores de fábrica que construissem eles próprios os carros ; e hoje em dia é a situação oposta e estas equipas estão muito fracas.

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Eu acho que vais ter muitas dificuldades em encontrar qualquer tipo de valor numa fórmula que se baseie em resultados históricos, sinceramente. Nem faz sentido testar a fórmula com resultados de 1950 quando o desporto era quase outro completamente diferente. Os pilotos as vezes trocavam de carro a meio da corrida!!! A fiabilidade era o contrário de hoje em dia, acabavam a prova 3 ou 4 em vez de acabarem a prova todos menos 3 ou 4...

 

Na F1 o que interessa é tipo 90% o carro 10% o piloto. E não tens resultados históricos suficientes para apurar o real valor do carro, quando o carro muda todos os anos dentro da mesma equipa, e com diferenças de competitividade de ano para ano que às vezes são enormes. Dentro duma época as coisas geralmente são muito estáveis, mas às vezes até a meio da época há upgrades que aumentam a competitividade de uma equipa. Ah e muito cuidado ao comparar equipas historicamente, é que podes ter casos tipo a Williams e McLaren que dominaram completamente parte dos anos 80 e 90 porque na altura tinham apoio de fábrica nos motores, e não haviam construtores de fábrica que construissem eles próprios os carros ; e hoje em dia é a situação oposta e estas equipas estão muito fracas.

 

Não acho que vá ter assim tantas dificuldades, os resultados de 1950, são sobretudo para testar Pole Positions, em que pelo menos 80% dos pilotos mais ou menos bem terminaram.

Concordo e entendo o que queres dizer, 90% o carro e 10% o piloto. Claro que se torna mais complicado. Em 2005 seria muito fácil apostar nos Ferraris e em Schumacher para ganhar a F1 mais uma vez. Por isso mesmo, só me preocupo 99% com os carros na época atual, e se uso estatísticas antigas é só para estabelecer uma tendência de evolução da marca (o 1% restante). Quanto aos pilotos, é muito mais fácil verificar o seu nível real, basta-me compará-los com os colegas de equipa daquele ano e dos anteriores.

Por acaso gostei e fiquei impressionado com a minha previsão que realizei anteontem, acho que a Fórmula para a Fórmula 1 está credível nas Pole Positions, como podes verificar aqui, eu previ:

 

Hamilton

Vettel

Bottas

Raikonnen

Ricciardo

Verstappen

Grosjean

Alonso

 

E hás-de reparar que acertei em todos, excepto as trocas de Bottas com Raikkonen e Ricciardo com Verstappen. Quanto aos outros pilotos, não realizei previsão.

 

EDIT - De qualquer forma, 12€ de lucro já cá cantam.

Editado por Ticampos

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Não acho que vá ter assim tantas dificuldades, os resultados de 1950, são sobretudo para testar Pole Positions, em que pelo menos 80% dos pilotos mais ou menos bem terminaram.

Concordo e entendo o que queres dizer, 90% o carro e 10% o piloto. Claro que se torna mais complicado. Em 2005 seria muito fácil apostar nos Ferraris e em Schumacher para ganhar a F1 mais uma vez. Por isso mesmo, só me preocupo 99% com os carros na época atual, e se uso estatísticas antigas é só para estabelecer uma tendência de evolução da marca (o 1% restante). Quanto aos pilotos, é muito mais fácil verificar o seu nível real, basta-me compará-los com os colegas de equipa daquele ano e dos anteriores.

Por acaso gostei e fiquei impressionado com a minha previsão que realizei anteontem, acho que a Fórmula para a Fórmula 1 está credível nas Pole Positions, como podes verificar aqui, eu previ:

 

Hamilton

Vettel

Bottas

Raikonnen

Ricciardo

Verstappen

Grosjean

Alonso

 

E hás-de reparar que acertei em todos, excepto as trocas de Bottas com Raikkonen e Ricciardo com Verstappen. Quanto aos outros pilotos, não realizei previsão.

 

EDIT - De qualquer forma, 12€ de lucro já cá cantam.

 

Epá, não leves a mal, mas de facto é preciso um modelo mt avançado pa prever essa ordem, que surpresa do crl. :mrgreen:

 

A F1 este ano tá numa época muito estática/previsível, tens 3 equipas incomparavelmente superiores às restantes, com uma delas um pouco atrás geralmente (Red Bull) e em termos de velocidade mais ou menos estático que o Vettel é sempre mais rápido que o Raikkonen, o Verstappen mais rápido que o Ricciardo (embora tenha feito muitos erros principalmente em corrida, o que lhe tem custado pontos, daí estar atrás do Ricciardo no campeonato), e o Hamilton mais rápido que o Bottas mas menos consistentemente que os outros. Ou seja a ordem que aconteceu aí na qualificação em Silverstone é exactamente o mais normal e menos surpreendente possível, excepto o Kimi pelo Bottas no 3º/4º lugar.

 

Uma coisa que tens de ter muita atenção: neste ano isto não se tem verificado muito, mas se fores correr o teu modelo de forma histórica vais reparar que há ocasiões em que certos pilotos/equipas são muito mais fortes/fracos em qualificação do que corrida, e vice-versa. Qualificação não é corrida. São coisas diferentes com resultados diferentes. P.ex. podes ter carros rápidos numa volta, mas que ao longo de uma corrida desgastam muito os pneus e se tornam mais fracos. Ou pilotos especialistas numa única volta como p.ex. Jarno Trulli ou o Mark Webber no início da carreira, que faziam sempre grandes qualificações e depois passavam a corrida a andar pa trás e a tapar pilotos que os queriam ultrapassar. Ou pilotos mais rápidos em corrida que em qualificação como o Jenson Button, Sergio Perez, Alain Prost, etc etc. Depois há também uma distinção entre quem é rápido e quem consegue levar o carro ao fim, p.ex. neste momento o Max Verstappen é capaz de ser o piloto mais rápido de todo o pelotão mas tem cometido muitos, muitos erros.

