Ir para conteúdo
Entre para seguir isso  
Carlos Gouveia

Cientificamente falando...

Publicações recomendadas

Caso seja possivel construira tal maquina, iriamos descobrir que fomos nós que matamos os dinossauros, que ajudamos os egipcios a construir as piramides e a colocar as "estatuas" na Ilha da Pascoa :)

 

Nunca tinha pensado nisso dessa forma...

Esses assuntos dão-me a volta à cabeça, mas agora sinto-me interessado em ler o tal livro... :mrgreen:

Compartilhar este post


Link para o post
Essa pergunta é daquelas que nunca se pode fazer... há 300 anos a velocidade do som era a barreira...

 

Uma coisa são 340m/s. Outra são 300000000 (acho que não falta nenhum 0).

Compartilhar este post


Link para o post
Há um enorme problema se alguma vez fosse possível. Uma pequena alteração poderia originar uma enorme falha na linha temporal, e alterar completamente os acontecimentos. Mas ai surge outras perguntas: era criada uma nova realidade? Ou já existem novas?

 

Ou será esta ?

Compartilhar este post


Link para o post

Na ciência nunca há nunca. Não é totalmente descabida a ideia da viagem no tempo.

Compartilhar este post


Link para o post
A Teoria da Relatividade está incompleta :blink: ?

 

Já foi refutada bastantes vezes.

 

Inclusivamente, estiveram bastantes proximos de a refutarem de vez mas sem sucesso.

 

Será uma questão de tempo até ela ser totalmente refutada.

Compartilhar este post


Link para o post
Já foi refutada bastantes vezes.

 

Inclusivamente, estiveram bastantes proximos de a refutarem de vez mas sem sucesso.

 

Será uma questão de tempo até ela ser totalmente refutada.

 

Também já ouvi isso, de estar incompleta. Mas não sei explicar porquê. Percebo pouco de Física.

Compartilhar este post


Link para o post
Nunca tinha pensado nisso dessa forma.l.

Esses assuntos dão-me a volta à cabeça, mas agora sinto-me interessado em ler o tal livro... :mrgreen:

 

Alerto que o livro é complicado de ler pois é dificl perceber o que o autor pretende transmitir e que pretende ensinar em determinadas alturas.

 

Digo-te que mudou um pouco a minha maneira de ver o tempo e o espaço ;)

Compartilhar este post


Link para o post
Também já ouvi isso, de estar incompleta. Mas não sei explicar porquê. Percebo pouco de Física.

 

Sou honesto, tambem não o sei.

 

Penso que, em parte, a Fisica não se aplica de forma "linear" como a Teoria da Relatividade a transmite e todos nós sabemos que a "máxima" da Fisica é " Nada se perde, tudo se transforma "

Compartilhar este post


Link para o post
Já foi refutada bastantes vezes.

 

Inclusivamente, estiveram bastantes proximos de a refutarem de vez mas sem sucesso.

 

Será uma questão de tempo até ela ser totalmente refutada.

 

Agora, não tenho muito tempo, mas informar-me-ei melhor sobre o assunto, para ver o que encontro.

 

Agora a Teoria da Relatividade veio revolucionar o mundo da física e explica muita coisa, como a não conservação da massa e energia e outras coisas.

 

Amanhã informo-me melhor e depois posto qualquer coisa. Peço desculpa, mas agora não tenho muito tempo.

 

Compartilhar este post


Link para o post
Agora, não tenho muito tempo, mas informar-me-ei melhor sobre o assunto, para ver o que encontro.

 

Agora a Teoria da Relatividade veio revolucionar o mundo da física e explica muita coisa, como a não conservação da massa e energia e outras coisas.

 

Amanhã informo-me melhor e depois posto qualquer coisa. Peço desculpa, mas agora não tenho muito tempo.

 

Claro que sim! Sem ela, não sabiamos nem 1/6 do que sabiamos sobre o espaço, tempo e tudo o que ela engloba.

 

Só estou a dizer que, tal como todas as teorias apresentadas, irá ser refutada como todas as outras anteriormente.

 

É a evolução do conhecimento do ser humano que irá permitir isso.

 

Uma coisa que a teoria da relatividade não prova é a anti-materia, por exemplo.

Compartilhar este post


Link para o post
Segundo o Einstein, pelo menos ir ao futuro é possível, voltar é que já não.

Antes de mais, apenas dizer que eu estou em Biologia, e a Física que tive não permite, nem de perto nem de longe, dar respostas conclusivas a isso.

 

Viagens no tempo são, pelo menos por agora e a curto/médio prazo, impossíveis. Mas, lá mais para diante (muito, muito adiante) podem surgir, mas só para o futuro. O passado não volta, como é óbvio. Mas não é preciso ter conhecimentos físicos para saber isso.

 

Ir para o futuro? Respondendo ao Khronus, a teoria da Relatividade afirma que isso é possível, mas não é o futuro que vemos nos filmes: esse sim, é impossível ("futuro dos filmes" = como vamos ser, os nossos filhos, essas coisas). Até esse futuro, muita coisa poderia mudar (aqui entra o "destino", mas pronto). Einstein diz isso recorrendo à velocidade da luz, ou seja, o "futuro" seria alcançado se viajássemos à velocidade da luz, o que está, para já, muitíssimo fora do nosso alcance. Normalmente é dado o exemplo dos dois irmãos, em que um vai viajar para o Espaço à velocidade da luz, enquanto que o outro fica na Terra. Quando o outro regressasse, o que ficou na Terra iria ficar velho, enquanto que o que foi viajar estaria praticamente na mesma, tão jovial como quando partiu.

