Ir para conteúdo
Entre para seguir isso  
Plagio o Original

[Musica] Rock Progressivo

Publicações recomendadas

Como vi alguns tópicos de outros estilos musicais por ai, achei que também devia haver um para Rock Progressivo. Basicamente, gostava que dessem opiniões sobre este estilo e que nos dêem a conhecer novas bandas do estilo e aquelas que vão aparecendo, como é o caso do new prog.

 

Prog Rock

 

As bandas de rock progressivo foram além das fórmulas estabelecidas dentro do rock e passaram a experimentar diferentes instrumentos, tipos de canções e formas musicais. Algumas bandas como The Beatles, Eric Burdon & The Animals,The Doors, Pink Floyd, Moody Blues e Procol Harum experimentaram novos instrumentos que incluindo seções com instrumentos de sopro e orquestras. Muitas dessas bandas caminharam das convencionais canções de três minutos em direcção a composições mais longas, com acordes cada vez mais sofisticados. Inspirados em artistas daquela época, os "proto-prog", novas bandas surgiram e criavam seu próprio género, inicialmente baseado no Reino Unido, depois do lançamento do disco de estreia do grupo King Crimson, em 1969, chamado "In the Court of the Crimson King".

 

As bandas de rock progressivo tomavam emprestado ideias musicais da música clássica, do jazz, da música electrónica e da música experimental. Suas canções variavam de umas belas e exuberantes melodias para atonais, dissonantes, e complexas harmonias. Poucos grupos atingiram grande sucesso comercial, mas muitos formaram uma legião de seguidores, entre os quais, Pink Floyd, Yes, Marillion, Rush, Jethro Tull, Supertramp, Genesis e alguns outros grupos menos notáveis que foram capazes de alavancar a complexidade de suas canções no bojo de sucesso convencionais, angariando um público maior.

 

Fonte: Wikipedia (lol)

 

New Prog

Apesar de um tanto confuso, principalmente por ainda não haver uma discussão sobre o subestilo, existe um certo consenso de que o new prog seria uma nova geração de bandas, a maioria surgidas na segunda metade dos anos noventa, que busca unir elementos do rock progressivo (em especial Pink floyd e Rush) com de outros estilos como o indie rock (mais especificamente Pixies), grunge (em especial Nirvana) e até um pouco de punk e hardcore. Num primeiro momento, pode-se confundir esse estilo com o post rock, que também tem uma queda para rock alternativo, mas no new prog as influências progressivas não são tão nítidas e a fonte de inspiração oscila muito mais entre o prog e o alternativo do que no post rock. Talvez pudesse também ser colocado numa categoria ligada ao indie rock/rock alternativo, como o shoegaze, estilo oriundo dos anos 80 que unia o alternativo com pitadas de space rock. Mas as influências progressivas em bandas classificadas como “new prog” são muito mais fortes e nítidas do que as ligadas ao shoegaze por exemplo. Pode-se dizer que o estilo seria uma espécie de “meio termo” entre a junção do prog rock e o indie rock.

 

Se podemos colocar o Radiohead como uma espécie de “pai” para esse estilo, claro que com a devida cautela, que outras bandas podem ser “incluídas” no “new prog"?

 

Dos grupos “incluídos”, alguns tendem a cair seu som mais para o rock progressivo, como é o caso das bandas Pure Reason Revolution e Coheed and Cambria, esse último classificado também como Emo. Álbuns como "The dark third" (2006), dos Pure Reason e os dois volumes do trabalho "Good Apollo, I'm burning star IV" (o primeiro volume lançado em 2005 e o segundo em 2007) do Coheed, indicam duas bandas que bebem tanto na fonte do classic rock (Led Zeppelin, Queen), do progressivo (Pink floyd, Rush) e do punk rock, obviamente com resultados bem diferenciados de um grupo para outro.

