Ir para conteúdo
Entre para seguir isso  
Ghelthon

Tópico Oficial de Linux & Software open source

Publicações recomendadas

@Mica

helder@reverendo:~$ wget -nc https://dl.winehq.org/wine-builds/winehq.key && add winehq.key && sudo update
File ‘winehq.key’ already there; not retrieving.


Command 'add' not found, did you mean:

  command 'pdd' from deb pdd
  command 'tdd' from deb devtodo
  command 'dd' from deb coreutils
  command 'adb' from deb adb
  command 'aid' from deb id-utils
  command 'ad' from deb netatalk
  command 'amd' from deb am-utils
  command 'atd' from deb at
  command 'ddd' from deb ddd
  command 'ldd' from deb libc-bin
  command 'dad' from deb debian-dad
  command 'adbd' from deb android-tools-adbd
  command 'axd' from deb afnix
  command 'and' from deb and

Try: sudo apt install <deb name>

Já tem as chaves, mas diz que precisa delas para instalar. Que troll.

Compartilhar este post


Link para o post
Citação de John Reverend, há 8 minutos:

@Mica


helder@reverendo:~$ wget -nc https://dl.winehq.org/wine-builds/winehq.key && add winehq.key && sudo update
File ‘winehq.key’ already there; not retrieving.


Command 'add' not found, did you mean:

  command 'pdd' from deb pdd
  command 'tdd' from deb devtodo
  command 'dd' from deb coreutils
  command 'adb' from deb adb
  command 'aid' from deb id-utils
  command 'ad' from deb netatalk
  command 'amd' from deb am-utils
  command 'atd' from deb at
  command 'ddd' from deb ddd
  command 'ldd' from deb libc-bin
  command 'dad' from deb debian-dad
  command 'adbd' from deb android-tools-adbd
  command 'axd' from deb afnix
  command 'and' from deb and

Try: sudo apt install <deb name>

Já tem as chaves, mas diz que precisa delas para instalar. Que troll.

Tu copiaste e colaste direitinho o meu comando? Pelos logs parece incompleto.

 

Verifica isso de novo pfv. E mesmo que de aquela mensagem da chave volta a tentar instalar o wine com o sudo apt install winehq-stable (acho que era este comando, agora estou no telemóvel é mais difícil ver a resposta)

Compartilhar este post


Link para o post

Ok. Isto é estranho... Ativei o secure boot na bios corri de novo o comando

sudo apt update && sudo apt-get install --install-recommends winehq-stable

... e agora já corre o wine. Já instalei o cm0102 e testei iniciar um jogo. Corre tudo bem, mas o formato visual do jogo está com complicações tanto em fullscreen como em janela. Depois de ter voltado a desativar o secure boot começou a dar-me um erro ao iniciar o jogo. Diz que que não consegue iniciar em fullscreen e para ver se tenho directx9 instalado ou se a placa suporta o formato 800x600.

E esta, @Mica?🤔

Bem, ao menos o wine já dá, né? 😜

 

edit: isto é imbecil. Tenho de ter o secure boot ligado para não dar erro ao correr o CM. Todavia, consegui instalar o jogo, só que dá-me o erro acima citado. 

edit2: resolvi instalar de novo o jogo só que desta vez instalei na partição do Linux em vez de na default do W10. Como era de esperar(?), a coisa correu melhor e já corre em modo janela sem complicações gráficas e inclusive com o secure boot desativo(?!). Até descobri uma forma de jogar com o patch do Tapani! 😄

Ou seja, está resolvido! Muito obrigado pela ajuda, grande @Mica!🤗

Editado por John Reverend
  • Like 1

Compartilhar este post


Link para o post

A gente está sempre a aprender...esta foi a primeira vez que vi alguém com dificuldades a instalar o Wine, não por ser noob mas porque o Linux fez Linuxices. Depois não admira que a plataforma não tenha mais de 1 ou 2% de market share...mais de metade das pessoas teria saltado fora depois de não conseguir instalar à primeira ou à segunda.

