Ir para conteúdo
Entre para seguir isso  
Sumudica by Night

António Rolo Duarte: “Passa pela cabeça de alguém ir aprender para a Universidade de Évora?”

Publicações recomendadas

António Rolo Duarte: “Passa pela cabeça de alguém ir aprender para a Universidade de Évora?”

O estudante esteve no "Prós e Contras", da RTP, onde disse que as universidades portuguesas são uma anedota. A MAGG foi falar com ele.

35654452_1850773678279293_6841605262957084672_o_770x433_acf_cropped.jpg

António Rolo Duarte, filho do jornalista Pedro Rolo Duarte, esteve esta segunda-feira, 22 de abril, no programa “Prós e Contras” da RTP. O debate, que contou com vários participantes, era sobre o que tinha mudado em Portugal com o 25 de Abril e para onde caminhávamos política e socialmente. Durante a conversa, falou-se da educação e do estado das universidades portuguesas, que António disse que eram uma “anedota” e uma “tragédia”.

O argumento era de que, em Portugal, o foco do ensino está na “memorização do conteúdo” quando deveria estar na “estimulação e no desenvolvimento do sentido crítico.” Mas António foi mais longe e afirmou, durante o programa, que de todas as grandes universidades, nenhuma delas era portuguesas.

As declarações geraram alguma discussão nas redes sociais e houve quem acusasse António de ter uma visão privilegiada e desfasada da realidade. Em causa estava o facto de o jovem estudar na Universidade de Cambridge, no Reino Unido, onde se encontra a terminar o Mestrado em Filosofia.

“A maneira como o jovem António fala tem muito que evoluir. Nem todos nasceram num berço de ouro”, escreveu um utilizador no Facebook do programa “Prós e Contras”.

No entanto, António explica à MAGG que os seus privilégios são outros. Nomeadamente, o facto de ter pais que “trabalham em meios ligados à cultura” — o que fez com que desde criança tivesse “conversas interessantes durante o jantar.”

“Tenho privilégio de estudar em Cambridge porque trabalhei para lá chegar”, diz à MAGG. Com apenas 16 anos, conta, foi sozinho para a Austrália onde concluiu o ensino secundário em regime de trabalhador-estudante.

Enquanto durante o dia eram os estudos que lhe ocupavam o tempo, durante a noite trabalhava numa churrasqueira a grelhar frangos.

“Acabei o ensino secundário com média de 19. Fui o melhor aluno da minha escola, e entrei para uma das melhores universidades do mundo, onde recebi uma bolsa que me pagou parte dos estudos. Mas a minha educação formal é uma conquista minha que me permite fazer uma boa análise daquilo que leio e oiço”.

E António Rolo Duarte não tem dúvidas de que o que vai ouvindo e lendo sobre os cursos portugueses não “augura nada de bom”.

As nossas universidades não são boas?

No entanto, a verdade é que, em 2018, a Universidade Nova, a Universidade Católica e o ISCTE foram integrados num ranking mundial do Financial Times como tendo os melhores Mestrados em Gestão. Mas embora António acredite que há bons institutos com bons professores, também defende que nem toda a gente em Portugal estuda Gestão.

“Regra geral, a qualidade de ensino e baixa. Passa pela cabeça de alguém ir aprender para a Universidade de Évora? Ou para a da Beira Interior? Ou para a do Algarve? Não brinquem comigo. Em Inglaterra, pelo contrário, encontramos dezenas de universidades fabulosas pelo País inteiro. Eu estudo em Cambridge. Mas qualquer jovem que estude em Southampton, em Exeter, em Cardiff, em Aberdeen terá uma educação espetacular. O mesmo não se passa em Portugal”, defende.

Apesar das reações nas redes sociais, António mantém a opinião e diz que o problema começa no ensino básico onde se denota uma “primazia dada à aquisição de conhecimento que é altamente perniciosa”.

“O pensamento crítico e as capacidades criativas são negligenciadas logo no ensino básico, o que acaba por se refletir mais tarde. Mas a forma como os cursos universitários são venerados em Portugal é outros dos problemas”. Segundo o estudante, falta apreço pela educação vocacional.

Sobre o que é preciso mudar nas universidades portuguesas, António aponta duas ideias: humildade e transparência. “No Reino Unido, trato os meus professores pelo primeiro nome. Em Portugal é ‘senhor doutor’ para aqui e ‘professor doutor’ para lá. Essa formalidade forma barreiras desnecessárias e contraproducentes na comunidade académica.”

