Ir para conteúdo
Entre para seguir isso  
Marlo Stanfield

[Debate] A Propina nas Universidades Portuguesas

A Propina nas Universidades Portuguesas  

85 votos

  1. 1. Concorda ou discorda das propinas?

    • Concordo
      14
    • Discordo
      33
    • Concordo, mas discordo do modelo actual
      38


Publicações recomendadas

propinas.jpg

 

O assunto é antigo. Que Portugal é dos países da Europa com maiores propinas também. O objetivo é abrir a discussão sobre o tema e haver uma troca de opiniões.

 

Há várias decisões e opções que podem ser tomadas entre as quais: (não estou a dizer que concordo com todas, são apenas pontas para lançar o debate)

 

- A propina seria gratuita dentro dos anos normais da Licenciatura. A partir daí o Estudante teria que pagar X valor consoante determinado número de ECTS que lhe faltassem.

 

- A propina existiria nos mesmos moldes que atualmente, em todas as Universidades, mas com diferentes custos entre faculdades... até que ponto fará sentido um estudante de Economia por exemplo estar a pagar o mesmo de propinas que um estudante de áreas científicas onde há todo um maior investimento e despesa para a faculdade em questão o que torna o curso mais caro?

 

- Redução significativa do valor da propina mantendo-se o mesmo custo para todas as Universidades não havendo diferenciação de preços entre cursos.

 

----

 

Já agora deixo também a notícia da Universidade de Évora que optou por cobrar uma propina de 4000€ aos alunos de fora do programa de ERASMUS internacionais que quisessem ingressar na Universidade de Évora. (Já é de Setembro, mas para quem não sabe aqui fica)

 

Évora, 14 jul (Lusa) -- A Universidade de Évora (UÉ) fixou em 4.000 euros o valor da propina para o estudante internacional, revelou hoje a reitora, explicando que a academia vai procurar captar alunos dos países lusófonos e da América Latina.

"Começámos agora uma campanha direcionada para estudantes internacionais e, primeiro, vamos dirigir-nos à Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), nomeadamente ao grande mercado que é o Brasil, e aos países da América Latina", disse a reitora da UÉ, Ana Maria Costa Freitas.

Em declarações à agência Lusa, a reitora explicou que, depois, será feita "uma avaliação gradual" para detetar "quais os outros países" a que a UÉ poderá chegar, "aos poucos, para captar mais estudantes".

 

 

Ler mais: http://visao.sapo.pt/universidade-de-evora-fixa-em-4000-euros-propina-para-estudante-internacional=f789264#ixzz3Pwh5EpFh

Editado por Harvey Specter

Compartilhar este post


Link para o post

Tendo em conta as condições que tenho na minha faculdade (já foram melhores mas pronto) não acho caro os ~1000€. Eu tou a pagar menos que isso porque tou em regime de part-time mas não interessa.

Compartilhar este post


Link para o post

Parece-me óbvio que em Portugal se paga bastante de propinas, tendo em conta o que acontece nos países europeus mais desenvolvidos. Ainda assim, se compararmos com os EUA, as nossas são baixíssimas.

 

O grande problema é que, como Portugal está em crise desde 1143, actualmente as propinas são um meio eficaz de financiamento das Universidades, o que tem feito com que elas subam ao longo do tempo. Há cursos onde cada aluno provavelmente até custa mais que os 1000€/ano, tipo Medicinas e afins, mas há outros onde os gastos não são, nem de perto nem de longe, assim tão altos.

 

Por tudo isto, parece-me que o modelo está errado, logo a começar pelo que está escrito na nossa Constituição. Em vez de tendencialmente gratuito, o nosso Ensino Superior está a ser "tendencialmente mais caro", enquanto que os ordenados não acompanham essa tendência - bem pelo contrário. Idealmente devíamos optar por um modelo de ensino gratuito, mas imagino que, com o estado actual das coisas, seja já demasiado tarde para isso ser possível.

Compartilhar este post


Link para o post

Desde que as condições da faculdade sejam equivalentes ao que pago e que o peso da instituição em si me dê credibilidade no mercado de trabalho (o que é essencial no primeiro emprego) por mim vejo bem empregue os 1000 e tal euros ao ano.

Editado por Badjoras

Compartilhar este post


Link para o post

A partir do momento em que já não faz parte do ensino obrigatório, nunca será gratuito.

Estás lá porque queres e pagas do teu bolso para teres formação, não faria sentido o Estado estar-te a pagar uma coisa que está fora das suas "obrigações".

Concordo no entanto que o facto das propinas estarem cada vez mais caras é um problema para muitos, no entanto 1000€/ano no ensino publico não está assim tão fora das possibilidades de toda a gente, não comparando com o que se paga no privado e não comparando com o que se paga nos USA por exemplo.

Editado por Abraxas

Compartilhar este post


Link para o post

Eu também não acho 1000€ "caro", o que custa é juntar isso aos custos de habitação e tudo o resto. Se os transportes estivessem mais desenvolvidos tudo ficaria mais simples...quando estudei no Canadá vivia a quase 1h30 da faculdade e ia e vinha todos os dias e tinha imensos colegas que faziam o mesmo. Não era comum um gajo ir morar ao pé da faculdade a não ser que seja mesmo de muito longe. Paga-se um passe mensal equivalente a 100 e poucos € e anda-se de transportes públicos. Aqui em Portugal isso é completamente inviável, um gajo de Viseu que estude em Aveiro, por exemplo, tem que alugar casa em Aveiro porque ir e vir todos os dias no autocarro vai custar-lhe o mesmo do que viver lá.

 

Eu vivo a 1h30 da faculdade e pago 90 e tal euros por mês de passe...

