Ir para conteúdo
Entre para seguir isso  
Mica

[Guia] Hardware

Publicações recomendadas

Vendo por alto e comparando com os Clevo está "barato".

 

Afinal é ela por ela. :mrgreen:

Editado por Bumblefoot

Compartilhar este post


Link para o post

Mesmo sem o SO não é demasiado barato? Parece-me ser bastante bom.. Talvez junte um dinheirinho :cool:

Juntando ao facto de não trazer Windows ser um preço de pré-reserva, parece-me ajustado. E a MSI é bem fixe, no que toca a portáteis para gaming eles fazem uns bem engraçados, ao nível dos Alienware. Até fiquei adrmirado por esse não trazer ecrã 3K, eles andam a apostar nisso há algum tempo.

Compartilhar este post


Link para o post

Dado o número de tópicos que são abertos nesta secção a pedir PCs baratos e bons, decidi atualizar este tópico antigo que sabia que tinha por cá, mas que depois me deu a preguiça e deixei de atualizar. Vou deixar uma config interessante por muito pouco dinheiro, que vos irá permitir jogar todos os títulos atuais a 720p com gráficos elevados e a 1080p com gráficos razoáveis. Vou-me basear na PCDiga na escolha de componentes, se quiserem outra loja talvez encontrem preços mais baratos. Consultem sempre o kuantokusta.

 

Ora vamos lá então:

 

Processador -> AMD Athlon X4 860K Black Edition79,90€

Em condições normais escolheria o Pentium K, mas este é mais direcionado para overclocking, o que exige uma motherboard a custar mais de 100€. Nas suas velocidades de origem, o AMD é simplesmente superior, e já é quad-core. Isto pode fazer alguma diferença em jogos mais atuais, como o Far Cry 4, que corre bastante mal em CPUs com menos de 4 cores. É uma CPU com imenso valor.

 

Motherboard - ASUS A58M - 62,90€

Excelente motherboard já com PCIe 3.0 e USB 3.0, para além de suporte até 32GB de RAM. A ASUS é a melhor fabricante de circuitos integrados, por isso é de esperar imensa qualidade vinda desta board.

 

Memória- Kingston HyperFury 2x4GB 1866MHz - 52,90€

4GB é demasiado curto nos dias de hoje, já 8GB é uma quantidade excelente, e são poucos os jogos que chegam sequer a pedir 8GB. Escolhi a 1866MHz porque estes CPUs da AMD, ao contrário dos da Intel, são feitos para trabalhar com RAM desta velocidade. Por este preço, tem muito valor.

 

Disco - SSD Crucial BX100 256GB - 89,90€

Eu tenho este disco e só digo maravilhas dele. Tudo bem que é um SSD e de um SSD é de esperar velocidade, mas este muito rápido entre os concorrentes, por isso é um excelente negócio.

 

Placa Gráfica - Geforce GT730 1GB GDDR5 - 60,90€

Parece uma placa gráfica muito fraca mas na verdade não o é. Claro que não tem hipótese para nenhuma Geforce GTX ou AMD R7, mas tem muito valor por este preço. O seu principal handicap é a memória GDDR5, o que lhe confere um desempenho superior às suas rivais do mesmo preço. Muita atenção, existe um modelo com 2GB de memória DDR3, esse é de evitar! Tenho quase a certeza absoluta que corre qualquer jogo a 720p e aguenta um GTA V a 1080p com gráficos médios. Casa na perfeição com a CPU recomendada.

 

Fonte de Alimentação - LC Power 400W 80Plus Bronze - 34,90€

Normalmente só recomendo fontes de alimentação de grandes marcas, mas podem ficar descansados com esta, porque não é uma LC Power típica, das rascas: esta tem uma eficiência maior, e mais importante: certificação 80 Plus. Tem também duas saídas de 12V e uma ligação de 6 pinos para PCIe, para o caso de quererem uma gráfica melhor no futuro. Esta fonte aguenta com placas gráficas superiores à GT730, nomeadamente a GTX750Ti e a GTX950.

 

Caixa - NOX Vulcan Preta - 24,80€

Na caixa não há muito que saber. Interessa ter espaço e depois o resto é gosto pessoal. Esta já suporta USB3.0 no painel frontal e tem uma slot 2,5" para colocarem o SSD.

 

Total: 406,20€

 

Adicionando um rato e teclado, e um monitor Full HD de 21,5", pagam menos de 550€ por um computador totalmente novo e muito interessante na relação desempenho/preço. Depois cabe a cada um de vocês analisar as necessidades que têm. A única coisa que posso dizer é que abaixo disto, já não conseguem jogar como deve de ser de forma alguma, por isso é relativamente inútil pedirem configs mais baratas.

