Ir para conteúdo
Entre para seguir isso  
Mica

[Debate] Melhor/Pior CM/FM de sempre

Publicações recomendadas

Boas,

 

Surgiu-me a ideia de investigar no fórum da SI um tópico de debate como este, ele existe mas já é um pouco antigo, mas por aqui ainda não vi igual.

 

Entendo que muitos tenham tendência a indicar os mais recentes como sendo os melhores, quanto mais não seja por serem mais completos. No entanto pedia que refletissem um pouco e pensassem qual foi aquele que mais vos deixaram colados ao PC, assim como aquele(s) que menos interesse vos despertaram.

 

No meu caso, coloco no topo CM00/01 e no fundo ficam FM08 e CM4.

 

O CM00/01 foi o primeiro jogo que me fez deixar de almoçar na cantina da minha escola (andava no 7º ano e a escola fica a 1km de casa, +/-), só para poder fazer um ou dois joguinhos antes da aula das 2.30h. Fazia táticas na parte de trás dos meus cadernos juntamente com um amigo que também adorava o jogo, perdia por completo a noção do tempo e quando dava por mim já eram 3h da manhã, enfim, em termos de vício ele representa o topo. Até +/- março ou abril de 2001 o meu PC tinha apenas 32MB de memória(!), demorava cerca de 3 minutos a passar um dia no jogo, mas who cares, eu esperava na mesma. O CM01/02, talvez por ter introduzido menos novidades, nunca me consegui captar tanta atenção como esse. A nível de FM's eu acho o 13 o melhor de sempre, mas também era exigível mais deste do que dos anteriores, quanto mais não seja por ser o mais recente. 06,07,09 e 13 estão no top das minhas preferências.

 

No fundo tinha de estar o CM4. Chegou tarde e a más horas, só praí 60% do jogo é que estava traduzido para PT, era lento como tudo, o motor 2D até era uma novidade interessante caso não fosse introduzido cheio de defeitos, enfim, acho que foi o único da saga que me lembre que não perdi mais de 5 ou 6 horas a jogar. O FM08 até pode ter sido viciante, mas teve o pior motor de jogo da série FM e quando assim é, é difícil gostar dele. Não deixa de ser irónico porque as únicas táticas que fiz para a comunidade CMPT foi no 08 e até tive algum sucesso no jogo, mas a pressão nula que os defesas faziam, os pontapés de saída marcados pelo GR, o facto do jogo te deixar ir para jogo com zero jogadores (não acontecia sempre nem quase sempre, mas acontecia), os jogadores ficarem a olhar para a bola durante 6 ou 7 segundos antes de a atacar, sei lá que mais dizer...Por vezes era um bocado intrigante tentar alcançar sucesso quando estava perante um motor de jogo tão aleatório...

Compartilhar este post


Link para o post

Gosto de todos os que joguei mas o 11 continua a ser o melhor, o botão de retroceder nesses tempos funcionava como deve ser, hoje em dia é um tormento

Compartilhar este post


Link para o post

Gostei muito do FM 9. Se calhar por ter sido a partir desse que comecei a jogar.

 

Deste não estou a gostar nada. As instruções para mim não tem o mesmo efeito que instruções à equipa, apesar de estar mais completo que os anteriores e ter um motor de jogo melhor.

Compartilhar este post


Link para o post

O 14 é o pior que já joguei.

 

 

x2.

 

Tira qualquer um do sério.

Então porque razão? Tem a ver com o sistema de contratações de treinadores deste novo patch? Eu do pouco que joguei até gostei, a nível de produtividade (chamemos-lhe assim) é para já o que estou a gostar mais, menos mudanças de ecrã=menos tempo perdido, e isso é de louvar. Mas reservo o meu veredito final até ter passado algumas horas a jogá-lo.

Compartilhar este post


Link para o post

Pior: FM 2014 (Coisas muitas esquesitas que aconteçem neste jogo, jovem com potencial, eu tou a treinar uma equipa bastante boa, a jogar na champions, nao consigo renovar com esse jogador por mais que uma epoca, e isso aconteceu me 2 vezes seguidas. Na 2º epoca e na 3º, ele só aceita se o contrato aumentar apenas uma época, isso é estupido, e não dá realidade ao jogo.)

 

Melhor: Apenas jogando o 11,12,13,14 dizer qual o melhor é um pouco injusto, mas posso dizer o que mais gostei. O 2012, fiz um save que nem se quer correu assim muito bem, mas simplesmente adorei cada segundo do save

Compartilhar este post


Link para o post

FM08 melhor de todos. ( da série FM )

Há mesmo gostos para tudo :) Gostei da interface (não gostava muito da que era usada por FM's anteriores) e ainda tive alguns saves que duraram umas épocas, mas em termos de realismo, principalmente no motor de jogo, não consigo por nenhum atrás.

 

Para já parece que ninguém jogou CM4, até acho que é +/- consensual que esse bate os recordes negativos de qualidade.

