Ir para conteúdo
Entre para seguir isso  
SAS_Robben

O Culto do Futebol

Publicações recomendadas

é algo natural. Foi a figura da equipa e melhor marcador do mundial. Tb foi figura de uma equipa bi-campeã europeia, apesar de só ter sido uma vez campeão, e conseguiu estar em 5 finais num espaço de um década. São feitos históricos ao alcance de poucos mas mesmo muitos poucos.

 

Eu sei. Não tiro nenhum mérito ao Eusébio. O facto de durante 30/40 anos ninguém ter conseguido criar tanto impacto na opinião publica demonstra o que conquistou.

Mas eu não consigo deixar de achar que a discussão do melhor português de sempre devia ser mais aberta. Até mesmo o Coluna que pertenceu às mesmas equipas merecia mas reconhecimento perante o Eusébio.

 

Para mim entre Eusébio, Figo e Ronaldo podia perfeitamente haver uma discussão saudável sobre o seu lugar como melhor.

E isto sem contar com Coluna, Futre, Rui Costa, Peyroteu, Simões, Chalana, Augusto, Travassos e outros tantos que estão no patamar imediatamente abaixo

Compartilhar este post


Link para o post

Eu sei. Não tiro nenhum mérito ao Eusébio. O facto de durante 30/40 anos ninguém ter conseguido criar tanto impacto na opinião publica demonstra o que conquistou.

Mas eu não consigo deixar de achar que a discussão do melhor português de sempre devia ser mais aberta. Até mesmo o Coluna que pertenceu às mesmas equipas merecia mas reconhecimento perante o Eusébio.

isso é normal acontecer. Se a Espanha não andasse a limpar tudo daqui uns anos praticamente só falavam no Messi e o Xavi e Iniesta ficavam meio esquecidos.

Compartilhar este post


Link para o post

O meu top5 de portugueses seria algo como:

1 - Cristiano Ronaldo

2 - Eusébio

3 - Luís Figo

4 - Fernando Peyroteo

5 - Rui Costa

 

Em 6º viria o melhor GR português de sempre, Vítor Damas. Claro que são sempre coisas discutíveis, tornando-as interessantes de analisar.

De referir que, apesar de pequeninos, tivemos 3 bolas de ouro.

Compartilhar este post


Link para o post

E o JJ

Que por acaso teve como maior desgosto não ter jogado no seu clube do coração,o Belenenses

 

O meu top5 de portugueses seria algo como:

1 - Cristiano Ronaldo

2 - Eusébio

3 - Luís Figo

4 - Fernando Peyroteo

5 - Rui Costa

 

Em 6º viria o melhor GR português de sempre, Vítor Damas. Claro que são sempre coisas discutíveis, tornando-as interessantes de analisar.

De referir que, apesar de pequeninos, tivemos 3 bolas de ouro.

Não concordo com o Damas,escolhia o Baía

Compartilhar este post


Link para o post

Por acaso era capaz de ser giro fazer aqui no cmpt uma votação do melhor onze português de sempre.

Olha que era uma coisa engraçada até :)

Compartilhar este post


Link para o post

Por acaso era capaz de ser giro fazer aqui no cmpt uma votação do melhor onze português de sempre.

 

Vitor Baia

Abel Xavier

Rui Jorge

Jorge Costa

Ricardo Carvalho

Figo

Paulo Sousa

João Pinto

Rui Costa

C. Ronaldo

Pauleta

 

Podem fechar.

Editado por Snoop Dogg

Compartilhar este post


Link para o post

o melhor GR português de sempre, Vítor Damas.

 

Sim, o guarda-redes que não aguentou a pressão de substituir Manuel Galrinho Bento e desenvolveu uma depressão, no Mundial de '86, por causa disso.

Editado por Vaart

Compartilhar este post


Link para o post

Não concordo com o Damas,escolhia o Baía

Não concordo, mas respeito. Em títulos é capaz, mas em qualidade individual, pelo menos pelo que sempre li, nunca houve português ao nível do Vítor Damas na baliza.

E falando em portistas, o Futre era bem capaz de vir em 7º na minha listita. Mas aqui já não me quero arriscar, porque grande parte dos grandes jogadores, não conheço. O Descartes, que deve ver futebol há mais do dobro do tempo de grande parte de nós, é que era capaz de fazer um top10 jeitoso :)

 

Sim, o guarda-redes que não aguentou a pressão de substituir Manuel Galrinho Bento e desenvolveu uma depressão, no Mundia de '86, por causa disso.

Não faço a mais pequena ideia do que falas :mrgreen:

O que foi isso, e o que é que mudou?

Editado por Zacker

Compartilhar este post


Link para o post

O JVP se tivesse saído de Portugal na altura certa, não sei não. Podia não ser um Ronaldo ou Eusébio mas porra!

Compartilhar este post


Link para o post

Nunca percebi o porquê de o Matateu nunca entrar nessas contas de melhor português de sempre ou sequer no melhor onze. Deve ser por não ter jogado em nenhum dos três grandes.

