Ir para conteúdo
Entre para seguir isso  
depina

Governo grego aprova eletricidade gratuita para 300 mil pobres

Publicações recomendadas

Governo grego aprova eletricidade gratuita para 300 mil pobres

 

O novo Governo da Grécia tomou posse esta terça-feira e há decisões que entram em vigor já esta quarta-feira. O salário mínimo sobe para 753 euros, vai ser facilitado o pagamento de impostos atrasados e aprovada eletricidade gratuíta para 300 mil pobres. Tal como prometeu, Alexis Tsipras formou um Executivo reduzido e preparado para renegociar a dívida.

@SICNoticias

Compartilhar este post


Link para o post

E se funcionar, como fica a UE e as suas teorias de austeridade e sofrencia?

Compartilhar este post


Link para o post

Qual era o salário mínimo?

Penso que era na casa dos 300€. not sure

Compartilhar este post


Link para o post

Fdx, que subida. Isto é completamente suicida.

 

Em muitos casos mais vale isso do que ter uma morte lenta e dolorosa.

Compartilhar este post


Link para o post

Era maravilhoso que estas medidas anti-austeridade funcionassem. É interessante para o resto do mundo, que assim pode ficar de fora a analisar um caso prático de um país a tentar sair de um buraco financeiro com uma estratégia destas.

Estou céptico em relação à viabilidade da coisa, mas a resultar poderia ser algo revolucionário, acho

Compartilhar este post


Link para o post

Penso que era na casa dos 300€. not sure

:lol:

Compartilhar este post


Link para o post

juro que esses números passaram na tv. talvez estivessem a falar sobre isto:

Claro que, em muitos casos de primeiro emprego num lugar indiferenciado, o salário baixa para 300 ou 400 euros.

e foi na rtp, pode ter sido mais uma do enorme leque de m*rda que fizeram sobre este tema da grécia.

Compartilhar este post


Link para o post

Não acho assim tão descabido que isto venha a resultar... afinal para levantar a economia dum país é preciso meter o dinheiro a circular e se as pessoas não têm dinheiro para investir/comprar recursos então, a meu ver, estão a matar a economia pela raíz, porque afinal as empresas nacionais precisam que as pessoas comprem os produtos para obterem lucro e por sua vez contribuirem para o estado. Confesso que os meus conhecimentos desta matéria são básicos, mas acho que isto que estão a fazer não é nenhuma barbaridade.

Compartilhar este post


Link para o post

Fosse assim era só imprimir mais notas e pronto. Economia resolvida.

Compartilhar este post


Link para o post

Fosse assim era só imprimir mais notas e pronto. Economia resolvida.

lol não percebo a razão desse comentário. Claro se fosse possível levantar notas "à Lagardère" que estava tudo resolvido e viviamos todos no "barbie world", mas não é o caso, portanto não percebi...

Compartilhar este post


Link para o post

imprimir notas era resolver o problema tipo usa, que têm saído da crise mas no fundo a crise esta lá, só que a economia está boa. paradoxal.

Compartilhar este post


Link para o post

Não acho assim tão descabido que isto venha a resultar... afinal para levantar a economia dum país é preciso meter o dinheiro a circular e se as pessoas não têm dinheiro para investir/comprar recursos então, a meu ver, estão a matar a economia pela raíz, porque afinal as empresas nacionais precisam que as pessoas comprem os produtos para obterem lucro e por sua vez contribuirem para o estado. Confesso que os meus conhecimentos desta matéria são básicos, mas acho que isto que estão a fazer não é nenhuma barbaridade.

 

ok para te responder de uma forma muito simplificada o que disseste não está completamente errado, o problema é que a Grecia é um pais com uma balança de pagamentos completamente desiquilibrada, logo meter mais dinheiro a circular apenas vai aumentar o capital que sai do pais (porque a Grecia produz muito pouco) e aumentar ainda mais o deficit

 

a ideia que tu colocaste faz sentido em paises que têm uma balança comercial positiva como a Alemanha e mesmo ai tem que ser a curto-medio prazo porque a longo prazo a coisa já funciona de outra maneira

Compartilhar este post


Link para o post

lol não percebo a razão desse comentário. Claro se fosse possível levantar notas "à Lagardère" que estava tudo resolvido e viviamos todos no "barbie world", mas não é o caso, portanto não percebi...

O Zimbabwe que o diga.

Compartilhar este post


Link para o post

imprimir notas era resolver o problema tipo usa, que têm saído da crise mas no fundo a crise esta lá, só que a economia está boa. paradoxal.

