Ir para conteúdo

Pan

Membro da Comunidade
  • Total de itens

    9.087
  • Registo em

  • Última visita

  • Pontos

    615 [ Doar pontos ]

Sobre Pan

  • Data de Nascimento 02-01-1992

Informação de perfil

  • Sexo
    Masculino

Últimos Visitantes

O bloco dos últimos visitantes está desativado e não está a ser visualizado por outros utilizadores.

  1. Não vale a pena falar dos debates quinzenais como se fossem o grande problema da democracia nacional. O caso é mais um sintoma do que uma causa...
  2. Pan

    Estórias da História

    Já ouviram o podcast do Rui Tavares? Está ótimo.
  3. Spot on. A linguagem mais agressiva foi "o meu corpo, a minha decisão" e "o aborto é uma escolha minha" ou algo do género. Isso corresponde em 100% aos slogans dos movimentos feministas pró-aborto. Para os que criticam "reescrever a história", foram vítimas da sua própria crítica, ao ficarem contentes com uma nova dobragem de um texto historicamente correto.
  4. Porque são os chatos do pior, olha o @Black Hawk
  5. O Centeno explicou, quando apresentou o pacote de ajuda inicial, em Março, que 500 mil milhões corresponderiam a 1%. Tenho que encontrar a notícia deste mês no Expresso que falava disto.
  6. Os 500 mil milhões acho que serão divididos por 7 anos, ou seja, isto está bem longe de ser um equivalente ao Plano Marshall. É uma medida pífia da UE, como de costume. Para Portugal corresponderia a cerca de 1% do PIB por ano.
  7. É dado poder...não foi implementado... Precisamente por "poder" é que eu não queria. Não havia necessidade.
  8. Exemplos? O PCP votou contra o EE por causa do poder teórico que o Governo teria, não por causa do poder efectivo que tomou. Eu era contra por algumas das mesmas razões do PCP, btw. Quando foi declarado o Estado de Emergência? Que liberdades ficaram limitadas por causa do Estado de Emergência? O EStado de Calamidade permitiria as mesmas, já expliquei isto aqui.
  9. Que medidas inconstituicionais foram implementadas e essenciais?
  10. Eu era contra declarar o estado de emergência, não contra o lockdown controlado (acho que não havia ninguém contra o lockdown) - não era preciso declarar estado de emergência para as medidas que foram implementadas.
  11. Acho que percebeste mal o que eu quis dizer. Acho que não há quaisquer medidas a serem aplicadas neste momento...mas é suposto que elas existam. Neste momento é só a lei do capital.
  12. As políticas e incentivos económicos que funcionam é suposto demorarem tempo a produzir resultados, porque precisas de os fazer gradual e adequadamente. A dificuldade deles é outra, num mundo claramente governado por tendências neo-liberais, o papel do Estado, essencial para a definição das medidas adequada neste contexto, é asfixiado.
  13. Acrescento ainda que para mudar completamente o modelo económico seria preciso acabar com o mercado de ações, que é uma construção humana abstrata, mas de charneira no mundo financeiro, pois permite que a riqueza continue a crescer através de injeções de capital que resultam de investimentos da população (cada vez menos da classe média, though) com base na perceção do valor da empresa e dos produtos que ela produz para o nosso bem-estar. Sem ele, não consegues manter os níveis astronómicos de crescimento que o mercado precisa para balançar a procura com uma oferta suficientemente grande, a preços que sejam competitivos ou sem voltarmos às relações feudais medievais. O modelo é este, e o único que permite manter a humanidade ligada de forma global - acho que ninguém rejeita as vantagens disto - é ter políticas económicas que reajustem os incentivos às populações e aos agentes económicos num sentido mais sustentável. Mas mudas isto com políticas e incentivos, não com um reset ao sistema.
  14. https://www.theguardian.com/commentisfree/2020/apr/11/secret-weapon-fight-against-coronavirus-women https://www.forbes.com/sites/avivahwittenbergcox/2020/04/13/what-do-countries-with-the-best-coronavirus-reponses-have-in-common-women-leaders/#5539b8a93dec Sendo assim estou mais calmo.
  15. O Cotrim de Figueiredo, o mesmo que disse isto: https://www.noticiasaominuto.com/politica/1431936/restricoes-que-o-governo-vai-anunciar-sao-insuficientes...é aquele que diz que este vírus obriga estados a remover liberdades às pessoas, sendo isso próprio apenas dos comunistas? Ok. O meu argumento é estúpido, assim como a comparação dele e como a pergunta do RAP.
×
×
  • Criar Novo...