Clube Manager Portugal (FM2014): Sporting - Treinador de bancada - Clube Manager Portugal (FM2014)

Ir para

• (2 Páginas) +
  • 1
  • 2
  • Novo tópico
  • Responder

Sporting - Treinador de bancada

#1 Membro offline   Leonino 

• Grupo: Membro da Comunidade
  • Registado: 13 Jun 2009

Publicado em 19 Maio 2012 - 07:25

Imagem

Tópico destinado à troca de opiniões sobre as opções tácticas do futebol do Sporting.
Dois sites que podem ser essenciais para moldarmos a equipa da forma que pretendemos:

0

#2 Membro offline   Pocahontas 

• Registado: 05 Jan 2012
  • Estado: E O SPORTING É O NOSSO GRANDE AMOR

Publicado em 19 Maio 2012 - 07:37

Imagem

Eu gostava de ver isso , mas tenho um feeling que sera Oneyewu e Polga na defesa, Carriço a trinco etc...

So não sei se o Izmailov esta recuperado :-|

Isto é a opinião de um gajo que não percebe muito de isto ;)
0

#3 Membro offline   doom_master 

• Futuro CMPT Champion
  • Registado: 10 Abr 2007

Publicado em 19 Maio 2012 - 07:55

Muito fixe a imagem da placa :mrgreen:
0

#4 Membro online   Jone Queiroz 

• odiadores vão odiar
  • Registado: 22 Jun 2003
  • Estado: ta demais o bar da praia oh maninho

Publicado em 19 Maio 2012 - 08:39

Mandem este tópico ao Sá Pinto :mrgreen:
0

#5 Membro online   Inkie 

• Registado: 12 Abr 2008
  • Estado: Chego aqui e sou logo confrontado com certas e determinadas situações...

Publicado em 19 Maio 2012 - 08:45

Alguns pontos que acho que seriam interessantes falar aqui:

- Contenção e transições rápidas, será a melhor opção tendo em conta o actual plantel?

- Que tipo de jogador encaixa melhor em cada posição tendo em conta a táctica?

- Quais as diferenças entre os jogadores da mesma posição?

- Quais os jogadores mais importantes para o actual modelo do Sá Pinto?

Mais logo deixo aqui algumas da minhas notas em relação ao Sporting do Domingos e o de Sá Pinto.
0

#6 Membro offline   ricardojb 

• Rolls-Reus
  • Registado: 25 Jun 2010
  • Estado: Penalty? nah .

Publicado em 19 Maio 2012 - 09:46

Ver postPocahontas, em 19 Maio 2012 - 08:37 , disse:

(...)
Eu gostava de ver isso , mas tenho um feeling que sera Oneyewu e Polga na defesa, Carriço a trinco etc...
(...)

É assim que se escreve? :mrgreen: :lol:

Este post foi editado por josemourinhor: 19 Maio 2012 - 09:46

0

#7 Membro offline   Pocahontas 

• Registado: 05 Jan 2012
  • Estado: E O SPORTING É O NOSSO GRANDE AMOR

Publicado em 20 Maio 2012 - 11:04

Epah , eu digo sempre assim , agora se é assim ou não ainda vai uma diferença :p

EDIT : É Oguchialu Chijioke Goma Lambu Onyewu

So tem um E ;) My Bad.

Este post foi editado por Pocahontas: 20 Maio 2012 - 11:05

0

#8 Membro offline   PequenoGenio 

• "Ideas are bulletpropf"
  • Registado: 16 Fev 2008

Publicado em 20 Maio 2012 - 12:37

Acho que uma coisa que nos faz falta é centrais rápidos. Temos dois defesas laterais que são bastante ofensivos e acho que para prevenir contra ataques e para ajudar nas dobras dois centrais mais rápidos seriam muito bons e encaixariam que nem uma luva na nossa forma de jogar

Este post foi editado por PequenoGenio: 20 Maio 2012 - 12:37

0

#9 Membro offline   diskr 

• vamos portugal!
  • Registado: 04 Jun 2010
  • Estado: força benfica

Publicado em 20 Maio 2012 - 01:41

Ver postPequenoGenio, em 20 Maio 2012 - 01:37 , disse:

Acho que uma coisa que nos faz falta é centrais rápidos. Temos dois defesas laterais que são bastante ofensivos e acho que para prevenir contra ataques e para ajudar nas dobras dois centrais mais rápidos seriam muito bons e encaixariam que nem uma luva na nossa forma de jogar

x2. e o rinaudo recuperar, para terem um trinco que desse pau
0

#10 Membro offline   G1njas 

• Registado: 23 Jun 2003

Publicado em 20 Maio 2012 - 03:12

O que faz falta é concorrência forte ao Wolfs.
O Rubio está muito verde e o Ribas não me convence.
0

#11 Membro online   Inkie 

• Estado: Chego aqui e sou logo confrontado com certas e determinadas situações...