Compartilhar este post


Link para o post

Amanhã coloco mais 2 configs, de 600€ e de 800€ :)

Compartilhar este post


Link para o post

Mais uma:

 

Processador Core i3-4170 3.7GHz - 123,90€

Por menos de 125€ conseguem este Core i3, que se destaca em relação ao Pentium K pela funcionalidade de Hyper-Threading e velocidade de clock superior (3.2GHz vs 3.7GHz). O Hyper-Threading simula 4 cores com apenas 2 e permite espremer ao máximo cada core da CPU, o que pode ser essencial para gaming. O Pentium K vem desbloqueado mas tal como disse acima, precisa de uma board de 100€ para mostrar todo o seu esplendor, e eu parto do princípio que vocês querem uma coisa que funcione sem mexer muito, por isso este Core i3 é o indicado.

 

Motherboard - ASUS H81M-K - 53,51€

Uma motherboard muito simples, mas suporta todas as tecnologias atuais, como o USB 3.0 e PCIe 3.0. A fabricante é a ASUS, e está tudo dito. No dia em que a ASUS fizer algo muito foleiro, algum santo estará para cair do altar.

 

Memória - Gskill Ripjaws 2x4GB DDR3 1600MHz - 53,90€

Nativamente, os Core só suportam memória DDR3 até 1600MHz, por isso não vale a pena comprar RAM mais rápida. Esta tem duas particularidades: 1ª, é da Gskill, a melhor fabricante de memórias RAM da atualidade, e 2ª, a latência é de 9ns, das mais baixas do mercado. Basicamente significa que os dados fluem mais instantaneamente na RAM, o que proporciona um melhor desempenho. Uma RAM a 1600MHz com latência CL9 é tão rápida como uma RAM de 1833MHz com latência CL10. É do crl. Aconselho a terem isso em conta daqui para a frente.

 

Disco - SSD Crucial BX100 256GB - 89,90€

Copy Paste da recomendação acima dada.

 

Placa gráfica - MSI GTX960 2GB GDDR5 - 189,90€

Extremamente eficiente e extremamente rápida. Com isto, correm tudo em Full HD e gráficos no máximo, quase de certeza.

 

Fonte de Alimentação - Corsair Builder CX430W - 51,91 €

Vou ser um pouquinho mais ambicioso na fonte de alimentação e escolher esta Corsair, que para além dos 30W extra em relação à da LC Power, é também mais eficiente e claro, mais fiável. A Corsair é provavelmente a líder de vendas de fontes por uma razão. Tem 3 anos de garantia e o atendimento ao cliente é muito bom. Aguenta com a gráfica indicada e provavelmente até uma GTX970 aguenta.

 

Caixa - NOX Vulcan Preta - 24,80 €

Same as above. Fica a mesma recomendação em relação à config de cima.

 

Total: 587,82€

 

Acho que não vou fazer a config de 800€ porque não há muita ciência: é trocar o i3 por um i5, eventualmente comprar um SSD de 512GB, e tá feito os 200€ a mais.

Editado por Mica

Compartilhar este post


Link para o post

Thanks :)

 

E reparem na diferença entre 400€ e 600€, em termos de qualidade/preço a config de 600€ é melhor, mas nem toda a gente tem a mesma carteira.

 

Estive a ver algumas cenas sobre a Geforce GT 730 e confirmo que aguenta os seguintes jogos em Full HD com gráficos médios: GTA V, Fallout 4, Need For Speed (o que vai sair) e PES2016, sendo que este dá tudo no máximo. Terá, no entanto, dificuldades em correr o Batman (qual não tem?), o Call of Duty Black Ops 3, Mad Max e The Witcher III. Se conseguirem gastar mais 40€ canalizem-os para uma GTX750 que já corre todos os jogos acima mencionados, quanto mais não seja com gráficos mais modestos, mas sempre em Full HD. Não vale a pena comprar melhor do que a GTX750 se vão manter o restante hardware, pois a partir daí a CPU passa a ser um bottleneck. O ideal é fazer sempre configs equilibradas para tirar o máximo partido do hardware, para aquele AMD, uma GT730, GT740 ou GTX750 encaixa bastante bem.

Editado por Mica

Compartilhar este post


Link para o post

Para dar vida ao tópico, e resolverem-me uma questão.

Onde posso comprar uma MB LGA1150? Além da PC Diga ou Worten? Ou estas são mesmo as que têm melhor preço?

