Ir para conteúdo
Entre para seguir isso  
Guest Rumpas

Morreu Manoel de Oliveira

Publicações recomendadas

Guest Rumpas
Morreu Manoel de Oliveira. A obra nunca acaba

 

O cineasta Manoel de Oliveira morreu esta madrugada aos 106 anos, o mais premiado realizador português. O mestre do cinema trabalhou até aos últimos dias. Fez 47 filmes em 90 anos de carreira.

 

Morreu o cineasta português Manoel de Oliveira. Com 106 anos, era o realizador mais velho do mundo, também uma das grande figuras do cinema mundial. Segundo o jornal Público, Manoel de Oliveira morreu em casa.

 

Dos realizadores no ativo, Oliveira o único que tinha assistido à passagem do cinema mudo ao sonoro e do preto e branco à cor. Aliás, o primeiro filme de Manoel de Oliveira foi um mudo.

 

Manoel de Oliveira nasceu na freguesia de Cedofeita, no Porto. Estudou na Galiza, foi atleta do Sport Club do Porto até ir para uma escola de atores fundada no Porto por Rino Lupo, cineasta italiano. Influenciado por um documentário sobre Berlim, decidiu fazer a sua primeira curta-metragem sobre a faina no Rio Douro: “Douro, Faina Fluvial”, de 1931 – bem recebido lá fora, muito criticado em Portugal.

 

Ainda tentou fazer ficção, altura em que aparece “Aniki-Bobó” (1942), mas acaba por interromper a carreira por mais de uma década. Volta com “O Pintor e a Cidade”, em 1956, o seu primeiro filme a cores. Nos anos da ditadura, Oliveira chega a ser preso pela PIDE, durante dez dias, devido a alguns diálogos inconvenientes no filme “A Caça”.

 

É a partir de “O Passado e o Presente”, em 1971, que o português lança uma carreira que acaba com enorme dimensão internacional, a partir sobretudo dos anos 90. Muitas vezes marcados pela teatralidade, os seus filmes são várias vezes criticados pela falta de emoção. Os seus defensores lembram o muito sentimento presente em cada cena.

 

A lista dos seus filmes mais marcantes é grande: “Amor de Perdição”; “Non, ou a Vã Glória de Mandar”; “A Divina Comédia”; “Vale Abraão”; ou “Inquietude”.

 

A carreira intensa só agora terminou com “O Velho do Restelo”, o seu 47º filme, uma curta-metragem rodada no Porto, que lhe levou tempo a financiar e que disse ser “uma reflexão sobre a Humanidade”.

 

Oliveira recebeu inúmeros prémios da Palma de Ouro de Cannes, passando pelo Leão de Ouro de Veneza. Os vários festivais internacionais que premiaram os seus filmes vão a outras geografias, de Tóquio a Muniche, passando por Locarno e Berlim. Recebeu também um Globo de Ouro pela sua carreira. O ano passado foi condecorado pelo Presidente francês, François Hollande.

 

Em 2011, entrevistado pelo DN já com 103 anos, Manoel de Oliveira falou sobre a sua vida, mas também sobre a sua morte: “Não me assusta nada. O sofrimento, sim, a morte não. Quando se morre, solta-se o espírito. O espírito é como o ar que sai. E o espírito sai e junta-se. Ao sair, perde a personalidade, onde está todo o bem e todo o mal, liberta-se desse bem e mal e junta-se ao absoluto, que é a configuração do espírito, o absoluto. É Deus.”

 

Fonte: http://observador.pt/2015/04/02/morreu-manoel-de-oliveira/

Que descanse em paz :(

Editado por Rumpas

Compartilhar este post


Link para o post

Um dos grandes!

Editado por Bier

Compartilhar este post


Link para o post

106 anos e na forma que se encontrava não era para todos. Descanse em paz.

Compartilhar este post


Link para o post

Sempre pensei que ele era imortal. DEP Manoel. :(

Compartilhar este post


Link para o post

Não sou um grande conhecedor do cinema dele, mas é impossível não ficar algo triste com esta notícia. Todos a esperávamos, mas sinceramente não pensei que fosse assim, "sem aviso" (ou seja, pensei que ele fosse adoecer gravemente ou algo do género). 106 anos de uma vida cheia, quem dera que a minha possa ser minimamente assim.

 

Mais uns tempos de discussão acerca do Panteão...

Espero que nem precise de haver discussão.

Editado por Ghelthon

Compartilhar este post


Link para o post

Gostos à parte, tem de se reconhecer o fantástico exemplo de entrega à profissão que ele teve. Que descanse em paz.

 

É isto essencialmente.

 

Que descanse em paz.

Compartilhar este post


Link para o post

Não sou um grande conhecedor do cinema dele, mas é impossível não ficar algo triste com esta notícia. Todos a esperávamos, mas sinceramente não pensei que fosse assim, "sem aviso" (ou seja, pensei que ele fosse adoecer gravemente ou algo do género). 106 anos de uma vida cheia, quem dera que a minha possa ser minimamente assim.

 

 

Espero que nem precise de haver discussão.

 

Se há quem mereça, é o Manoel de Oliveira.

Compartilhar este post


Link para o post

Pessoa mais velha a estar no top do Twitter. :prayer:

 

 

pls fala lá de Jesus que tem 2014 anos...

Compartilhar este post


Link para o post

pls fala lá de Jesus que tem 2014 anos...

Jesus tem mais de 2014 anos.

 

/picuinhas

Compartilhar este post


Link para o post

:(

 

Chamo-lhe de mestre porque me fascina a forma com ele trabalha e daí aprendo muito. Fazia com que todas as ideias resultassem em filme tivesse ele mil ou cem mil euros para o fazer. Poucas vezes deixou de filmar porque quer que fosse.

Acreditou que a maneira como filmava era a maneira certa para falar das coisas que queria e nunca a alterou.

 

Muitos não gostam mas ele conseguia criar imagens muito bonitas. Quadros com vida.

 

Sempre ouvi dizer que ele desconfiava muito dos actores mas depois entregava-lhes a responsabilidade quase toda.

 

Aniki Bobo é um dos filmes mais bonitos do Cinema Português. Um filme que eu não consigo rever porque a primeira vez provocou um mim um sentimento muito bonito que eu não quero perder. E para quem é do Porto e conhece bem a cidade deve ser ainda mais bonito.

Compartilhar este post


Link para o post

Mais uns tempos de discussão acerca do Panteão...

Pelo contributo que deu ao País, nem oferece sequer discussão o merecimento de tal distinção. Resta saber se a familia assim o deseja.

Compartilhar este post


Link para o post

Uma vez participei num concurso de tv. Era miúdo, tinha 8 ou 9 anos. E um dos prémios que ganhei foi um vhs do Aniki Bobó. E, pegando no post do Mayday, o meu avô fartou-se de chorar a ver o filme. Para mais, um dos, na altura, miúdos que entraram no filme era amigo dele, ou assim.

Compartilhar este post


Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa de ser membro desta comunidade para poder comentar

Criar uma conta

Registe-se na nossa comunidade. É fácil!

Criar nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Autentique-se agora
Entre para seguir isso  

×
×
  • Criar Novo...