Ir para conteúdo
Entre para seguir isso  
NIkeL

Android - Dúvidas e Suporte Técnico

Publicações recomendadas

vantagens-iphone-android.gif

 

Android é um sistema operacional móvel que roda sobre o núcleo Linux, embora por enquanto seja ainda desenvolvido numa estrutura externa ao núcleo Linux. Foi inicialmente desenvolvido pela Google e posteriormente pela Open Handset Alliance, mas a Google é a responsável pela gerência do produto e engenharia de processos. O Android permite aos desenvolvedores escreverem software na linguagem de programação Java controlando o dispositivo via bibliotecas desenvolvidas pela Google.

 

Este será um tópico para colocarem as vossas dúvidas sobre este SO e para nos ajudarmos todos mutuamente. Será também um local onde podem colocar as aplicações que considerem essenciais para qualquer telemóvel e irei colocar neste primeiro post as que forem colocadas.

 

Sites recomendados:

 

 

 

 

Apps recomendadas:

 

 

 

Office

- Documents to Go

- Google Docs

- Kingsoft Office (English)

 

 

Leitor de PDF's

- Adobe Reader

 

 

Leitor de eBooks

- Moon+ Reader

- Laputa eReader

- Aldiko

 

Calendário

- Jorte Calendar

- Calendar Pad

 

 

Despertador

- AlarmDroid

- ZDclock

- Alarm Clock Xtreme

 

 

Bloco de Notas

- Evernote

- Springpad

- Catch Notes

 

 

Lembretes

- Astrid To-do List

- Colornote Notepad Notes

- Out of Milk

 

 

Finanças

- Financisto

- Expense Manager

 

 

Dicionário

- Dicionário Língua Portuguesa

- WordReference

 

 

Wiki

- Diciopédia

- Wikidroid

 

 

Tradutor

- Google Translator

 

 

Calculadora

- Cube Calculator

- RealCalc Scientific Calculator

- handyCalc Calculator

 

 

Produtividade

- Google Googles

- SwiftKey X

- TeamViewer

 

Look & Feel (Customização)

- Launcher Pro

- GO Launcher EX

- ADWLauncher

- Zedge

- Backgrounds HD Wallpapers

- Ringdroid

- PicSpeed

- Desktop Visualizer

- Simple Text

- Font Changer

- Circle Battery Widget

- Minimalistic Text

- SMS Unread Counter

- WidgetLocker

- Widgetsoid

 

 

Music & Audio

- Shazam

- Soundhound

- TuneIn Radio

- TuneWiki - Lyrics with music

- PowerAMP - Versão Trial. App Paga

- PlayerPro - Versão Trial. App Paga

- Phantom Music Control

 

 

Explorer

- ES File Explorer

- ASTRO File Manager

- QuickPic

 

 

Browser

- Dolphin HD

- Opera Mobile

- Chrome (Beta) - Para Android 4.0 ou superior

 

 

Camera

- Camera ZOOM FX - App Paga

- Paper Camera - App Paga

- Camera360

- Pixlr-o-matic

 

 

Redes Sociais

- Foursquare

- Gowalla

- Facebook

- Twitter

- Google+

- FriendCaster

 

 

Comunicação

- Go SMS

- Hotmail

- MSN Mercury

- WhatsApp

- Viber

 

 

Meteorologia

- 1weather

- GO Weather

- Beautiful Widgets - App Paga

 

 

Utilitários

- Link2SD

- Titanium Backup

- App 2 SD

- AdFree

- AirDroid

- ZDbox

 

 

Jogos

- Apparatus

- Basketball Shot

- Fruit Ninja

- GlowHockey

- Drag Racing

- Pool Master Pro

- Paper Toss

 

 

Saúde e Fitness

- Endomondo

- Cardiograph

 

 

Viagens e Local

- tmn Drive

- GpsFix

 

 

 

FAQ

 

 

 

 

Q - O que é o root e para que serve?

A - Root é "desbloquear" o aparelho de forma a que o utilizador tenha privilégios superiores de acesso a opções e acções. Ao fazer root, desbloqueamos todo o potencial do aparelho, ficando com a hipótese de instalar novas ROMS, aplicações que fazem acções que necessitam de maior acesso, como apagar sistemas de ficheiro, alterar definições de hardware, entre outros.

 

Q - O que são ROMS e para que servem?

A - Uma ROM é uma instância do sistema operativo. Quando se vêem ROMS alteradas para download, são de forma simplificada, um sistema operativo novo para o telemóvel, que apesar de poder ser baseado na mesma versão que possuem, pode conter várias melhorias, desde a falta de aplicações desnecessárias, ou até optimizações de forma a que o telemóvel fique mais rápido.