Publicado em 20 Maio 2012 - 03:17

Vou falar dum pouco do Domingos. Pelo que percebi naquela série de 10 (?) jogos seguidos a ganhar, aquilo que o Domingos queria implementar era um sistema de jogo que se baseia em sobreposições que, tacticamente pode ser uma boa solução para o Sporting. Com laterais como o João Pereira e o Insua que apoiam muito bem o ataque, percebo o porquê deste sistema, mas aquando da perda do Rinaudo deitou tudo por água abaixo. Para este sistema funcionar é fundamental ter um trinco com capaciade física acima da média e que entregue uma agressividade positiva do jogo, e ter também uma capacidade razoável de passe longo.

Deixo aqui o vídeo do jogo que, na minha opinião, foi o mais bem conseguido por parte do Domingos no plano táctico:

Este foi um dos únicos jogos em que eu consegui ver algum trabalho de casa bem feito por parte do Domingos. Reparem nos 2 primeiros lances perigosos da partida (tirando o golo do Carriço, que tem origem num canto), curiosamente ambos protagonizados pelo João Pereira. Nos 2 temos algo em comum, a subida do João Pereira pelo flanco direito, o aparecimento do Matías no espaço entre a defesa e o meio-campo a descair para o lado direito e o extremo colado à linha lateral. Ao aparecer naquela zona, o Matías confunde as marcações, e faz com que o trinco do Gil fique a marcar dois homens, ganhando assim superioridade numérica naquela zona. No 1º podemos ver inclusivamente o Ricky a descair na ala também, arrastando consigo um central e criando ainda mais espaço no meio. É um sistema interessante, que precisa fundamentalmentre de:

- Um PL móvel e com excelente jogo sem bola (Ricky);
- Laterais que consigam imprimir ao jogo grande intensidade e que tenham qualidade acima da média a nível de ataque (JP e Insua);
- Médios bons ao nível da ocupação de espaços, que tenham uma agressividade positiva ao nível da recuperação de bola (Rinaudo e Schaars);
- Um médio mais ofensivo que faça a diferença nos espaços entre o meio-campo e defesa adversária e com visão de jogo acima da média (Matías).

Quando o Rinaudo se lesionou, o Domingos perdeu o médio que mais corria, que ocupava mais áreas em todo o campo. O Schaars surgia para finalizar e era o papel do Rinaudo "limpar" o contra-ataque adversário e foi a partir daí se notaram as fragilidades deste sistema. Para um sistema destes é fundamental ter defesas rápidos. A defesa tem de jogar subida, e tem de ter capacidade de recuperar terreno para o ataque adversário. Enquanto tínhamos Rinaudo, dificilmente a bola lá chegava, porque havia sempre uma recuperação rápida ou uma falta inteligente, mas a partir desse momento tornou-se complicado para uma dulpa como o Onyewu e Polga tomarem conta dos avançados rápidos das equipas do nosso campeonato (quase todas têm avançados que apesar de não serem grandes finalizadores sabem utilizar a sua velocidade e mobilidade).

E é aqui que se notou o principal handicap do Domingos. É o papel de um treinador adequar a sua táctica ao plantel que tem disponível, e isso ele não conseguiu. Para além de ter grave incapacidade de motivar os jogadores (víamos muitas vezes 2ªs partes de intensidade muito baixa), não soube alterar o seu sistema de jogo. E como temos em Portugal alguns dos melhores treinadores a nível de leitura de jogo, tornou o Sporting uma equipa previsível e fácil de anular. Acabou por sair pela porta pequena por culpa própria, na minha opinião.

É esta a minha visão do que o Domingos queria fazer no Sporting, e vocês o que acham?

Este post foi editado por Inkie™: 20 Maio 2012 - 03:19

0

#12 Membro offline   Refutador 

• Registado: 14 Mai 2008

Publicado em 20 Maio 2012 - 03:19

Ver postdiskr, em 20 Maio 2012 - 02:41 , disse:

:smilie_cmpt:

Inkie, eu concordo que era mais ou menos isso que o Domingos pretendia, mas como qualquer modelo de jogo que se baseie apenas na soma das capacidades individuais dos jogadores, mais tarde ou mais cedo acaba por dar buraco, como se veio a confirmar.