Mas fico contente que tenhas finalmente conseguido, agora fiquei com o bichinho pelo CM01/02 🙂

EDIT: Editei o meu post longo na página anterior porque faltava fazer o download da chave do repositório...em princípio toda aquela receita deveria ser suficiente para ter uma instalação completa do wine no PC...em princípio 😂

Editado por Mica

Compartilhar este post


Link para o post

Eu não desisti porque a alternativa é o Win10 e as suas imposições de programas pré-definidos. Para mim foi um basta. Prefiro ter paciência e ir aprendendo alguns princípios básicos do Ubuntu à medida que vou precisando e assim também enriqueço pessoalmente.

E pronto, agora já me posso irritar com o CM no Linux. Isto é que é qualidade de vida! 😄

Bem, na verdade, @Mica, se me perguntares o que fiz para ficar tudo a dar como deve de ser eu também não te saberia responder, por isso está tudo bem. 😅

Editado por John Reverend

Compartilhar este post


Link para o post

Eu tenho o Windows 10 por causa da PokerStars e do FM2019, são duas coisas que correm no Linux com o Wine e Proton, respetivamente, mas com fiabilidade reduzida.

Curiosamente a última vez que joguei CM no Ubuntu este portou-se melhor do que em Windows.

Voltando ao tema, ocorre-me que tudo isto tenha acontecido por tentares instalar na partição do Windows, coisa que eu nunca fiz.

Compartilhar este post


Link para o post

não sei muito bem onde meter isto portanto aqui fica

estou a começar no mundo da programação e dava jeito visto que tenho apenas um pc windows instalar o linux....pergunto então qual seria o melhor para instalar? os mais falados entre ubuntu e mint? ou há mais que sejam melhores?

e provavelmente instalar em dual boot com o windows porque se calhar uma vm no meu pc não correrá lá muito bem

Compartilhar este post


Link para o post

Boas,

Tens 3 alternativas viáveis para quem está a começar:

1) A mais simples de todas, mas que pode não ter tudo o que queres: tirar partido do WSL. Assim podes ter uma shell Linux no teu Windows que até pode ser o suficiente para o que pretendes. Se não gostares é só remover o programa, aquilo não mexe com partições do disco nem nada. É a que recomendo. Utilizei até há pouco tempo, quando a Pokerstars e o FM2019 ainda não estavam a funcionar corretamente em Linux. Já não é o caso por isso já não tenho Windows novamente.

2) A mais popular: dual boot Windows+Linux. Hoje em dia é bastante tranquilo fazer isto, os instaladores das várias distribuições Linux  são fáceis de se usar e explicam bem todos os processos.

3) Para os mais aventureiros: utilizar apenas Linux. Este foi o caminho que segui, mas antes de o seguir também tive o Linux numa máquina virtual (não recomendo) e em dual-boot. Se optares por usar apenas Linux, recomendo vivamente que utilizes o Ubuntu 18.04, é aquele para o qual vais encontrar mais informação para o que precisas. Não vale a pena dar um passo maior que a perna, o Ubuntu pode e deve ser a primeira distribuição a usar pela quantidade de documentação disponível. Depois até podes decidir que não gostas e experimentar outra coisa, quando te sentires mais confortável. Eu passei pelo Ubuntu em primeiro lugar e depois andei por um carrossel de distribuições que inclui Arch, Fedora, elementaryOS, Debian e Linux Mint. Acabei por assentar de vez no Debian porque é aquele que mais tem a ver comigo: 0% de bloatware, enorme estabilidade.

Compartilhar este post


Link para o post

Não há ciência...é sacar o Rufus, fazer um boot e seguir as instruções que são claras como a água. Mas se mesmo assim não te sentes seguro, acredito que no Google encontres bons tutoriais se pesquisares.

Se mesmo assim não te sentires confortável então sim, saca o VirtualBox e  faz as experiências numa máquina virtual antes de mexeres com o teu disco.

Compartilhar este post


Link para o post

Eu uso o Ubuntu, longe de ser expert, acho que o sistema está super acessível mesmo a quem não tenha muito conhecimento. Não faço intenções de voltar ao Windows tão cedo, até porque o computador dava-me uma série de problemas com o Windows e desde há um ano que só tive um problema com o Ubuntu e resolvi rapidamente com uma pesquisa.

