Ir para conteúdo
Entre para seguir isso  
doom_master

Xadrez

Publicações recomendadas

poryadok-rabotyi-advokata-i-yurista.jpg

 

Como procurei sem sucesso, decidi criar eu um tópico para o desporto dos reis. Falem um pouco do Xadrez nas vossas vidas, quando começaram a jogar, competições em que tenham participado, se ainda jogam regularmente, etc.

 

Também podemos usar este tópico para tirar dúvidas, dar conselhos, ensinar pessoas a jogar ou mesmo combinar jogos e torneios online.

 

Finalmente, deixo-vos com alguns links úteis:

 

FIDE (Federação Internacional de Xadrez)

Canal do Youtube com muitos vídeos úteis (regras, dicas, análise de jogos emblemáticos, etc.)

Site para jogar online com amigos ou desconhecidos (não precisa de registo)

 

Alguém para um joguinho? :mrgreen:

Compartilhar este post


Link para o post

Eu posso jogar contigo Doom, sei jogar. Quer dizer, sei as regras que é diferente :lol:

Compartilhar este post


Link para o post

nao sou grande jogador disto sei o suficiente para jogar mas um colega de curso foi ao mundial de xadrez o ano passado na Turquia

Compartilhar este post


Link para o post

Joguei aí até aos 12-13 anos, aliás, o meu maior (e único...) sucesso desportivo foi mesmo no Xadrez em que fui 6º classificado no regional do Algarve no escalão de Sub-10! :lol:

Entretanto sucumbi à pressão competitiva e deixei de todo de jogar.

Compartilhar este post


Link para o post

Joguei aí até aos 12-13 anos, aliás, o meu maior (e único...) sucesso desportivo foi mesmo no Xadrez em que fui 6º classificado no regional do Algarve no escalão de Sub-10! :lol:

Entretanto sucumbi à pressão competitiva e deixei de todo de jogar.

igualzinho aqui :lol: , só que foi 7º lugar no concelho de Almada

 

edit: Bons jogos doom :compinchas:

Editado por dekap

Compartilhar este post


Link para o post

O dekap joga fixe :mrgreen: Nem sei o que me passou pela cabeça naquele primeiro jogo, está visto que não posso jogar e falar com muita gente ao mesmo tempo. Estava completamente fora dela :lol: O 2º já foi melhor, caíste naquela armadilha da Rainha e a partir daí a coisa virou para o meu lado.

 

Eu aprendi a jogar quando tinha uns 5 anos, e nas festas daqui ia sempre para o parque da cidade jogar contra os velhos. Comia sempre na boca, claro, tanto deles como do meu pai :mrgreen: Ainda me lembro da festa que fiz quando ganhei pela primeira vez ao meu pai, uns anos depois.

 

No 6º ano entrei no torneio da escola, fiquei em 6º lugar e fui aos regionais. Lá a coisa não correu tão bem, mas consegui a proeza de apenas com o Rei conseguir empatar com um gajo que tinha duas Rainhas :lol:

 

Depois fiquei vários anos sem jogar regularmente. Ainda fui a um inter-escolas no 3º ciclo/secundário, mas mesmo aí não jogava há muito tempo. Só agora recentemente tenho voltado a jogar mais regularmente, com alguns colegas.

Editado por doom_master

Compartilhar este post


Link para o post

Comcei a jogar disto no 9º ano, a escola tava em obras só havia a rádio ou biblioteca para passar o tempo, iamos para a biblioteca jogar disto e gozar com a bigodes (empregada de lá :mrgreen: )

 

Daqui a 1,5 horas se alguem quiser me ganhar força, mas aviso que ninguem me ganha é nas damas 8)

Compartilhar este post


Link para o post

Aprendi a jogar no 6º ano com um senhor que estava na biblioteca da escola. Bons tempos.

Compartilhar este post


Link para o post

Fez ontem 20 anos que o Kasparov foi derrotado por um computador, a primeira vez que tal aconteceu a um campeão mundial.

 

 

A frustração do Kasparov é deliciosa :mrgreen:

Compartilhar este post


Link para o post

Fez ontem 20 anos que o Kasparov foi derrotado por um computador, a primeira vez que tal aconteceu a um campeão mundial.