A minha board (é uma Asus H81M, acho eu) está a dar o peido há mais de 1 ano, mas nunca tive paciencia de a trocar (em casa de ferreiro, espeto de pau). Agora está mesmo em fase terminal e queria trocar por uma mais ou menos decente, mas à volta dos 70/80€, só encontrei Biostar e MSI, e devem ser as 2 marcas de MBs ue menos gosto.

Compartilhar este post


Link para o post

Para te ser sincero, eu ia para uma usada, sem medo. E até te vendia a minha, mas não tenho grande interesse em vendê-la separada do processador (i5 4670k) e da RAM (16GB DDR3 1600MHz)

Compartilhar este post


Link para o post
Citação de Mica, há 55 minutos:

Para te ser sincero, eu ia para uma usada, sem medo. E até te vendia a minha, mas não tenho grande interesse em vendê-la separada do processador (i5 4670k) e da RAM (16GB DDR3 1600MHz)

E onde posso encontrar usada? Loja online de confiança, nada de OLX e afins.

A tua MB tem 4 slots? O i5 4gen "normal" em muita diferença para o k (sem ser o desbloqueio, etc)? Se fizeres um preço bem simpático, posso comprar tudo 

Editado por Slade

Compartilhar este post


Link para o post

Hoje estava aqui a pensar: e se alguém me manda uma SMS para o ajudar a fazer uma torre gaming por menos de 500€?

Fiz esse exercício e é tudo menos trivial, porque determinadas configs que há um ou dois anos até faziam sentido, deixaram de fazer. Exemplos:

  • 8GB de RAM: é o suficiente na maioria dos cenários, mas já são vários os jogos que passam este limite e não há nada pior que paragens a meio de um jogo. Por isso os 16GB são a quantidade perfeita de RAM, até mesmo para PCs mais caros
  • SSDs de 240GB: há jogos que praticamente gastam isto, portanto não posso recomendar uma build com um SSD assim tão pequeno.

Só estes dois factores são muito limitadores, mas vamos por mãos à obra na PCDiga:

 

Processador: Ryzen 3 3100 (111,90€): Aqui a escolha é muito fácil: quad-core, 8 threads, tecnologia Zen 2, é um processador com um valor absurdo para o preço. Mesmo equipado num PC com uma RTX2070 ou uma RX5700XT dificilmente será um bottleneck, é uma excelente escolha para gaming.

Motherboard: ASRock B450M-HDV (59,90€): Com um orçamento tão apertado, não se pode exigir que seja um computador com grande margem para upgrades. O objetivo aqui é garantir qualidade imediata e não qualidade para daqui a 5 anos. Esta board não traz o recente chipset B550 nem o PCIe 4.0, mas tem bastante qualidade e um preço muito reduzido. Suporta DDR4 3200MHz o que é super importante num Ryzen.

Fonte: Kolink Core 500W (29,90€): Aposto que perdi muita gente aqui, mas esta fonte, apesar de ser de marca branca, tem a certificação 80 Plus e, portanto, uma eficiência mínima de 80%. Para além disso, aguenta com 33A na saída de 12V, mais do que uma RTX2060 ou uma RX5700XT necessitam para trabalhar sem problemas, sim, já tendo em conta que a eficiência é de 80%. Não é a melhor marca, mas também não são 60€ que gastam aqui. Um computador gaming por 500€ requer alguns sacrifícios e este é um sacrifício aceitável.

SSD: KIOXIA Exceria 480GB (49,90€): Aqui a escolha foi simples: fui buscar o mais barato com, pelo menos, 480GB. É o tamanho mínimo aceitável em 2020, pois chega para qualquer jogo atual e para o Windows.

RAM: G.SKILL Aegis 16GB 2x8GB DDR4-3000MHz CL16 (53,90€): Eu queria muito ir para as 3200MHz, mas o orçamento é demasiado apertado e poupando 10€ conseguimos um bom kit da Gskill com velocidade de 3000MHz, ainda assim bem mais que o padrão 2400MHz.

Caixa: ATX Nox LITE 020 Preta (21,90€): Fui atrás da caixa ATX mais barata. Com os componentes que vamos ter, o calor gerado numa será muito pouco e esta caixa cumpre os mínimos olímpicos para um sistema moderno, incluindo a entrada USB 3.0 frontal

Vamos em 327,40€, ou seja, temos 172,60€ para gastar...

Defini então uma gama de preços das gráficas entre os 140€ e os 180€, e para grande tristeza só via a GTX1650, RX570 e RX580. Tudo placas gráficas relativamente competentes e boas qb para gaming 1080p, mas nada de extraordinário. Até que...

