Ir para conteúdo
Entre para seguir isso  
Sumudica by Night

Rede social ajuda um "sem futuro" a deixar a rua

Publicações recomendadas

Rede social ajuda um "sem futuro" a deixar a rua

 

Fernando, um português que se viu a viver na rua durante nove dias, foi ajudado por desconhecidos depois de um apelo lançado no Reddit. Tem um quarto até sexta-feira e perspectivas de emprego.

 

“A história, a haver, não é minha. É da onda de pessoas que me ajudaram.” Fernando sintetiza desta forma a reviravolta que a vida dele deu em 24 horas, depois do trambolhão de há duas semanas – e que o deixou a viver na rua. No sábado publicou um texto online, na rede social Reddit, com o título “Pedido urgente de ajuda: Lisboa” e em que assinava como “Sem Futuro”. Fez três perguntas: onde comer e tomar banho de forma gratuita e onde encontrar computadores de utilização livre para fazer o currículo em português e inglês. “Já tentei a Santa Casa da Misericórdia mas não podem ajudar, neste momento. Estou a viver na rua e necessito de sair desta situação o mais rapidamente possível”, explicava. As respostas trouxeram-lhe um bónus: asseguraram-lhe um quarto até sexta-feira e tem projectos de trabalho em vista.

 

Apesar de ser português, Fernando, de 43 anos, não tem ligação ao país. Viveu por cá cerca de oito anos, ainda pequeno. Esteve fora até há poucos meses e conta ao PÚBLICO que regressou por motivos familiares com uma namorada. Foi essa mesma relação que, sem aviso, acabou mal e o deixou a viver nove dias na rua.

 

Sobre como se tornou um das centenas de sem-abrigo de Lisboa (no final de 2013, a Santa Casa da Misericórdia contabilizou 852 pessoas a viver na rua) não adianta pormenores. Pede para não ser fotografado nem se revelar o apelido, porque não quer expor-se num momento difícil da sua vida. Desconhecia os primeiros passos para apoios sociais imediatos – coisa que saberia fazer na Alemanha, onde até chegou a fazer voluntariado com sem-abrigo. Sem casa e sem trabalho em Lisboa, diz que vendeu o pouco que tinha. Restou o telemóvel, com o qual escreveu a mensagem que lhe devolveu o rumo.

 

“Quando escrevi no Reddit estava apenas a racionalizar como sair desta situação e ter novas rotinas, nunca esperei o resto. Mas sei que se há milagres é no Reddit. Estou completamente avassalado. Depois de nove dias na rua, nunca pensei que aquele apelo trouxesse tanta gente solidária. Já tenho comida, roupa nova, pagaram-me uma noite num hostel em Picoas e já tenho um quarto particular até sexta-feira”, adianta Fernando, que aceitou um encontro com o PÚBLICO. “Nunca tive como motivação nada disto. Limitei-me a escrever três perguntas que eram de facto as minhas preocupações”, sublinha este ex-consultor de comunicação, explicando que “Sem Futuro” foi o nome escolhido porque “sentia que não havia um futuro, que o dia a seguir era apenas igual”.

 

No Reddit multiplicaram-se os comentários. Algumas pessoas queriam saber mais pormenores, forma de contacto ou como transferir dinheiro. Outras foram disponibilizando informação de balneários públicos, associações ou até formas originais para contornar problemas: “No que toca ao banho, creio que podes tentar ir a um ginásio, dar conversa de adesão e pedir para fazer um trial. Não irá funcionar em vários, mas podes ir rodando num aperto”, sugeriu alguém. Houve um barbeiro que lhe ofereceu os serviços para ficar apresentável para entrevistas e muitos outros disponibilizaram tempo para um café.

 

Algumas pessoas passaram de nicknames numa rede social para nomes concretos e rostos na nova vida de Fernando. Nuno Soares tem 30 anos e é engenheiro mecânico. Ainda não conhece Fernando, mas as mensagens que trocou com ele foram suficientes para transferir 100 euros para a nova conta bancária que o “Sem Futuro” entretanto conseguiu abrir, com o banco a abrir a excepção de não cobrar comissão inicial. “Claro que pensei nos riscos destas coisas pela Internet, mas no calor do momento aquilo marcou-me e fez-me pensar que pode ser qualquer um de nós [a ficar numa situação destas]”, diz Nuno Soares ao PÚBLICO.

