Ir para conteúdo
Entre para seguir isso  
sinik

Dinheiro, investimentos e literacia financeira

Publicações recomendadas

giphy.gif

 

desses 10k pega em 1k e investe em crypto. compra uma variedade de moedas, e deixa aquilo fermentar.  jinhux

Compartilhar este post


Link para o post

Que moedas aconselhas?

Por acaso estava a pensar meter um X, menos do que disseste, numas só pela brincadeira. 

Compartilhar este post


Link para o post
Visitante
Citação de bobzz, há 8 horas:

que comissão é que cobras para investir o património da malta? :mrgreen:

Não consigo pensar numa dor de cabeça maior do que gerir património alheio 😅

Quanto às Vanguard, têm a Degiro que sai infinitamente mais em conta do que qualquer banco.

Editado por Visitante

Compartilhar este post


Link para o post
Visitante
Citação de bobzz, Em 08/01/2020 at 23:14:

já pensaste em gerir numa gestora?

Sim, mas o mercado em Portugal é pequeno e, na minha idade, a gestão de ativos está reservada para o top 1% da Católica e Nova. Existem fundos dos bancos que esperam que tenhas um certo percurso na banca de investimento (comecei a carreira lá e odiei) e fundos mais pequenos que se resumem tipicamente aos sócios-gestores. Ir para fora é uma possibilidade, mas está dependente de como as coisas evoluam este ano.

Até lá, eu adoro a área, leio bastante e poupo de forma consistente todos os meses para ir investindo e melhorando as minhas capacidades de análise. Para já, é satisfação suficiente ajudar-me a mim e aos outros, e ver o portfolio crescer e saber que estou a antecipar um bocadinho a minha independência financeira todos os dias. O resto, logo se vê.

Editado por Visitante

Compartilhar este post


Link para o post
Citação de Jimpo, há 13 horas:

Que moedas aconselhas?

Por acaso estava a pensar meter um X, menos do que disseste, numas só pela brincadeira. 

crypto é banha da cobra, não estou minimamente por dentro da área mas para investir a "curto" prazo é muito mais certo o p2p tipo Mintos

 

 

Citação de ElliotReid13, há 11 horas:

Não consigo pensar numa dor de cabeça maior do que gerir património alheio 😅

Quanto às Vanguard, têm a Degiro que sai infinitamente mais em conta do que qualquer banco.

Já agora, na prática como se processa a questão da tributação. declarações IRS, etc, em relação à Degiro bem como o de facto sacar de lá o guito?

Editado por antifa

Compartilhar este post


Link para o post
Citação de antifa, há 8 horas:

crypto é banha da cobra, não estou minimamente por dentro da área mas para investir a "curto" prazo é muito mais certo o p2p tipo Mintos

 

 

Vou continuar a esperar pelos sábios conselhos do investidor Catota

Compartilhar este post


Link para o post
Visitante
Citação de antifa, Em 09/01/2020 at 10:19:

crypto é banha da cobra, não estou minimamente por dentro da área mas para investir a "curto" prazo é muito mais certo o p2p tipo Mintos

 

 

Já agora, na prática como se processa a questão da tributação. declarações IRS, etc, em relação à Degiro bem como o de facto sacar de lá o guito?

Transferir fundos é simples, tens apenas de validar o teu cartão (identificar o teu nome na primeira transferência bancária e enviar o comprovativo) e depois disso é direto.

Em relação ao IRS, depende do ativo e da origem deste - se forem ações portuguesas, por exemplo, eles retêm na fonte (convém enviar um comprovativo de residência fiscal para o valor de retenção ser o de Portugal). Nas ações de outros países, também estou quase certo que a retenção é feita na fonte mas, tal como acontece pelos bancos, é preciso ver que acordos que existem entre Portugal e o país de origem do ativo e ver o que é necessário fazer para não haver dupla tributação. Não tenho a certeza, mas creio que aí a Degiro retém x e no IRS é necessário declarar a diferença para o nosso imposto sob mais valias, no caso de ativos estrangeiros. Tudo o resto é automático, as mais valias já vão estar lá quando forem preencheer o IRS, só precisam de decidir se as querem englobar nos rendimentos de trabalho (pode compensar se estiverem num escalão mais baixo).