Placa gráfica: PowerColor Radeon RX5500XT 4GB OC (179,90€): é a única RX5500XT nesta gama de preços, de uma marca fiável (Powercolor, eu mesmo tenho uma Powercolor). A RX5500XT bate-se com uma GTX1660 em jogos Vulkan ou DX12 e com uma GTX1650 Super em jogos mais antigos ou atuais mas com suporte apenas para DirectX11. Ou seja, pelo preço de uma GTX1650 levam uma placa gráfica que bate toda a geração anterior da AMD e ainda bate algumas concorrentes da nVidia inseridas numa gama de preços ligeiramente superior.

Total:  507,30€

Passa em 7,30€ o orçamento, são duas semanas sem tomar café, ou menos aquela ida ao cinema, ou menos aquele jogo que está em sale e que vão comprar, mas que dificilmente vão jogar. São 7,30€ extra perfeitamente justificáveis para um sistema que, na minha opinião, tem muito valor. Por 500€ tem aqui uma torre completa capaz de jogar tudo em 1080p  e também capaz de se aventurar no 1440p. Estão perfeitamente assegurados com os 16GB de RAM de qualidade, com o Ryzen 3 que tem 8 threads e um desempenho equivalente a um i5 em muitos cenários e uma placa gráfica com tecnologia atual e altamente eficiente em jogos recentes que usem a API DirectX12.

Corre GTA: V no máximo? Absolutamente. Corre Red Dead Redemption? Absolutamente.

__ 

Nota: requisitos recomendados do Red Dead Redemption 2:

  • CPU: Intel Core i7-4770K / AMD Ryzen 5 1500X (O Ryzen 3 3100 é superior ao Ryzen 5 1500X) - ver nota1
  • RAM: 12 GB (Estão a ver porque não queria fazer uma build com 8GB de RAM?)
  • OS: Windows 10
  • VIDEO CARD: Nvidia GeForce GTX 1060 6GB / AMD Radeon RX 480 4GB (A 5500XT bate facilmente estas duas, mesmo tendo em conta que tem menos 2GB que a 1060 6GB)
  • PIXEL SHADER: 5.1 (Check)
  • VERTEX SHADER: 5.1 (Check)
  • FREE DISK SPACE: 150 GB (Check)
  • DEDICATED VIDEO RAM: 3072 MB (Ainda traz 1GB a mais)

nota1:

https://browser.geekbench.com/processors/amd-ryzen-3-3100

https://browser.geekbench.com/processors/amd-ryzen-5-1500x

 

 

Editado por Mica
  • Like 6

Compartilhar este post


Link para o post

Qual é a caixa que tens atualmente, Mica? Estou mortinho para me livrar da minha Nox Infinity, que banhada cometi a comprar isto. Estou a ponderar comprar esta, adoro as Phanteks. Ou juntar um bocado mais e ir para a minha favorita, a Mesh C (se bem que a nova Lancool II Mesh está interessante mas é muito flashy para o meu gosto). Este update da caixa é já a pensar no update da gpu. 

Spoiler

Estou fdd ando a ficar com o bichinho do hardware. Por que raio me meti nesta vida... 😂

 

Editado por vidz

Compartilhar este post


Link para o post

A minha caixa é muito simples, é uma Cooler Master K280. Não ligo a RGBs nem painéis laterais em acrílico. Tem refrigeração qb e espaço, para mim é tudo o que interessa 👍

 

Compartilhar este post


Link para o post

Confesso que, naquela build, ainda me incomoda um pouco o facto da placa gráfica ter 4GB. Sim, é melhor que uma 1060 com 6GB e também é melhor que a RX580 com 8GB, mas em determinados jogos a falta de VRAM pode ser muito penalizadora, até mais que a falta de RAM.

Por mais 15€ ou 20€ já se arranja a RX5500XT com 8GB, e por mais 25€ a GTX1660, gráfica que elevaria o nível da build salvo alguns cenários (os tais onde a RX5500XT é equivalente).

Posto isto, é imperial estar atento às promoções. Basta um dia o Ryzen 3 passar para 90€, ou as RAMs entrar em promoção, e já conseguem encaixar uma gráfica diferente neste orçamento. Porém, se tivesse mesmo de ser hoje, a build acima é mesmo o melhor que consigo arranjar pelo preço, isto obviamente sem procurar os preços noutras lojas (algo que, logicamente, devem fazer)

Compartilhar este post


Link para o post
Citação de Claudiojp, há 4 minutos:

Desde que construí o meu PC agora também ando com o bichinho disto.

