Ir para conteúdo
Entre para seguir isso  
Boo Riquelme

[Núcleo] Atlético CP

Publicações recomendadas

acp11.jpg

 

O Atlético Clube de Portugal é um clube Português localizado em Alcântara, Lisboa, fundado a 18 de Setembro de 1942. O clube nasceu com a união de dois clubes - Carcavelinhos Futebol Clube e União Foot-ball Lisboa.

 

O Atlético jogou 24 vezes na primeira divisão de futebol, a última das quais na temporada de 1976-77. O clube ganhou oito troféus importantes desde a sua criação, em 1942

Actualmente a equipa de futebol milita na Segunda Liga

 

Além do Futebol, o clube tem equipas de Basquetebol, Futsal, Natação e Ténis de mesa.

 

História

O clube nasceu com a união de dois clubes localizados na zona de santo amaro e Alcântara - União Foot-ball Lisboa e Carcavelinhos Futebol Clube.

 

O Carcavelinhos, agremiação popular de Alcântara, à qual todo o meio operário do bairro incitava e amparava com extraordinário apego e muita dedicação nasceu a 3 de Março de 1910 por um grupo de pessoas de Santo Amaro. O clube foi inicialmente chamado Grupo dos 15, devido a quinze pessoas que estabelecem o clube.

 

Sob o nome de Carcavelinhos, o clube venceu o Campeonato de Portugal em 1928, seguido pela Segunda Divisão duas vezes, em 1935 e 1939. Sob o nome de União de Lisboa, o clube conseguiu chegar à final, do Campeonato de Portugal em 1929, onde perdeu para o Belenenses por 3-1, no Campo de Palhavã.

 

Indiscutivelmente o período de maior sucesso do clube veio apenas alguns anos após a criação do Atlético Clube de Portugal. O clube chegou a duas finais Taça de Portugal nos anos 40. A sua primeira final em 1946, foi disputada contra o Sporting Clube de Portugal no Estádio Nacional, em Oeiras, onde perdeu por 4-2. A segunda grande final veio três anos depois, onde desta vez contra o Sport Lisboa e Benfica onde perdeu por 2-1.

 

Além do Futebol, o voleibol feminino destacou-se durante os anos 80. Com 3 Taças de Portugal consecutivas(1981/82, 1982/83 e 1983/84) e presenças na Taça dos Vencedores das Taças.

 

Destaque também para o Basquetebol que venceu 1 Taça de Portugal e foi bicampeão de Juniores e juvenis.

 

Infraestruturas

Erguido nos anos 40, após a fusão do Carcavelinhos e do União Lisboa, está localizado junto à Pedreira do Alvito, em Alcântara. O actual estádio está localizado no mesmo sítio do anterior Campo da Tapadinha - construído em 1912 -, campo de jogos do Carcavelinhos. Inaugurado com uma capacidade para 10000 espectadores, hoje em dia a sua lotação está reduzida a 4400, devido à pouca afluência de público.

 

jvUWHBQs.jpg JFmyJqWs.jpg Y1xgZyJs.jpg 2NiAX7bs.jpg JZ0MTTEs.jpg cFyxeGcs.jpg xD7okxzs.jpg S4VfWzos.jpg

 

O Atlético joga, desde a sua fundação, neste estádio. Já recebeu jogos da Selecção de sub-21 e foi utilizado pela selecção da Alemanha durante o Euro-2004 como campo de treinos.

 

Palmarés

Atlético Clube de Portugal

Futebol

  • 2ª Divisão: 3 vezes vencedor(1944/45, 1958/59 e 1967/68).
  • 3ª Divisão: 2 vezes vencedor(2003/04 e 2005/06).
  • Taça de Honra 2ª Divisão - AF Lisboa: 1 vez vencedor(1987/88).
  • Taça de Honra 3ª Divisão - AF Lisboa: 1 vez vencedor(1980/81).
  • Juniores - 2ª Divisão: 1 vez vencedor(2012/13).

