Ir para conteúdo
ElliotReid13

Tópico oficial da análise de dados

Posts recomendados

Publicado (editado)
Citação de ElliotReid13, há 16 minutos:

Vou mesmo ver isso então! O meu receio é que ao passar a usar data.tables em vez de data.frames me possa atrasar o processo de aprendizagem em Python. Até agora tenho conseguido conciliar o R e Python porque, com os Pandas instalados, a sintaxe é muito parecida e consigo evoluir nos dois em simultâneo. Mas nada como experimentar, tudo o que dê para poupar tempo e esforço é bem vindo! Obrigado Keyser ❤️

Ah , usas Pandas. Dá uma olhadela neste site para veres as diferenças: https://datascience-enthusiast.com/R/pandas_datatable.html

Editado por Keyser

Compartilhar este post

Link para o post
Publicado (editado)

Coloco aqui alguns links com repositórios do github, com código e recursos úteis para data science/machine learning/data engineering:

Data Science:

https://github.com/bulutyazilim/awesome-datascience

Machine Learning:

https://github.com/josephmisiti/awesome-machine-learning

Data Visualization:

https://github.com/fasouto/awesome-dataviz

Data Analytics:

https://github.com/Aleyasen/awesome-oss-data-analytics

Data Engineering:

https://github.com/igorbarinov/awesome-data-engineering

Ao longo do meu curso, fui trabalhando com algumas ferramentas associadas a cada uma destas vertentes. Tive a oportunidade de usar o R, o Weka e o PowerBI em projetos de data mining e visualização de dados. Relativamente ao Machine Learning, a minha tese incidiu no desenvolvimento de um sistema de classificação de imagens de comprimidos recorrendo a frameworks de Deep Learning, neste caso o Keras e o Tensorflow. Acho que para quem interesse em ML, estas duas ferramentas são super úteis e bastante user friendly e rapidamente desenvolvem algo funcional. No entanto, apesar de ter gostado da experiência, não morro de amores pela onda.

Confesso que o que me desperta mais curiosidade é mesmo Data Engineering. Qualquer empresa tecnológica hoje em dia gera e consome quantidades absurdas de dados e são estes, como já aí disseram, o ouro de hoje em dia. Se alguém tiver experiência com isto que diga porque estou a precisar de uma orientação. Neste momento, encontro-me a aprender a utilizar message brokers (RabbitMQ) e tenciono aprender Kafka daqui a uns tempos. 

Todos estes conceitos podem soar a trendy e bandwagon, mas a verdade é que competências nestas áreas nos dias de hoje são super valorizadas e dão emprego praticamente garantido. 

Editado por Solero
  • Like 1

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Sumudica by Night, Em 24/04/2019 at 18:28:

O que usam para a representação gráfica?

Power BI, Excel, R...

Compartilhar este post

Link para o post

Só vi agora este tópico!

Trabalho actualmente com machine learning na área da saúde. Estou mais interessado na parte de R&D que na parte de deployment, scalling e data engineering, embora seja quase impossível escapar a isto na indústria. 

Fico contente por saber que há malta no fórum interessada nesta área!

• Like 3

Compartilhar este post

Link para o post

Já alguém aqui fez a certificação de Power BI (70-778)?

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Goldesel, Em 30/04/2019 at 12:08:

Trabalho actualmente com machine learning na área da saúde.

Podes partilhar em que área? Farmacêutica?

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Luís Silvares, há 1 hora:

Podes partilhar em que área? Farmacêutica?

Neste momento, trabalho numa startup médica, com uma solução inteligente para o fitting de próteses do membro inferior.

Compartilhar este post

Link para o post
Publicado (editado)

Pessoal, preciso de uma opinião vossa. Tenho ganho algum gosto por explorar a área de Data Engineering e vejo-me a trabalhar nesta área. No entanto, surgiu a oportunidade de integrar um novo projeto dentro da empresa, sendo que o meu cargo seria mais de Data Analyst/Data Scientist. Até que ponto consideram importante ter um background nesta área para singrar mais tarde em Data Engineering? Pessoalmente, estou tentado a aceitar pois para além de poder vir a ser super bem orientado por uma pessoa extremamente competente em Data Science, aprender a utilizar certas ferramentas como R, Python ou Shiny e a consolidar conhecimentos de Machine Learning e estatística pode me dar uma bagagem útil para mais tarde vir a desempenhar funções mais orientadas para data engineering. 

Na minha função atual consegui ganhar conhecimentos de BD (SQL e NoSQL), data warehousing e familiarizar-me com ETL (ODI, event processing, kafa, etc.), por isso acho que pode fazer sentido. O que acham?

Editado por Solero

Compartilhar este post

Link para o post

Não sendo da área (de data), parece-me uma boa opção. Isso com side-learning pode-te dar a base para daqui a 6meses/1 ano conseguires algo mais confortável. Ter alguém bastante qualificado para nos orientar é das melhores coisas que há.

