Ir para conteúdo
Entre para seguir isso  
andriy pereplyotkin

Ensino Superior - A Entrada, a Estadia, o Adeus

Publicações recomendadas

Já vais mais à frente que eu, ainda só tive de ler o texto da OCDE. Ainda só tive duas práticas, uma de apresentação e outra sobre esse texto que fala essencialmente sobre os paradigmas económicos. Contudo já imprimi um texto desse Instituto sobre os monopólios naturais e, sem ainda o ter lido, não me parece que o objectivo seja esse que referes.

 

E também achei esse método uma bodega. Anw, a justificação, ou o trade-off, para a nota máxima ser 16 que o stor deu à minha turma foi que no exame de época normal quem tirar acima de 17 não precisa de oral nem nada. Uma parvoíce.

Eu também ainda só tive duas práticas dessas, mas hoje após o miniteste resolvi ir dar uma vista de olhos aos restantes textos e não gostei muito do que vi.

Coitados de quem ta a fazer a cadeira este ano! O ano passado foi parecido mas menos doloroso.

 

Quanto aos texto tenho a dizer-vos que tende a piorar quer no tamanho, na "qualidade" e na escrita.

 

Basicamente o sistema de avaliação é ridiculo, a quantidade de materia ja era um abuso o ano passado e as perguntas dos exames nem vale a pena comentar.

 

Ja agr vcs sao de que licenciatura? como é que correu ate agora a licenciatura? Estão a pensar seguir mestrado?

Ui, já estou assustado. :mrgreen:

Eu estou em Economia. Para mim está a correr optimamente, ainda não deixei cadeira nenhuma para trás e espero acabar a licenciatura este semestre. Em princípio devo seguir mestrado, mas ainda estou com algumas dúvidas sobre que opção tomar.

Compartilhar este post


Link para o post

Eu também ainda só tive duas práticas dessas, mas hoje após o miniteste resolvi ir dar uma vista de olhos aos restantes textos e não gostei muito do que vi.

 

Ui, já estou assustado. icon_mrgreen.gif

Eu estou em Economia. Para mim está a correr optimamente, ainda não deixei cadeira nenhuma para trás e espero acabar a licenciatura este semestre. Em princípio devo seguir mestrado, mas ainda estou com algumas dúvidas sobre que opção tomar.

 

É caso para isso xD! E em ECIE começa a estudar com antecedência que aquilo tem mt matéria, mas é fácil.

 

Tens MP

Editado por brun0 SLB

Compartilhar este post


Link para o post

"Will political globalisation inevitably follow economic globalisation? Discuss."

 

Tenho um mês para escrever um essay com este tema. Alguém tem sugestões de referências para ler?

Compartilhar este post


Link para o post

"Will political globalisation inevitably follow economic globalisation? Discuss."

 

Tenho um mês para escrever um essay com este tema. Alguém tem sugestões de referências para ler?

 

Procura referências sobre o Euro. É o caso mais recente de uma expansão de uma economia para outros níveis acho eu... abordar a possibilidade (impossível) de haver uma moeda intercontinental no futuro como principal moeda.

Compartilhar este post


Link para o post

Tenho uma questão. Se eu não fizer metade de créditos do primeiro ano, não consigo passar para o segundo ano e fazer disciplinas do segundo ano?

Compartilhar este post


Link para o post

Tenho uma questão. Se eu não fizer metade de créditos do primeiro ano, não consigo passar para o segundo ano e fazer disciplinas do segundo ano?

Fazes as cadeiras em atraso mais as que puderes de 2º ano.

Compartilhar este post


Link para o post

Tenho uma questão. Se eu não fizer metade de créditos do primeiro ano, não consigo passar para o segundo ano e fazer disciplinas do segundo ano?

 

varia de faculdade para faculdade

Compartilhar este post


Link para o post
Guest Rumpas

À partida podes. Tens é de te inscrever primeiro às de 1º ano, e só depois usar os créditos restantes para as cadeiras de 2º ano.

Compartilhar este post


Link para o post
Guest Rumpas

De certeza que sim.

Compartilhar este post


Link para o post

Um aluno do segundo ano disse-me que eu desde que fizesse 26 créditos no primeiro ano, que poderia acabar o curso em três anos. Depois alguém me disse que se eu não fizesse os 30 créditos no primeiro ano que não seguia para o segundo ano.

 

Obrigada então.

Compartilhar este post


Link para o post

Aqui acho que com 42 créditos (7 cadeiras de 6 ects) podes inscrever-te em mais de 60 créditos para o ano seguinte. Acho que é isso que ele queria dizer.

Compartilhar este post


Link para o post

Pessoal preciso de ajuda!