 

Basquetebol

  • Taça de Portugal: 1 vez vencedor(1953/1954).
  • Taça Nacional Sub-20: 1 vez vencedor(2006/07).
  • Campeonato Nacional da 2ª Divisão: 2 vezes vencedor(1943/44 e 1976/77).
  • Taça de Honra - Seniores: 1 vez vencedor(1943/44).
  • Campeonato de Juniores: 2 vezes vencedor(1975/76 e 1989/90).
  • Campeonato de Juvenis: 3 vezes vencedor(1973/74, 1974/75 e 1987/88).

Voleibol Feminino

  • Taça de Portugal: 3 vezes vencedor(1981/82, 1982/83 e 1983/84).

Andebol Masculino

  • 2ª Divisão: 1 vez vencedor(1971/72).

 

Carcavelinhos Futebol Clube

Futebol

  • Campeonato de Portugal: 1 vez vencedor(1927/28).
  • 2ª Divisão: 2 vezes vencedor(1934/35 e 1938/39).

 


 

Época 2013/2014

 

002.jpg

 

 

Calendário

 

Treinador: Gorka Etxeberria

 

Guarda-Redes

bandeira_por.jpg Filipe Leão

bandeira_guinebissau.gif Jonas

Defesas

bandeira_por.jpg João Lima (Defesa-Central)

bandeira_por.jpg Fábio Marinheiro (Defesa-Central)

bandeira_por.jpg Luís Dias (Defesa-Direito / Defesa-Esquerdo)

bandeira_por.jpg Bernardo (Defesa-Direito / Defesa-Esquerdo)

bandeira_por.jpg Hugo Carreira (Defesa-Central)

bandeira_por.jpg Rui Cardoso (Defesa-Esquerdo)

bandeira_por.jpg Pedro Caipiro (Defesa-Direito / Defesa-Esquerdo)

bandeira_guinebissau.gif Da Silva (Defesa-Central / Trinco)

bandeira_por.jpg Raúl (Defesa-Esquerdo)

Médios

bandeira_por.jpg Afonso Taira (Trinco / Médio-Centro)

bandeira_por.jpg Hugo Pina (Trinco)

bandeira_por.jpg Marco Bicho (Médio-Centro / Trinco)

bandeira_por.jpg Vasco Varão (Médio-Ofensivo / Médio-Centro)

bandeira_por.jpg Mauro Antunes (Médio-Ofensivo / Extremo)

bandeira_por.jpg Guilherme (Médio-Ofensivo / Extremo)

bandeira_por.jpg Fábio Oliveira (Médio-Ofensivo)

bandeira_por.jpg Valdo Alhinho (Médio-Centro)

bandeira_caboverde.gif Bijou (Médio-Centro)

Avançados

bandeira_caboverde.gif Pedro Moreira (Extremo-Direito /Extremo-Esquerdo / Segundo Avançado)

bandeira_por.jpg Rui Varela (Ponta-de-Lança)

bandeira_por.jpg Tiago Pereira (Ponta-de-Lança)

bandeira_guinebissau.gif João Mário (Ponta-de-Lança / Extremo)

bandeira_por.jpg Tiago Cerveira (Extremo-Esquerdo / Extremo-Direito)

 

Podem consultar as fichas dos jogadores aqui.

Editado por Boo

Compartilhar este post


Link para o post

Sim. Pode-se dizer que sou "director". Uma espécie de 'ponte oficial' entre os adeptos e a direcção.

Compartilhar este post


Link para o post

Perguntaste no nucleo do SLB, respondi-te e nao deves ter visto..

 

Miguel Lourenço, 1º ano de senior, Defesa Central-internacional sub-19 e o VFC ainda nao o informou se conta com ele ou nao..

 

E tens-me a mim :carinhoso:

Compartilhar este post


Link para o post

Deixo aqui, para não dispersar a conversa por vários tópicos.