 

 

A frustração do Kasparov é deliciosa icon_mrgreen.gif

Vi hoje, de madrugada, o filme/documentário sobre isto. Não sei até que ponto não houve interferência humana.

Foi no 2º jogo, btw.

 

Malta, dicas para melhor entender as dinâmicas do jogo? Eu sei as regras, sei o que é o xeque e o mate mas muitas vezes não sei como lá chegar a priori. Ter uma postura pré-definida.

 

http://webchess.wvr....drez/index.html

Para já ando a ler tudo o que está por aqui para depois começar a praticar no Chess Titans. Um CPU é sempre mais pré-disposto a cair sobre o material, logo posso ir assumindo estratégias de sacrifício de peças para abrir espaços e procurar atacar e ganhar controlo do meio.

 

Depois começo a jogar contra humanos, porque ontem arrisquei jogar e levava chocolate de tudo o que se mexia.

Editado por Doce

Compartilhar este post


Link para o post

Encontrei este canal: https://www.youtube.com/channel/UCwvuqs0-MDKGpoSQTsb4Ncg

Gostei dos conteúdos e da eloquência dos vídeos.

Agora vejo-me a ponderar qual será a melhor cor para treinar. Se a branca ou a preta. As brancas vencem 70% dos jogos, o que significa se aprender a jogar e a jogar bem com as pretas poderei ser ainda melhor com as brancas. Ou isto ou as dinâmicas variam de acordo com a cor.

Entretanto, venci o primeiro jogo no Chess Titans! Nível 1, uelélé. Fiz o roque longo, depois adiantei o jogo no lado do rei e matei o jogo no lado da rainha. Bastou alongar o jogo com as torres e deixar o bispo ali na vanguarda com o rei a fazer a pressão no rei branco.

XjpIcDC.jpg?1

Quando a torre subiu para H, enfim. Foi sempre a desbravar caminho. :lol: Comi cavalos e o crl.

Entretanto falta-me ainda saber qual é o bispo bom e o bispo mau. E acho que usei uma defesa siciliana no início.

Continuar a treinar.

Compartilhar este post


Link para o post

Bons tempos a jogar xadrez. Num dia qualquer no meu 5º ano fui ao clube de xadrez da escola e passei a ir com alguma regularidade. Comecei a entrar nos torneios e fazia sempre top10 em 20 e tal, 30 e poucos quando havia muitas inscrições. Eram quase todos mais velhos e conforme iam saindo da escola eu andei sempre entre o 2º e o 5º lugar mas nunca consegui ganhar um torneio. No 9º ano fui a um torneio inter escolas e ganhei uma medalha pelo 2º lugar no meu escalão, salvo erro 15º na geral entre cento e qualquer coisa. O chefe daquele departamento de xadrez convidou-me para me federar, aceitei mas acabei por perder o interesse depois de mudar de escola após o 9º ano.

Compartilhar este post


Link para o post

Vi hoje, de madrugada, o filme/documentário sobre isto. Não sei até que ponto não houve interferência humana.

Foi no 2º jogo, btw.

 

Malta, dicas para melhor entender as dinâmicas do jogo? Eu sei as regras, sei o que é o xeque e o mate mas muitas vezes não sei como lá chegar a priori. Ter uma postura pré-definida.

 

http://webchess.wvr....drez/index.html

Para já ando a ler tudo o que está por aqui para depois começar a praticar no Chess Titans. Um CPU é sempre mais pré-disposto a cair sobre o material, logo posso ir assumindo estratégias de sacrifício de peças para abrir espaços e procurar atacar e ganhar controlo do meio.

 

Depois começo a jogar contra humanos, porque ontem arrisquei jogar e levava chocolate de tudo o que se mexia.

Em 94 não sei mas hoje é ponto assente que é impossível ganhar a um computador (bem programado não é daqueles jogos da piç*). Lembro-me de ter lido sobre isso numa cadeira da faculdade, há jogos em que os computadores são muito superiores aos humanos e outros em que são demasiado maus.

