Ir para conteúdo
Entre para seguir isso  
sinik

Dinheiro, investimentos e literacia financeira

Publicações recomendadas

Certamente há uma feature implementada para ignorar users, podias experimentar e parar com o choro em todos os tópicos.

  • Like 2

Compartilhar este post


Link para o post
Citação de Sumudica by Night, há 4 horas:

Poupanças? Aqui ninguém tem poupanças. Estamos todos atolados de créditos. Aliás, ainda hoje pedi um crédito para pagar outro crédito.

LFV riu-se.

Compartilhar este post


Link para o post
Citação de a.lopes, há 54 minutos:

Certamente há uma feature implementada para ignorar users, podias experimentar e parar com o choro em todos os tópicos.

Meh, não curto fazer isso senão depois perde-se o fio à meada nas discussões. Caso contrário também não veria este teu post, por exemplo.

Compartilhar este post


Link para o post

Aproveitei o bom momento dos mercados para vender tudo o que tinha de IWDA e IEMA hoje, rendeu-me mais de 10% num ano. Vou esperar que o mercado volte a contrair mais um bocado, que não duvido que aconteça num futuro próximo, para voltar a investir.

Compartilhar este post


Link para o post
Citação de Vaart10, Em 17/10/2019 at 12:47:

Há algum tempo que não vinha ao tópico. No entanto, houve uma conversa que me suscitou curiosidade. A queda do dólar que falaram atrás que impacto pode ter na economia mundial? Como alguns de vós sabem, tenho dedicado parte da minha investigação a perceber o impacto psicológico e social das variações de ciclo económico em Portugal. A que indicadores (e.g., taxa de desemprego, taxa de desemprego jovem, etc.) devo estar atento para me aperceber de possíveis flutuações que podem originar ciclos económicos desfavoráveis? 

Já agora, de que forma a possível recessão económica na Alemanha pode influenciar os restantes países da zona Euro, por exemplo, aqueles que apresentam problemas financeiras crónicos, Portugal, Grécia, Itália, Chipre. 

@Tio Hans

@ElliotReid13 (podes responder por MP, se quiseres)

Os EUA são um dos maiores motores económicos do mundo. A Europa está muito dependente dos EUA. Uma queda do USD torna os bens e os serviços transaccionados noutra moeda relativamente mais caros para os americanos, o que pode reduzir a compra desses bens e serviços. Por outro lado, a China tem reservas absurdas de USD. Tem sido uma estratégia chinesa para controlar os americanos: "estejam lá quietinhos, caso contrário pomos isto tudo à venda e arrasamos o USD".

Quanto aos indicadores económicos, a melhor forma é analisar as políticas dos bancos centrais. Políticas expansionistas, de juros baixos, normalmente são sinais de problemas.

  • Like 1

Compartilhar este post


Link para o post
Citação de Ghelthon, há 19 horas:

Meh, não curto fazer isso senão depois perde-se o fio à meada nas discussões. Caso contrário também não veria este teu post, por exemplo.

Sejam amigos 🤗

Compartilhar este post


Link para o post
Citação de Vaart10, Em 17/10/2019 at 12:47:

 em Portugal.

A que indicadores (e.g., taxa de desemprego, taxa de desemprego jovem, etc.) devo estar atento para me aperceber de possíveis flutuações que podem originar ciclos económicos desfavoráveis? 

 

A parte mais bonita disso tudo nem são os indicadores, para ti então que és todo da psicologia...ermm,,peço desculpa senhor doutor (i mean it) 

 

A ganância e o medo são os causadores de todos os ciclos económicos, sejam bullish, sejam bearish, não percebo um cu em relação ao que tu sabes, mas acho Portugal um mercado péssimo para o teu estudo, podes conseguir abrangir muito mais, tendo em conta que te facultam vários dados para 'research' dentro do teu propósito. 

Porque a realidade, é que nos telejornais dizem que não há dívida, o PIB tá muita bom e recomenda-se, as taxas de juros é um tema que nunca vi ser falado na tv, pelo menos sériamente e sem ser por meios de alarmismo para as massas. 

