Clube Manager Portugal (FM2013): Grémio Táctico [FM'12] - Clube Manager Portugal (FM2013)

Ir para

• (15 Páginas) +
  • 1
  • 2
  • 3
  • Último »
  • Novo tópico
  • Responder

Grémio Táctico [FM'12] Vêm aqui discutir as tuas tácticas

#1 Membro offline   OntheRadio 

• King Kahn
  • Grupo: Membro da Comunidade
  • Registado: 27 Set 2008
  • Estado: As High As Honor

Publicado em 28 Dezembro 2011 - 10:03

Já tinha sido aberto um tópico semelhante nas edições anteriores e mais uma vez pode ser muito útil para os users que tenham algumas dúvidas em relação às tácticas que utilizam e que com a ajuda de outros consigam acertar os pormenores e aperfeiçoar as tácticas.
Desde técnicas de motivação a instruções ao jogador, aqui podes perguntar de tudo

Bom eu começo por lançar uma questão que me deixa na dúvida:
Para quem joga em 4x2x3x1 em que lado costumam utilizar o médio com tarefas mais defensivas? do lado esquerdo ou direito do dupla central?

Este post foi editado por OntheRadio: 28 Dezembro 2011 - 10:04

0

#2 Membro offline   Cardia 

• Registado: 31 Ago 2010

Publicado em 28 Dezembro 2011 - 10:39

Ver postOntheRadio, em 28 Dezembro 2011 - 10:03 , disse:

Já tinha sido aberto um tópico semelhante nas edições anteriores e mais uma vez pode ser muito útil para os users que tenham algumas dúvidas em relação às tácticas que utilizam e que com a ajuda de outros consigam acertar os pormenores e aperfeiçoar as tácticas.
Desde técnicas de motivação a instruções ao jogador, aqui podes perguntar de tudo

Para quem joga em 4x2x3x1 em que lado costumam utilizar o médio com tarefas mais defensivas? do lado esquerdo ou direito do dupla central?

No meu caso depende muito .Faz para mim mais sentido colocar um médio de características mais defensivas do lado do lateral mais ofensivo para que possa fazer compensações quando necessário e por exemplo também colocar um central mais rápido do lado desse lateral. Não sei o que acham, mas para mim faz sentido :mrgreen:
0

#3 Membro offline   Tó_Madeira 

• TRI
  • Registado: 20 Jun 2009

Publicado em 29 Dezembro 2011 - 12:08

Eu gosto que os médios criativos joguem no lado contrário ao pé preferido para terem mais amplitude e visão de jogo com o melhor pé. Por isso o lado em que joga o médio mais defensivo depende do médio criativo.
0

#4 Membro offline   analisetatica 

• Registado: 06 Nov 2011

Publicado em 29 Dezembro 2011 - 12:16

Ver postTó_Madeira, em 29 Dezembro 2011 - 01:08 , disse:

Eu gosto que os médios criativos joguem no lado contrário ao pé preferido para terem mais amplitude e visão de jogo com o melhor pé. Por isso o lado em que joga o médio mais defensivo depende do médio criativo.

depende mesmo do lateral! tambem nas minhas formações,
0

#5 Membro offline   Mister Vodu 

• Vodu
  • Registado: 31 Dez 2003
  • Estado: See us in another life o/

Publicado em 29 Dezembro 2011 - 10:39

Em nenhum, utilizaria os 2 ultra-defensivos. (tendo em conta o actual motor de jogo claro)

Noutro qualquer cenário dependeria do MAC que utilizasse. Se fosse destro, iria cair muito mais vezes no lado direito, logo o MCdireito seria o mais defensivo. Se o MAC fosse esquerdino...o MC esq.

Isto duma forma muito simplista, cada caso é um caso.

Este post foi editado por Mister Vodu: 29 Dezembro 2011 - 10:40

0

#6 Membro offline   James 19 Rodriguez 

• lucy <3
  • Registado: 26 Jan 2010
  • Estado: Isto aqui são só mauzões, fds.

Publicado em 02 Janeiro 2012 - 02:04

Não sei se deve ser aqui que devo postar isto mas pronto, cá vai.