É Lego para adultos 😅

Compartilhar este post


Link para o post
Citação de vidz, há 2 minutos:

É Lego para adultos 😅

É um Lego é caro ahahahah. Felizmente o PC Building Simulator vai mantando um bocado o bicho.

Compartilhar este post


Link para o post

Ok pessoal ajuda.

Comprei 2 sticks de RAM para a minha torre e isto não está a funcionar.

São estas: https://www.pcdiga.com/gskill-aegis-ddr4-3000mhz-2x8gb-f4-3000c16d-16gisb

As outras 2 que já tinha são exactamente as mesmas.

O problema é o seguinte. Tanto um set como outro, funcionam bem separadamente a 3000MHz com o A-XMP ligado. As 4 juntas só funcionam a frequências stock. Quando ligo o A-XMP para pôr as 4 a 3000MHz o PC nem dá boot, fica encravado com a luz de diagnóstico acesa no CPU, como se este estivesse em falta ou estragado. Já tentei por manualmente a 3000MHz e 1.35V as RAMs, mas o resultado é o mesmo.

Specs do PC:

  • Ryzen 5 3600
  • MSI B450 Gaming Plus Max
  • PowerColor RX 5700 XT Red Devil
  • RAMs são essas que referi
  • Seasonic 620W Bronze 80+

Alguma ideia?

Compartilhar este post


Link para o post

https://www.guru3d.com/articles_pages/geforce_rtx_3080_founder_review,1.html

É uma bomba das bombas a RTX3080, Jesus...

Citação de Claudiojp, há 16 horas:

Ok pessoal ajuda.

Comprei 2 sticks de RAM para a minha torre e isto não está a funcionar.

São estas: https://www.pcdiga.com/gskill-aegis-ddr4-3000mhz-2x8gb-f4-3000c16d-16gisb

As outras 2 que já tinha são exactamente as mesmas.

O problema é o seguinte. Tanto um set como outro, funcionam bem separadamente a 3000MHz com o A-XMP ligado. As 4 juntas só funcionam a frequências stock. Quando ligo o A-XMP para pôr as 4 a 3000MHz o PC nem dá boot, fica encravado com a luz de diagnóstico acesa no CPU, como se este estivesse em falta ou estragado. Já tentei por manualmente a 3000MHz e 1.35V as RAMs, mas o resultado é o mesmo.

Specs do PC:

  • Ryzen 5 3600
  • MSI B450 Gaming Plus Max
  • PowerColor RX 5700 XT Red Devil
  • RAMs são essas que referi
  • Seasonic 620W Bronze 80+

Alguma ideia?

Tenho visto vários relatos de pessoal com problemas em ativar o XMP com 4 RAMs, mesmo sendo iguais. Contudo, o que posso aconselhar é um update ao BIOS e trocar a ordem das RAMs, a ver se ajuda.

Compartilhar este post


Link para o post
Citação de Mica, há 3 minutos:

Tenho visto vários relatos de pessoal com problemas em ativar o XMP com 4 RAMs, mesmo sendo iguais. Contudo, o que posso aconselhar é um update ao BIOS e trocar a ordem das RAMs, a ver se ajuda.

Já fiz e continua igual. Acho que há aqui um conjunto de factores. Pelo que li com 4 sticks só os consigo puxar a 2933 se tiver sorte, maybe 2666. Para além disso, esta RAM não está na QVL do CPU, portanto acredito que isso também esteja a criar algum conflito. Depois tinha de andar a mexer nas definições de OC à mão e aumentar voltagens e etc e como não quero fazer bosta, vou devolver e pronto. Se algum dia precisar de mais RAM espeto só dois sticks de 16GB e não me chateio.

Compartilhar este post


Link para o post
Citação de Genzo, há 7 minutos:

Então, a 3080 superou as expectativas? 

A mim surpreendeu-me, bate a 2080Ti por uma margem significativa, maior do que a margem entre a 2080 Super e a 2080Ti. Assim, vejo perfeitamente a RTX3070 a lutar taco-a-taco com a 2080Ti, mas por 500 e tal paus.

Compartilhar este post


Link para o post

Os consumos são uma porcaria para os níveis que a nvidia nos habituou. Agora estão a par com o que a AMD costuma apresentar nesse segmento de preço.

Compartilhar este post


Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa de ser membro desta comunidade para poder comentar

Criar uma conta

Registe-se na nossa comunidade. É fácil!

Criar nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Autentique-se agora
Entre para seguir isso  

×
×
  • Criar Novo...