Se conseguires arranjar dados actuais e reais, concluirás que algo de não tão bom irá acontecer nos próximos tempos. 

 

Beijinhos Vaart, eu sei que não pediste, mas hey, é de borla. 

 

 

Editado por Catota

Compartilhar este post


Link para o post
Citação de Rain Dog, Agora:

Como virar sozinho o cmpt no 4chan numa semana

por: Catota

Soltei uma gargalhada em público, obrigado #ashamed

Compartilhar este post


Link para o post

Malta, eu não sou o camarada @Catotae, como tal, venho dar uma dica. Nos últimos 3/4 meses, já há 3 loan originators da Mintos a ter problemas. A Aforti nunca mais se resolve definitivamente, a Rapido faliu e hoje a Mikrokredit está com problemas. Eu estou a curtir milhões a malta desesperada a despachar o que tem com 5, 10 ou 20% de desconto e a aproveitar os auto invests mal configurados para vender esses loans que compro com apenas 1% de desconto. Mas para quem não tem estômago, conhecimentos financeiros e tempo para dedicar a isto, o melhor é começar a pensar em tirar o guito de lá.

Compartilhar este post


Link para o post
Citação de Cristiano_Ronaldo, Em 09/11/2019 at 21:19:

Quanto ja perdeste?

Tenho 25€ empatados na Aforti. Como disse, andei a curtir milhões o mercado secundário da Mikrokredit. O pessoal, desesperado, farta-se de fazer m*rda e eu aproveito. Aumentei a carteira em 4% à custa desse pessoal.

Compartilhar este post


Link para o post

Malta da Mintos, agora é a Monego a ter chatices. Não se deixem apanhar na curva.

Compartilhar este post


Link para o post

Pessoal, queria começar a investir um dinheirinho porque tenho um fundo a prazo ( que pretendo manter como fundo de emergência) mas com taxas de 0.1% não é por aí que o meu dinheiro vai render, mas sou 0 à esquerda nisto, portanto o ideal para mim, pelo que vi seria algo como fundos de investimento, em que não tenho que andar a acompanhar a coisa dia a dia, mas deixar "os outros" investir por mim. Sei que há um risco associado, mas gostaria que me dessem um crash course sobre se existe algum tipo de investimento que me traga rendimento regular (tipo pagamento anual ou mensal) ou se apenas há investimentos que só ganhas se saíres quando estás por cima.

Além disso, alguém me sabe dizer quais os melhores, mais rentáveis/seguros ou se estou completamente enganado e o melhor é outra coisa.

 

Seria um inverstimento gradual, porque quero manter os fundos a prazo que tenho atualmente sem risco e construir  aos poucos um fundo mais rentável, metendo dinheiro aos poucos.

Compartilhar este post


Link para o post

@Tio Hans

Que é que dizes de investimento em fundos de imobiliário? (não sei se é o nome certo)

O que é que há? Procuro tanta informação e nunca há nada claro.. Tenho tentado ler sobre vários, vou percebendo o superficial das coisas mas parece-me sempre tudo "shady" sejam ações, ETF's, p2p, cryptomoedas, fundos imobiliários, PPR, certificados, etc. 

 

Não há nada que explique tim-tim por tim-tim como são as coisas? 

Aliás, já ando há que tempos para meter dinheiro num PPR e ainda nem consegui perceber onde e como meter esse dinheiro. 

Compartilhar este post


Link para o post
Citação de Jimpo, há 7 minutos:

@Tio Hans

Que é que dizes de investimento em fundos de imobiliário? (não sei se é o nome certo)

O que é que há? Procuro tanta informação e nunca há nada claro.. Tenho tentado ler sobre vários, vou percebendo o superficial das coisas mas parece-me sempre tudo "shady" sejam ações, ETF's, p2p, cryptomoedas, fundos imobiliários, PPR, certificados, etc. 

 

Não há nada que explique tim-tim por tim-tim como são as coisas? 

