Ir para conteúdo
Entre para seguir isso  
karagounis_10

Literatura Desportiva

Publicações recomendadas

Boas pessoal!

 

Visto que há muita gente cá no forum ligada ao desporto, principalmente ao futebol, tanto dentro das "quatro linhas" como na área técnica, decidi criar este tópico para que se pudesse divulgar, sugerir, dar opinião, discutir sobre o livro X, Y, Z. Achei que podia ser um tópico interessante e quepode ser bastante útil.

 

Que tipo de livro costumam ler?

Qual o vosso preferido?

Qual é o que estão a ler?

Qual é o que recomendam?

Qual o que estão a pensar ler?

 

:wink:

 

edit: também podem divulgar entrevistas ou vídeos....

Compartilhar este post


Link para o post

 

 

Acabei de ler o Código de Quique.

 

O Livro de futebol que gostei mais foi o "Planeta do Futebol do LFL.

 

Textos do Luis Freitas Lobo :prayer: é do melhor que há por ai

Compartilhar este post


Link para o post
Acabei de ler o Código de Quique.

 

Já a algum tempo que estou a pensar comprar...Vale a pena?! Podes-me dizer sff quais são os temas dos capitulos que o livro tem?!

 

:compinchas:

Compartilhar este post


Link para o post

Epá, muito bom de ler. Lê-se num instante.

 

Se comprares vais de certeza gostar mais do Quique.

 

Introdução: O desafio de uma vida

 

Capitulo I: De jogador razoável a técnico conceituado

 

Capitulo II:As promessas no Getafe

 

Capitulo III: A confirmação no Valência

 

Capitulo IV: O Homem por detrás do treinador

 

Capitulo V:Quique Flores vs José Mourinho

 

Capitulo VI: Os modelos tácticos de Quique

 

Capitulo VII: Os duelos com os Colossos Europeus

 

Capitulo VIII: A relação com os dirigentes

 

Capitulo IX: Quique Flores e os media

 

Capitulo X:Liderança e Balneário

 

Ficas a perceber como é que ele joga, como evoluiu de um esquema para outro conforme as necessidades e situações em que as suas equipas se encotnravam (No getafe e valencia). Excertos de conferencia de imprensa em que ele esteve muito bem, "resumos" das suas melhores vitórias... tudo isso.

 

E a novela da sua saída do Valência...

 

Ah, vem no livro a dizer que ele quis o Cristiano Ronaldo xD

Compartilhar este post


Link para o post

Saiu um livro do Quique, após ir par ao Benfica, ou quando o gajo tava desempregado? :lol:

 

 

Eu recomendo o livro do Boloni. Tres content! (non parlar franciu je).

Compartilhar este post


Link para o post

Não leio biografias.

 

Pessoalmente este foi do mais interessante a níveis formativos que já me passaram pelas mãos:

 

105189.jpg

 

Mas não esperem dados sobre o Mourinho aqui, que não os tem. Pena por vezes se tornar redundante.

 

Pagava um preço considerável se algum dia conseguisse arranjar um exemplar do livro do Cândido de Oliveira.

Compartilhar este post


Link para o post

Leio a revista Futebolista, já li os "Queridos Matadores" e "A mística do nº 10".

Este segundo está em brasileiro mas está brilhante.

 

Compartilhar este post


Link para o post

Revista "Futebolista" e Biografia do Mourinho.

E claro, os livros de Luís Freitas Lobo, "O Planeta do Futebol" e os "Magos da Bola", praticamente a única coisa que vale a pena ler em termos de literatura desportiva portuguesa :prayer:

Compartilhar este post


Link para o post
"magos da bola" onde posso encontrar? é o mesmo "estilo" do "planeta do futebol"??

É o primeiro livro do LFL, penso, e sim é do mesmo estilo. Tem descrições do tipo de futebol praticado em cada país (Itália, Espanha, Holanda, etc), histórias de vida dos grandes mitos do futebol mundial (Maradona, Pelé, Zidane, etc), enfim é um belo livro, na linha do estilo do LFL.

Compartilhar este post


Link para o post

Bom topico os unicos livros que leio :mrgreen:

 

Ja li muitas Biografias ...Deco,Mourinho,Baia,Pinto da Costa, Cristiano Ronaldo...

 

"Planeta do Futebol" é muito bom...

Compartilhar este post


Link para o post

Os únicos que li foram: o "100 anos|troféus" do Alberto Miguéns e o "Deco, O preço da glória".

Compartilhar este post


Link para o post
E porque não gostas? Achas que temos melhor em Portugal?

Claro que temos: as crónicas da Leonor Pinhão :funny:

A mulher reunia as crónicas num livro e era um best-seller. Palavra que nunca vi ninguém opinar de forma tão imbecil. :lol:

Compartilhar este post


Link para o post
Epá, muito bom de ler. Lê-se num instante.

 

Se comprares vais de certeza gostar mais do Quique.