 

Enfim, é complicado, a teoria da Relatividade é muito complicada. Mas também, se não fosse não seria preciso uma mente genial para a compor.

Compartilhar este post


Link para o post
Guest LeoDB

Tenho uma mente aberta em relação a tudo

 

Acredito que seja possível viajar no tempo. Seguindo a lógica parece-me que seria possível uma pessoa 'viajar no tempo' para o futuro, mas depois seria impossível voltar atrás. Mas quem sou eu?

 

Acredito que muita coisa com que nem sonhamos ou que parece ridícula hoje poderá ser possível daqui a milhares de anos.

 

E acho que ainda há muitíssimo para aprender sobre os Buracos Negros

 

Recomendo lerem Uma Historia do Tempo e Uma Breve Historia do Tempo, de Stephen Hawking. Fala de "loop holes", de buracos negros e da possivel "time machine".

 

Caso seja possivel construira tal maquina, iriamos descobrir que fomos nós que matamos os dinossauros, que ajudamos os egipcios a construir as piramides e a colocar as "estatuas" na Ilha da Pascoa :)

 

Isso é digno de LOST :laugh:

 

Tenho de ler isso.

Compartilhar este post


Link para o post
E alguma vez conseguirá alguem andar a essa velocidade? :funny:

 

É isso e dizerem que conseguiremos andar a 3 x 10^8 m/s.

 

A ciência todos os dias se ri daqueles que dizem que algo é impossível.

Só é impossível até ao dia em que se descobrir como fazer ;-)

Compartilhar este post


Link para o post

tipo a teoria de andares à velocidade da luz acho que não faz muito sentido lol

ou então não a tou a perceber correctamente

Compartilhar este post


Link para o post
Isso é digno de LOST :laugh:

 

Tenho de ler isso.

 

 

Mais uma vez digo que aquilo é tudo MENOS um livro de historias!

 

Sem teres noção generalista de fisica e matematica, não irás perceber 1/10 do que o Stephen diz.

 

O livro é bom para quem gosta de explorar e de aprender sobre espaço e tempo.

 

Mais uma vez alerto que não é nada facil ler o livro todo porque, a certa altura, pensas " Que grande seca! "

Compartilhar este post


Link para o post
tipo a teoria de andares à velocidade da luz acho que não faz muito sentido lol

ou então não a tou a perceber correctamente

Quem disse isso da velocidade da luz foi o velhinho dos cabelos em pé... agora...

Compartilhar este post


Link para o post

Introduzindo um pouco semântica no tópico:

 

Tendo em conta que o futuro é o que está para acontecer, não seria mais correcto referirmo-nos a viagens até um presente futuro? Porque pelo que percebi, se ao atingirmos uma velocidade de X tudo parece passar mais rápido, o que realmente acontece é uma aceleração do presente, certo?

 

Se bem que não passaria tudo de uma questão de percepção...

Compartilhar este post


Link para o post
tipo a teoria de andares à velocidade da luz acho que não faz muito sentido lol

ou então não a tou a perceber correctamente

 

Oh, nunca viste o K-PAX, de certeza.

 

Basicamente, fala de seres que já andam a velocidades bastantes superiores à velocidade da Luz e diz que a teoria de Einstein, e é verdade, não diz que é impossivel andar a velocidades superiores à velocidade da luz mas sim atingi-la :)

Compartilhar este post


Link para o post
A ciência todos os dias se ri daqueles que dizem que algo é impossível.

Só é impossível até ao dia em que se descobrir como fazer ;-)

Verdade, mas ele sabe disso, ele estuda Medicina.

 

A Ciência avança com os sonhadores, com os "malucos": aqueles que pensam no "impossível".

Compartilhar este post


Link para o post

sim , mas isso é basicamente o quê?

entras num foguetão q vai andar a velocidade da luz, e passado 10 min sais dele e já passaram 20 anos?

lol isto não faz muito sentido portanto não deve ser isto

Compartilhar este post


Link para o post

a relatividade geral ou especial refutada?? não brinquem comigo.... quanto muito poderá ser unificada com a mecânica quantica criando a teoria do "tudo", mas refutada nunca poderá ser

 

alias, considerando os proprios worm-holes no que diz respeito ás viagens no tempo, um dos que mais teorizou sobre isso foi o proprio Einstei, daí os teoricos buracos até serem chamados de "pontes de Einstein-Rosen"

Compartilhar este post


Link para o post
Introduzindo um pouco semântica no tópico:

 

Tendo em conta que o futuro é o que está para acontecer, não seria mais correcto referirmo-nos a viagens até um presente futuro? Porque pelo que percebi, se ao atingirmos uma velocidade de X tudo parece passar mais rápido, o que realmente acontece é uma aceleração do presente, certo?

 

Se bem que não passaria tudo de uma questão de percepção...

 

Certo.

 

Basicamente, é isso.

 

Se andares à velocidade da luz o tempo passa mais rapido e demoras mais tempo a envelhecer, por exemplo.

 

Enquanto que as outras pessoas, no presente, andam a uma certa velocidade "espácio-temporal", tu andas a uma velocidade superior à deles sem que envelheças tão depressa como eles.

Compartilhar este post


Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa de ser membro desta comunidade para poder comentar

Criar uma conta

Registe-se na nossa comunidade. É fácil!

Criar nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Autentique-se agora
Entre para seguir isso  

×
×
  • Criar Novo...