 

Tivessem abordado o Fábio Fortes, que é do Real. Agora vai para o Guimarães, e o Lille chegou a observá-lo. Há coisa de 3 meses, se o tivessem abordado, era bem provável que assinasse contrato.

 

Mas os dispensados que se sabem já têm colocação. Pedro Dias no Vitória e Pedro Almeida no Leiria. Desta geração, podiam também abordar o Paulo Teles, que é júnior de 2º e que fala-se que pode ser dispensado. Ridículo, porque é uma máquina.

 

Do Sporting há muita coisa que podiam aproveitar. O Pedro Mendes, por exemplo, que é um centralão. O Cédric, se bem que não sei se sairia para uma Orangina. O André Martins, médio centro, que esteve emprestado ao Pinhalnovense. Há também o Pereirinha, mas esse não vai parar à Orangina.

 

Dos que serão seniores este ano, tens o William, que faz trinco e interior e o Zezinho, que é 10 e deve fazer a pré-época.

 

Há o Kikas, também, que é muito bom jogador, que teve ligado ao Sporting até ao ano passado, mas foi dispensado. Fez este ano no Real, mas como desceram ele vai procurar colocação noutra equipa.

Compartilhar este post


Link para o post

Isso deve ser altamente. Como conseguiste?

Tenho 19 anos e 9 meses, sou sócio há 19 anos e 9 meses. Vou ao futebol com o meu pai desde os 3 meses. Cresci no Atlético, conheco quase todos os socios (somos poucos lol) que vao ver os jogos em casa. Foi por convite, e por acaso de uma forma um bocado estranha. Vou a caminho de uma AG, liga-me o presidente "epá oh chavalo, nao faltes à AG que preciso de ti", tass bem. Chego lá, sento-me, até que o presidente começa a botar discurso e a dizer "ah e numa nova vaga de pessoas ligadas ao clube, a direcção optou por chamar 2 jovens (eu e um amigo meu) para se irem preparando para tomarem conta do clube, num futuro proximo". E pronto, foi assinar o livrinho e voila, sou 'director' :lol: É um posto um bocado "non-sense", mas é giro para se dar opinioes mais formais sobre os destinos do clube. Foi engraçado ver a cara do presidente quando na 1ª reuniao começo a botar discurso sobre a organizacao dos RH no clube :lol:

 

 

Perguntaste no nucleo do SLB, respondi-te e nao deves ter visto..

 

Miguel Lourenço, 1º ano de senior, Defesa Central-internacional sub-19 e o VFC ainda nao o informou se conta com ele ou nao..

 

E tens-me a mim :carinhoso:

já ta apontado o nome :)

Compartilhar este post


Link para o post

Para este ano, temos de ter cabeça para gerir bem a situação e assegurarmos rapidamente a promoção. Tudo farei para que isso aconteca!

 

Ainda bem que te enganaste :mrgreen:

Compartilhar este post


Link para o post

Tenho 19 anos e 9 meses, sou sócio há 19 anos e 9 meses. Vou ao futebol com o meu pai desde os 3 meses. Cresci no Atlético, conheco quase todos os socios (somos poucos lol) que vao ver os jogos em casa. Foi por convite, e por acaso de uma forma um bocado estranha. Vou a caminho de uma AG, liga-me o presidente "epá oh chavalo, nao faltes à AG que preciso de ti", tass bem. Chego lá, sento-me, até que o presidente começa a botar discurso e a dizer "ah e numa nova vaga de pessoas ligadas ao clube, a direcção optou por chamar 2 jovens (eu e um amigo meu) para se irem preparando para tomarem conta do clube, num futuro proximo". E pronto, foi assinar o livrinho e voila, sou 'director' :lol: É um posto um bocado "non-sense", mas é giro para se dar opinioes mais formais sobre os destinos do clube. Foi engraçado ver a cara do presidente quando na 1ª reuniao começo a botar discurso sobre a organizacao dos RH no clube :lol:

Deve ser uma sensação do caraças estar dentro de um clube que acompanhas desde que "nasceste". Boa sorte nisso. Vai contando novidades. :D

Compartilhar este post


Link para o post
Guest Vladimir Ilitch

Não sabia que estavas assim tão dentro do clube. É bem puto :D

Parabéns ao Atlético, vejam lá se se conseguem manter na liga orangina durante um tempo, até garantirem condições para subir à 1ª e manterem-se cá :)

Compartilhar este post


Link para o post

Boo sabes se contam com o Fábio Albasini? Vai para o 2º ano de sénior, esteve esta época emprestado ao Zambujal, clube da 1ª distrital de Setúbal

Compartilhar este post


Link para o post

Tenho 19 anos e 9 meses, sou sócio há 19 anos e 9 meses. Vou ao futebol com o meu pai desde os 3 meses. Cresci no Atlético, conheco quase todos os socios (somos poucos lol) que vao ver os jogos em casa. Foi por convite, e por acaso de uma forma um bocado estranha. Vou a caminho de uma AG, liga-me o presidente "epá oh chavalo, nao faltes à AG que preciso de ti", tass bem. Chego lá, sento-me, até que o presidente começa a botar discurso e a dizer "ah e numa nova vaga de pessoas ligadas ao clube, a direcção optou por chamar 2 jovens (eu e um amigo meu) para se irem preparando para tomarem conta do clube, num futuro proximo". E pronto, foi assinar o livrinho e voila, sou 'director' :lol: É um posto um bocado "non-sense", mas é giro para se dar opinioes mais formais sobre os destinos do clube. Foi engraçado ver a cara do presidente quando na 1ª reuniao começo a botar discurso sobre a organizacao dos RH no clube :lol:

 

Grande atitude do presidente, apostar em jovens para cargos directivos para os preparar para o futuro. Não estou a ver o presidente da Oliveirense a fazer isso, no máximo pode meter os sobrinhos a passear por lá, mas nunca alguém que não seja familiar.

 

Quanto a reforços, o atletico está a pensar manter alguns jogadores e o resto ir aos emprestimos dos jovens de clubes de lisboa? É que se for, isso não dá muito bom resultado...veja-se o fátima

Compartilhar este post


Link para o post

Oh Boo, viajas com a equipa? Vens sexta a Madeira na consagração ao campeão? :mrgreen:

Compartilhar este post


Link para o post

É sempre bom termos mais um clube da "região sul" nas ligas profissionais. A ver se se conseguem manter.

Compartilhar este post


Link para o post

Ainda bem que te enganaste :mrgreen:

isso isso

 

Deve ser uma sensação do caraças estar dentro de um clube que acompanhas desde que "nasceste". Boa sorte nisso. Vai contando novidades. :D

É uma sensação... do crl! É o meu único clube, e poder estar por dentro do clube como estou, é um "sonho" concretizado. O sonho sempre foi ser futebolista e levar o Atlético à 1ª Divisão, mas esse evaporou-se aí aos 12 anos :lol: Desde aí que ser presidente do clube é um objectivo de vida para mim, e acredito que conseguirei isso daqui a uns anos, quando a minha vida estabilizar. Para já, é bom sentir a responsabilidade de fazer algo para o clube, dado que é um clube pequeno, com poucos sócios, e qualquer medida que se tome, tem-se logo repercussões imediatas e visiveis. É bacano :) Obrigado.

 

Espero que desçam.

eheheh not gonna happen

 

 

Não sabia que estavas assim tão dentro do clube. É bem puto :D

Parabéns ao Atlético, vejam lá se se conseguem manter na liga orangina durante um tempo, até garantirem condições para subir à 1ª e manterem-se cá :)

thanks :D

 

Boo sabes se contam com o Fábio Albasini? Vai para o 2º ano de sénior, esteve esta época emprestado ao Zambujal, clube da 1ª distrital de Setúbal

Já ouvi esse nome... Honestamente, estou um pouco afastado da equipa de Juniores, só os fui ver este ano umas 2 ou 3 vezes. Sei que foram ao playoff para subirem para o Nacional, mas não conseguiram.