Comecei um save no Barça, e decidi criar uma tática que tentasse pelo menos imitar a maneira como eles jogam. Posse de bola, muitas oportunidades de golo, ou seja, controlo total em todos os jogos.

Na 1ª época ganhei tudo. Supertaças, campeonato, campeonato do Mundo, Taça e Champions.

Sim, foi com o Barça que fiz isto. A melhor equipa do jogo, bla bla bla. Mas o meu objectivo era tentar criar uma tática em que o controlo dos jogos fosse o mais importante.

Posto isto, se quiserem experimentar a táctica, digam-me. Será também uma maneira de ver se resulta em equipas mais pequenas.

A disposição tática é a seguinte:

GR
DC-DC
AD-------AE
------T-------
--MC-MC--
ED-------EE
-----PL-----

Este post foi editado por Johnny'07: 02 Janeiro 2012 - 02:07

0

#7 Membro offline   OntheRadio 

• King Kahn
  • Registado: 27 Set 2008
  • Estado: As High As Honor

Publicado em 02 Janeiro 2012 - 09:29

É aqui Johhny, isto aqui serve para se falar de tudo o que está relacionado com tácticas :compinchas:
Conseguias muita posse de bola e ao mesmo tempo criavas oportunidades?
Podes meter as instruções à equipa
0

#8 Membro offline   de16rossi 

• Associazione Sportiva Roma <3
  • Registado: 21 Mar 2009
  • Estado: Forza Roma!!!!

Publicado em 02 Janeiro 2012 - 10:50

Por exemplo quero saber a vossa opinião..

Tenho como objetivo a posse de bola e então apenas 3 jogadores da minha estão com permissão de correr com bola por vezes e um frequentemente. Por vezes são os 2 laterais que dão a largura ao jogo e frequetemente é o 10, o criativo da equipa. Os médios nem remates de longe é permitido pois quero que a equipa troque a bola até encontra a solução para entrar nomeadamente com cruzamentos atrasados. e rasteiros. O mesmo acontece com os avançados, rematam pouco de longe e correr com bola é raramente, pois quero que eles toquem e vão buscar à frente ou que o toque que eles dão seja de tabela pois seguram o jogo, ou para finalizar. Não pretendo que andem a tentar driblar tudo e todos. No entanto crio pouco assim, apesar de posse de bola e do controle ser muito bom. Acham que devo colocar correr com bola e remates de longe aos avançados?

E para limitar os 3 corredores, onde os exteriores são usados apenas pelos laterais acham que devo colocar, foco em passe misto, pelas laterais ou pela zona central?

Eu tenho as minha ideias mas quero ver a vossa opinião, até porque o FM é teimoso e temos de jogar os dados para atingir minimamente o que se pretende.
0

#9 Membro offline   Fajo 

• Registado: 30 Mar 2007

Publicado em 02 Janeiro 2012 - 11:49

Ver postde16rossi, em 02 Janeiro 2012 - 10:50 , disse:

Por exemplo quero saber a vossa opinião..

Tenho como objetivo a posse de bola e então apenas 3 jogadores da minha estão com permissão de correr com bola por vezes e um frequentemente. Por vezes são os 2 laterais que dão a largura ao jogo e frequetemente é o 10, o criativo da equipa. Os médios nem remates de longe é permitido pois quero que a equipa troque a bola até encontra a solução para entrar nomeadamente com cruzamentos atrasados. e rasteiros. O mesmo acontece com os avançados, rematam pouco de longe e correr com bola é raramente, pois quero que eles toquem e vão buscar à frente ou que o toque que eles dão seja de tabela pois seguram o jogo, ou para finalizar. Não pretendo que andem a tentar driblar tudo e todos. No entanto crio pouco assim, apesar de posse de bola e do controle ser muito bom. Acham que devo colocar correr com bola e remates de longe aos avançados?

E para limitar os 3 corredores, onde os exteriores são usados apenas pelos laterais acham que devo colocar, foco em passe misto, pelas laterais ou pela zona central?

Eu tenho as minha ideias mas quero ver a vossa opinião, até porque o FM é teimoso e temos de jogar os dados para atingir minimamente o que se pretende.

