Ir para conteúdo
Entre para seguir isso  
Che

Espaço Tiki-Taka

Publicações recomendadas

Espaço Tiki-Taka

barcagif.gif

Este espaço, como o título o refere, será dedicado ao estilo tiki-taka, ou Total Football.

Tiki-taka (commonly spelled tiqui-taca [ˈtikiˈtaka] in Spanish) is a style of play in football characterised by short passing and movement, working the ball through various channels, and maintaining possession.

O total football tem seguidores nos mais diversos países e ligas. Sendo os exemplos mais claros, actualmente, o Arsenal, o Barcelona, o Bayern de Munique e a selecção espanhola.

Para a história ficam o AJax, Holanda e o Barcelona de Cruyff - enquanto jogador e treinador, respectivamente, que inspiraram as presentes gerações.

Total Football - The Beginning

Barcelona Tiki Taka Analisys

Athletic Bilbao - Marcelo Bielsa

El método Bielsa

Paradigma Guardiola

Neste tópico poder-se-á discutir o futuro do tiki-taka no Barcelona, as suas potencialidades no Bayern Munique, a sua adaptação aos mais diferentes futebóis e a sua praticabilidade em equipas ditas pequenas, o futuro da seleção espanhola dada a crise de identidade blaugrana, etc.

E também partilhar uns vídeos relativos ao tema.

Eu lanço um tema, no âmbito de dar um rumo ao tópico.

Vítor Pereira, porque não deu o salto?

11qo6f.gif

O futebol praticado pelo Porto do Vítor Pereira era um Total Football no sentido da palavra. Era total. Jogavam de forma cínica, compassada, inteligente. Sabiam gerir o ritmo do jogo, controlar o resultado e guardar a posse de bola. Esta ideia de jogo do VP tornou-se mais expressiva na sua segunda-temporada que depois resultou na coroação dum Porto invicto.

Ele foi muito contestado, diziam que não era um futebol à Porto o que depois se traduziu na sua saída. Mas a saída foi para o 'fim do mundo', um bi-campeão, com apenas uma derrota para a Liga em duas temporadas, não merecia melhor?

Compartilhar este post


Link para o post

A comunidade CMPT é mesmo espectacular. Até ajuda os seus users com insónias e os users-papás que precisam de por as crianças a dormir.

 

Vá de retro, Oh futebol do demo!

 

O total football tem seguidores nos mais diversos países e ligas. Sendo os exemplos mais claros (...) o Bayern de Munique

 

 

E aqui senhores está a frase capaz de me fazer contemplar o suicidio

Compartilhar este post


Link para o post

E aqui senhores está a frase capaz de me fazer contemplar o suicidio

CompassionateRecklessGuanaco.gif

 

Come to the dark side, SAS. 8)

Compartilhar este post


Link para o post

Abriram o precedente para se criar um "Espaço Kick and Rush"

 

 

Sendo o exemplo máximo o Sporting 8)

 

Compartilhar este post


Link para o post

Por falar em Vítor Pereira, este artigo do blog "lateral esquerdo" exemplifica bem o que era o Porto de Vítor Pereira.

Compartilhar este post


Link para o post

Já disse uma vez e volto a dizer o mesmo: tanta m*rda para não saírem do mesmo sitio.

 

cu5lNxc.gif

 

Ai com o Jupp é que era... :mrgreen: #rolocompressor#tripla#melhorfuteboldomundo

Compartilhar este post


Link para o post

Por falar em Vítor Pereira, este artigo do blog "lateral esquerdo" exemplifica bem o que era o Porto de Vítor Pereira.

Esse deve ter sido O jogo do Porto, na temporada passada. Jogaram imenso. E o artigo acaba por ter razão neste aspecto, ao VP também lhe faltaram executantes de melhor qualidade, para o futebol que queria praticar.

Compartilhar este post


Link para o post

http://i.imgur.com/cu5lNxc.gif

 

Ai com o Jupp é que era... :mrgreen: #rolocompressor#tripla#melhorfuteboldomundo

 

Mesmo isso já é muita panelei*ice.

 

Arjen-Robbens-Moment-of-Redemption.gif

 

Pontapé para a frente + passe de calcanhar + domínio + remate = campeões europeus.

 

#ch*patikitaka

Editado por SAS_Robben

Compartilhar este post


Link para o post

Já disse uma vez e volto a dizer o mesmo: tanta m*rda para não saírem do mesmo sitio.

Podem até nem ter saído do mesmo sítio mas não perderam a posse face à pressão que o adversário exercia sobre o portador.

 

Outro exemplo:

 

Se o Benfica fizesse isto ejaculava-me todo.

Compartilhar este post


Link para o post

Podem até nem ter saído do mesmo sítio mas não perderam a posse face à pressão que o adversário exercia sobre o portador.

 

 

Não perderam a posse nem passaram ao desgraçado do Lahm que estava no meio sozinho pronto para fazer progressão com bola no pé ou passar ao colega que tinha na sua frente ou ao colega que estava na direita.

 

Este tipo de lances (como diria o meu avô) da-me cá um abalo ao pifaro que nem me aguento.

Compartilhar este post


Link para o post

Se o objectivo era meter a bola no logo oposto à pressão, podiam-no ter feito bem mais rápido, não era preciso esses rendilhados todos.

Compartilhar este post


Link para o post

Mesmo isso já é muita panelei*ice.

 

Pontapé para a frente + passe de calcanhar + domínio + remate = campeões europeus.

 

#ch*patikitaka

 

 

Sabes 8)

 

ibeHHnZEVEBOO1.gif

Compartilhar este post


Link para o post

Podem até nem ter saído do mesmo sítio mas não perderam a posse face à pressão que o adversário exercia sobre o portador.

 

Outro exemplo:

 

 

Se o Benfica fizesse isto ejaculava-me todo.

:prayer: :prayer: :prayer:

Compartilhar este post


Link para o post

Até sinto pena dos defesas do Ajax ao se depararem com aqueles 4 estarolas a virem de frente para eles :lol:

 

O que eu sinto mais saudades nos jogos do Bayern deste ano é das caras de pânico absoluto dos defesas das equipas contrárias quando se apercebiam que iam ter de levar com lances desses durante 90 minutos. :(

Editado por SAS_Robben

Compartilhar este post


Link para o post

éde facto um grande estilo de jogo este tiki taka, o guardiola quando o começou a usar no barcelona marcou uma era, e ao ver videos a analisar os papeis dos jogadores em campo ve-se um nivel tatico acima da media, é um genio o guardiola e o porto de Vp tambem era muito bom, é pena que não tivessemos tido uma equipa tao unida como com o AVB.

Compartilhar este post


Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa de ser membro desta comunidade para poder comentar

Criar uma conta

Registe-se na nossa comunidade. É fácil!

Criar nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Autentique-se agora
Entre para seguir isso  

×
×
  • Criar Novo...