O problema aqui é que de vez em quando bate aquele bichinho de jogar algum manager, seja um CM4, seja um TEW, mas nunca me aventurei muito pelo Wine e quando experimentei noutros tempos numa máquina virtual dava-me uma série de problemas. Como não queria arriscar, já li que o PlayOnLinux está muito em voga e, basicamente, é como se fosse o Software Center do Wine, ou seja, vem facilitar as coisas para as pessoas mais casuais. É mesmo assim? É que já investiguei e tudo mais, vi alguns tutoriais e tudo parece relativamente simples, basicamente é instalar o PlayOnLinux e é como se estivesse ali um qualquer emulador. É mesmo abrir aquilo, escolher o jogo ou aplicação que se pretende usar e está feito? Quando a esmola é muita...

Editado por El Shafto

Compartilhar este post


Link para o post

PlayOnLinux é coisa do passado e já foi sucedido pelo Lutris

Mas podes nem precisar de nenhum dos dois. Se tens o Ubuntu 18.04 deves ter o Wine 3.0 nos repositórios principais o que quase de certeza te chega para o CM4 e é mais atual que qualquer Wine que venha nos scripts do PlayOnLinux. Para teres noção, eu joguei mais de 200 horas o Football Manager 2019 sem um único crash...quer dizer, só dá crash se escolheres uma tática dos templates (Vertical Tiki Taka, Gegenpressing etc). De resto, super smooth e gráficos no máximo.

Se for um jogo que tenhas no Steam estás safo, é só usar o Proton e verificar aqui se o jogo funciona. Para teres noção, há um ano atrás era impensável jogar GTA V no Linux, hoje é uma brincadeira de crianças.

A Microsoft tem mudado de paradigma para melhor, eu consigo hoje programar em Windows com muito mais facilidade devido ao WSL e mesmo ferramentas como o Docker, que encurta de certa forma as diferenças entre os dois SOs. O problema é o bloatware, o Windows vem cheio de entulho e muito dele simplesmente não podes eliminar.

De qualquer forma, eu costumo deixar esta pergunta no ar para que não fiquem frustrados a médio prazo no Linux e voltem ao Windows: pensem bem no que usam, e se precisam de recorrer sistematicamente ao Wine talvez seja mais fácil usar Windows + adaptações ou até mesmo o macOS, que nunca tive mas que reconheço que é mais compatível como o Windows e mais seguro como o Linux.

  • Like 1

Compartilhar este post


Link para o post

Acabo de sair de uma sessão de GTA V em Linux com gráficos em High, 1080p e 75fps estável. What a time to be alive 🙂

(i5-4670K e uma AMD RX470 4GB, portanto hardware bem longe de ser premium)

 

Editado por Mica

Compartilhar este post


Link para o post

descobri que posso transformar uma máquina antiga aqui em casa num ubuntu server e agr tenho uma glorificada netflix para ver no pc, telefone e chromecast

tbm uma dropbox e um pocket

tudo com software open source

queria ver se punha uma vpn tbm só pq sim

Editado por Plagio o Original

Compartilhar este post


Link para o post

Ainda temos pessoal aqui com Linux full-time? 😎

Por aqui decidi experimentar o Fedora 34, estou a achar incrível o Gnome 40.

O proton do Steam está tão avançado que o Euro Truck Simulator 2 corre melhor com o Proton do que nativo, e, wait for it, corre melhor em Proton do que em Windows. Isto é mesmo verídico, volta e meia tinha uns FPS drops a entrar nas cidades, e em Linux está sempre nos 75FPS.

Para além dos jogos do Steam, também tenho a Pokerstars e o Pokertracker 4 a correr lindamente, sem crashes. Basicamente todo o software que quero usar, consigo usar. É verdade que não há o Office, mas o LibreOffice 7 tem uma compatibilidade muito boa com os .docx e .xslx. Também uso o Onedrive, é a própria Microsoft que tem no seu site do Office 365 um link a apontar para um repositório Github com uma implementação de Onedrive para Linux.

Atingiu um ponto de maturidade enorme, mas a divulgação não é a melhor e a gestão de instalação de software também não. É importante para um leigo saber que pode clicar duas vezes num ficheiro e ele vai instalar um programa, aqui nem sempre acontece isso.