Bem amigo, apesar de neste FM não estar a ter grande sucesso, aqui vai a minha resposta ao que lanças-te.

Em termos de posse de bola, e vendo até a táctica que crias-te no teu tópico, a maior parte das tuas instruções (na minha opinião)estão de facto coerentes e vão de encontro ao que tu pretendes. Agora, como tu referis-te, na prática do FM isso não se consegue de forma simples, visto que o motor de jogo não respeita a 100%(nem a metade lol) ás tuas indicações.Eu acho que nesse caso os teus laterais devem correr frequentemente e o 10 também. Depois o numero 10 também deve correr frequentemente e correr com bola. Podes dizer que dessa forma não vais ter tanta posse de bola. De um certo ponto até é verdade. Mas do que eu já me apercebi, no teu sistema táctico se estes 3 jodadores não romperem um bocado com a troca de bola, vais criar muito poucas ocasiões de golo. O adversário é dominado, mas não consegues materializar o teu dominio em oportunidades/golos. Relativamente ao avançado, aí é um caso mais complexo. Pessoalmente gosto de ter um avançado que corra muito com bola, embora ás vezes coloque correr para a frente por vezes. Isto porque o avançado por norma costuma abrir buracos na defesa contrária (isto de um modo geral). Remates de longe frequentemente não aconselho, só se for um gajo tipo um hulk. Por norma coloca raramente ou por vezes. Mas surge agora aqui uma parte interessantes, e que ponho para todos:no jogo largo, costumam colocar jogar pelos flancos ou cortar para dentro? Dá pano para mangas esta questão....

Na 2a pergunta que colocas-te, depende muito do comprimento da equipa. Eu por norma coloca passe misto , porque se jogar apena com interiores e o PC também jogar com um sistema identico ao meu vai ser complicado jogar, pois torna-se um jogo afunilado e os jogadores não têm tempo e espaço para executar. Mas volto a referir que é necessário ter em conta o comprimento da equipa. Para terminar, atenção á temporização da equipa. Por norma , com uma posse de bola elevada coloca-se temporização lenta... Vai alterando aos poucos metendo uma temporização normal até um pouco a roçar o rápido. Com jogadores de grande qualidade é possivel ter posse de bola com uma temporização a caminhar para o rápido, embora que para isso a táctica tenha de estar muito mas mesmo muito afinada. Mas no teu sistema, o número 10 e laterais têm para mim o principal papel na dinamica da equipa (do que eu observo deste motor de jogo actual).

Abraço :compinchas:
0

#10 Membro offline   de16rossi 

Publicado em 03 Janeiro 2012 - 12:43

Ver postFajo, em 02 Janeiro 2012 - 11:49 , disse:

Bem amigo, apesar de neste FM não estar a ter grande sucesso, aqui vai a minha resposta ao que lanças-te.

Em termos de posse de bola, e vendo até a táctica que crias-te no teu tópico, a maior parte das tuas instruções (na minha opinião)estão de facto coerentes e vão de encontro ao que tu pretendes. Agora, como tu referis-te, na prática do FM isso não se consegue de forma simples, visto que o motor de jogo não respeita a 100%(nem a metade lol) ás tuas indicações.Eu acho que nesse caso os teus laterais devem correr frequentemente e o 10 também. Depois o numero 10 também deve correr frequentemente e correr com bola. Podes dizer que dessa forma não vais ter tanta posse de bola. De um certo ponto até é verdade. Mas do que eu já me apercebi, no teu sistema táctico se estes 3 jodadores não romperem um bocado com a troca de bola, vais criar muito poucas ocasiões de golo. O adversário é dominado, mas não consegues materializar o teu dominio em oportunidades/golos. Relativamente ao avançado, aí é um caso mais complexo. Pessoalmente gosto de ter um avançado que corra muito com bola, embora ás vezes coloque correr para a frente por vezes. Isto porque o avançado por norma costuma abrir buracos na defesa contrária (isto de um modo geral). Remates de longe frequentemente não aconselho, só se for um gajo tipo um hulk. Por norma coloca raramente ou por vezes. Mas surge agora aqui uma parte interessantes, e que ponho para todos:no jogo largo, costumam colocar jogar pelos flancos ou cortar para dentro? Dá pano para mangas esta questão....