Compartilhar este post


Link para o post

Então porque razão? Tem a ver com o sistema de contratações de treinadores deste novo patch? Eu do pouco que joguei até gostei, a nível de produtividade (chamemos-lhe assim) é para já o que estou a gostar mais, menos mudanças de ecrã=menos tempo perdido, e isso é de louvar. Mas reservo o meu veredito final até ter passado algumas horas a jogá-lo.

Não tem a ver com isso.

 

A quantidade de patch's que saíram é absurda, e para alguém que custou a habituar-se às táticas, quando consegue fazer alguma coisa de jeito tendo em conta o ME, sai logo um patch em que a equipa joga de forma completamente diferente desmotiva logo qualquer um.

 

Depois há Messi's em todas as equipas, passam pela nossa defesa como se nada fosse (mesmo a nossa defesa sendo top).

 

Os livres diretos são ridículos, jogo sim jogo não é sofrer um golo assim, em que a barreira está tão bem colocada que a bola passa ao lado dela.

 

Ir à linha de fundo e cruzar parece mentira, 80% das vezes os extremos/laterais vão à linha e em vez de cruzarem para quem está na área, passam a bola ao MC/trinco, perdendo quase sempre a possibilidade de ataque.

 

Contra-ataques da equipa adversária = golo. Quando eu preciso de 3/4 oportunidades flagrantes para fazer um golo.

 

Enfim, podia enumerar várias coisas ainda, como certos bug's, lesões etc, mas nem vale a pena, estou perto de desistir deste FM.

Compartilhar este post


Link para o post

Não tem a ver com isso.

 

A quantidade de patch's que saíram é absurda, e para alguém que custou a habituar-se às táticas, quando consegue fazer alguma coisa de jeito tendo em conta o ME, sai logo um patch em que a equipa joga de forma completamente diferente desmotiva logo qualquer um.

 

Depois há Messi's em todas as equipas, passam pela nossa defesa como se nada fosse (mesmo a nossa defesa sendo top).

 

Os livres diretos são ridículos, jogo sim jogo não é sofrer um golo assim, em que a barreira está tão bem colocada que a bola passa ao lado dela.

 

Ir à linha de fundo e cruzar parece mentira, 80% das vezes os extremos/laterais vão à linha e em vez de cruzarem para quem está na área, passam a bola ao MC/trinco, perdendo quase sempre a possibilidade de ataque.

 

Contra-ataques da equipa adversária = golo. Quando eu preciso de 3/4 oportunidades flagrantes para fazer um golo.

 

Enfim, podia enumerar várias coisas ainda, como certos bug's, lesões etc, mas nem vale a pena, estou perto de desistir deste FM.

Provavelmente também estás com um pouco de azar. Qual é a tua reputação, e já agora que clube? Eu tive vários problemas a treinar clubes grandes na 1ª época no FM13, porque nunca comecei com reputação de futebolista profissional ou futebolista internacional, descobri depois que o problema estava nas palestras e decidi não dar nenhuma (nem eu nem adjunto), só mesmo no final do jogo se jogarem realmente bem, e não é que resultou? :)

 

Neste FM fiz o mesmo num save com o Porto, sem contratar ninguém e a inventar largo nas táticas ao longo das primeiras 10 jornadas, de facto não fui campeão mas acabei o campeonato com 74 pontos e 11 golos sofridos, e na Champions também fiz uma excelente fase de grupos. Na segunda temporada, já com os jogadores a respeitarem-te, as palestras começam a ter o efeito esperado.

 

Até pode nem ter nada a ver com isso, mas pode ser o método do jogo te "castigar" pelo facto da abordagem aos jogadores não ter sido a mais correta. Se é esse método que o jogo encontra para te castigar é grave na verdade, mas quando temos uma tática com pés e cabeça não vejo outra forma de ele se vingar lol

Compartilhar este post


Link para o post

Melhores: CM 01/02, CM 03/04, FM 2008

 

Piores: FM 2005, FM 2009, FM2014

 

Baseio isto apenas no divertimento e prazer que me deu jogar cada um deles.

Compartilhar este post


Link para o post

championship-manager-season-97-98_4.png

 

Esqueci-me de referir este na minha lista de favoritos :prayer:

 

Comecei a jogar isto nas férias de Natal de 97 para 98, havia dias em que saía da cama às 7 e tal da manhã só para jogar esta porcaria. Enorme jogo.

Compartilhar este post


Link para o post

Melhores: CM 99/00, CM 01/02, FM 2005, FM 2009, FM 2010, FM 2012

 

Piores: CM 4, FM 2011, FM 2013, FM 2014

Compartilhar este post


Link para o post

Melhor para mim o 14. Sei que o pessoal não curte muito, mas as inovações que o jogo teve em termos dos menus, a nova opção do zoom out, o facto dos bonecos já parecerem mais homens, estou a gostar bastante. Claro que ainda existem vários bugs, mas acredito que no final, e espero que não me engane, vai ficar bastante bom.

Os que me deram mais vicio foram o CM4, FM06, 09. Eu no quatro era bastante puto tavame pouco lixando para os bugs, fartavame de fazer reload só para ganhar os jogos todos e não me fartava :cool:

Compartilhar este post


Link para o post

Não quer dizer que os tenha jogado, mas os melhores e marcam a historia, são sem duvida os primeiros da saga, foi a partir dessa ideia original que surgiram todos os outros que nos ficamos colados ;)

 

Não tenho a certeza do qual fm foi o primeiro a ter o motor 3-d mas para mim esse foi o pior.

