Ir para conteúdo
Entre para seguir isso  
Red Prince

Anonymous e Tugaleaks suspeitos dos crimes de acesso ilegítimo, dano informático e associação crimin

Publicações recomendadas

Anonymous e Tugaleaks suspeitos dos crimes de acesso ilegítimo, dano informático e associação criminosa

 

 

Um dos sete detidos na operação é o jornalista Rui Cruz, do site Tugaleaks. Inquérito dirigido pelo MP investiga ataques informáticos a sistemas do Estado e empresas privadas.

 

Os detidos têm entre 17 e 40 anos e entre eles está uma rapariga. Segundo o comunicado da Procuradoria-Geral da República, em causa estão os crimes de acesso ilegítimo, de dano informático e ainda de associação criminosa. No texto, a PGR informa ainda que estão em curso "duas dezenas de buscas domiciliárias e uma busca a um órgão de comunicação social, no âmbito de um inquérito dirigido pelo MP e onde se investigam diversos ataques informáticos", mas sem especificar os alvos das buscas.

 

O DN já confirmou junto a fonte da investigação que um dos detidos é o jornalista Rui Cruz, fundador do site Tugaleaks, que se apresenta como um órgão de comunicação social inspirado no 'Wikileaks' de Julian Assange. A TSF adianta que a PJ fez buscas na casa de Rui Cruz, no Pinhal Novo, que serve de escritório ao jornalista. O jornal Público escreve, na sua edição online, que Rui Cruz terá sido um dos responsáveis pelo ataque informático à Procuradoria-Geral Distrital de Lisboa, em junho do ano passado. O ataque foi reivindicado pelos OutsideTheLaw, grupo ligado aos Anonymous, tendo sido imediatamente divulgado pelo Tugaleaks. Rui Cruz tem carteira profissional de jornalista devido à criação deste site, que está efetivamente registado como órgão de comunicação social.

 

De acordo com a PJ, a operação de hoje, "onde intervieram 70 funcionários altamente especializados, visou o apuramento e atribuição de responsabilidades criminais a grupos de cidadãos envolvidos, de forma reiterada, em crimes de sabotagem informática ("DDoS"), de dano informático ("defacing"), de acesso ilegítimo ("hacking") e de acesso indevido ("exfiltração de dados"), praticados contra diversos sistemas informáticos do Estado Português e, também, de empresas relevantes do sector privado".

 

A investigação iniciou-se em abril do ano passado, "tendo-se, agora, após uma larga recolha de informação e de material probatório!" efetuado vinte e quatro buscas domiciliárias e a detenção de sete presumíveis autores nas áreas metropolitanas de Lisboa e Porto.

 

Além das detenções, foram, ainda, constituídos catorze arguidos, face ao seu envolvimento nos factos delituosos.

 

Segundo ainda a PJ, a operação permitiu a apreensão de dezenas de sistemas informáticos, que serão objeto de análise forense digital a efetuar pelo departamento especializado desta polícia.

 

A atividade destes grupos centrava-se no ataque frequente e lesivo a sistemas informáticos institucionais, públicos e privados, sendo que as consequências práticas deste tipo de crimes é a inoperabilidade institucional dos sistemas.

 

DN

 

O Rui Cruz é o ruicruz da PtNet, não é? :grin: "ruicruz, o homem que seduz"

Compartilhar este post


Link para o post

“Perante a surrealidade e a gravidade da situação a única coisa que tenho a dizer é o seguinte: Não percebo e nunca percebi NADA de computadores a não ser o básico dos básicos, todos os meus amigos próximos sabem disso perfeitamente. A minha ligação aos Anonymous é meramente relacionada com activismo de rua e com a simpatia que nutro e sempre nutri pelo movimento. Pelos vistos isso faz de mim uma cyber criminosa… Ao que isto chegou. Sem palavras… Sara Didelet”

 

Uma das detidas.