Compartilhar este post


Link para o post
logo.png

 

António Fernandes revalidou título nacional de xadrez

Luís Galego é o vice-campeão enquanto André Sousa, de apenas 16 anos, terminou em terceiro.

 

 

O veterano Grande Mestre António Fernandes, a poucos dias de completar 54 anos de idade, revalidou o título de campeão nacional absoluto, ao vencer a 73.ª edição da prova que se disputou nas instalações da Casa da Juventude de Barcelos, no sistema de poule a uma volta entre os 10 finalistas.

 

Com o triunfo, Fernandes alicerçou ainda mais o seu recorde de títulos conquistados (foi o 15.º), garantindo que pelo menos durante a próxima década não verá batido este notável feito.

 

Na segunda posição, em igualdade pontual, 6,5 pontos dos nove possíveis, ficou o outro Grande Mestre e número um da prova, Luís Galego, que se viu ultrapassado pelo sistema de desempate em vigor.

 

O jovem de apenas 16 anos, André Sousa, que até à sétima jornada liderou, acabou por ocupar a terceira posição ao perder as últimas duas partidas, mesmo assim alcançando a sua segunda norma de mestre Internacional, o que faz prever que no futuro próximo Portugal venha a possuir o mais jovem Mestre Internacional da sua história.

 

A inexperiência do jovem xadrezista ter-lhe-á custado o título, pois na oitava ronda dispôs de várias ocasiões para poder vencer Hugo Santos, o que praticamente lhe teria garantido o primeiro lugar.

 

Com a derrota, André viu-se igualado na classificação por Galego e perseguido por Fernandes, a escasso meio ponto, com quem jogava na última ronda. O empate rápido de Galego com Rui Dâmaso, motivou ainda mais Fernandes que sabia que beneficiava do melhor desempate. Numa partida intensa e bem disputada o equilíbrio manteve-se até à sua fase final, mas nessa altura André cometeu várias imprecisões que o experiente Fernandes não desperdiçou.

 

A quarta posição foi ocupada por Dâmaso, 5,5 pontos, seguido a meio ponto por Santos. José Padeiro e António Vasquez terminaram com 50% dos pontos possíveis, encerrando a tabela Paulo Dias, 3 pontos, Vasco Diogo, 2,5, e Luís Ferreira, 1,5 pontos.

Compartilhar este post


Link para o post

E em "amadores com menos de 1600 de elo" um miudo que treina comigo foi o campeão nacional 8-)

Compartilhar este post


Link para o post

Citação do jornal "Record" online

lg_rec.png

Morreu Mark Taimanov, um dos melhores jogadores de xadrez de sempre
Russo tinha 90 anos

O russo Mark Taimanov, um dos melhores jogadores de xadrez entre 1950 e 1970 e uma das maiores figuras da história da modalidade, morreu no domingo, com 90 anos de idade, revelou esta segunda-feira a federação russa de xadrez.

Taimanov, que foi Grande Mestre em 1952 e se sagrou por quatro vezes campeão europeu, faleceu em São Petersburgo depois da sua saúde se ter deteriorado no último mês.

Nascido em 1926, em Kharkiv, na Ucrânia, Taimanov estabeleceu-se como um dos melhores jogadores de xadrez nos anos 50, mas em 1971 foi derrotado pelo norte-americano Bobby Fischer, um desaire que levou a União Soviética (URSS) a acusá-lo de ser um dissidente.

Por essa razão, a URSS retirou o título de Grande Mestre a Taimanov, conquista que acabou por recuperar em 1991 com a queda do regime.

Além de jogador de xadrez, Taimanov foi igualmente pianista e realizou vários concertos no seu país.

Compartilhar este post


Link para o post

Já agora a decisão pelo titulo mundial está interessante

 

Nos 12 jogos "normais" ninguém conseguiu vencer o titulo, logo amanhã vão haver 4 jogos de desempate a um ritmo mais elevado

Compartilhar este post


Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa de ser membro desta comunidade para poder comentar

Criar uma conta

Registe-se na nossa comunidade. É fácil!

Criar nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Autentique-se agora
Entre para seguir isso  

×
×
  • Criar Novo...