É indiscutível que as características individuais (a acutilância ofensiva do João Pereira e do Insúa, a disponibilidade física do Rinaudo e do Elias, a mobilidade do Ricky, a irreverência do Capel e do Carrillo, etc, etc) emprestam qualidade ao modelo, mas sempre me pareceu que o trabalho do Domingos a nível colectivo, de treino portanto, era muito pobre.
0

#13 Membro offline   PequenoGenio 

Publicado em 21 Maio 2012 - 12:07

Outro problema do Domingos foi ter apenas um modelo de jogo trabalhado.
Isto confirma tudo o que o Inkie disse no post dele.
Perdemos o Rinaudo mas devíamos ter logo uma espécie de plano b ou assim.
0

#14 Membro online   Inkie 

Publicado em 21 Maio 2012 - 12:17

Ver postRefutador, em 20 Maio 2012 - 04:19 , disse:

:smilie_cmpt:

Inkie, eu concordo que era mais ou menos isso que o Domingos pretendia, mas como qualquer modelo de jogo que se baseie apenas na soma das capacidades individuais dos jogadores, mais tarde ou mais cedo acaba por dar buraco, como se veio a confirmar.

É indiscutível que as características individuais (a acutilância ofensiva do João Pereira e do Insúa, a disponibilidade física do Rinaudo e do Elias, a mobilidade do Ricky, a irreverência do Capel e do Carrillo, etc, etc) emprestam qualidade ao modelo, mas sempre me pareceu que o trabalho do Domingos a nível colectivo, de treino portanto, era muito pobre.

Era muito pobre principalmente a nível do espaço defesa - meio campo. E isso mesmo obrigava muitas vezes o Rinaudo a vir muito atrás buscar jogo e a ficar sem opções para fazer um passe curto, daí a importância de ter boa precisão de passe longo. Era tão fácil anular o Sporting, bastava o avançado impedir que o Rinaudo recebesse a bola e obrigava os centrais a fazer o tal chutão, sendo que nenhum dos nossos centrais é minimamente competente neste aspecto (o mais competente ainda assim é o Carriço e deixa muito a desejar).

Ver postPequenoGenio, em 21 Maio 2012 - 01:07 , disse:

Outro problema do Domingos foi ter apenas um modelo de jogo trabalhado.
Isto confirma tudo o que o Inkie disse no post dele.
Perdemos o Rinaudo mas devíamos ter logo uma espécie de plano b ou assim.

Foi isto que eu nunca admití. Mesmo usando a estratégia de sobreposições, um treinador de nível suficiente para estar no Sporting tem de ter outras maneiras de quebrar a defesa adversária! Acho o Domingos uma pessoa bastante lúcida no que toca a perceber a melhor maneira de atacar tendo em conta o seu plantel, mas a nível de gerir a carga física e de trabalho colectivo desde a defesa não tem qualidade. É um treinador que não sabe bem como mexer no jogo quando o está a perder, e isso é fatal num clube como o Sporting.

Este post foi editado por Inkie™: 21 Maio 2012 - 12:28

0

#15 Membro offline   PequenoGenio 

Publicado em 21 Maio 2012 - 12:30

Tantas vezes eu fica mesmo tipo "que m***** é esta?" quando via o Domingos a fazer uma substituição.
Nunca vi o Domingos a saber mexer na equipa.
Depois marrou que o SCP tinha que jogar daquela maneira e estoirou meia dúzia de jogadores.
O Sporting é Enorme e com todo o respeito possível é bem mais fácil brilhar num Braga do que brilhar sobre pressão no Sporting.
Isto aplicasse quer a jogadores quer a treinadores
0

#16 Membro offline   BlackHawk 

• BlackHawkDown!
  • Registado: 11 Jul 2007

Publicado em 21 Maio 2012 - 01:00

Ver postdiskr, em 20 Maio 2012 - 02:41 , disse:

Só fica a faltar um extremo que corra 100 metros em 10 segundos e um avançado de 1,90 m para ficar à espera dos centros.

Ver postInkie™, em 20 Maio 2012 - 04:17 , disse:

Vou falar dum pouco do Domingos. Pelo que percebi naquela série de 10 (?) jogos seguidos a ganhar, aquilo que o Domingos queria implementar era um sistema de jogo que se baseia em sobreposições que, tacticamente pode ser uma boa solução para o Sporting. Com laterais como o João Pereira e o Insua que apoiam muito bem o ataque, percebo o porquê deste sistema, mas aquando da perda do Rinaudo deitou tudo por água abaixo. Para este sistema funcionar é fundamental ter um trinco com capaciade física acima da média e que entregue uma agressividade positiva do jogo, e ter também uma capacidade razoável de passe longo.

Ou seja, para isso funcionar o Sporting estaria fortemente dependente de um único jogador, sendo que a sua ausência transformou uma equipa com potencial em algo... vá lá, miserável. Uma equipa que quer ganhar títulos, e que para o conseguir quase nem margem de erro tem, não pode estar tão dependente de uma individualidade. Tem de saber jogar perante adversidades, perante adversários diferentes e saber contornar ausências ou jogos apagados dos seus jogadores. Caso contrário terá grandes probabilidades de fracassar. Isso tornou-se evidente no Sporting algures por volta de Outubro ou Novembro, quando ainda ganhavam mas com mais sorte que mérito em muitos jogos. De Dezembro em diante foi a confirmação.
0

#17 Membro online   Inkie 

Publicado em 21 Maio 2012 - 01:09

Ver postBlackHawk, em 21 Maio 2012 - 02:00 , disse:

Só fica a faltar um extremo que corra 100 metros em 10 segundos e um avançado de 1,90 m para ficar à espera dos centros.