Na 2a pergunta que colocas-te, depende muito do comprimento da equipa. Eu por norma coloca passe misto , porque se jogar apena com interiores e o PC também jogar com um sistema identico ao meu vai ser complicado jogar, pois torna-se um jogo afunilado e os jogadores não têm tempo e espaço para executar. Mas volto a referir que é necessário ter em conta o comprimento da equipa. Para terminar, atenção á temporização da equipa. Por norma , com uma posse de bola elevada coloca-se temporização lenta... Vai alterando aos poucos metendo uma temporização normal até um pouco a roçar o rápido. Com jogadores de grande qualidade é possivel ter posse de bola com uma temporização a caminhar para o rápido, embora que para isso a táctica tenha de estar muito mas mesmo muito afinada. Mas no teu sistema, o número 10 e laterais têm para mim o principal papel na dinamica da equipa (do que eu observo deste motor de jogo actual).

Abraço :compinchas:

Obrigado pela resposta.

Repara no minha optica de futebol naquilo que idealizo e pretendo fazer no jogo o correr com bola não existe. Existe sim o correr se bola, seja em desmarcação em ruptura ou desmarcação em apoio. Daí eu ter selecionado em quase todos os jogadores, creio que só o trinco não te e o redes, de mover-se da posição: sim. Com isto o meu objetivo é que os jogadores saiam da posição sem bola de modo a darem linha de passe. Desse modo se existe esse movimento para que vou correr com bola? Não é mais facil meter a bola a correr? Na minha óptica sim. Eu noto que os jogadores movem-se da posição e que a qualidade de posse existe, muitas vezes em forma de chamamento. Uma das soluções que vejo é aumentar o ritmo desta posse. Só que aumentando o ritmo vou aumentar os riscos. Outro aspecto terá a ver com a qualidade de passe dos jogadores em questão. Quase todos os jogadores do meu meio campo tem essa qualidade mas tem outros que não. Devemos sempre ter em atenção esse aspecto assim como na minha opinião a decisão é outro atributo importante.

Quanto aos avançados o que pretendo é que eles numa posição de 4-3-3 começam sem bola a fugir para dentro e vem a zona do bico da àrea formar o triangulo para a tabela com o lateral e com o médio interior. Por outro lado, procuro que toquem, que procurem jogo, mas não quero que eles sejam os maradonas que vão fintar tudo. No entanto talvez coloque esporádicamente eles correram com bola. Por outro lado eu uso cortar para dentro de modo a eles estarem mais na zona de finalização No entanto uso eles a marcar os laterais contrarios. Deste modo consigo, ou tento que eles estejam perto da zona de finalizam e ao mesmo tempo estão abertos e ajudam a defender, tornando a equipa mais compacta.
0

#11 Membro offline   James 19 Rodriguez 

• lucy <3

Publicado em 03 Janeiro 2012 - 12:29

Ver postOntheRadio, em 02 Janeiro 2012 - 09:29 , disse:

É aqui Johhny, isto aqui serve para se falar de tudo o que está relacionado com tácticas :compinchas:
Conseguias muita posse de bola e ao mesmo tempo criavas oportunidades?
Podes meter as instruções à equipa

Posso, sim.

Imagem

Aqui está.
0

#12 Membro offline   de16rossi 

Publicado em 03 Janeiro 2012 - 12:37

Ver postJohnny'07, em 03 Janeiro 2012 - 12:29 , disse:

Posso, sim.

Imagem

Aqui está.

Jogador alvo ser o Messi até concordo, agora bolas nas costas é que não. Devia ser no pé. Em todo o caso os AI a jogar como extremos aparecem na àrea para finalizar como pontas?
0

#13 Membro offline   James 19 Rodriguez 

• lucy <3

Publicado em 03 Janeiro 2012 - 01:00

Ver postde16rossi, em 03 Janeiro 2012 - 12:37 , disse:

Jogador alvo ser o Messi até concordo, agora bolas nas costas é que não. Devia ser no pé. Em todo o caso os AI a jogar como extremos aparecem na àrea para finalizar como pontas?