Na altura vi no Doutor Finanças como devia proceder nestas questões, ainda deverão encontrar lá threads úteis, fiscalidade não é o meu forte😉

Editado por Visitante

Compartilhar este post


Link para o post
Citação de antifa, há 10 horas:

crypto é banha da cobra, não estou minimamente por dentro da área mas

Exactamente a mesma ladaínha de um racista. Ah etal não sou racista, não conheço nenhum africano

Citação de Jimpo, há 1 hora:

Vou continuar a esperar pelos sábios conselhos do investidor Catota

Crypto é acerca de utilidade e valor especulativo, para o que te interessa. As que tiverem mais utilidade, serão bons investimentos a longo prazo, e as que têm valor especulativo, servem para brincar a curto/médio prazo. 

Basta pesquisarem qual foi o asset que gerou mais retorno para os investidores, o ROI nas cryptomoedas, principalmente bitcoin ultrapassa qualquer asset alguma vez em transação. 

 

É banha da cobra, que os bancos, que são cobras, jã estão a usar. Porque uma transferencia via tradicional gera receita aos bancos, cobrando taxas por tudo e por nada. Mas os próprios bancos já estão a começar a esticar a mão a tudo o que tiver utilidade. Em termos de investimentos 'pessoais'  (   ' Não é aconselhável  '   )

 

Vejam o caso do Santader e a Ripple. #XRP 

have fun.

Editado por Catota

Compartilhar este post


Link para o post
Citação de Ghelthon, Em 08/01/2020 at 00:40:

Aproveitando: a minha empresa mete, mensalmente, uma percentagem do meu ordenado num PPR. O que é que acontece a esse dinheiro? Eu sei que só posso mexer nele quando sair da empresa ou quando me reformar, mas basicamente o dinheiro que lá terei no final é o mesmo que a empresa lá mete, ou há alguma variação?

Pá, eu achas que andas um bocadinho enganado.

A empresa paga-te parte do ordenado num PPR. Tem a vantagem que, sobre este valor não incide segurança social, ou seja, ganhas esses 11%. Tu podes mexer num ppr quando quiseres e bem te apetecer. Normalmente existe uma pequena comissão, cerca de 1%, mas podes fazê-lo. A excepção é se fores buscar o benefício fiscal que o Estado dá. Nessas circunstâncias e para não teres que devolver o benefício mais juros. Se o fores buscar, só podes mexer no dinheiro ao fim de 5 anos e mediante uma das seguintes condições: reforma, invalidez, baixa de longa duração, desemprego ou para pagar o crédito à habitação. Acho estranho que não possas mexer no dinheiro enquanto não saíres da empresa. Quanto à variação, depende se o PPR tem capital garantido ou não.

Citação de Jimpo, Em 08/01/2020 at 19:50:

Imagina que tenho 10 mil "que não me fazem falta", e sendo que quero meter um x em PPR e x num ETF, x num fundo imobiliario e x numa Mintos quanto é que aconselharias a meter num PPR?

Depois, devo continuar a meter um x por mes, se poupar 500 euros por mes, quanto devo reforçar no PPR?

Tinhas aconselhado o PPR do Alves Ribeiro do Invest, preciso abrir conta no banco para fazer o PPR? 

Se meter noutro PPR, quanto é que achas que é uma comissão de entrada, e de gestão aceitável? 

Obrigado desde já 

Vê o que eu acabei de responder ao Ghelthon.

Vou responder às perguntas por ordem:

1 - Mete no PPR o valor que te maximiza o benefício fiscal que são 20% do montante aplicado até um máximo de 400€. Portanto, 2000€, não mais.

2 - Eu não acho interessante meter mais que os 2000€ por ano, de preferência no final do ano. A grande vantagem do PPR é a obtenção do benefício fiscal

3 - Aconselhei esse pq historicamente é o que rende mais. E sim, precisas de conta.

4 - 0

Citação de ElliotReid13, Em 08/01/2020 at 07:07:

Malta que queira investir passivamente, pode criar conta na Vanguard, Blackrock ou Degiro e contribuir para um par de etfs diversificados, a muito baixo custo. Ainda ontem sugeri um da Vanguard a um colega, All-World com centenas das maiores empresas a nível mundial e em euros. É só combinar isto com um de bons de boa qualidade, fazer contribuições mensais para suavizar flutuações significativas no preço e está bom. O /r/investing tem muito material bom e regulat sobre esta matéria.

Vendi o ETF que tinha. Arranja-me aí uns porreiros, de acumulação.

Citação de antifa, há 11 horas:

crypto é banha da cobra, não estou minimamente por dentro da área mas para investir a "curto" prazo é muito mais certo o p2p tipo Mintos

A Mintos é tudo menos segura. Para não se correr riscos significativos, é preciso andar sempre em cima daquilo.