Compartilhar este post


Link para o post

“Perante a surrealidade e a gravidade da situação a única coisa que tenho a dizer é o seguinte: Não percebo e nunca percebi NADA de computadores a não ser o básico dos básicos, todos os meus amigos próximos sabem disso perfeitamente. A minha ligação aos Anonymous é meramente relacionada com activismo de rua e com a simpatia que nutro e sempre nutri pelo movimento. Pelos vistos isso faz de mim uma cyber criminosa… Ao que isto chegou. Sem palavras… Sara Didelet”

 

Uma das detidas.

Provavelmente apanharam-lhe o PC ou o IP metido nisto, não?

Compartilhar este post


Link para o post

“Perante a surrealidade e a gravidade da situação a única coisa que tenho a dizer é o seguinte: Não percebo e nunca percebi NADA de computadores a não ser o básico dos básicos, todos os meus amigos próximos sabem disso perfeitamente. A minha ligação aos Anonymous é meramente relacionada com activismo de rua e com a simpatia que nutro e sempre nutri pelo movimento. Pelos vistos isso faz de mim uma cyber criminosa… Ao que isto chegou. Sem palavras… Sara Didelet”

 

Uma das detidas.

 

E estuda Cinema, Video e Comunicação Multimédia na Lusófona.

Compartilhar este post


Link para o post

Provavelmente apanharam-lhe o PC ou o IP metido nisto, não?

Daquilo que conheço do trabalho da policia nestes casos, o mais provável é terem-lhe apanhado uma conversa no facebook :lol:

Compartilhar este post


Link para o post

Daquilo que conheço do trabalho da policia nestes casos, o mais provável é terem-lhe apanhado uma conversa no facebook :lol:

 

Ela já está marcada à bastante tempo. É daquelas regulares nas manifestações e já anteriormente tinha sido detida.

Compartilhar este post


Link para o post

Ela já está marcada à bastante tempo. É daquelas regulares nas manifestações e já anteriormente tinha sido detida.

Lá está.

Eu conheço casos de gente constituída arguida em processos de manifestações que nem na cidade onde a manifestação aconteceu eles estavam. Listas negras existem e para lá estar é tão simples como dizer coisas "erradas" na net. Depois e como de costume os processos nem dão em nada e na maioria dos casos acaba tudo arquivado, claro que isto depois de se passarem 2 ou 3 anos e de se gastar bastante dinheiro em advogados e custas judiciais.

 

O caso do Rui Cruz é diferente, esse acredito que seja nabo o suficiente para se armar em buzzybee e tentar fazer m*rda na net seguindo tutoriais manhosos do youtube :lol:

Compartilhar este post


Link para o post

Ela pelo menos nestas que foi detida confirmou tudo, e depois ainda veio para a net esclarecer. Aceito que siga o ideal que bem entenda, mas aquela frase de que só percebe o básico do básico de computadores quando é Designer Gráfica, perde credibilidade.

Editado por Drope

Compartilhar este post


Link para o post

Ando em Comunicação e Multimédia e ias ficar surpreendido pela quantidade de pessoas que não percebe patavina de computadores. Nem utilizar vpn da escola, nem instalar um programa que necessite de crack, so para dar alguns exemplos.

 

Aprender a mexer no Illustrator, ou no Premiere e ser profissional disso não garante que se saiba grande coisa sobre computadores.

Compartilhar este post


Link para o post

Sim mas daí a pintar o manto como básico dos básicos ainda vai uma distância, pelo menos na minha perspectiva.

Compartilhar este post


Link para o post

Sim mas daí a pintar o manto como básico dos básicos ainda vai uma distância, pelo menos na minha perspectiva.

Bom, eu tenho finalistas do meu curso que têm tanto entendimento do computador como a minha mãe de 61 anos. Lá porque ligam a mesa para desenhar ao pc (quando alguém instalou aquilo tudo para eles) e depois, ai sim, tem bué de jeito para o design não considero que saibam mais que o básico.

 

Mas percebo o que queres dizer.