• Like 1

Compartilhar este post

Link para o post

Obrigado a ambos, pessoal. Se houver desenvolvimentos, posto aqui!

• Like 1

Compartilhar este post

Link para o post

Já agora, em que é que as áreas diferem? A que tu gostarias e a proposta que tens.

Compartilhar este post

Link para o post

Interessante este topico.

Amanha venho para aqui chatear a malta, porque tenho que fazer a analise estatística de uma das partes aqui do serviço, e sinceramente isto está sempre uma cagada em 3 actos, queria deixar a coisa bonitinha e de facil compreensão para que o pessoal entenda de uma vez a m*rda que anda a fazer.

• Like 2

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Bashir, Em 09/05/2019 at 01:03:

Já agora, em que é que as áreas diferem? A que tu gostarias e a proposta que tens.

Pensei que tinha respondido a isto, sorry!

A proposta que tenho é mais direcionada para a modelação, análise de dados, machine learning, etc. O chefe é formado em matemática, por isso, o forte dele será sempre nestas vertentes. No entanto, também tem a outra vertente de desenvolver o backend de serviços que vão suportar aplicações atuais e novas que entretanto vão surgir.

Enquanto que o data scientist/data analyst se preocupa com o conteúdo dos dados e o uso de ferramentas para os trabalhar e criar informação útil, o data engineer (o que eu me vejo a fazer), suporta o trabalho do anterior garantindo a infraestrutura e o fluxo dos dados. Enquanto que o data scientist usa o R, Python, pandas, Keras, etc. o engineer tem que dominar ferramentas como o Hadoop, Spark e possivelmente Azure ou AWS, dependendo do data lake da empresa. 

• Like 1

Compartilhar este post

Link para o post

Não tinha conhecimento deste tópico, obrigado @Bashir.

@Solero, eu ia, nem que fosse para alargar o espectro da tua experiência de trabalho relacionado com dados. Assim cobres todas as principais vertentes, diria.

Deixo aqui o post que tinha metido no tópico da programação:

Citação de doom_master, há 6 horas:

:17_heart_eyes::17_heart_eyes:

Ando a pensar em dar uns toques em Data Science, que está na berra no mercado agora. Já trabalhei com machine learning na tese, mas sinto que ia muito à deriva das sugestões da minha orientadora, que era muito forte nisso, e não tenho muitas bases. Apanhei alguns cursos no Udemy (um deles pago, mas para o qual encontrei alternativa free) e outro recomendado por um colega de Data Science. Deixo em baixo os links:

https://freecoursesite.com/machine-learning-a-z-hands-on-python-r-in-data-science-2/

https://www.edx.org/course/machine-learning-fundamentals-3

Mais sugestões serão sempre bem-vindas 😄 

Meanwhile já saquei o primeiro curso inteiro e instalei o Python.

• Like 1

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de doom_master, Em 18/05/2019 at 02:00:

Não tinha conhecimento deste tópico, obrigado @Bashir.

@Solero, eu ia, nem que fosse para alargar o espectro da tua experiência de trabalho relacionado com dados. Assim cobres todas as principais vertentes, diria.

Deixo aqui o post que tinha metido no tópico da programação:

Meanwhile já saquei o primeiro curso inteiro e instalei o Python.

A minha experiência pessoal na Udemy é que os cursos não são muito bons quando comparados com outros websites. Acho que cursos do Coursera, Udacity e Edx são mais relevantes e melhor estruturados na área de Data Science, Python e Machine Learning. 

Citação de doom_master, há 13 horas:

https://www.humblebundle.com/books/artificial-intelligence-deep-learning-books

Malta mais por dentro da coisa, têm alguma opinião sobre o material deste bundle?

A opinião generalizada da Packt na internet é que os livros são de qualidade duvidosa. A maneira como eles contratam os autores sem qualquer experiência relevante é um pouco estranho. O que não quer dizer que não possa existir um ou outro interessante. Mas pessoalmente tentaria ficar por livros mais reconhecidos da área já que vais investir o teu tempo nisso. 

• Like 1

Compartilhar este post

Link para o post

É o mesmo problema da udemy. O facto de teres muitos alunos, de teres reviews é muito relativo e muitas vezes 'aldrabado'. Basta estares em grupos de udemy no facebook (estou num de instrutores) e entre os próprios instrutores há uma partilha de free coupons que é basicamente um pedido de uma boa avaliação.

Isto a juntar o facto de não haver seleção e qualquer zé manel poder meter lá um curso e chamar-lhe de "The best machine learning algorithms of 2020 with jQuery" e tá o caldo entornado.

Seja como for, encontra-se lá conteudo decente.

• Concordo! 1

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa de ser membro desta comunidade para poder comentar

Criar uma conta

Registe-se na nossa comunidade. É fácil!

Criar nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora