Sinceramente não estou a ver este tópico ter qualquer tipo de sucesso. Isto porque o que há é apenas uma ideia muito generalizada de que "temos de tentar fazer algo de melhor na pesquisa portuguesa", sem grandes objectivos concretos e com destaque focado nas coisas erradas. Ora vejamos:
Erros a nivel da construção de frases e tempos verbais.
Isto para já nem sequer tem muito a ver com a pesquisa em si. É um trabalho completamente separado, de tradução. E até já existe um tópico para esse efeito, começado por um utilizador que afirma ser da POP (e eu acredito nele):
http://forum.cmportu...pic.php?t=35438 .
Atributos demasiado baixos/elevados em alguns jogadores.
Eu não concordo de maneira nenhuma que isto seja o principal tema em debate, porque é uma coisa em que nunca se irá obter consensos! Admito que haja (muitos) erros neste aspecto, mas acho que seria muito mais proveitoso as pessoas tentarem resolver outro tipo de erros mais objectivos: jogadores que estão no clube errado, idades erradas, posições completamente erradas (como aquele caso do avançado que tá como guarda-redes, ou o contrário), jogadores que faltam às equipas jovens, etc.
Mas sou realista e compreendo que a primeira coisa que salta à vista das pessoas é "o meu jogador preferido dum dos 3 grandes que tá subvalorizado". É óbvio que será sempre sobre isso que as pessoas irão falar mais e reclamar mais. Mas seria preferível tentar reduzir esse debate em detrimento doutro.
Já agora, tenham bem em atenção que até mais importante que os atributos visíveis no jogo são a "capacidade actual", "capacidade potencial" e as 3 "reputações". Isso é a base do equilíbrio do jogo, porque isto irá sempre influenciar todos os outros atributos digitados no editor, e o próprio preço dos jogadores.
Passando à parte organizacional, se o objectivo é fazer uma base de dados concorrente ou "alternativa" à POP oficial, a melhor forma é nomear um responsável para cada clube, ou conjunto de clubes. Sendo que todos os responsáveis teriam de estar abertos a sugestões de todos os utilizadores (afinal é essa a nossa maior razão de queixa, a falta de diálogo!), e teriam de respeitar uma série de recomendações para garantir que os dados fossem consistentes e não houvesse grandes diferenças entre clubes. Exemplos:
- Garantir preferencialmente que os responsáveis de cada clube morem na zona em que o clube se situa, e que assistam pelo menos ocasionalmente aos jogos do clube.
- Incentivar os responsáveis a recolher informações junto de entidades oficiais como os próprios clubes, associações distritais e (talvez irrealisticamente falando) a federação/liga.
- Definir uma tabela de referência para a "capacidade actual" do jogador, dependendo do escalão do clube em questão. Exemplo:
130-150: 3 grandes
120-140: 1ª metade da tabela da Bwin
110-130: 2ª metade da tabela da Bwin
90-120: Liga de Honra
60-100: 2ª Divisão B
40-80: 3ª Divisão
(isto são números assim à toa, que naturalmente deveriam ser discutidos)
- Outras recomendações em relação ao editor e a atributos, exemplo: jogadores da Liga de Honra não devem ter atributos acima de 16 ou 17, etc.
Este trabalho seria bastante extenso e provavelmente o melhor seria mesmo criar uma secção do fórum só para o efeito. Com alguma coisa do género: um tópico para cada clube da Bwin e da Liga de Honra, um tópico para cada série da 2ª Divisão B. Agora não me perguntem como é que os dados recolhidos por toda a gente poderiam ser juntados para fazer uma base de dados única, porque quanto a isso não estou mesmo a ver.
Isto é tudo trabalho que supostamente já é realizado pela POP oficial portuguesa, portanto seria muuuuuuuuuuuuuuuuito mais proveitoso se eles viessem cá a uma secção do fórum e discutissem o seu trabalho de forma transparente. Se calhar algumas destas ideias que dei poderiam ser integradas nesta hipótese de colaboração da POP.
Desculpem o testamento, mas tinha muita coisa para dizer. Espero que se consiga aproveitar alguma coisa destas ideias, se não der não faz mal, ficou a intenção.