 

Grande atitude do presidente, apostar em jovens para cargos directivos para os preparar para o futuro. Não estou a ver o presidente da Oliveirense a fazer isso, no máximo pode meter os sobrinhos a passear por lá, mas nunca alguém que não seja familiar.

 

Quanto a reforços, o atletico está a pensar manter alguns jogadores e o resto ir aos emprestimos dos jovens de clubes de lisboa? É que se for, isso não dá muito bom resultado...veja-se o fátima

Foi como disse lá em cima, isto tudo é feito a uma escala muito pequena. É normal que sejamos chamados, porque, para ser sincero, pessoal com menos de 30 anos que sejam do Atlético, gostem do clube e que o sigam há para aí umas 5 pessoas lol. Acaba por ser uma sucessão lógica, e a nossa função é poder trazer pra a direcção sangue novo, ideias novas, mais criativas e ambiciosas. Eu agora estou a pensar em fazer uma análise de "gestão" do clube para entregar ao presidente. Assim algo relacionado com marketing, e de que forma podemos atrair mais pessoas para o clube. Também estou a pensar fazer "um museu" do Atlético, fazer um inventariado das Taças/Medalhas que temos e para que as possamos expor no Estádio, para que toda a gente possa ver. É que há uma sala que está atolada de trofeus e nao sei que...nem se pode andar lá :lol: A ver se agora, como tenho tempo, consigo fazer isso.

EDIT: Esqueci-me de te responder ao resto. Epá, o plantel que temos agora é óptimo, mas muito curto. Rotação de jogadores não houve, e andámos a época toda a jogar com os mesmos 15/16. Portanto, o que temos de fazer - opinião pessoal - é mandar embora quem não tem realmente qualidade para jogar num patamar mais acima. Depois, buscar 5/6 jogadores que sejam bons e que lutem pela titularidade; que entrem no 11, e nao se note a ausencia do Rudy, Laurindo ou Carlitos, por exemplo. Acho que esses 5/6 podem vir do Sporting/Benfica através de empréstimos. O que nao podemos deixar é que a equipa se torne dependente desses empréstimos, ou seja, eles aqui serão tratados como jogadores do Atlético, que servem para jogar pelo Atlético, e não porque "ah e tal vieram dum grande".

Contudo, há outro problema que me está a lixar a cabeça: treinador. Não vejo nenhum treinador suficientemente bom para pegar numa equipa com um orçamento baixissimo e que nos possa por a jogar bom futebol, sem ser o Toni Pereira. Tenho tanta pena que ele se vá embora :(

 

Oh Boo, viajas com a equipa? Vens sexta a Madeira na consagração ao campeão? :mrgreen:

naaaao. Não sou o DD, pá :lol: E isso é complicado também, não há dinheiro para todos :) Foi o Atlético e o União terem subido :)

 

É sempre bom termos mais um clube da "região sul" nas ligas profissionais. A ver se se conseguem manter.

Obrigado Sas :)

Editado por Boo

Compartilhar este post


Link para o post

Acrescento que fiquei mto feliz com a subida do Atletico, primeiro, porque é um clube simpático, segundo porque é um clube tradicional de Lisboa, terceiro, porque é um clube do Sul num futebol dominado de Coimbra para cima...

 

 

Vai ser dificil, nomeadamente a primeira epoca na Orangina, as diferenças de ritmo serao certamente muitas, pode ser que o SCP e o SLB deem uma maozinha com uns emprestimos.

Editado por P_KOR

Compartilhar este post


Link para o post

Para este ano, temos de ter cabeça para gerir bem a situação e assegurarmos rapidamente a promoção. Tudo farei para que isso aconteca!