 

Introdução: O desafio de uma vida

 

Capitulo I: De jogador razoável a técnico conceituado

 

Capitulo II:As promessas no Getafe

 

Capitulo III: A confirmação no Valência

 

Capitulo IV: O Homem por detrás do treinador

 

Capitulo V:Quique Flores vs José Mourinho

 

Capitulo VI: Os modelos tácticos de Quique

 

Capitulo VII: Os duelos com os Colossos Europeus

 

Capitulo VIII: A relação com os dirigentes

 

Capitulo IX: Quique Flores e os media

 

Capitulo X:Liderança e Balneário

 

Ficas a perceber como é que ele joga, como evoluiu de um esquema para outro conforme as necessidades e situações em que as suas equipas se encotnravam (No getafe e valencia). Excertos de conferencia de imprensa em que ele esteve muito bem, "resumos" das suas melhores vitórias... tudo isso.

 

E a novela da sua saída do Valência...

 

Ah, vem no livro a dizer que ele quis o Cristiano Ronaldo xD

 

Muito obrigado David. :wink:

Tou a pensar comprar, aconcelhas?!

 

Alex, esse o "Porquê tantas vitórias?" é muito bom....

 

Aconselho o "Segredos de Balneário", é muito interessante...

Para que quem se interessa por temas como liderança proponho que leiam o "Liderança: as lições de Mourinho"...Há partes que é um pouco aborrecido pois é bastante teórico mas foi dos livros que mais me ensinaram...

 

O último que li foi "O gestor de 90 minutos" e agora tou a ler o "Treino de Futebolista - Volume 1 - Resistência, Força e Velocidade". Tou a aprender algumas coisas mas tem uma linguagem um pouco complicada para quem não está dentro do assunto.

 

De referir que livros do Mourinho, talvez não tinha lido apenas 2.

 

2 que me estão a suscitar muita curiosidade é a autobiografia do Bobby Robson e o Livro do Sven Goran Eriksson.

 

Abraço

Compartilhar este post


Link para o post

Li o "O Bloco de Notas de Laszlo Boloni", adorei este livro não só por ser do Sporting mas porque conta muitas peripecias que foram acontecendo durante a temporada. Ainda para mais tem certas frases que deixa uma pessoa a pensar.

 

Outro livro que também li foi o "José Mourinho - Vencedor Nato", conta tudo sobre o que se passou com o treinador português durante os três anos que teve no Chelsea e esclarece algumas coisas, sobre o "caso" Shevchenko e etc.

Compartilhar este post


Link para o post

Compro a WorldSoccer! é caro mas eu gosto.

 

Vale bem a pena. Quanto pagas? Aqui pago 7€, mas em princípio vou assinar, fica muito mais barato.

Compartilhar este post


Link para o post

O preço nas tabacarias e livrarias não sei, eu subscrevi uma assinatura de 2 anos e para Dezembro tenho que renova-la. Mas custou-me 110€ acho (dinheiro do natal bem empregue eheh). Mas vale a pena subscrever poupa-se qualquer coisa como 30 e tal % e ainda recebes 2 ou 3 edições suplementares. Depois de descobrir a WorldSoccer na tabacaria há uns anos atrás deixei de ler e comprar a France Football que também é uma boa revista.

 

Edit:

Para aqueles que não conhecem a revista, coloco aqui o conteúdo abordado na edição de Setembro.

 

* Champions League guide: from AaB Aalborg to Zenit St Petersburg.

* UEFA Cup guide: from AEK Athens to Zurich.

* Interview with Luiz Felipe Scolari.

* Soccer cities: Brussels – the clubs, the history, what to see.

* The world in numbers: goals per game across the globe.

* Famous last words: quotes of the month.

* Spain: The big transfers that never were.

* Italy: Mourinho vs Ranieri.

* Brazil: Explosive Flamengo fans.

* Olympics: a disappointing tournament?

* Spain: Gullit's sacking at LA Galaxy.

* Austria: Karel Bruckner's shock appointment.

 

Player Profiles/Interviews

* Face to face with Luiz Felipe Scolari.

* Stevan Jovetic.

* Pablo Piatti.

* Hugo Lloris.

 

Depois há uma secção que faz uma cobertura global do futebol mundial e tem uma secção muito completa sobre resultados e estatísticas.

 

Clique aqui para navegar através de uma amostra de uma edição da revista em formato digital.

Compartilhar este post


Link para o post

Li o Bloco de Notas do Laszlo Boloni e apesar de ser do Benfica é um livro que recomendo. Digamos que fiquei surpreendido com o mesmo.

 

Alex compraste o livro "Porquê tantas vitorias?" então se poderes depois empresta lá isso. :D

 

Espero adquirir o do LFL e mais um ou dois que me chamaram a atenção mas que agora não me lembro de cor os nomes. (Só vendo a capa :mrgreen:)

Compartilhar este post


Link para o post
Li o Bloco de Notas do Laszlo Boloni e apesar de ser do Benfica é um livro que recomendo. Digamos que fiquei surpreendido com o mesmo.

 

Alex compras o livro "Porquê tantas vitorias?" então se poderes depois empresta lá isso. :D

 

Espero adquirir o do LFL e mais um ou dois que me chamaram a atenção mas que agora não me lembro de cor os nomes. (Só vendo a capa :mrgreen:)

 

Por acaso também gostei do livro do Boloni...

 

O "Porque muitas vitórias?" foi dos melhores que li. Vou o ler novamente para relembrar algumas coisas...

Compartilhar este post


Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa de ser membro desta comunidade para poder comentar

Criar uma conta

Registe-se na nossa comunidade. É fácil!

Criar nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Autentique-se agora
Entre para seguir isso  

×
×
  • Criar Novo...