O Messi fez 93 golos.

SIm, os AI aparecem muitas vezes na entrada e também na grande área para finalizar. Tal como os MC.
0

#14 Membro offline   de16rossi 

Publicado em 03 Janeiro 2012 - 01:18

Ver postJohnny'07, em 03 Janeiro 2012 - 01:00 , disse:

O Messi fez 93 golos.

SIm, os AI aparecem muitas vezes na entrada e também na grande área para finalizar. Tal como os MC.

Eu não digo que não rende, digo sim que não recria aquilo que o Barça faz, porque o messi recebe sempre no pé e nunca no espaço. Aliás o Messi é que vem ao encontro da bola.

Podias meter uns videos ai pa gente ver.
0

#15 Membro offline   James 19 Rodriguez 

• lucy <3

Publicado em 03 Janeiro 2012 - 01:21

Ver postde16rossi, em 03 Janeiro 2012 - 01:18 , disse:

Eu não digo que não rende, digo sim que não recria aquilo que o Barça faz, porque o messi recebe sempre no pé e nunca no espaço. Aliás o Messi é que vem ao encontro da bola.

Podias meter uns videos ai pa gente ver.

Talvez, mas não sei se conseguia fazer com que ele rendesse ao ter de vir para trás.

Depois meto aqui umas imagens e explico-as.

EDIT:

Spoiler

Estão aqui algumas explicações. Depois, concerteza colocarei mais.

Este post foi editado por Johnny'07: 03 Janeiro 2012 - 02:17

0

#16 Membro offline   Mica 

• Registado: 10 Mar 2007

Publicado em 05 Fevereiro 2012 - 03:56

Vou deixar aqui o meu achega sobre a componente tática deste FM:

Desde que deixei de estudar o motor de jogo do FM (desde o 09), andei às turras até encontrar um que me permitisse ganhar jogos com uma certa regularidade. No FM10 experimentei um pouco de tudo, 4-3-3, 4-2-3-1, 3-4-3, etc, e todos eles davam-me para ganhar campeonatos com clubes decentes mas sempre à tangente. Muitas vezes sentia que os ganhava graças às palestras e nunca pela qualidade tática. Até que conheci um user dos fórums SI que se atreveu a criar um 4-1-2-3 sem extremos (creio que foi o Dave Hough), sistema esse que me permitiu ganhar uma fartura de títulos. Mais tarde desenvolvi o meu próprio 4-1-2-3 e obtive resultados semelhantes. No 11 esse sistema deixou de funcionar mas após algumas mudanças cheguei ao 4-2-3-1, com um homem atrás do ponta-de-lança. Foi com essa tática que fiquei fã do Matías Fernandez, o incrível é que raramente jogava abaixo de 7.5, e lembro-me de ter sido campeão pelo SCP apenas contratando o Baba ao Marítimo, que marcou nessa época uns 50 golos (todas as competições).

Neste FM ainda estou com dúvidas. Até ao momento o 4-3-3 é o que me tem dado melhores resultados, mas para os obter tive de colocar dois avançados interiores, um trinco raçudo e dois box-to-box no meio campo. Mais uma vez ao serviço do Sporting (por esta altura devem achar que sou sportinguista, mas não :mrgreen:), ganhei o que me competia ganhar e terminei o campeonato de 16/17 com 6 golos sofridos e 85 pontos. Deixo aqui algumas SS com as estatísticas dessa temporada, entre outras:

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

O Ambroselli é o género de MC que recomendo a ter à frente do trinco, neste caso o Luiz Gustavo (ex-Bayern, muito bom). O Sapol Abraw (lol para o nome) é o tipo de avançado interior que toda a gente gosta de ter, bom a fazer cruzamentos e diagonais e finaliza bem com o pé e cabeça. Nota positiva para o Diego Capel a avançado interior direito. Joga muito, mesmo.
0

#17 Membro offline   Plagio o Original 

• Registado: 27 Fev 2011
  • Estado: roasty my toasty

Publicado em 05 Março 2012 - 09:50

Existe alguma forma de, no fm 12, o trinco, na altura do ataque, ficar entre os dois centrais (tornar-se líbero) para aumentarem a largura com os laterais a subirem?