Compartilhar este post


Link para o post

Já agora deixo também a notícia da Universidade de Évora que optou por cobrar uma propina de 4000€ aos alunos de ERASMUS que quisessem ingressar na Universidade de Évora. (Já é de Setembro, mas para quem não sabe aqui fica)

 

Não é aos alunos de ERASMUS, é a alunos fora da Europa/países a que não se aplica o ERASMUS, porque uma das regras do ERASMUS é de que as propinas pagas são as da universidade de origem

Compartilhar este post


Link para o post

Penso que a grande questão não se prende com o se é caro ou barato. É uma questão de olharmos para a média Europeia... certamente não somos dos países com maior emprego, nem tão pouco com maiores médias de rendimentos... no entanto somos daqueles que tem maiores valores para a propina...

 

Países sem lugar a pagamentos:

 

A Alemanha destaca-se por ser o único dos países analisados em que não existe o pagamento de propinas, depois de ter sido abolido recentemente. De qualquer forma, a introdução de propinas na Alemanha havia sido feita apenas em 2007. No sector público do ensino superior de Chipre, Dinamarca, Grécia, Malta, Finlândia, Suécia, Reino Unido, Noruega e Turquia também não há lugar a qualquer pagamento de propina

 

A mim falaram-me no outro dia de um país no qual os alunos a partir de certa fase do ciclo ou do secundário até obtiam rendimentos monetários por se encontrarem a estudar. Não sei se é verídico mas a ser quase de certeza que será num país nórdico e gostaria de saber se alguém sabe de algo sobre o assunto.

 

Não é aos alunos de ERASMUS, é a alunos fora da Europa/países a que não se aplica o ERASMUS, porque uma das regras do ERASMUS é de que as propinas pagas são as da universidade de origem

 

Obrigado pela correção.

Compartilhar este post


Link para o post
Visitante

Para quem não tem pais que possam pagar a faculdade ou as continhas e tenha um ordenado normal para quem não tem canudo em Portugal (500e) bem pode sonhar com a faculdade como é o meu caso. Ainda lá devo 370€ a ver se para o ano consigo finalmente voltar.

 

O mal de Portugal não são as leis, as propinas, etc. é a quem essas benesses são dadas, é como o SASE nas escolas, quem precisa não tem e quem não tem necessidades e tem uma vida bem boa tem porque os pais declaram o ordenado minino. Enquanto não mudarem isto só os filhos dos papás ou quem nasceu de rabo virado para a lua estuda e por aqui me fico que este assunto enerva-me.

Compartilhar este post


Link para o post

Compreendo a tua revolta, mas daí a meter todos no mesmo saco como se tivessemos saído dos Salesianos vindos das nossas herdades na comporta, calma aí. Há muito pai e mãe que faz das tripas coração para o filho poder estudar.

Editado por Badjoras

Compartilhar este post


Link para o post
Visitante

Compreendo a tua revolta, mas daí a meter todos no mesmo saco como se tivessemos saído dos Salesianos vindos das nossas herdades na comporta, calma aí. Há muito pai e mãe que faz das tripas coração para o filho poder estudar.

 

Calma, sei bem que há gente que se mata para os filhos estudarem (e alguns nem dão valor a isso), não estou a incluir todos :compinchas:

Compartilhar este post


Link para o post

Eu na utad pago tanta propina como pagava na FEUP e as condições sao 1000x piores

Até na escola secundária se estuda melhor.

 

Ah é salvo erro agora os alunos vão precisar de pagar por folhas de teste ... :lol: (isto na utad)

Editado por Barroso

Compartilhar este post


Link para o post

Concordo, mas discordo do modelo actual.

Precisam de haver condições para fazer valer os 1060 e tal euros de propinas porque deve haver instituições e/ou cursos que não acontece isso. O número de bolsas é que devia de aumentar, eu tenho a sorte de ter e sem ela se calhar não ia conseguir acabar o curso.

Compartilhar este post


Link para o post

Eu na utad pago tanta propina como pagava na FEUP e as condições sao 1000x piores

Até na escola secundária se estuda melhor.

 

Ah é salvo erro agora os alunos vão precisar de pagar por folhas de teste ... :lol: (isto na utad)

 

Hummm eu sempre paguei as minhas na Ualg... e isto já no século passado :mrgreen:

Compartilhar este post


Link para o post

Tinha a ideia que no RU variava entre nações. Tipo pago em Inglaterra e grátis na Escócia e no País de Gales. Na Irlanda do Norte é que não sei...

Compartilhar este post


Link para o post

Pensava que se pagava folhas de teste em todo o lado, aqui no IST também se tem que pagar. São aí 0.08€ por folha, acho.

Compartilhar este post


Link para o post
Visitante

Tinha a ideia que no RU variava entre nações. Tipo pago em Inglaterra e grátis na Escócia e no País de Gales. Na Irlanda do Norte é que não sei...

 

É assim mesmo, pelo menos em 2009 era

Editado por Visitante

Compartilhar este post


Link para o post
Guest Dpitz

discordo., logicamente.

Aqui na FLUL tmb-se paga, 25 cêntimos por um bloco c/5 folhas

tb andas na FLUL? LOL

curso? se nao houver problema em perguntar ;)

Compartilhar este post


Link para o post

Na UA não se paga e pensei que fosse assim em todo o lado :blink:

Compartilhar este post


Link para o post

Sou contra as propinas no Ensino Superior mas tenho noção de que, actualmente, as universidades estão, infelizmente, demasiado dependentes delas para conseguirem manter um mínimo de padrões de qualidade.

Compartilhar este post


Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa de ser membro desta comunidade para poder comentar

Criar uma conta

Registe-se na nossa comunidade. É fácil!

Criar nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Autentique-se agora
Entre para seguir isso  

×
×
  • Criar Novo...