 

Outro problema de andar a "testar" o modelo historicamente é a variância enorme entre regulamentos ao longo dos anos, que muda muito o próprio desporto. P.ex. os resultados de qualificação de cerca de 2003 a cerca de 2010 vão ser um bocado estranhos e ter mais variância do que os outros anos, devido a nessa era os carros irem pa qualificação já com o combustível para a corrida.. mas havia também reabastecimentos durante a corrida, logo tanto podiam ir pa qualificação com 10 ou com 60kg de peso a mais, era um factor completamente random dependendo da estratégia que escolhiam que fazia imensa diferença e aumentava muito a variação entre resultados.

 

Basicamente só te tou a alertar que há aqui muitos factores que se calhar podes não tar a ter em conta, e que numa época como esta com resultados muito estáticos e previsíveis com um fosso tão grande entre 3 equipas e todos os outros, uma ordem muito estabelecida, suspeito que não há propriamente muito valor para encontrar nas odds já que não há surpresas para ninguém. Mas de facto nesta corrida identificaste bem valor ali no Vettel, também me parecia que as odds estavam exageradas para ele e verificou-se com a vitória dele.

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''Epá, não leves a mal, mas de facto é preciso um modelo mt avançado pa prever essa ordem, que surpresa do crl. :mrgreen: ''

 

Avançadíssimo ahahaha. Falando a sério, a fórmula está ainda muito no início, irei tentar melhorá-la aos poucos e poucos, esta foi a primeira prova que tentei prever e não sou especialista de F1, penso que percebas muito mais que eu.

 

''A F1 este ano tá numa época muito estática/previsível, tens 3 equipas incomparavelmente superiores às restantes, com uma delas um pouco atrás geralmente (Red Bull) e em termos de velocidade mais ou menos estático que o Vettel é sempre mais rápido que o Raikkonen, o Verstappen mais rápido que o Ricciardo (embora tenha feito muitos erros principalmente em corrida, o que lhe tem custado pontos, daí estar atrás do Ricciardo no campeonato), e o Hamilton mais rápido que o Bottas mas menos consistentemente que os outros. Ou seja a ordem que aconteceu aí na qualificação em Silverstone é exactamente o mais normal e menos surpreendente possível, excepto o Kimi pelo Bottas no 3º/4º lugar.''

 

Sendo assim não há como falhar, mas ao mesmo tempo não falhei. Funcionalmente, não é por aqui que iremos verificar se funciona ou não.

 

''Uma coisa que tens de ter muita atenção: neste ano isto não se tem verificado muito, mas se fores correr o teu modelo de forma histórica vais reparar que há ocasiões em que certos pilotos/equipas são muito mais fortes/fracos em qualificação do que corrida, e vice-versa. Qualificação não é corrida. São coisas diferentes com resultados diferentes. P.ex. podes ter carros rápidos numa volta, mas que ao longo de uma corrida desgastam muito os pneus e se tornam mais fracos. Ou pilotos especialistas numa única volta como p.ex. Jarno Trulli ou o Mark Webber no início da carreira, que faziam sempre grandes qualificações e depois passavam a corrida a andar pa trás e a tapar pilotos que os queriam ultrapassar. Ou pilotos mais rápidos em corrida que em qualificação como o Jenson Button, Sergio Perez, Alain Prost, etc etc. Depois há também uma distinção entre quem é rápido e quem consegue levar o carro ao fim, p.ex. neste momento o Max Verstappen é capaz de ser o piloto mais rápido de todo o pelotão mas tem cometido muitos, muitos erros.''

 

Já tinha pensado nisso, o modelo funciona por partes, a fórmula de qualificação influencia a de corrida, mas são bastante diferentes, só que estou-me a focar unicamente nas qualificações, quando estiver satisfeito passo para a 2ª parte.

 

''Outro problema de andar a "testar" o modelo historicamente é a variância enorme entre regulamentos ao longo dos anos, que muda muito o próprio desporto. P.ex. os resultados de qualificação de cerca de 2003 a cerca de 2010 vão ser um bocado estranhos e ter mais variância do que os outros anos, devido a nessa era os carros irem pa qualificação já com o combustível para a corrida.. mas havia também reabastecimentos durante a corrida, logo tanto podiam ir pa qualificação com 10 ou com 60kg de peso a mais, era um factor completamente random dependendo da estratégia que escolhiam que fazia imensa diferença e aumentava muito a variação entre resultados.''

 

Acredito que sim, tudo a seu tempo, como diz o outro.

 

''Basicamente só te tou a alertar que há aqui muitos factores que se calhar podes não tar a ter em conta, e que numa época como esta com resultados muito estáticos e previsíveis com um fosso tão grande entre 3 equipas e todos os outros, uma ordem muito estabelecida, suspeito que não há propriamente muito valor para encontrar nas odds já que não há surpresas para ninguém. Mas de facto nesta corrida identificaste bem valor ali no Vettel, também me parecia que as odds estavam exageradas para ele e verificou-se com a vitória dele.''

 

Claro que não há... Mas podemos tentar, tenho o pensamento que em termos de pódios, sobretudo, pode ser possível encontrar algum valor.

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