Quanto à transparência, diz que faz falta um sistema de avaliação semelhante àquele que existe nas faculdades britânicas e australianas, onde todos os trabalhos e exames são avaliados por dois professores e um examinador externo.

“No fim desse processo há uma avaliação e o aluno pode questionar qualquer parte deste processo. Comecemos pela humildade e pela transparência para estarmos num bom caminho”, conclui.

MAGG

  • Concordo! 1

Compartilhar este post


Link para o post

Quem?

Concordo com ele. Embora não sendo tão critico em relação ao valor das universidades Portuguesas.

Citação de Sumudica by Night, há 9 minutos:

Nomeadamente, o facto de ter pais que “trabalham em meios ligados à cultura” — o que fez com que desde criança tivesse “conversas interessantes durante o jantar.”

 

Citação de Sumudica by Night, há 9 minutos:

“A maneira como o jovem António fala tem muito que evoluir. Nem todos nasceram num berço de ouro”

lol

Compartilhar este post


Link para o post

este gajo sabe-se mexer

vai se tornar figura publica

em 3 anos vai estar no proximo governo sombra, vai ter uma coluna no publico, dar a sua opinião sobre assuntos da atualidade no telejornal

Compartilhar este post


Link para o post
Citação de Plagio o Original, há 3 minutos:

este gajo sabe-se mexer

vai se tornar figura publica

em 3 anos vai estar no proximo governo sombra, vai ter uma coluna no publico, dar a sua opinião sobre assuntos da atualidade no telejornal

Ou até quem sabe chegar a partner.

  • Like 9

Compartilhar este post


Link para o post

Estudar o dia todo e trabalhar numa churrasqueira durante a noite já lhe dá o background necessário para um partner. As horas extras tão lá.

Mas eu concordo com ele em praticamente tudo.

Compartilhar este post


Link para o post

na universidade de évora deve ter bom gado. médias de 11 e 12. até me arrepio. são aquelas grossas, não são tumblr, são mouras

  • Like 7

Compartilhar este post


Link para o post
Citação de Syn, há 5 minutos:

Para alguém que está a fazer o mestrado em filosofia, tem muitas certezas sobre coisas que não conhece.

Não tendo estudado em Portugal também parece ter muitas certezas sobre o ensino Português.

Compartilhar este post


Link para o post

Quem nunca virou frangos na Austrália e de seguida estudou em Cambridge? Um exemplo a seguir.

Compartilhar este post


Link para o post
Citação de Sumudica by Night, há 1 minuto:

Com pais ligados à cultura, a ter conversas interessantes ao jantar, também eu.

Imagino, a discutirem o álbum do Kanye West, My Beautiful Dark Twisted Fantasy e o impacto que o album eventualmente teria numa sociedade secular.

Imagino discutirem como pôde Dicaprio entrar em dois filmes, Shutter Island e Inception, e não alcançar um Óscar, sendo que num ano civil consegue atingir o patamar de ícone cultural cinematográfico.

Também penso neles a falarem sobre o quadro de Paula Rego, questionando: Está a chorar?

  • Like 3

Compartilhar este post


Link para o post

A falta de noção em dizer que foi terminar o secundário à Austrália como se fosse algum feito incrível porque trabalhou à noite. Ele não tem noção que 90% dos miúdos da idade dele não têm pais que tivessem sequer dinheiro suficiente para comprar um bilhete de avião para ir para a Austrália. Que idiota.

Compartilhar este post


Link para o post
Citação de Che, há 4 minutos:

 Imagino, a discutirem o álbum do Kanye West, My Beautiful Dark Twisted Fantasy e o impacto que o album eventualmente teria numa sociedade secular.

Imagino discutirem como pôde Dicaprio entrar em dois filmes, Shutter Island e Inception, e não alcançar um Óscar, sendo que num ano civil consegue atingir o patamar de ícone cultural cinematográfico.

 Também penso neles a falarem sobre o quadro de Paula Rego, questionando: Está a chorar?

Imagina discutir Zizek vs Peterson com os pais enquanto comem todos frango assado da churrasqueira do António Rolo Duarte

  • Like 1

Compartilhar este post


Link para o post

“No Reino Unido, trato os meus professores pelo primeiro nome. Em Portugal é ‘senhor doutor’ para aqui e ‘professor doutor’ para lá"

Não me interessa comentar o conteúdo da notícia porque não vi o programa, mas gostava de comentar esta frase só com uma palavra: mentira! Pelo menos, nos contextos onde estou integrado.

