Ir para conteúdo
Entre para seguir isso  
MasterXp

[Guia] FM2014 - Equipas pequenas

Publicações recomendadas

Boas decidi vir aqui partilhar com vocês um guia que estou a fazer juntamente com o meu save no EMEM, para equipas pequenas, alguns pontos, vocês podem encontrar em outros guias de equipas pequenas, outros talvez sejam novidade. bem gostaria que dessem a vossa opinião bem como as gostaria de ver as vossas sugestões e criticas

 

A Gestão do Clube

 

Analisar a realidade do clube –

Dito de grosso modo, primeiro passo é ir as finanças do clube, e ver a pauta salarial e o orçamento disponível.

Se é uma equipa pequena entenda-mos que estamos a falar de uma equipa que tem 0 para orçamento de transferências.

 

E agora começam as decisões, 0€ para transferências não é o fim do mundo, mas envolve algumas escolhas. No início de época para decidir o orçamento, uma equipa apontada a descida de divisão tem normalmente 3 hipóteses (evitar a despromoção, meio da tabela, meio da tabela superior).

Para ser mais fácil de compreensão vamos atribuir valores a estes estados.

 

Descer de divisão é o estado 1

 

Evitar a despromoção é o estado 2

 

Meio da tabela é o estado 3

 

Meio da tabela superior é o estado 4

 

Se escolhermos Evitar a despromoção estaremos apenas 1 estado acima do previsto, mas com uma pauta salarial mais baixa.

 

Se escolhermos Meio da tabela estaremos já 2 estados acima da previsão inicial do clube, mas com uma pauta normalmente 200-500€ acima do estado 2.

 

Se escolhermos Meio da tabela superior estaremos 3 estados acima da previsão inicial do clube e com uma pauta superior 500-700€ acima do estado 2.

(Atenção, estes valores variam de equipa para equipa, mas por norma equipas pequenas, ou ronda isso ou nem chega a tanto)

 

Agora, temos que tomar uma decisão!

 

Eu sem dúvida alguma escolhia o estado 2 (Evitar despromoção), primeiro acho que não devemos esperar ficar dois estados acima do previsto pelo clube e pela imprensa.

 

Pode parecer incrível mas escolher o estado 1, dá-nos uma margem de erro muito maior que escolher dois estados acima. E imaginamos que no final da época conseguimos qualquer lugar acima da metade superior, ficaremos logo com o estatuto de “intocável” no clube.

 

Se tivéssemos escolhido o 4 estado, estaríamos apenas “seguros” no clube, e o 3 estaríamos “muito seguros”.

 

Análise táctica –

Neste ponto, não poderemos avançar sem analisar as posições dos jogadores que temos em mãos, e quais são adaptáveis a outros (atenção a adaptação de jogadores a outras posições, as condições de treino e treinadores não são os melhores, portanto o tempo estimado de adaptação é muito superior aos melhores clubes). Consoante os jogadores vamos escolher 2 ou 3 formações que poderão ser usadas. Por exemplo, imaginemos que só temos dois avançados no plantel, na minha opinião seria óbvio que não vamos usar uma táctica que peça dois avançados, porque se um se lesionar, já não temos suplente.

 

Depois de escolhidas essas formações (DE ACORDO COM OS JOGADORES NO CLUBE), vamos fazer uma análise pormenorizada dos que clubes que vão lutar pelo mesmo intervalo de lugares que nós, imaginemos que estamos apontar ficar em 10 então analisamos com rigor os clubes que são apontados do 5 até ao último. Agora vocês devem estar a perguntar, mas não deveríamos analisar todos com rigor? Na minha opinião não, não num clube pequeno, num clube com boas condições claramente que sim. Temos que limitar de algum modo a nossa margem de alteração táctica, primeiro porque é mais difícil criar habituação com péssimas condições de treino, depois porque não estamos a trabalhar com os melhores jogadores do mundo e não temos “massa” para alterar drasticamente a formação consoante o adversário.

Depois desta análise, devemos ter montada uma formação que possa ser ajustável, isto é em que sem ser preciso mexer nas posições dos jogadores, possa ser ajustada ao adversário tendo em conta todos os pontos falados.

 

Trade Players ou “Comércio de jogadores”

 

Como o nome deste tópico indica, aqui vamos abordar o mercado, e de que formas pudemos lucrar com o mercado e como ir buscar os bons jogadores. Tem que ter a noção, que um bom jogador para estas divisão não tem atributos de 17/18/19. Penso que na maior parte das divisões pequenas andas ali a roçar o 13/14 e algumas nem tanto.