 

Q - Jelly Bean, Ice Cream Sandwich, o que significam esses nomes?

A - Há várias versões principais do Android, comparemos estas versões por exemplo ao Windows XP, Windows 7, Windows 8, etc, estas versões têm nomes dados pela Google e em vez de nomes numéricos, têm nomes mais... divertidos.

 

A lista actual é:

 

  • Versão 1.5: Cupcake (Abril de 2009, com a última revisão oficial a maio de 2010)
  • Versão 1.6: Donut (Setembro de 2009, com a ultima revisão oficial a maio de 2010)
  • Versão 2.0 - 2.1: Eclair (Janeiro de 2010, com a última revisão oficial a maio de 2010)
  • Versão 2.2: FroYo (Frozen Yogurt - Maio de 2010, com a última revisão oficial a julho de 2011)
  • Versão 2.3 - 2.4: Gingerbread (versão lançada a 6 de dezembro de 2011)
  • Versão 3.0 - 3.2: Honeycomb (Lançada especialmente para tablets em Janeiro de 2011)[15]
  • Versão 4.0: Ice Cream Sandwich (Anunciada oficialmente em 19 de outubro de 2011)[16]
  • Versão 4.1 - 4.2: Jelly Bean (Versão atual, lançada em 27 de junho de 2012, com atualização recebida em 29 de outubro de 2012)
     

 

Os nomes de versões do Android seguem ordem alfabética: Cupcake, Donut, Eclair, Froyo, Gingerbread... Faltam as letras A e B e ninguém do Google até hoje revelou quais eram os nomes das duas primeiras versões e se recusam terminantemente a falar sobre o assunto.

 

 

 

Compartilhar este post


Link para o post

Boa iniciativa, :compinchas: , mas por enquanto uso Windows mobile

Compartilhar este post


Link para o post

Bom tópico, agora no Natal recebi um telemóvel com Android logo isto vai me dar jeito.

Compartilhar este post


Link para o post

Não conhecia o Skyfire, thank you Nikel.

Caso não saibas, o Skyfire funciona desta forma: Imagina que entras no site da NBA e vais a uma página de um vídeo. Como não tens flash, não vais conseguir visualizar o vídeo, mas o skyfire reconhece que há um vídeo nessa página e faz o download do vídeo para os servidores deles e mostra-te o vídeo no browser, num formato deles, sem recorrer a flash.

Compartilhar este post


Link para o post

este tópico tem muita potencialidade, bem Nikel!

 

não sabia que o SkyFire fazia isso, muito bom

btw qual é a utilidade do barcode?

Compartilhar este post


Link para o post

este tópico tem muita potencialidade, bem Nikel!

 

não sabia que o SkyFire fazia isso, muito bom

btw qual é a utilidade do barcode?

Se por acaso fores a um site sobre uma aplicação (no computador), é provável que algures na página apareça um código deste estilo:

Police-Scanner-Android-police-scanner-code.png

 

Se tiveres o Scanner no telemóvel, basta abrires a aplicação, apontar a câmara para o ecrã do computador e ele reconhecerá o código. Ém vez de leres sobre uma aplicação no pc, ires ao Market do telemóvel pesquisar a aplicação e sacá-la. Se vires a aplicação no pc, apontas o telemóvel para o código e aquilo vai-te logo para a página onde sacas a aplicação.

 

http://www.youtube.com/watch?v=1RrTb1nuG58

Compartilhar este post


Link para o post

Caso não saibas, o Skyfire funciona desta forma: Imagina que entras no site da NBA e vais a uma página de um vídeo. Como não tens flash, não vais conseguir visualizar o vídeo, mas o skyfire reconhece que há um vídeo nessa página e faz o download do vídeo para os servidores deles e mostra-te o vídeo no browser, num formato deles, sem recorrer a flash.

 

Obrigado novamente :)

Compartilhar este post


Link para o post

Bom tópico. :)

 

As aplicações que se sacam por aquele site não se pagam? Ou só se pode sacar as free?

Compartilhar este post


Link para o post

Se tiveres o Scanner no telemóvel, basta abrires a aplicação, apontar a câmara para o ecrã do computador e ele reconhecerá o código. Ém vez de leres sobre uma aplicação no pc, ires ao Market do telemóvel pesquisar a aplicação e sacá-la. Se vires a aplicação no pc, apontas o telemóvel para o código e aquilo vai-te logo para a página onde sacas a aplicação.

 

Brutal :prayer:

Compartilhar este post


Link para o post

Bom tópico. :)

 

As aplicações que se sacam por aquele site não se pagam? Ou só se pode sacar as free?

