Ir para conteúdo
Entre para seguir isso  
JohnyM

Discussão de Leis de Jogo e Lances diversos

Publicações recomendadas

Já alguns tempos andava a magicar a criação de um tópico deste género e agora aqui vai.

 

 

O objetivo deste tópico é a discussão IMPARCIAL e SEM GOSTOS CLUBÍSTICOS sobre futebol e leis de jogo. Neste fórum (e neste país) é altamente complicado de discutir sensatamente sobre futebol e/ou leis de jogo, mas eu como sou anjinho e acredito que é possível melhorar o mundo e o nosso futebol, estou a abrir este tópico para tentar alterar isso mesmo.

 

Então o que pretendo aqui para este cantinho? Que sirva para discussão de casos de jogo/esclarecimento de dúvidas sobre leis de jogo de lances que vão aparecendo por esse youtube fora e são partilhados no Facebook. Peço-vos para deixar este tópico limpo de m*rda de colinho e sempre a roubar os mesmos e o diabo a sete. Isto só faz sentido sendo um sítio sério e sem discussão de "este lance é grande penalidade e vou meter aqui só para provar que o meu clube é sempre prejudicado".

 

Deixo à vossa apreciação e feedback se sentem que isto faz ou não sentido.

 

Para iniciar as hostilidades, deixo aqui um vídeo bastante conhecido (e já algo antigo) e pergunto: qual a decisão a tomar neste caso?

 

Editado por JohnyM

Compartilhar este post


Link para o post

a decisão é o resultado permanecer igual e o massagista e o clube serem punidos, acho

Compartilhar este post


Link para o post

a decisão é o resultado permanecer igual e o massagista e o clube serem punidos, acho

Deve passar por aí

Compartilhar este post


Link para o post

Mas isso não é justo. Aquilo era um lance de golo claro. Só não foi golo porque uma pessoa exterior ao jogo interferiu.

Compartilhar este post


Link para o post

Não quero já resolver a questão, por isso deixo mais uma pergunta para a confusão? E se o lance fosse influenciado por um suplente? Ou por um espectador?

 

 

Mas isso não é justo. Aquilo era um lance de golo claro. Só não foi golo porque uma pessoa exterior ao jogo interferiu.

 

Validavas então o golo certo? Imagina que a bola em vez de ter tocado no massagista rebentava em cima da linha? Era diferente

 

Bom tópico :)

 

"Devia" ser validado o golo mas acho que não "pode".

 

Bola ao ar?

 

Desculpa, mas aqui vou ser picuinhas por isto ser um tópico diferente. Bola ao ar não existe, é bola ao solo ;)

Compartilhar este post


Link para o post

se fosse o suplente era a mesma situação, não seria golo e o elemento em questão seria admoestado.

Compartilhar este post


Link para o post

Se fosse por um jogador suponho que a decisão fosse a mesma (são pessoas "intervenientes")

 

Quanto ao espectador penso que deve ser visto de forma diferente mas não sei bem como se decidiria.

 

Não quero já resolver a questão, por isso deixo mais uma pergunta para a confusão? E se o lance fosse influenciado por um suplente? Ou por um espectador?

 

 

 

 

Validavas então o golo certo? Imagina que a bola em vez de ter tocado no massagista rebentava em cima da linha? Era diferente

 

 

 

Desculpa, mas aqui vou ser picuinhas por isto ser um tópico diferente. Bola ao ar não existe, é bola ao solo ;)

Isso mesmo,estupidez minha :)

Compartilhar este post


Link para o post

Não quero já resolver a questão, por isso deixo mais uma pergunta para a confusão? E se o lance fosse influenciado por um suplente? Ou por um espectador?

