Ir para conteúdo
Entre para seguir isso  
solha

Associação avança com queixa-crime contra mil portugueses por pirataria de filmes na Web

Publicações recomendadas

A Associação do Comércio Audiovisual de Obras Culturais e de Entretenimento de Portugal (ACAPOR) vai apresentar uma queixa-crime contra mil portugueses por pirataria de filmes através da Internet.

 

A queixa será apresentada no dia 5 de Janeiro do próximo ano na Procuradoria-Geral da República (PGR), uma data que a ACAPOR classifica como "o dia um do combate ao 'download' [descarga] ilegal em Portugal".

 

"Temos identificados mil IP [endereços Web] onde houve pirataria ilegal de filmes e dia 5 entregaremos tudo na PGR. A partir daí, cabe ao Ministério Público identificar as pessoas", disse ao PÚBLICO Nuno Pereira, presidente da ACAPOR.

 

No levantamento feito pela ACAPOR foram identificados descarregamentos ilegais de filmes "em todos os distritos do país". "Temos a certeza que são endereços portugueses", assegurou Nuno Pereira.

 

A pena por piraria ilegal através da Internet pode ir até aos três anos de prisão.

 

http://publico.clix.pt/Tecnologia/associacao-avanca-com-queixacrime-contra-mil-portugueses-por-pirataria-de-filmes-na-web_1471805

Compartilhar este post


Link para o post

Mas afinal qual é que é a lei disto? Eu por acaso tenho ideia de que diz que ilegal é sacar para vender mas para uso próprio não...

Compartilhar este post


Link para o post

Estas notícias são sempre hilariantes. Ainda me lembro de há algum tempo atrás ter-se tomado uma medida qualquer que deixou muita gente com medo de sacar porque finalmente iriam ser todos identificados, correram muitos mails, etc e ao que parece foi + 1 fracasso e já ninguém se lembra disso.

Compartilhar este post


Link para o post

é isso e prenderem 7 milhões de Portugueses que usufruem de filmes pirateados..

 

a montanha vai parir um rato...é só show off isto..

Compartilhar este post


Link para o post

Queres ver que :medinho:

 

Tenho a mesma ideia que o Shaft, só há medidas se for para ter vantagens financeiras com esses downloads.

Compartilhar este post


Link para o post

coitado de mim se for ilegal usar para consumo proprio :lol:

 

eles têm internet na prisão e ginásio?

Compartilhar este post


Link para o post

Os gajos desta associação são ridículos, fds. :lol:

 

Alguma vez o MP ia gastar dinheiro e tempo nisto? Enfim...

Compartilhar este post


Link para o post

coitado de mim se for ilegal usar para consumo proprio :lol:

 

eles têm internet na prisão e ginásio?

 

Desde que haja internet com acesso ao CMPT e FM2011 instalado, eu vou dentro na boa :mrgreen:

Compartilhar este post


Link para o post

Vou já avisar o meu visinho de baixo, o que andou a sacar filmes com a minha net, para se preparar para ir de saco.

Eu também vou avizar o meu!

Compartilhar este post


Link para o post

Só gostava de saber os argumentos desses tipos, lá por o ip ser meu não quer dizer que tenha sido eu a sacar... é como ter uma arma, a arma pode ser minha e ter sido outro tipo a disparar, já agora :mrgreen:

Compartilhar este post


Link para o post

Só gostava de saber os argumentos desses tipos, lá por o ip ser meu não quer dizer que tenha sido eu a sacar... é como ter uma arma, a arma pode ser minha e ter sido outro tipo a disparar, já agora :mrgreen:

 

O penalizado é o titular da conta do IP...

 

se o conseguem provar é que é outra historia

Compartilhar este post


Link para o post
ACAPOR vai fazer 1.000 denúncias de pirataria por mês

 

As associações que representam a indústria do comércio audiovisual e a indústria da música em Portugal querem apertar o cerco à purataria de conteúdos na Internet. No início de Janeiro a ACAPOR promete entregar uma lista de mil endereços IP de utilizadores que descarregaram filmes piratas à Procuradoria-Geral da República, enquanto a AFP está a promover uma série de reuniões com partidos políticos para os sensibilizar para a necessidade de mudar a legislação actual. legislação actual.