O meu prof de Contabilidade Fincanceira II pediu aos alunos para resumirem a NCRF 9! O problema é que eu não sei como resumir aquilo... :confuso:

 

Alguém consegue dar uma ajudinha? :mrgreen:

Obrigado desde já

Compartilhar este post


Link para o post

Um aluno do segundo ano disse-me que eu desde que fizesse 26 créditos no primeiro ano, que poderia acabar o curso em três anos. Depois alguém me disse que se eu não fizesse os 30 créditos no primeiro ano que não seguia para o segundo ano.

 

Obrigada então.

Acho que ficas sem oportunidade de pedir bolsa.

Compartilhar este post


Link para o post

Uma opinião geral sobre o curso, só isso. Nada de muito extenso.

 

Isso é demasiado generalista, uma vez que o mais geral que se pode dizer sobre o curso é que não é particularmente difícil, mas é extremamente exigente e desgastante. Por outro lado, ao nível da empregabilidade, as coisas não são propriamente fáceis. Ademais, não basta fazer a licenciatura em Psicologia, se se quiser exercer, além de fazer o mestrado (o que implica um gasto adicional), tem que se fazer um estágio profissional regulamentado pela Ordem dos Psicólogos Portugueses (OPP).

 

Isto, claro, em termos muito gerais.

Editado por Vaart

Compartilhar este post


Link para o post

"Will political globalisation inevitably follow economic globalisation? Discuss."

 

Tenho um mês para escrever um essay com este tema. Alguém tem sugestões de referências para ler?

Ronald Findlay e Kevin O’ Rourke (2007), Power and Plenty – Trade, War and the World Economy in the Second Millennium, Princeton: Princeton University Press

Thomas L. Friedman (2005, 2006 e 2007), The World is Flat: a Brief History of the twenty-First century, New York: Farrar, Strauss and Giroux (existe tradução portuguesa)

Harold James (2002), The End of Globalization, Massachusetts: Harvard University Press

Harold James (2009), The Creation and Destruction of Value – The Globalization Cycle, Massachusetts: Harvard University Press

Edward E. Leamer (2007), A Flat World, a Level Playng Field, a Small World after all, or none of the above: a Review of Thomas L. Friedman The World is Flat, Journal of Economic Literature, volume XLV, March 2007, pp. 83-126

Richard A. Posner (2009), A Failure of Capitalism, Massachusetts: Harvard University Press

Dani Rodrik (2011), The Globalization Paradox . Why global markets, states and democracy can’t coexist, Oxford: Oxford University Press

Joseph Stiglitz e Bruce Greenwald (2014), Creating a Learning Society, New York: Columbia University Press

Martin Wolf (2014), The Shifts and the Shocks – what we have learned and have still to learn from the financial crisis, Londres: Allen Lane – Penguin Books

Larry Neal e Jeffery Williamson (2014), The Cambridge History of Capitalism – volume II, The Spread of Capitalism from 1840 to present, Cambdrige: Cambridge University Press

 

Esta literatura dá-te um panorama das encruzilhadas da globalização.

Para o tema em questão o Rodrik é bastante importante, nomeadamente para abordar o Trilema de Rodrik.

Compartilhar este post


Link para o post

Ronald Findlay e Kevin O’ Rourke (2007), Power and Plenty – Trade, War and the World Economy in the Second Millennium, Princeton: Princeton University Press

Thomas L. Friedman (2005, 2006 e 2007), The World is Flat: a Brief History of the twenty-First century, New York: Farrar, Strauss and Giroux (existe tradução portuguesa)

Harold James (2002), The End of Globalization, Massachusetts: Harvard University Press

Harold James (2009), The Creation and Destruction of Value – The Globalization Cycle, Massachusetts: Harvard University Press

Edward E. Leamer (2007), A Flat World, a Level Playng Field, a Small World after all, or none of the above: a Review of Thomas L. Friedman The World is Flat, Journal of Economic Literature, volume XLV, March 2007, pp. 83-126

Richard A. Posner (2009), A Failure of Capitalism, Massachusetts: Harvard University Press

Dani Rodrik (2011), The Globalization Paradox . Why global markets, states and democracy can’t coexist, Oxford: Oxford University Press

Joseph Stiglitz e Bruce Greenwald (2014), Creating a Learning Society, New York: Columbia University Press

Martin Wolf (2014), The Shifts and the Shocks – what we have learned and have still to learn from the financial crisis, Londres: Allen Lane – Penguin Books

Larry Neal e Jeffery Williamson (2014), The Cambridge History of Capitalism – volume II, The Spread of Capitalism from 1840 to present, Cambdrige: Cambridge University Press

 

Esta literatura dá-te um panorama das encruzilhadas da globalização.

Para o tema em questão o Rodrik é bastante importante, nomeadamente para abordar o Trilema de Rodrik.