 

 

 

 

Validavas então o golo certo? Imagina que a bola em vez de ter tocado no massagista rebentava em cima da linha? Era diferente

 

 

 

Desculpa, mas aqui vou ser picuinhas por isto ser um tópico diferente. Bola ao ar não existe, é bola ao solo ;)

Eu validava. Mas se a bola arrebentar já é diferente. Com o preparador(ou adepto, ou suplente, ou apanha-bolas) a cortar a bola, ele interfere no lance. Se a bola arrebentar mesmo em cima da linha, não interferência nenhuma.

Não sei se estou a dizer um disparate, até porque não conheço profundamente as regras. Mas na minha cabeça é isto :mrgreen:

Editado por Gaitão

Compartilhar este post


Link para o post

se fosse o suplente era a mesma situação, não seria golo e o elemento em questão seria admoestado.

 

Então achas um suplente igual a um qualquer elemento oficial?

Ah e admoestado não existe: Advertência=amarelo, expulsão=vermelho

 

Quanto ao espectador penso que deve ser visto de forma diferente mas não sei bem como se decidiria.

 

Se fosse um espectador era bola ao solo. Porquê? Porque é um elemento que em nada está relacionado com o jogo (ou se um cão entrasse em campo ou se a bola rebentasse ou algo do género)

 

Eu validava. Mas se a bola arrebentar já é diferente. Com o preparador(ou adepto, ou suplente, ou apanha-bolas) a cortar a bola, ele interfere no lance. Se a bola arrebentar mesmo em cima da linha, não interferência nenhuma.

Não sei se estou a dizer um disparate, até porque não conheço profundamente as regras. Mas na minha cabeça é isto :mrgreen:

 

Então validavas um golo sem a bola ter entrado efectivamente na baliza? Imagina que era um defesa que cortava a bola com a mão em cima da linha, validavas o golo também? Não podemos validar um golo ser a bola ter entrado na baliza. Até isso de facto acontecer, podem-se passar milhões de coisas

Compartilhar este post


Link para o post

Punir o massagista por intervir no jogo e no reatamento do jogo sinceramente não sei. Talvez bola ao solo pela interrupção do jogo ou livre contra a equipa do massagista porque ele fazia parte de uma das equipas em jogo.

Compartilhar este post


Link para o post

Pois, faz sentido. Neste caso, é possível punir a equipa com 3 pontos por um elemento ligado ao clube? Dando a vitória ao adversário.

Compartilhar este post


Link para o post

Então achas um suplente igual a um qualquer elemento oficial?

Ah e admoestado não existe: Advertência=amarelo, expulsão=vermelho

 

 

é um interveniente do jogo assim como o massagista, estão ambos na ficha de jogo e como tal não seria validado o golo e seriam expulsos, acho eu

Compartilhar este post


Link para o post

posso estar errado mas o arbitro tb teve mal no lance em permitir que houvesse gente que não estivesse a participar no jogo naquela zona

supostamente seria bola ao ar, mas o clube e a pessoa que faz isso tinha de ser bem punida (jogos a porta fechada para o clube, e suspensão de meses para quem fizesse isso)

Compartilhar este post


Link para o post

Punir o massagista por intervir no jogo e no reatamento do jogo sinceramente não sei. Talvez bola ao solo pela interrupção do jogo ou livre contra a equipa do massagista porque ele fazia parte de uma das equipas em jogo.

O massagista fazia parte de uma das equipas? Então pode entrar no jogo e marcar golos?

 

Pois, faz sentido. Neste caso, é possível punir a equipa com 3 pontos por um elemento ligado ao clube? Dando a vitória ao adversário.

Não existindo um erro técnico, o jogo não pode ser anulado/repetido

 

é um interveniente do jogo assim como o massagista, estão ambos na ficha de jogo e como tal não seria validado o golo e seriam expulsos, acho eu

Mas o suplente pode jogar e o massagista. Achas que isso faz diferença?