Compartilhar este post


Link para o post

Olha que era uma coisa engraçada até :)

isso nunca vai dar em nada pq quase de certeza que jogadores como o Coluna, Matateu, Humberto Coelho, António Oliveira, Fernando Gomes iam ser preteridos por outros mais recentes e que, se calhar, não eram tão bons

Compartilhar este post


Link para o post

foi superior como quem diz

o Ronaldo tem um 2º e um 3º lugar num Europeu, um 4º lugar num Mundial, e mais uma participação noutro Mundial e outro Europeu

 

o Eusebio conseguiu um 3º lugar num Mundial e mais 0 participações tanto em Mundiais como em Europeus

 

se isto é ter um rendimento superior vou ali e ja venho

 

Não é o Ronaldo que tem, é a seleção. E antigamente era muito mais difícil garantir a qualificação para estes torneios, dado que o número de participantes era muito reduzido e os grupos de qualificação muito mais competitivos, não havia os Lichtensteins da vida. O Eusébio foi figura de proa na melhor participação de sempre da seleção portuguesa e também foi o melhor marcador desse Mundial, coisa que o Ronaldo não foi nem nunca irá ser. E tem uma média de golos na seleção claramente superior à do Ronaldo.

Compartilhar este post


Link para o post

Ou então façam por décadas que é para quem tem 20 anos também poder fazer um 11 :mrgreen:

Editado por Snoop Dogg

Compartilhar este post


Link para o post

Não concordo, mas respeito. Em títulos é capaz, mas em qualidade individual, pelo menos pelo que sempre li, nunca houve português ao nível do Vítor Damas na baliza.

E falando em portistas, o Futre era bem capaz de vir em 7º na minha listita. Mas aqui já não me quero arriscar, porque grande parte dos grandes jogadores, não conheço. O Descartes, que deve ver futebol há mais do dobro do tempo de grande parte de nós, é que era capaz de fazer um top10 jeitoso :)

 

 

Não faço a mais pequena ideia do que falas :mrgreen:

O que foi isso, e o que é que mudou?

Em titulos nem há comparação possivel e mantenho a opinião naquilo que para mim era a mais valia enquanto GR

 

Para mim os melhores foram: Baia,Bento,Damas (depois podiam aparecer outros nomes como o "Pássaro" Azul

Compartilhar este post


Link para o post

O JVP se tivesse saído de Portugal na altura certa, não sei não. Podia não ser um Ronaldo ou Eusébio mas porra!

ele é que não quis sair. O Vale tudo bem o tentou vender.

Compartilhar este post


Link para o post

Não faço a mais pequena ideia do que falas :mrgreen:O que foi isso, e o que é que mudou?

 

Não fazes ideia? Manuel Galrinho Bento parte uma perna e Vítor Damas é o favorito a suceder-lhe na baliza das quintas no Mundial de '86. Vítor Damas não consegue aguentar a pressão de tal responsabilidade e desenvolve uma depressão. E podes-me vir falar das enormes qualidades do Damas, porém nesta situação demonstrou uma grande vulnerabilidade psicológica, o que é fatal num jogador de futebol, ainda para mais num guarda-redes.

 

Já agora, quanto à tua escolha de guarda-redes, não deixo de achar estranho a ausência de uma menção ao Manuel Bento.

Compartilhar este post


Link para o post

ele é que não quis sair. O Vale tudo bem o tentou vender.

 

Eu sei. Mesmo quando veio para o Sporting podia ter ido para a Lazio.

 

Agora lembrei-me do J. Pacheco para engolir o meio campo adversário todo :mrgreen:

Compartilhar este post


Link para o post

Nunca percebi o porquê de o Matateu nunca entrar nessas contas de melhor português de sempre ou sequer no melhor onze. Deve ser por não ter jogado em nenhum dos três grandes.

Nem mais,para o Eusébio por exemplo foi o melhor avançado centro do futebol português (a jogar dentro da área) :)

Compartilhar este post


Link para o post

isso nunca vai dar em nada pq quase de certeza que jogadores como o Coluna, Matateu, Humberto Coelho, António Oliveira, Fernando Gomes iam ser preteridos por outros mais recentes e que, se calhar, não eram tão bons

Tudo verdade :)

Compartilhar este post


Link para o post

Nunca percebi o porquê de o Matateu nunca entrar nessas contas de melhor português de sempre ou sequer no melhor onze. Deve ser por não ter jogado em nenhum dos três grandes.

 

Pela mesma razão que o Peyroteu também quase só é lembrado pelos Sportinguistas. São jogadores de uma era onde não havia Liga dos Campeões e a selecção não ia a lado nenhum.

Acredito que seja mais por isso.

Compartilhar este post


Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa de ser membro desta comunidade para poder comentar

Criar uma conta

Registe-se na nossa comunidade. É fácil!

Criar nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Autentique-se agora
Entre para seguir isso  

×
×
  • Criar Novo...