Sim, as aplicações que lá dizem que são grátis, podes encontrar no Market, de forma gratuita, dependendo da compatibilidade com o teu telemóvel. Quanto a aplicações pagas, é óbvio, tens de as comprar. Não me vou focar nas pagas neste tópico porque não vou dar qualquer apoio a qualquer tipo de pirataria aqui.

Compartilhar este post


Link para o post

pergunta noobish:

 

ir ao market gasta dinheiro?

 

ainda ando às aranhas com o meu lg gt 540 :(

Depende. Para aceder ao Market tens de estar ligado à net obviamente. Se te ligares à net da Vadofone/TMN/Optimus, irás pagar para te ligares à net. Eu uso a rede sem fios cá de casa e a net sem fios da faculdade, portanto nunca gastei dinheiro.

 

Resumindo, gastas dinheiro no acesso à net, não é especificamente do Market. Tenho o mesmo móvel portanto qualquer coisa avisa.

Compartilhar este post


Link para o post

ok, é isso. eu nao consigo apanhar a net wireless na minha faculdade :(

tens de configurar, se for eduroam, mete no google e ele ensina-te como configurar

Compartilhar este post


Link para o post

tens de configurar, se for eduroam, mete no google e ele ensina-te como configurar

yah eh isso mesmo. eduroam. Meto no google o quê? :o

Compartilhar este post


Link para o post

Sim, as aplicações que lá dizem que são grátis, podes encontrar no Market, de forma gratuita, dependendo da compatibilidade com o teu telemóvel. Quanto a aplicações pagas, é óbvio, tens de as comprar. Não me vou focar nas pagas neste tópico porque não vou dar qualquer apoio a qualquer tipo de pirataria aqui.

 

Mas dá para "arrastar" as aplicações que se sacam naquele site para o telemóvel e o efeito é o mesmo que sacado no Market, certo?

Compartilhar este post


Link para o post

yah eh isso mesmo. eduroam. Meto no google o quê? :o

no meu caso meti

configurar eduroam UA

e apareceu um pdf a explicar como o fazer

 

só tens de substituir UA pelo nome da tua universidade

Compartilhar este post


Link para o post

Mas dá para "arrastar" as aplicações que se sacam naquele site para o telemóvel e o efeito é o mesmo que sacado no Market, certo?

O que queres dizer com arrastar?

 

não sei é fazer essa m*rda no meu telemovel :o

Quando estiveres na faculdade, pressionas a tecla de menu (a tecla do lado esquerdo, uma que está acima do botão verde) e escolhes definições. Depois escolhes "Sem fios e redes" ou algo do género e vais a "Definições de Wifi". Se não tiveres o Wifi activado carregas no visto para o activar lá em cima e esperas que ele reconheça a eduroam, que vai aparecer na lista abaixo. Quando clicas em cima da eduroam irá aparecer-te um menu para configurar a rede. As opções para a Eduroam da FCUL são (estou a fazer de cabeça mas penso que a ordem é esta): TTLS, MSCHAPV2, nos certificados e essas coisas não te dará escolha, portanto deixas estar. No utilizador e password será os teus dados que te dão na faculdade (na minha é [email protected] em que o xxxxx é o teu numero de aluno). Depois confirmas e vês se ele liga à rede.

 

Se estiver confuso avisa. Atenção que estas são as opções para a FCUL, se calhar para a tua é diferente.

Compartilhar este post


Link para o post

Passar as aplicações do PC para o telemóvel, como se fosse um ficheiro de música ou assim.

Ah. Podes arrastar sim, mas depois terás de instalar. A aplicação terá de estar em formato .apk e terás de usar por exemplo o Astro (1º post) para instalar.

Compartilhar este post


Link para o post

Ah. Podes arrastar sim, mas depois terás de instalar. A aplicação terá de estar em formato .apk e terás de usar por exemplo o Astro (1º post) para instalar.

 

Ok, obrigado Nikel. ;)

Compartilhar este post


Link para o post

Pessoal existe alguma app que dê notificações de aniversários?

 

tipo, eu tenho os meus contactos todos na minha conta google e preenchi-os com as respectivas datas de nascimento, e passei-as para o android via google calendar, mas no calendário do tlm só fica lá marcado, não dá notificação nenhuma, ou seja, acabo por me esquecer, há alguma solução para isto?

Compartilhar este post


Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa de ser membro desta comunidade para poder comentar

Criar uma conta

Registe-se na nossa comunidade. É fácil!

Criar nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Autentique-se agora
Entre para seguir isso  

×
×
  • Criar Novo...