Na defesa:
Trinco
Lateral Esquerdo - Central - Central - Lateral direito

No ataque:
Lateral Esquerdo -------------------------------------------------------------------Lateral Direito
Central ------------------------------------------------ Central
Trinco

Os laterais eu sei pô-los lá no fundo como eu quero. No entanto, já tentei por o trinco a pressionar menos e com mentalidade ultra defensiva e a correr do funda raramente, mas não consigo meter entre os centrais. Já tentei colocar os centrais a jogar pelos flancos.

Alguém me consegue ajudar?
0

#18 Membro offline   Aurelio 

• Registado: 21 Dez 2006
  • Estado: Ele, o outro ... e ainda o outro ...LOOOLLL

Publicado em 05 Março 2012 - 10:01

Pensa que essa é uma das aberrações do FM, e que há tanto tempo que espera que metam isso mas nada feito não adianta ....

Convem dizer que nunca consegui fazer tal coisa, e acho que a única coisa que acho que poderá conseguir será ou metendo o Trinco como construtor de jogo defensivo quando estás a atacar, e quando estás defendendo fazendo marcação apertada ao PL, mas aí terias que fazer isso em todos os jogos.

A nivel ofensivo:
- GR faz passe para a zona defensiva para o Trinco organizar jogo e aí está ao nivel dos centrais ...

A nível defensivo:
- No inicio do jogo, meter marcação apertada ao PL (terias que seleccionar sempre no inicio do jogo senão teria tendência a marcar o Nº10 e não o PL).

Mas atenção, não pode ser construtor de jogo e marcação ao Homem ao mesmo tempo não combinam as duas coisas ....
0

#19 Membro offline   Plagio o Original 

• Registado: 27 Fev 2011
  • Estado: roasty my toasty

Publicado em 05 Março 2012 - 10:11

Ver postaucarva, em 05 Março 2012 - 10:01 , disse:

Pensa que essa é uma das aberrações do FM, e que há tanto tempo que espera que metam isso mas nada feito não adianta ....

Convem dizer que nunca consegui fazer tal coisa, e acho que a única coisa que acho que poderá conseguir será ou metendo o Trinco como construtor de jogo defensivo quando estás a atacar, e quando estás defendendo fazendo marcação apertada ao PL, mas aí terias que fazer isso em todos os jogos.

A nivel ofensivo:
- GR faz passe para a zona defensiva para o Trinco organizar jogo e aí está ao nivel dos centrais ...

A nível defensivo:
- No inicio do jogo, meter marcação apertada ao PL (terias que seleccionar sempre no inicio do jogo senão teria tendência a marcar o Nº10 e não o PL).

Mas atenção, não pode ser construtor de jogo e marcação ao Homem ao mesmo tempo não combinam as duas coisas ....

Tenho a sorte de que o meu trinco defende como eu quero à zona. O pior era mesmo na construção, e acho que a construtor de jogo defensivo e a receber o passe do GR podia resultar.

Obrigado, se resultar eu posto aqui novamente. :compinchas:
0

#20 Membro offline   skor 

• Registado: 19 Jul 2008

Publicado em 06 Março 2012 - 12:20

Mentalidade
Afinal como é interpretada a mentalidade no FM ?

O que significa dar mentalidade ofensiva a um DC com as restantes opções tácticas como "passar rasgar" etc raramente e pelo contrário não dar mentalidade atacante ou até mesmo defensiva a um exrtremo/PL

Não consigo associar a mentalidade do jogo com a mentalidade na realidade.
Para mim um avançado tem mentalidade ofensiva e um central mentalidade defensiva, agora o que lhe posso pedir no caso do avançado é que ajude mais a defesa, tenha mais cuidados com o passe para nao partir a equipa etc
Agradecia uma explicação simples sobre a forma como a IA do jogo encara a mentalidade, obrigado ;)
0

• (15 Páginas) +
  • 1
  • 2
  • 3
  • Último »
  • Novo tópico
  • Responder