Indo directo ao assunto, comecemos por escolher o 11 titular. Os restantes jogadores vamos dividir em dois grupos, se fosse uma equipa grande dividia em mais de 20 anos e em menos de 21 anos, neste caso em equipas pequenas vamos dividir em MENOS de 23 e MAIS de 23.

 

Vamos então pegar no segundo grupo, aqueles do segundo grupo, que vocês achem que não têm um possível retorno financeiro, emprestem. Muita atenção com o empréstimo, o empréstimo, serve para valorizar o jogador e para cortar nas despesas, por isso o que vão tentar fazer é que o clube para que ele vá emprestado pague 100% dos ordenados, e estando vocês numa equipa pequena, e pertencendo esses jogadores a lista dos piores jogadores no clube, escusam de tentar pedir uma comissão mensal, vão logo acabar com a possibilidade do outro clube continuar com as negociações. Normalmente não surgem muitas propostas de empréstimo, visto que estamos a falar das equipas mais pequenas, caso existam várias propostas, analisem bem as equipas que fizeram a proposta, e pensem da seguinte forma: MAIS JOGOS, MAIS VALORIZADO VAI FICAR

 

Pegando agora nos jogadores que podem dar lucro, estes vão oferecer aos clubes, ofereçam sempre com um valor bastante acima do que vale. Alguns jogadores de FM, dizem que isso pode diminuir o interesse de outros clubes, na minha opinião estão errados, estando nós a falar de uma equipa pequena, o facto de vocês oferecerem o jogador com um montante razoável, só vai informar outros que clubes que o jogador está disponível e que vocês querem algum dinheiro por ele, depois parte do outro clube fazer a sua proposta. Caso não consigam vender algum destes jogadores emprestem (com base no que foi dito anteriormente).

 

Os jogadores com MENOS de 23 anos, ora bem como sabem com menos de 23 anos ainda existem uma margem de progressão enorme, os que vocês acham que tem algum potencial para evoluir, fiquem com eles, e tentem roda-los, nos jogos menos importantes ou os jogos que vão perder certamente, se são uma equipa apontada a descida, há sempre algumas equipas no campeonato que vocês sabem que vão perder, aproveitem para rodar esses jogadores com essas equipas, sempre aproveitam para rodar e como são jovens as vezes pode haver supressas e até podem exceder a sua própria qualidade.

 

Os jogadores com menos de 23 anos e que não tem margem de progressão, para mim são chamados os “empata f*das”, ou seja nem têm muita qualidade nem vão ter, nem têm nome no mercado. Aqui o meu conselho é tentar emprestar e que a outra equipa pague os salários deles claros ou na pior das hipóteses tentem vender a custo zero. Quando estou numa equipa que tem finanças negativas, despedir jogadores está fora de questão, para despedir por rescisão amigável, pelo menos 15 mil euros vão ter que lhes dar, por isso nem arrisquem.

 

Depois das vendas, vêm as contratações, aqui nem vou falar em compras, o que acontece maior parte das vezes em equipas pequenas, é que aquele dinheiro todo que fizemos(“todo”, para a realidade do clube), 75% dele é para pagar dividas e 25% é depositado no orçamento para transferências e na pauta salarial. Um exemplo, imagina que fazem 300 mil, vai ser no vosso orçamento 75 mil.

Na minha opinião e sendo primeira época a palavra de ordem é POUPAR, então eu faria assim, ia alterar o orçamento e metia tudo para salários. Viste que a minha ideia é não gastar um cêntimo na transferência de um jogador. Seguindo estas guide lines está a começar a parecer difícil, mas não é!

 

Para encontrar jogadores é preciso pesquisar, vamos começar por três dias muito importantes para equipas pequenas. O dia dos jogadores livre, e o dia de captações, e o fantástico dia que podemos ver a nova fornada de jovens actuar.

Por incrível que pareça é possível encontrar um bom jogador nestes dias vou vos dar o meu exemplo:

 

Encontrado no dia dos jogadores livres:

ks1c.png

 

Apareceu na nova fornada.

mi12.png

 

Jogadores livres - esta é a melhor opção para equipas pequenas, e existem pelo jogo inteiro muitos jogadores livres bons é preciso é pesquisar imenso. Antes de avançar vou fazer um pequeno alerta, vão a vossa equipa e vejam qual o salário máximo de um jogador vosso, e evitem nas novas contratações passar acima de 500p/sem desse tecto. Muitas vezes, as “vedetas” de equipas pequenas têm aquela cláusula de igualar ao ordenado mais alto. E os 500p/sem acima desse tecto, serve também para não nos começarmos a exceder nos ordenados.