  • Like 1

Compartilhar este post


Link para o post
Citação de Tio Hans, há 7 minutos:

Pá, eu achas que andas um bocadinho enganado.

A empresa paga-te parte do ordenado num PPR. Tem a vantagem que, sobre este valor não incide segurança social, ou seja, ganhas esses 11%. Tu podes mexer num ppr quando quiseres e bem te apetecer. Normalmente existe uma pequena comissão, cerca de 1%, mas podes fazê-lo. A excepção é se fores buscar o benefício fiscal que o Estado dá. Nessas circunstâncias e para não teres que devolver o benefício mais juros. Se o fores buscar, só podes mexer no dinheiro ao fim de 5 anos e mediante uma das seguintes condições: reforma, invalidez, baixa de longa duração, desemprego ou para pagar o crédito à habitação. Acho estranho que não possas mexer no dinheiro enquanto não saíres da empresa. Quanto à variação, depende se o PPR tem capital garantido ou não.

Provável, não percebo muito disto. 😁

O que eu disse não é algo que me tenha sido transmitido pela empresa, é apenas o conhecimento que eu tenho sobre os PPR (errado, pelos vistos). Já agora, esse dinheiro que vai para o PPR não faz parte do salário, é um extra.

Mas por acaso pensava que não se podia mexer num PPR "antes do tempo" (ou seja, sair da empresa ou reforma) e, no caso de acontecer, haveria uma "penalização" grandinha.

Tenho também de me informar sobre esse benefício de que falas, porque não sei nada do assunto.

Compartilhar este post


Link para o post

uma pergunta: se nao quiser usufruir do beneficial fiscal no ano seguinte, perco essa possibilidade? (nao posso ir buscá-lo a dobrar daqui a dois anos)

Compartilhar este post


Link para o post
Visitante
Citação de Tio Hans, Em 09/01/2020 at 21:37:

Vendi o ETF que tinha. Arranja-me aí uns porreiros, de acumulação.

Eu parto o meu portfolio em 50% ativo e 50% passivo. Nos 50% passivos, ultimamente tenho contribuido para o VWRL, que é o All-World da Vanguard (compro na Degiro). É porreiro para ter mais diversificação internacional (com alguma exposição aos mercados emergentes) e atenuar o efeito de sobrevalorização das empresas americanas face ao resto do mundo. As fees são muito baixinhas e tens as principais all-caps mundiais. O prospeto fica aqui, para mais informações: https://www.vanguardinvestor.co.uk/investments/vanguard-ftse-all-world-ucits-etf-usd-distributing

No passado, investia muito também no S&P500 e é aquele que faz mais sentido em condições normais - historicamente o mercado com mais rentabilidade, mais barato, composto na quase totalidade por empresas com exposição internacional e uma forte componente tecnológica. No entanto, com valorizações altíssimas, dupla tributação dos dividendos e preocupações quanto à evolução do dólar nos próximos anos, creio que é uma boa altura para diversificar, mesmo sacrificando um pouco de rentabilidade. O ETF da Vanguard é o VUSA.

Se não gostares da alocação do All-World e se quiseres mais Europa ou Mercados Emergentes, é uma questão de comprar também o VFEM (Emerging Markets) e o VEUR (Developed Europe), e brincar com as alocações.

Editado por Visitante

Compartilhar este post


Link para o post

Perguntas um pouco idiotas de quem começa a fazer uma pequena poupança e tá farto de vê-la a desvalorizar em depósito a prazo:

- Já percebi que subscrever fundos directamente pela CGD não compensa devido às comissões, mas e certificados de aforro? Posso/devo fazê-lo directamente no banco?

- Tou a pensar me aventurar em ETFs começando com valores relativamente baixos (ex 1K). Com valores tão baixos vale a pena sequer, dado que queria diversificar p.ex. 25% de 1K em 4 fundos diferentes? Se calhar aproveitando a 1ª transferência de cada mês ser de borla?

- Utilizando a DeGiro. Há entraves depois no futuro de ir lá levantar o dinheiro?

- Já li que há alguns problemas em relação a declaração de impostos para ETFs que distribuem dividendos. Portanto devo ter cuidado em não subscrever desses? E suponho que tecnicamente tudo o que se subscreva, com dividendos ou não deve ser sempre declarado em IRS, mas na prática a maior parte das pessoas não o fazem?

Compartilhar este post


Link para o post
Citação de noikeee, Em 28/01/2020 at 12:53:

-Já percebi que subscrever fundos directamente pela CGD não compensa devido às comissões, mas e certificados de aforro? Posso/devo fazê-lo directamente no banco?