 

Compartilhar este post


Link para o post
Citação de Mica, há 5 horas:

Ainda temos pessoal aqui com Linux full-time? 😎

Por aqui decidi experimentar o Fedora 34, estou a achar incrível o Gnome 40.

O proton do Steam está tão avançado que o Euro Truck Simulator 2 corre melhor com o Proton do que nativo, e, wait for it, corre melhor em Proton do que em Windows. Isto é mesmo verídico, volta e meia tinha uns FPS drops a entrar nas cidades, e em Linux está sempre nos 75FPS.

Para além dos jogos do Steam, também tenho a Pokerstars e o Pokertracker 4 a correr lindamente, sem crashes. Basicamente todo o software que quero usar, consigo usar. É verdade que não há o Office, mas o LibreOffice 7 tem uma compatibilidade muito boa com os .docx e .xslx. Também uso o Onedrive, é a própria Microsoft que tem no seu site do Office 365 um link a apontar para um repositório Github com uma implementação de Onedrive para Linux.

Atingiu um ponto de maturidade enorme, mas a divulgação não é a melhor e a gestão de instalação de software também não. É importante para um leigo saber que pode clicar duas vezes num ficheiro e ele vai instalar um programa, aqui nem sempre acontece isso.

 

Tenho andado a pensar seriamente nisso, mas no pc do trabalho. Tenho tido algumas dificuldades com WSL2 em alguns projetos, tendo mesmo de desativar firewalls para aceder ao localhost através do wsl e isso tira-me do sério. Assim q as coisas estejam mais calmas aqui no trabalho acho que vou dar uma hipótese à possibilidade de ser 100% linux.

Compartilhar este post


Link para o post

Opa, eu aqui passei para full linux no meu pc pessoal (que também uso para trabalho). Durante uns tempos andei com crashes aleatórios do Windows o ano passado que voltaram a semana passada. Depois de um dia sem conseguir resolver desisti e meti o Ubuntu que já tenho também no portátil.

Curiosamente até agora o que me faz mais falta é o Outlook. Do que procurei supostamente o Thunderbird era a melhor solução alternativa mas não curto nada do feel. 

@Mica por acaso tenho de ver isso do OneDrive em linux, dá-me imenso jeito para as pastas partilhadas do trabalho.

Compartilhar este post


Link para o post
Citação de toze2, há 12 minutos:

Opa, eu aqui passei para full linux no meu pc pessoal (que também uso para trabalho). Durante uns tempos andei com crashes aleatórios do Windows o ano passado que voltaram a semana passada. Depois de um dia sem conseguir resolver desisti e meti o Ubuntu que já tenho também no portátil.

Curiosamente até agora o que me faz mais falta é o Outlook. Do que procurei supostamente o Thunderbird era a melhor solução alternativa mas não curto nada do feel. 

@Mica por acaso tenho de ver isso do OneDrive em linux, dá-me imenso jeito para as pastas partilhadas do trabalho.

Tens o Thunderbird e o Evolution, mas são relativamente parecidos.

Também gosto mais do Outlook.

Compartilhar este post


Link para o post
Citação de Mica, há 1 minuto:

Tens o Thunderbird e o Evolution, mas são relativamente parecidos.

Também gosto mais do Outlook.

Até experimentei primeiro. Fiquei triggered quando ficou lá predefinido o gmail e não saía. Desisti logo xD

Compartilhar este post


Link para o post

Já eu segui a tendência inversa, o WSL está cada vez melhor, por isso neste momento só uso Windows. No meu pc pessoal ainda tenho dual boot com Ubuntu 18.04, mas raramente uso. 

Editado por Solero

Compartilhar este post


Link para o post

Eu acabei mesmo por passar para o Linux, tem algumas particularidades mas que se vão ultrapassando, mas 10% dos problemas que estava a ter no windows 😂

Saudades do meu mac 

Compartilhar este post


Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa de ser membro desta comunidade para poder comentar

Criar uma conta

Registe-se na nossa comunidade. É fácil!

Criar nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Autentique-se agora
Entre para seguir isso  

×
×
  • Criar Novo...