 

Outras bandas que também são classificadas apresentam influências menores de progressivo, mas o suficiente para serem incluídas no género. Nessa forma, são citadas as bandas Mew, Muse e Oceansize. Dos três, o Muse é o que conseguiu maior reconhecimento comercial e artístico, principalmente com o aclamado disco "Black holes and revelations" (2006), considerado pela crítica como uma das melhores junções de progressivo e rock alternativo dos últimos anos. Já o Oceansize, sendo talvez o mais influenciado pelo prog, caindo por influências ligadas ao Floyd, Can e Tortoise, também mistura elementos do shoegaze, vanguarda e bandas alternativas como Jane’s Addiction e Verve, com destaque para o álbum "Everyone into position" (2005). O dinamarquês Mew apresenta uma queda para uma sonoridade mais introspectiva, com resquícios do space rock e de pop rock. Seu disco "And the glass handed kites" (2005) é seu trabalho de maior repercussão. Outras bandas classificadas nesse estilo, como o Dredg, Mistery Jets e Doves, não são muito conhecidas ou ainda possuem sua classificação musical, seja ligada ou não ao progressivo, vaga.

 

Apresentando a classificação do sub-estilo e as bandas que integram o mesmo, vem a pergunta se a classificação pode vingar ou se é apenas um equívoco e que logo cairá no esquecimento. É cedo para tirar conclusões, porém o termo new prog, apesar de vago (sem contar sua variações ainda mais vagas de nu e post prog), tem certo sentido e aparenta classificar de forma coerente bandas alternativas que não caem para o progressivo e ambient como o post rock, mas que não apresentam apenas alguns sinais de influência progressiva, como no shoegaze. Mas a real consolidação do termo só acontecerá realmente caso o meio progressivo também o adopte ou que pelo menos discuta se o mesmo é uma classificação válida; caso contrário o mesmo terá boas chances de não se manter e cair em desuso, mas isso só o tempo trará a resposta.

 

Porém, independentemente de o “new-prog” vingar ou não como um novo estilo de rock progressivo, o mesmo é mais um bom sinal que confirma a influência do progressivo no cenário rock contemporâneo.

 

Fonte: http://whiplash.net/materias/ummagumma/067616-radiohead.html

 

Pink Floyd - Comfortably Numb

Compartilhar este post


Link para o post

Não conhecia os Porcuprine Tree. Boa música.

 

E o álbum dos PRR "The Dark Third", onde aparece essa música, é genial.

 

-

 

Shine on You Crazy Diamonds é excelente :carinhoso:

 

Obrigado :compinchas:

Editado por Lawl

Compartilhar este post


Link para o post

Rock progressivo, e ainda ninguém falou em Dream Theater? :mrgreen:

 

Dream Theater está no link da fonte do meu poste, a negrito. :mrgreen:

 

Edit: Yes - Close to the Edge é um bom album de rock progressivo.

Editado por Lawl

Compartilhar este post


Link para o post

Se calhar vou pôr aqui uma música que não se enquadra em rock progressivo, se assim for digam que retiro:

 

 

Compartilhar este post


Link para o post

Melhor do que isto não se faz :)

 

 

http://www.youtube.com/watch?v=u1xY7Heaqg8

 

http://www.youtube.com/watch?v=OuF7VoVkSpY

 

Bem, já que não dá para colocar todos os videos num só post.

 

 

 

 

http://www.youtube.com/watch?v=_u6OFTZCRAY

 

http://www.youtube.com/watch?v=LpTkImmOtiE

 

http://www.youtube.com/watch?v=0famKqEqB8U

 

Editado por Gentle Giant

Compartilhar este post


Link para o post

Um dos melhores álbuns de Prog Rock de sempre :prayer:

Compartilhar este post


Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa de ser membro desta comunidade para poder comentar

Criar uma conta

Registe-se na nossa comunidade. É fácil!

Criar nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Autentique-se agora
Entre para seguir isso  

×
×
  • Criar Novo...