- Tou a pensar me aventurar em ETFs começando com valores relativamente baixos (ex 1K). Com valores tão baixos vale a pena sequer, dado que queria diversificar p.ex. 25% de 1K em 4 fundos diferentes? Se calhar aproveitando a 1ª transferência de cada mês ser de borla?

Também gostava de saber... 

Editado por Don Carlo

Compartilhar este post


Link para o post
Citação de noikeee, Em 28/01/2020 at 12:53:

Perguntas um pouco idiotas de quem começa a fazer uma pequena poupança e tá farto de vê-la a desvalorizar em depósito a prazo:

- Já percebi que subscrever fundos directamente pela CGD não compensa devido às comissões, mas e certificados de aforro? Posso/devo fazê-lo directamente no banco? 

comissões de subscrição ou de gestão? comissões de subscrição nem todos têm, comissões de gestão é relativo (as rendibilidades que vês são líquidas, por isso não precisas de te preocupar com isso); tipicamente os ETF's têm comissões de gestão mais baixa.

- Tou a pensar me aventurar em ETFs começando com valores relativamente baixos (ex 1K). Com valores tão baixos vale a pena sequer, dado que queria diversificar p.ex. 25% de 1K em 4 fundos diferentes? Se calhar aproveitando a 1ª transferência de cada mês ser de borla?

acho que a tua pergunta não está bem percetível.

o montante é irrelevante (a menos que existam comissões de subscrição em montante e não em %), reforças quando poderes. se tiveres custos desse tipo (esses custos de transferência a que te referes) convém equacionares a melhor forma de não os pagares, como é normal.

- Utilizando a DeGiro. Há entraves depois no futuro de ir lá levantar o dinheiro?

já falaram aí atrás, não me recordo se dava para responder diretamente à pergunta.

- Já li que há alguns problemas em relação a declaração de impostos para ETFs que distribuem dividendos. Portanto devo ter cuidado em não subscrever desses? E suponho que tecnicamente tudo o que se subscreva, com dividendos ou não deve ser sempre declarado em IRS, mas na prática a maior parte das pessoas não o fazem?

só tens de declarar quando realizas as mais-valias. se receberes dividendos declaras cada distribuição, se um dia resgatares declaras também. não sei como funcionam os investimentos estrangeiros, mas tenho ideia que também se falou nisso aí atrás na conversa anterior sobre a degiro.

escrevi uns palpites, corrijam se não for correto.

  • Like 1

Compartilhar este post


Link para o post
Citação de Tio Hans, há 24 minutos:

Mais alguém a chorar por causa das bolsas ontem e hoje?

Um bocado. É ver se isto do coronavirus passa para comprar em saldo. 

Compartilhar este post


Link para o post
Citação de Tio Hans, há 11 horas:

Mais alguém a chorar por causa das bolsas ontem e hoje?

Tinha fechado as posições em aberto há uns meses, andei a chorar por tê-lo feito devido ao que deixei de ganhar. Acho que é hora de reinvestir.

Compartilhar este post


Link para o post
Citação de Tio Hans, há 15 horas:

Mais alguém a chorar por causa das bolsas ontem e hoje?

Ehehe, é só um dipzinho 😂

 

Não tens um portfólio que abafe essas losses? Já deves ter ouvido falar de hedging com certeza. E com isto não estou a tentar ser engraçadinho. Mas podes muito bem manter as posições que queres e se alinham com o teu perfil, e arranjar outros assets para cobrir essas losses. Do género. Dow caiu 100 na segunda, o ouro abriu com Gap para cima entretanto já preenchida.

Um hedge consistia em estares long no dow e neste caso long no ouro para cobrir a queda da dow. Deves ter gold futures na tua plataforma, ou até mesmo xauusd.

 

Resultados passados podem não reflectir resultados futuros. But just sayin

Compartilhar este post


Link para o post

vou estar à espera do feedback. grandes insights, assim low key. vou ver se dow uma olhada nas camisolas da Gap, que to bem assim que a precisar de novas clothes

  • Like 1

Compartilhar este post


Link para o post
Visitante
Citação de Tio Hans, há 19 horas:

Mais alguém a chorar por causa das bolsas ontem e hoje?

Minha rica Altri 😞

Compartilhar este post


Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa de ser membro desta comunidade para poder comentar

Criar uma conta

Registe-se na nossa comunidade. É fácil!

Criar nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Autentique-se agora
Entre para seguir isso  

×
×
  • Criar Novo...