 

estao a brincar com o tema mas essa seria de facto a melhor opçao a longo prazo para a Grecia (nao para os gregos mas sim para e economia grega)

 

aliás essa era e é a situaçao mais usada por paises que tenham controlo sobre a sua divisa.

 

imprimir moeda faz com que a inflação aumente e que a moeda desvalorize, fazendo com que os produtos vindos do exterior se tornem mais caros e as exportaçoes nacionais mais competitivas. Isto faz com que a populacao tenha que comprar produção nacional diminuindo as importações e com que se exporte mais por serem mais competitivos a nivel de preços.

 

no final consegue-se reverter a balança de pagamentos.

 

o problema é que a grecia como nós nao tem controlo monetario, por isso nao pode imprimir moeda e a unica maneira de inverter a balanca de pagamentos de forma rapida é diminuir o poder de compra da populacao para que os produtos gregos sejam mais baratos, aumentando as exportações e fazendo com que a populacao nao consiga gastar dinheiro em mais do que produtos basicos, que sao em maioria gregos, levando a uma diminuicao das importacoes. Isto deu resultado em Portugal...

 

O Zimbabwe que o diga.

 

se o problema do Zimbabwe fosse o da politica monetaria estavam eles bem...

Compartilhar este post


Link para o post

Isto deu resultado em Portugal...

 

Mas não deu resultado para os portugueses. O que me faz voltar ao princípio do teu post quando disseste que a injeção de liquidez seria boa para a Grécia mas não para os gregos.

 

E esta é a verdadeira questão. Vamos salvar as folhas Excel, os indicadores macro-económicos e satisfazer mercados e credores ou vamos trabalhar para melhorar a qualidade de vida das populações?

Compartilhar este post


Link para o post

Mas não deu resultado para os portugueses. O que me faz voltar ao princípio do teu post quando disseste que a injeção de liquidez seria boa para a Grécia mas não para os gregos.

 

E esta é a verdadeira questão. Vamos salvar as folhas Excel, os indicadores macro-económicos e satisfazer mercados e credores ou vamos trabalhar para melhorar a qualidade de vida das populações?

 

O problema é que esta tudo interligado, sendo que a riqueza tem que ser gerada para que as pessoas possam usufruir dela.

 

É muito bonito falar em dinheiro para toda a gente mas no final tem que existir alguem que produz o que se consome e esse alguem tem de ser pago por isso, logo sem dinheiro não há palhaços. Até a URSS foi ficando um descalabro economico apartir dos anos 70 exactamente por isso mesmo, sendo o maior pais do mundo e com muita riqueza natural era incapaz de gerar riqueza suficiente para importar tudo o que necessitava, criando desvios economicos e levando ao individamente nos anos 80 que finalmente acabou com essa experiencia sem par na historia do mundo

Compartilhar este post


Link para o post
Visitante

estao a brincar com o tema mas essa seria de facto a melhor opçao a longo prazo para a Grecia (nao para os gregos mas sim para e economia grega)

 

aliás essa era e é a situaçao mais usada por paises que tenham controlo sobre a sua divisa.

 

imprimir moeda faz com que a inflação aumente e que a moeda desvalorize, fazendo com que os produtos vindos do exterior se tornem mais caros e as exportaçoes nacionais mais competitivas. Isto faz com que a populacao tenha que comprar produção nacional diminuindo as importações e com que se exporte mais por serem mais competitivos a nivel de preços.

 

no final consegue-se reverter a balança de pagamentos.

 

o problema é que a grecia como nós nao tem controlo monetario, por isso nao pode imprimir moeda e a unica maneira de inverter a balanca de pagamentos de forma rapida é diminuir o poder de compra da populacao para que os produtos gregos sejam mais baratos, aumentando as exportações e fazendo com que a populacao nao consiga gastar dinheiro em mais do que produtos basicos, que sao em maioria gregos, levando a uma diminuicao das importacoes. Isto deu resultado em Portugal...

 

 

Olha lá Burkina então mas se a moeda desvaloriza e até ai eu concordo, a diminuição das importações não aumentaria o preço dos produtos nacionais? É que se o dinheiro passa a valer menos isso significa que passa a ser preciso mais dinheiro para produzir o mesmo ou não?

Editado por Visitante

Compartilhar este post


Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa de ser membro desta comunidade para poder comentar

Criar uma conta

Registe-se na nossa comunidade. É fácil!

Criar nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Autentique-se agora
Entre para seguir isso  

×
×
  • Criar Novo...