 

:medinho:

 

Bem-vindo Atlético! :mrgreen:

Compartilhar este post


Link para o post

Os maiores sucessos para o Atlético CP, um clube histórico que faz falta aos campeonatos profissionais, e que ajuda a acabar com a hegemonia do futebol mais a Norte. Assim já é mais uma equipa a Sul.

Quando a Oliveirense for aí jogar, gostava de ir, tal como ao Restelo, que este ano não tive possibilidade de ir.

Compartilhar este post


Link para o post

É uma sensação... do crl! É o meu único clube, e poder estar por dentro do clube como estou, é um "sonho" concretizado. O sonho sempre foi ser futebolista e levar o Atlético à 1ª Divisão, mas esse evaporou-se aí aos 12 anos :lol: Desde aí que ser presidente do clube é um objectivo de vida para mim, e acredito que conseguirei isso daqui a uns anos, quando a minha vida estabilizar. Para já, é bom sentir a responsabilidade de fazer algo para o clube, dado que é um clube pequeno, com poucos sócios, e qualquer medida que se tome, tem-se logo repercussões imediatas e visiveis. É bacano :) Obrigado.

Se continuares com essa dedicação e motivação mais tarde ou mais cedo consegues o tal cargo de presidente. Acredito que sim.

Compartilhar este post


Link para o post

Boo, não te conheço tão bem como grande parte do povo aqui do forum pois estou inscrito á pouco tempo, mas ver alguem novo num cargo como o teu é sempre bom sinal.

Parabens ao "teu" Atlético pela subida e espero que fiquem pouco tempo na Orangina. Este ano que seja o da consolidação e que o ano seguinte seja o da subida pois fazem falta históricos na I Liga Portuguesa

Compartilhar este post


Link para o post

Contudo, há outro problema que me está a lixar a cabeça: treinador. Não vejo nenhum treinador suficientemente bom para pegar numa equipa com um orçamento baixissimo e que nos possa por a jogar bom futebol, sem ser o Toni Pereira. Tenho tanta pena que ele se vá embora :(

 

Tem o treinador da Oliveirense...não sei é até que ponto é que ele aceita sair da zona de aveiro sem ser para um clube da 1ª. Ele deve ter propostas da 1ª, mas quer ficar na UDO, desta vez para renovar fez algumas exigencias ao presidente, nada de dinheiro, mas sim condiçoes que nunca teve ate agora, ou seja, ter o plantel formado no inicio da epoca, já que tem começado sempre com 14/15 jogadores. Podem sempre tentar, é só dar um plantel mais ou menos ao homem e ele mete-vos na 1ª. Se fossem da zona de aveiro ele talvez até fosse, assim não sei, mas podem tentar. Tenho pena é que ele saia daqui, mas também estou farto de ver o clube não lhe dar condições.

 

Tem também o Paulo Torres, fez um bom trabalho no Torreense, não sei é se ja tem equipa para a próxima época

 

E ainda o Paulo Fonseca do Pinhalnovense. O ideal para vocês era alguém com experiencia de 2ª liga, mas o orçamento pode não dar para isso.

Editado por Mafia_SCP

Compartilhar este post


Link para o post

LOL o Pedro Miguel sai fácil para um clube de primeira.

 

Não sei se será bem assim. Só se quiser ficar no desemprego até haver algum despedimento. Senão, diz lá um clube da 1ª que o queira? Todos os clubes têm treinador, a académica não tem, mas está em eleições e para uma lista é o Pedro Emanuel e para a outra é o Cajuda. Por isso não sei até que ponto é que ele não vai voltar a estar mais uma época na 2ª

Compartilhar este post


Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa de ser membro desta comunidade para poder comentar

Criar uma conta

Registe-se na nossa comunidade. É fácil!

Criar nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Autentique-se agora
Entre para seguir isso  

×
×
  • Criar Novo...