Aliás, já ando há que tempos para meter dinheiro num PPR e ainda nem consegui perceber onde e como meter esse dinheiro. 

REITs?

Compartilhar este post


Link para o post

santinho 

 

@Syn sim é isso! 

Editado por Jimpo

Compartilhar este post


Link para o post
Citação de Jimpo, Em 06/01/2020 at 21:14:

@Tio Hans

Que é que dizes de investimento em fundos de imobiliário? (não sei se é o nome certo)

O que é que há? Procuro tanta informação e nunca há nada claro.. Tenho tentado ler sobre vários, vou percebendo o superficial das coisas mas parece-me sempre tudo "shady" sejam ações, ETF's, p2p, cryptomoedas, fundos imobiliários, PPR, certificados, etc. 

 

Não há nada que explique tim-tim por tim-tim como são as coisas? 

Aliás, já ando há que tempos para meter dinheiro num PPR e ainda nem consegui perceber onde e como meter esse dinheiro. 

Nunca me meti nisso. Quanto aos PPR, que queres saber?

Compartilhar este post


Link para o post

fundos de investimento e ETF's há coisas mais complexas e coisas mais straight forward. podes investir num PPR na forma de investimento mobiliário, também. e é de relativamente fácil acesso, vais à página do teu banco e vês o que comercializam. se tiveres uma conta de ativos financeiros podes fazê-lo já, acredito que a maior parte dos bancos já te ofereçam essa funcionalidade online.

  • Like 1

Compartilhar este post


Link para o post

Aproveitando: a minha empresa mete, mensalmente, uma percentagem do meu ordenado num PPR. O que é que acontece a esse dinheiro? Eu sei que só posso mexer nele quando sair da empresa ou quando me reformar, mas basicamente o dinheiro que lá terei no final é o mesmo que a empresa lá mete, ou há alguma variação?

Editado por Ghelthon

Compartilhar este post


Link para o post
Visitante

Malta que queira investir passivamente, pode criar conta na Vanguard, Blackrock ou Degiro e contribuir para um par de etfs diversificados, a muito baixo custo. Ainda ontem sugeri um da Vanguard a um colega, All-World com centenas das maiores empresas a nível mundial e em euros. É só combinar isto com um de bons de boa qualidade, fazer contribuições mensais para suavizar flutuações significativas no preço e está bom. O /r/investing tem muito material bom e regulat sobre esta matéria.

Compartilhar este post


Link para o post

que comissão é que cobras para investir o património da malta? :mrgreen:

Compartilhar este post


Link para o post
Citação de ElliotReid13, há 8 horas:

Malta que queira investir passivamente, pode criar conta na Vanguard, Blackrock ou Degiro e contribuir para um par de etfs diversificados, a muito baixo custo. Ainda ontem sugeri um da Vanguard a um colega, All-World com centenas das maiores empresas a nível mundial e em euros. É só combinar isto com um de bons de boa qualidade, fazer contribuições mensais para suavizar flutuações significativas no preço e está bom. O /r/investing tem muito material bom e regulat sobre esta matéria.

Como é que investes pela Vanguard em Portugal?

Compartilhar este post


Link para o post
Citação de Tio Hans, há 20 horas:

Nunca me meti nisso. Quanto aos PPR, que queres saber?

Imagina que tenho 10 mil "que não me fazem falta", e sendo que quero meter um x em PPR e x num ETF, x num fundo imobiliario e x numa Mintos quanto é que aconselharias a meter num PPR?

Depois, devo continuar a meter um x por mes, se poupar 500 euros por mes, quanto devo reforçar no PPR?

Tinhas aconselhado o PPR do Alves Ribeiro do Invest, preciso abrir conta no banco para fazer o PPR? 

Se meter noutro PPR, quanto é que achas que é uma comissão de entrada, e de gestão aceitável? 

Obrigado desde já 

Compartilhar este post


Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa de ser membro desta comunidade para poder comentar

Criar uma conta

Registe-se na nossa comunidade. É fácil!

Criar nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Autentique-se agora
Entre para seguir isso  

×
×
  • Criar Novo...