Editado por Vaart10
  • Concordo! 2

Compartilhar este post


Link para o post
Citação de Syn, Agora:

Imagina discutir Zizek vs Peterson com os pais enquanto comem todos frango assado da churrasqueira do António Rolo Duarte

Comem frango assado com garfo e faca, aposto.

Compartilhar este post


Link para o post
Citação de Che, há 2 minutos:

Comem frango assado com garfo e faca, aposto.

Hereges.

  • Like 1

Compartilhar este post


Link para o post
Citação de Vaart10, há 4 minutos:

“No Reino Unido, trato os meus professores pelo primeiro nome. Em Portugal é ‘senhor doutor’ para aqui e ‘professor doutor’ para lá"

Não me interessa comentar o conteúdo da notícia porque não vi o programa, mas gostava de comentar esta frase só com uma palavra: mentira! Pelo menos, nos contextos onde estou integrado.

+1.

Em 4 anos de faculdade nunca chamei a nenhum professor senhor doutor e professor doutor. 

Editado por HappyKing

Compartilhar este post


Link para o post
Citação de Sumudica by Night, há 13 minutos:

Com pais ligados à cultura, a ter conversas interessantes ao jantar, também eu.

Cultura pop conta? A minha irmã contava-me tudo sobre os problemas entre o Harry e o Zayn, posso meter isso no meu currículo?

Compartilhar este post


Link para o post
Citação de Vaart10, há 5 minutos:

“No Reino Unido, trato os meus professores pelo primeiro nome. Em Portugal é ‘senhor doutor’ para aqui e ‘professor doutor’ para lá"

Não me interessa comentar o conteúdo da notícia porque não vi o programa, mas gostava de comentar esta frase só com uma palavra: mentira! Pelo menos, nos contextos onde estou integrado.

Same here. Sempre tratei todos por professor e curiosamente alguns pelo primeiro nome e nada do que ele diz.

Compartilhar este post


Link para o post
Citação de toze2, há 33 minutos:

A falta de noção em dizer que foi terminar o secundário à Austrália como se fosse algum feito incrível porque trabalhou à noite. Ele não tem noção que 90% dos miúdos da idade dele não têm pais que tivessem sequer dinheiro suficiente para comprar um bilhete de avião para ir para a Austrália. Que idiota.

Azar dos 90%, sorte do António.

Não tem que se penitenciar por ter tido a "sorte" de poder comprar um bilhete para a Austrália para ir estudar e virar frangos.

Compartilhar este post


Link para o post

Até podem não tratar os professores por Senhor Doutor, mas eu não tive um professor que achasse normal tratá-lo pelo primeiro nome. Aliás, nem sequer acho q é algo 'da universidade', é mesmo em geral. Vais a uma camara municipal e é tudo senhor doutor ou shôr engenheiro. Mesmo quando não o são.

  • Concordo! 1

Compartilhar este post


Link para o post

Curioso um estudante de Mestrado de Filosofia numa universidade estrangeira mandar palpites a envolver Évora, se bem me recordo um estudante de Mestrado de Filosofia no estrangeiro também teve uma passagem por lá, mas curiosamente não na Universidade lá do sítio...

Compartilhar este post


Link para o post
Citação de Vaart10, há 36 minutos:

“No Reino Unido, trato os meus professores pelo primeiro nome. Em Portugal é ‘senhor doutor’ para aqui e ‘professor doutor’ para lá"

Não me interessa comentar o conteúdo da notícia porque não vi o programa, mas gostava de comentar esta frase só com uma palavra: mentira! Pelo menos, nos contextos onde estou integrado.

Nunca estudaste em Coimbra. E não é só na Universidade, porque nesta cidade com jeitinho até se fores comprar tabaco corres o risco de o empregado te pedir para o tratares por doutor.

Compartilhar este post


Link para o post

Sim, mas em Évora é mais um atão, compadreee?

Compartilhar este post


Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa de ser membro desta comunidade para poder comentar

Criar uma conta

Registe-se na nossa comunidade. É fácil!

Criar nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Autentique-se agora
Entre para seguir isso  

×
×
  • Criar Novo...