Compartilhar este post


Link para o post

Bom, eu tenho finalistas do meu curso que têm tanto entendimento do computador como a minha mãe de 61 anos. Lá porque ligam a mesa para desenhar ao pc (quando alguém instalou aquilo tudo para eles) e depois, ai sim, tem bué de jeito para o design não considero que saibam mais que o básico.

 

Mas percebo o que queres dizer.

 

Lá está, como a minha mãe, ligar o PC, ir jogar Solitaire :lol: Mas como disse nos outros posts, entendo que seja normal, tendo em conta o histórico de detenções dela.

 

Off - Topic: Março vou a CBT, dps manda morada do teu restaurante para ir cravar uma refeição :mrgreen:

Compartilhar este post


Link para o post

Já estou a ver onde é sem grandes problemas. Dps comunico ctg por PM antes de ir ;)

Compartilhar este post


Link para o post

Já estou a ver onde é sem grandes problemas. Dps comunico ctg por PM antes de ir ;)

:compinchas:

Compartilhar este post


Link para o post

Sim mas daí a pintar o manto como básico dos básicos ainda vai uma distância, pelo menos na minha perspectiva.

 

Acho que o que a gaja quis dizer é que não tem skills de hacker, penso eu...

Compartilhar este post


Link para o post

É o meu vizinho do lado :lol: :lol:

Editado por Tikz

Compartilhar este post


Link para o post

É o meu vizinho do lado :lol: :lol:

f*da-se :lol:

 

Ainda me lembro quando esse mongo fez uma queixa qualquer para retirar fotos dele do bazul. Uma foto a comer um bife com batatas fritas.

Compartilhar este post


Link para o post

Acho que o que a gaja quis dizer é que não tem skills de hacker, penso eu...

 

Dai ao basico do basico.. vai uma grande tentativa de 'inocência'

 

Se apareceres no dia dos meus anos ainda apanhas bolo :lol: é o máximo que estou habilitado a oferecer :mrgreen:

 

Desculpem a publicidade :carinhoso:

 

http://www.tripadvisor.com.br/Restaurant_Review-g1438510-d4856232-Reviews-Casa_da_Cainha-Mondim_de_Basto_Vila_Real_District_Northern_Portugal.html

 

não sei se alguma dia hei de ir a Mondim, mas se for já sei onde vou comer :mrgreen: Que bom aspecto aquelas postas :carinhoso: :carinhoso:

 

f*da-se :lol:

 

Ainda me lembro quando esse mongo fez uma queixa qualquer para retirar fotos dele do bazul. Uma foto a comer um bife com batatas fritas.

 

Gosto de Internet, HipHop, PCs, construir sites, ganhar dinheiro pela Net, febras com molho de manteiga, e de ti.

 

:lolada: :lolada: :lolada:

 

É o meu vizinho do lado :lol: :lol:

 

és tu que apareces no video a dizer que pensavas que ele era deficiente??? :mrgreen:

Editado por jmgv

Compartilhar este post


Link para o post

Se apareceres no dia dos meus anos ainda apanhas bolo :lol: é o máximo que estou habilitado a oferecer :mrgreen:

 

Desculpem a publicidade :carinhoso:

 

http://www.tripadvisor.com.br/Restaurant_Review-g1438510-d4856232-Reviews-Casa_da_Cainha-Mondim_de_Basto_Vila_Real_District_Northern_Portugal.html

 

Isso tem muito bom aspecto, é teu mesmo? Mondim de Basto é uma zona típica certo? Todos os anos tenho ido em Março a zonas assim mais típicas e no verão ao Algarve, este ano é que não devo ir em Março que a mulher está desempregada, senão até era uma escolha essa zona e o restaurante se não for só para ricos, parece ser um sítio obrigatório de visitar. Tem muito bom aspecto mesmo :wink:

Compartilhar este post


Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa de ser membro desta comunidade para poder comentar

Criar uma conta

Registe-se na nossa comunidade. É fácil!

Criar nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Autentique-se agora
Entre para seguir isso  

×
×
  • Criar Novo...