 

o 14 acho sem duvida o melhor dos fm que joguei até hoje, claro está que é para quem quer perder imenso tempo nos quebra-cabeças do jogo

Compartilhar este post


Link para o post

o primeiro jogo que joguei mesmo a serio onde perdia horas e horas, onde acho que nem sequer sai da cadeira do computador foi o fm 08...lembro-me perfeitamente de ter comprado o hazard super novo e ele ja ser grande jogador...apesar dos bugs foi um fm que me deu um prazer imenso jogar e que perdi meses mesmo meses da minha vida a jogá-lo.

 

Tb adorei o fm 13 acho que foi uns dos melhores fm dos ultimos tempos, fiz grandes saves que me deram imenso prazer, adorei os menus, adorei a fluidez do jogo, jogo em 2d portanto alguns bugs do motor de jogo nunca os vi

 

Por fim muito mais tarde joguei os cm's e acho que o 01-02 foi aquele que me deu mais prazer jogar

 

 

Quanto aos piores, como ja referi cm nunca joguei durante muito tempo e todos sequer portanto acho que os piores sejam o fm 09 e o 10 foram fm's que nao me apelarem tanto, embora eu tenha jogado horas e horas como sempre :mrgreen:

 

Talvez destacar ainda o fm 12 que foi o fm que me devolveu o grande bichinho do jogo apos o fm 08

Editado por lordbifana

Compartilhar este post


Link para o post

Não quer dizer que os tenha jogado, mas os melhores e marcam a historia, são sem duvida os primeiros da saga, foi a partir dessa ideia original que surgiram todos os outros que nos ficamos colados ;)

 

Não tenho a certeza do qual fm foi o primeiro a ter o motor 3-d mas para mim esse foi o pior.

 

o 14 acho sem duvida o melhor dos fm que joguei até hoje, claro está que é para quem quer perder imenso tempo nos quebra-cabeças do jogo

 

Salvo erro, foi o FM 09. Também foi esse o primeiro que comprei original.

 

O primeiro que joguei foi o CM 06 na XBOX, ora imaginem... nessa altura ainda era novo e deu-me imenso prazer jogar. A partir desse e já no PC, joguei o FM 08 (um amigo meu passou-me o não original), depois o FM 09, FM 12, FM 13 e FM 14.

 

Desses todos só não gostei muito do FM 09, já que como era o primeiro com motor de 3D tinha muitos erros. Agora o FM 14 tem vindo a dececionar-me por causa dos bugs dos postes e dos cantos, mas acredito que vão corrigir isso :-

Editado por Klint

Compartilhar este post


Link para o post

Os melhores foram o 03/04 e o 01/02.

 

E para ser sincero, do pouco que experimentei do novo e dos anteriores este parece-me de todo o mais bem conseguido. Finalmente mudaram alguma coisa na componente táctica, e foi para muito melhor.

Compartilhar este post


Link para o post

Provavelmente também estás com um pouco de azar. Qual é a tua reputação, e já agora que clube? Eu tive vários problemas a treinar clubes grandes na 1ª época no FM13, porque nunca comecei com reputação de futebolista profissional ou futebolista internacional, descobri depois que o problema estava nas palestras e decidi não dar nenhuma (nem eu nem adjunto), só mesmo no final do jogo se jogarem realmente bem, e não é que resultou? :)

 

Neste FM fiz o mesmo num save com o Porto, sem contratar ninguém e a inventar largo nas táticas ao longo das primeiras 10 jornadas, de facto não fui campeão mas acabei o campeonato com 74 pontos e 11 golos sofridos, e na Champions também fiz uma excelente fase de grupos. Na segunda temporada, já com os jogadores a respeitarem-te, as palestras começam a ter o efeito esperado.

 

Até pode nem ter nada a ver com isso, mas pode ser o método do jogo te "castigar" pelo facto da abordagem aos jogadores não ter sido a mais correta. Se é esse método que o jogo encontra para te castigar é grave na verdade, mas quando temos uma tática com pés e cabeça não vejo outra forma de ele se vingar lol

Normalmente começo com reputação automática.

 

Tenho um save no Sporting em 2018, é aí que ainda me vou safando, apesar de na CL cair quase sempre nas fases finais.

Já tentei iniciar outros saves, mas vão acontecendo cenas tão estúpidas que desisto logo daquilo.

 

Não creio que seja das palestras, safo-me sempre bem em relação a isso, os jogadores ficam sempre contentes.

 

E parece que é unânime que o FM14 é o pior de todos. O mal é que mesmo com estes bugs todos, nunca parámos de jogar :lol:

Compartilhar este post


Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa de ser membro desta comunidade para poder comentar

Criar uma conta

Registe-se na nossa comunidade. É fácil!

Criar nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Autentique-se agora
Entre para seguir isso  

×
×
  • Criar Novo...