 

Jogadores com contrato a expirar – Não vos vou dizer para os abordarem para assinar, que por muitas vezes tem que bater umas cláusulas, e para isso não existe dinheiro, visto que transferiram-no todo para os salários. A minha dica aqui, é para estarem de olho nesse jogador, muitas vezes eles acabam mesmo por rescindir, e mal isso acontece vocês ataquem, porque por vezes, esses jogadores são noticiados (“A equipa x deixou sair tais jogadores”) e é nessa altura que os lobos do mercado atacam mais um bom jogador livre. Portanto se estivermos um passo a frente mais possibilidades temos de o contratar.

 

Jovens promessas – Procurem por jovens promessas para contratar, certamente ao fim de uma/duas épocas bem rodado poderá ser vendido por bons valores ou poderá ser nosso titular, e podendo assim vender outro jogador. Normalmente estes jovens dão sempre dinheiro.

 

Empréstimos – Procurem empréstimos de jogadores vindo de clubes um escalão acima de vocês, não tem mais, na minha opinião é uma perda de tempo, um jogador dificilmente quer vir para um escalão dois a baixo do qual a equipa dele está. Nem o próprio clube quer isso, lembrem-se porque é que vocês emprestam jogadores, para os valorizar, os outros clubes é a mesma coisa. Por isso tentem apenas do escalão acima ou mesmo das melhores equipas do vosso escalão.

Veteranos – A nossa tendência em equipas pequenas vai ser ter um plantel jovem, tentem colmatar isso com um ou outro veterano, estes jogadores podem ajudar muito ao desenvolvimento dos jovens, bem como a estabilização do balneário.

 

Ligas secundárias – procurem por ligas sem grande reputação e analisem essas equipas, por norma surgem sempre um ou outro bom jogador em fim de contrato, que não hesitam em vir para a nossa equipa só por estarmos numa liga com mais reputação. Se por caso tivermos numa liga com pouquíssima reputação. Vai ser difícil seguir este conselho :cadeirada:

 

Ultimo conselho, lembrem-se sempre, e sendo primeira época que não há jogadores chaves para o plantel, se surgir uma boa proposta, aceitem-na. O nosso primeiro objectivo são as finanças.

 

Assim que for concluindo outros tópicos vou pondo aqui.

Editado por MasterXp

Compartilhar este post


Link para o post

um guia muito bom , especialmente para mim que só começo saves com equipas de divisões inferiores :handclap:

Compartilhar este post


Link para o post

Bom Post...

Eu há muitos anos que começo Desempregado (Futebolista Amador) e tento arranjar uma equipa que me queira... Normalmente são as piores... =)

E lá vou construindo o me legado...

Assim é que dá luta! =)

Compartilhar este post


Link para o post

Usam director para o juniores ou para a equipa principal? Se sim, para que função?

 

Eu, em equipas pequenas, se já houver director, deixo ficar, se não nem me preocupo com o director, ele não faz nada e não...

 

em equipas pequenas a meu ver, temos que ser nós a fazer tudo e mais alguma coisa.

Compartilhar este post


Link para o post

Eu, em equipas pequenas, se já houver director, deixo ficar, se não nem me preocupo com o director, ele não faz nada e não...

 

em equipas pequenas a meu ver, temos que ser nós a fazer tudo e mais alguma coisa.

 

Eu em todas as equipas sejam grandes ou pequenas, mando-os sempre embora, no máximo deixo o dos jovens, para ir fazendo propostas por putos promissores, mas eu é que confirmo a transferencia. Era para ver se estava a errar, ou se é normal mandá-los embora

Compartilhar este post


Link para o post

Como se pode despedir jogadores quando a direção bloqueia por falta de verba para pagar indemnização? Isto porque da jeito para reduzir a massa salarial

Compartilhar este post


Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa de ser membro desta comunidade para poder comentar

Criar uma conta

Registe-se na nossa comunidade. É fácil!

Criar nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Autentique-se agora
Entre para seguir isso  

×
×
  • Criar Novo...