 

posso estar errado mas o arbitro tb teve mal no lance em permitir que houvesse gente que não estivesse a participar no jogo naquela zona

supostamente seria bola ao ar, mas o clube e a pessoa que faz isso tinha de ser bem punida (jogos a porta fechada para o clube, e suspensão de meses para quem fizesse isso)

Aqui falamos somente de leis de jogo. Deliberações do conselho de disciplina (jogos porta fechada, multas, etc) não são parte da competência do árbitro

Compartilhar este post


Link para o post

Fogo. Então não vejo mesmo qual é a melhor solução. Parece-me que a equipa afetada vai sair sempre prejudicada, seja qual for o desfecho...

Compartilhar este post


Link para o post

O massagista neste caso é igual a uma gaivota que decidiu fazer um voo rasante ao campo e impedir um golo feito. Se a bola não entrou não pode ser golo. Agora como é que deixaram estar ali aquele palhaço é que já é outra conversa. Aliás, o jogo tinha era que ter sido parado por estar um massagista dentro do terreno de jogo.

Compartilhar este post


Link para o post

O massagista neste caso é igual a uma gaivota que decidiu fazer um voo rasante ao campo e impedir um golo feito. Se a bola não entrou não pode ser golo. Agora como é que deixaram estar ali aquele palhaço é que já é outra conversa. Aliás, o jogo tinha era que ter sido parado por estar um massagista dentro do terreno de jogo.

 

Tiveste bem até à última frase. Imagina que se trata de um pombo que decide pousar numa bandeirola de canto quando o jogo está a ser disputado na ponta oposta do campo. Vais parar o jogo só porque um elemento estranho (designação correcta) entrou em campo?

Compartilhar este post


Link para o post

Só pararia o jogo se considerasse que o elemento estranho estava a perturbar a acção do jogo, se o jogador fosse marcar um canto e não quisesse ali o bicho pararia, noutra circunstância qualquer em que só lá estava o pombo a enfeitar não.

Compartilhar este post


Link para o post

Só pararia o jogo se considerasse que o elemento estranho estava a perturbar a acção do jogo, se o jogador fosse marcar um canto e não quisesse ali o bicho pararia, noutra circunstância qualquer em que só lá estava o pombo a enfeitar não.

 

Ah assim sim! Então o jogo não tem de ser parado mal o elemento estranho entra em campo. Era aí que queria chegar

Compartilhar este post


Link para o post

Num Dínamo Kiev - Porto há 3 anos atrás aconteceu uma situação algo semelhante em que um adepto entrou em campo e interferiu diretamente num ataque da equipa da casa, o que devia ter acontecido, bola ao ar?

Compartilhar este post


Link para o post

 

 

Desculpa, mas aqui vou ser picuinhas por isto ser um tópico diferente. Bola ao ar não existe, é bola ao solo ;)

Compartilhar este post


Link para o post

O massagista fazia parte de uma das equipas? Então pode entrar no jogo e marcar golos?

 

Fazia. Não estaria lá a exercer funções se a equipa representada pela sua entidade patronal não estivesse a jogar.

Sim, pode entrar no jogo e marcar golos. Não serão é validados caso as leis do jogo sejam bem aplicadas.

 

Respondido na mesma moeda. :compinchas:

Compartilhar este post


Link para o post

Fazia. Não estaria lá a exercer funções se a equipa representada pela sua entidade patronal não estivesse a jogar.

Sim, pode entrar no jogo e marcar golos. Não serão é validados caso as leis do jogo sejam bem aplicadas.

 

Respondido na mesma moeda. :compinchas:

 

Entendo a confusão mas estás a falar de conceitos diferentes. Um suplente é um jogador. Está no banco, mas é jogador. Um massagista não, é um elemento oficial, ou seja, faz parte da ficha de jogo da equipa mas não pode jogar. É o mesmo que o treinador, delegado, médico, etc.

Compartilhar este post


Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa de ser membro desta comunidade para poder comentar

Criar uma conta

Registe-se na nossa comunidade. É fácil!

Criar nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Autentique-se agora
Entre para seguir isso  

×
×
  • Criar Novo...