 

Pedro Santos, 34 anos, informático, passou grande parte da tarde de domingo a comprar roupa e bens básicos para Fernando. Disponibilizou ainda um computador velho. Têm mantido o contacto e é provável que Fernando vá ajudar Pedro na sua empresa. “Vi três perguntas simples que só podiam ser feitas por alguém desesperado e pensei: tenho de conhecer esta pessoa”, diz Pedro. Assim foi. “É uma história real, fidedigna, emocionante e sensível. Mas sobretudo fiquei com a sensação de que podia ser eu, podia ser qualquer um de nós e não fazia sentido não dar uma muleta quando era tão simples ajudá-lo”.

 

Pedro destaca ainda o papel de Jorge, outro dos protagonistas da onda de solidariedade. Jorge Bastos, economista de 45 anos, foi o primeiro a ir ter com Fernando, a pagar-lhe uma noite num hostel e a colocá-lo em casa dos tios, que têm um quarto livre até sexta-feira. Todos garantem que a rua não voltará a ser o destino de Fernando. “Não hesitei porque não pareceu ser um daqueles casos de alguém a sentir pena de si próprio. Depois de falar com ele, decidi ajudar mais, porque senti que era a atitude certa. Sem lhe ter pedido, ele disponibilizou-me a identificação. Senti sinceridade em tudo o que me disse, e uma educação e humildade extremas”, reforça Jorge. E repete a sensação de Nuno e Pedro: “A vida prega rasteiras e um caso destes pode acontecer a todos”.

 

No Reddit, Fernando foi mantendo as pessoas a par da sua história. “Antes de mais quero agradecer a todos. Não imaginam o que significa para alguém nas minhas circunstâncias ter toda esta demonstração de apoio, desde as palavras de incentivo, aos conselhos e dicas, à ajuda desinteressada, até ao apoio presencial sem fazer juízos de valor”, escreveu. Algumas pessoas questionaram, contudo, a primeira versão. Perguntaram como escrevia na rede social e ao mesmo tempo queria ajuda para chegar a computadores. Fernando esclareceu que usou um telemóvel através do qual recorre à Internet em zonas de acesso livre. Tudo o resto, repete, ficou perdido ou foi vendido.

 

Muitos ofereceram-se também para o ajudar a encontrar trabalho. Fernando diz que tem dois currículos preparados, um com o real percurso e outro mais simples para “não excluir [a hipótese de] ficar num call center”. “O ideal era um restaurante, algo que fosse rápido porque neste momento preciso de me voltar a sentir activo. Claro que quero criar uma almofada para voltar a sair do país. Mas isto já é um recomeço”.

 

E como é ser sem-abrigo? Como é o olhar de quem passa? “Não há nenhum olhar. Ninguém olha para nós, mas eu também tinha as roupas que tinha trazido de casa, ainda razoáveis. De dia tentava dormir um pouco porque de noite só vagueava. Tinha medo de adormecer e já não acordar. Ou de acordar sem-abrigo”.

 

Público

Compartilhar este post


Link para o post

o reddit é uma rede social desde quando?

 

No sentido mesmo sentido que podes considerar o CMPT uma rede social. É uma rede e é social.

Compartilhar este post


Link para o post

Eu só não percebi como é que um gajo pergunta no Reddit onde pode encontrar um PC para fazer o CV. Wtf, mas usaste um ábaco para postar?

Compartilhar este post


Link para o post

Eu só não percebi como é que um gajo pergunta no Reddit onde pode encontrar um PC para fazer o CV. Wtf, mas usaste um ábaco para postar?

utilizou o telemovel que tinha

Compartilhar este post


Link para o post

a morada que tem no processo é de ponte de sor, acho que nunca ouvi falar do gajo nem nunca o vi por cá

Compartilhar este post


Link para o post

Fiquei de queixo caído com o artigo do Expresso :lol: f*da-se, que personagem :lol:

Compartilhar este post


Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa de ser membro desta comunidade para poder comentar

Criar uma conta

Registe-se na nossa comunidade. É fácil!

Criar nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Autentique-se agora
Entre para seguir isso  

×
×
  • Criar Novo...