 

:prayer:

 

Muito obrigado!

Compartilhar este post


Link para o post

Untitled.png

 

Já agora, eu para interpretar o Trilema de Rodrik fiz este esquema e de seguida expliquei-o:

 

"Se nos colocarmos num dos vértices, um dos dois restantes terá de cair. O aprofundamento total do processo de globalização tenderá ou a exigir o desaparecimento do Estado-Nação ou colocar em risco a democracia política. As obrigações externas sobrepor-se-ão às internas e a defesa política dos interesses nacionais será impossível, a margem de manobra para as escolhas políticas e económicas será substancialmente reduzida e o federalismo global seria uma alternativa: o modelo Estado-Nação desapareceria, surgindo um modelo EUA à escala mundial. Para obtermos uma integração económica mais profunda deverão ser eliminados todos os custos de transação, de troca e financeiros, além-fronteiras. O Estado-Nação é uma fonte fundamental desse tipo de custos. Estes geram riscos de soberania, criam descontinuidades regulatórias nas fronteiras e previnem a regulação e supervisão globais de intermediários financeiros.

Temos portanto três cenários possíveis. Uma das possibilidades será optar pelo federalismo global em que são alinhados a integração económica mais profunda e a democracia política. Realisticamente é uma opção que não pode ser feita à escala global, dadas as dificuldades de alcançar maneiras de pensar semelhantes, tal como a experiências da União Europeia demonstra. Outra possibilidade é manter o Estado-Nação mas torna-lo mais sensível às necessidades da economia internacional. Este seria um estado que procuraria a integração económica global sacrificando objetivos internos. O padrão ouro do século XIX é um exemplo histórico deste tipo de estado. Por fim podemos rebaixar as nossas ambições no que respeita ao nível de integração económica global que podemos alcançar, recorrendo a uma globalização limitada, como por exemplo o regime Bretton Woods com controlo de capitais e liberalização limitada das trocas.

Os decisores políticos a nível global deverão ter em conta que é impossível atingir um máximo de globalização, mas sim obter uma globalização mais sólida e inteligente. (Rodrik, 2007)."

Compartilhar este post


Link para o post

Para quem está no primeiro ano e para o ano quer mudar de curso, pode voltar a candidatar-se normalmente ?

Compartilhar este post


Link para o post

Isso é demasiado generalista, uma vez que o mais geral que se pode dizer sobre o curso é que não é particularmente difícil, mas é extremamente exigente e desgastante. Por outro lado, ao nível da empregabilidade, as coisas não são propriamente fáceis. Ademais, não basta fazer a licenciatura em Psicologia, se se quiser exercer, além de fazer o mestrado (o que implica um gasto adicional), tem que se fazer um estágio profissional regulamentado pela Ordem dos Psicólogos Portugueses (OPP).

 

Isto, claro, em termos muito gerais.

 

Era isso o que pretendia, obrigado.

Compartilhar este post


Link para o post

Para quem está no primeiro ano e para o ano quer mudar de curso, pode voltar a candidatar-se normalmente ?

Sim, ainda tens os exames válidos.

E podes também tentar a transferência de curso.

Agora não tenho a certeza é se tens de voltar a pedir a ficha ENES de novo ou não, mas penso que não. A não ser que decidas fazer uma melhoria num dos exames nacionais.

Editado por speedfire

Compartilhar este post


Link para o post

Era isso o que pretendia, obrigado.

 

Ainda bem que pude ajudar ;)

 

Se precisares de algo mais, diz.

Compartilhar este post


Link para o post

Sim, ainda tens os exames válidos.

E podes também tentar a transferência de curso.

Agora não tenho a certeza é se tens de voltar a pedir a ficha ENES de novo ou não, mas penso que não. A não ser que decidas fazer uma melhoria num dos exames nacionais.

Em principio não vou realizar de novo nenhum exame. Mas depois como é com a palavra passe para fazer a candidatura no site do DGES? Não é preciso pedir novamente?

 

Já agora, alguém pode dar opinião sobre o curso de Gestão em Coimbra?

Compartilhar este post


Link para o post
Guest Rumpas

Em principio não vou realizar de novo nenhum exame. Mas depois como é com a palavra passe para fazer a candidatura no site do DGES? Não é preciso pedir novamente?

 

Já agora, alguém pode dar opinião sobre o curso de Gestão em Coimbra?

Liga para a DGES. Acho que têm um número gratuito. Eles explicam-te tudo e tiram-te todas as dúvidas.

Compartilhar este post


Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa de ser membro desta comunidade para poder comentar

Criar uma conta

Registe-se na nossa comunidade. É fácil!

Criar nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Autentique-se agora
Entre para seguir isso  

×
×
  • Criar Novo...