 

A lista de mil endereços IP que a ACAPOR vai entregar no dia 5 de Janeiro à Procuradoria-Geral da República é, segundo a associação, a maior colectânea de denúncias da justiça portuguesa. Mas a entidade promete repetir a dose e entregar mais mil endereços todos os meses.

 

Aparentemente não há falta de "material" para listar, até porque a associação estima que todos os anos sejam feitos 50 milhões de downloads por clientes de operadores portugueses.

 

Da lista que será entregue em Janeiro, a esmagadora maioria dos endereços IP identificados (num trotal de 970) reportam-se a utilizadores da internet que partilharam "sem a devida autorização, obras cinematográficas, cometendo assim o crime de usurpação de direitos, punido pela legislação portuguesa com pena até 3 anos de prisão", afirma a associação.

 

Lei Hadopi em Portugal?

A Associação Fonográfica Portuguesa (AFP) adoptou outra estratégia de combate à pirataria de música e está a promover reuniões com os partidos políticos no sentido de os sensibilizar para o problema. Ontem o director-geral da AFP reuniu com a vice-presidente do PSD com o pelouro da Cultura, Nilza Mouzinho de Sena, mas pretende estender a iniciativa a outros partidos políticos.

 

A estimativa da AFP aponta para perdas de 70% da facturação da indústria da música devido à pirataria, nos últimos cinco anos. No total o número de unidades vendidas foi reduzido em mais de 50%, perdendo-se cerca de 60% nos postos de trabalho directos.

 

A associação defende que é urgente ter uma legislação eficaz para o problema dos downloads e uploads ilegais, e considera que a legislação actual, que já prevê uma pena de prisão de três anos, é desadequada. Segundo a AFP, esta lei foi pensada para a pirataria física e está a levar ao julgamento de processos-crime contra jovens de 16 anos por fazerem downloads.

 

A lei Hadopi, adoptada em França, com a política dos três avisos, é considerada um exemplo a seguir. A AFP pretende que seja adoptada em Portugal uma legislação mais amiga do consumidor, que tenha igualmente um sistema de avisos entregues pelos fornecedores de serviço de Internet quando é detectado o recurso a download de conteúdos protegidos por direito de autor e só depois culmine numa sanção.

 

A posição em relação à legislação é comum à ACAPOR que sublinha não concordar com a lei. A associação também já se reuniu com todos os grupos parlamentares, à excepção do BE, tendo transmitido "a necessidade imperativa de alterações legislativas de forma a adequarem a lei existente ao actual panorama", refere em comunicado.

 

"Não nos parece que a remissão deste tipo de actividades para os Tribunais Criminais comuns seja o mais adequado e eficiente mas, aparentemente, os partidos políticos, e o governo em particular, discordam uma vez que nestes dois anos em que vimos clamando por mudanças, nada fizeram", refere o mesmo documento.

 

Ainda assim a ACAPOR assume que esta é a lei que existe e que não deixará de a usar para penalizar quem faz download de conteúdos ilegais.

 

Fonte: TeK Sapo

Editado por Tugax

Compartilhar este post


Link para o post
Guest Dpitz

ai que medo!!!

 

todos os anos a mesma conversa lol

Compartilhar este post


Link para o post

oh pessoal! a gente depois faz um meeting cmpt na prisão :mrgreen:

Já tá encontrado o palco da próxima futebolada :mrgreen:

Compartilhar este post


Link para o post

Já tá encontrado o palco da próxima futebolada :mrgreen:

 

E dessa vez já posso participar :mrgreen:

 

Oh wait...Vou é para a prisão na Madeira :cry:

Compartilhar este post


Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa de ser membro desta comunidade para poder comentar

Criar uma conta

Registe-se na nossa comunidade. É fácil!

Criar nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Autentique-se agora
Entre para seguir isso  

×
×
  • Criar Novo...