Ou seja, para isso funcionar o Sporting estaria fortemente dependente de um único jogador, sendo que a sua ausência transformou uma equipa com potencial em algo... vá lá, miserável. Uma equipa que quer ganhar títulos, e que para o conseguir quase nem margem de erro tem, não pode estar tão dependente de uma individualidade. Tem de saber jogar perante adversidades, perante adversários diferentes e saber contornar ausências ou jogos apagados dos seus jogadores. Caso contrário terá grandes probabilidades de fracassar.

Para o sistema que o Domingos implementou, sim o Sporting estaria dependente de um jogador, neste caso o Rinaudo. Mas o próprio sistema em sí pode ser bem implementado sem depender de ninguém, sabendo alterar o mesmo com base nas características dos seus jogadores, que foi o que o Domingos não conseguiu fazer. E isto explica o porquê da não utilização do André Santos e da adaptação do Carriço, o André Santos não é o tipo de jogador que o Domingos queria naquela posição, mas é perfeitamente possível jogar com ele. A diferença neste caso é que o Sporting teria de jogar mais "afunilado", com menos espaços entre as suas linhas, e teria de chegar às alas através de passes curtos entre os médios. Temos jogadores com características para tal, sendo que para esse estilo de jogo o André Santos é perfeito, pois é o nosso melhor médio em termos de posse e distribuição de bola, na minha opinião. Era um sistema que também metia em evidência toda a qualidade técnica do André Martins, pois em espaços curtos é dos nossos melhores jogadores (apenas o Izmailov consegue ser melhor que ele nesse aspecto). Mas é como eu disse anteriormente, por vezes este sistema não funciona, e um treinador tem de estar preparado para tal sabendo mexer na equipa de modo a mudar a estratégia, e isso o Domingos nunca soube fazer, nem no Braga.

Este post foi editado por Inkie™: 21 Maio 2012 - 01:10

0

#18 Membro offline   BlackHawk 

• BlackHawkDown!
  • Registado: 11 Jul 2007

Publicado em 21 Maio 2012 - 10:24

Não é um estilo de jogo que eu gostasse de ver implementado, mas concordo com tudo o que disseste.
0

#19 Membro offline   HelderPG 

• Welcome
  • Registado: 26 Mar 2009

Publicado em 24 Maio 2012 - 06:20

GR: Patricio, Marcelo e Golas.

Laterais: Evaldo, Insua, Pereirinha, Cedric e Arias.

Defesas centros: Oguchi, Nuno Reis, Xandão, Carriço.

Médios: André Santos, André Martins, Adrien, Rinaudo, Elias, Schaars, Mátias.

Extremos: Carrillo, Capel, Izmailov, Jeffren, Salomão, Wilson Eduardo.

Avançados Rubio, Ricky.

Só queria isso.
0

#20 Membro offline   G1njas 

• Registado: 23 Jun 2003

Publicado em 27 Maio 2012 - 03:00

Ver postHelderPG, em 24 Maio 2012 - 06:20 , disse:

GR: Patricio, Marcelo e Golas. -> Pelo que li por aí ele não é grande espingarda. Melhor ir buscar outro para 3o GR.

Laterais: Evaldo, Insua, Pereirinha, Cedric e Arias. -> Ao Arias fazia-lhe bem um empréstimo. E se houvesse € ia buscar outro DD e despachava o Pereirinha.

Defesas centros: Oguchi, Nuno Reis, Xandão, Carriço. -> Concordo.

Médios: André Santos, André Martins, Adrien, Rinaudo, Elias, Schaars, Mátias. -> Ainda vem o Labyad, portanto penso que teria que sair mais alguém. Apesar de gostar dele, penso que será o André Santos.

Extremos: Carrillo, Capel, Izmailov, Jeffren, Salomão, Wilson Eduardo. -> Se tivermos oportunidade devíamos vender o Izmailov. O Wilson Eduardo não acompanhei muito, portanto não sei se terá qualidade para ficar no SCP. De qq dass maneiras, achas que precisamos de 6 gajos para 2 lugares? Sim, eu sei que o Izmailov pode jogar mais atrás, mas aí também já temos jogadores suficientes.

Avançados Rubio, Ricky. -> Isto parece-me claramente insuficiente. O Rubio está muito verde, é como se o Wolfs não tivesse concorrência séria. Precisamos de contratar alguém.

Só queria isso.

0

• (2 Páginas) +
  • 1
  • 2
  • Novo tópico
  • Responder