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Mica

[Manager F1] GPRO

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O GPRO (Grand Prix Racing Online) é, sem dúvida, um dos jogos de estratégia online mais completos e desafiantes. Aqui o desafio é gerir uma equipa de F1, contratando piloto, diretor técnico (de nível Pro para cima), gerir as finanças, qualidade do carro e desgaste do mesmo, negociar com patrocinadores, entre outros. As corridas ocorrem todas as terças e sextas às 19:00, não precisam de as ver mas tal é possível. Para entrarem numa corrida têm de fazer testes, a Qualificação 1 e a Qualificação 2 até às 17:30 de cada terça e sexta. É um manager super completo e viciante. Se tivesse de comparar este jogo a algum jogo manager mais conhecido, eu diria que é o Hattrick do F1, mas sinceramente acho o GPRO ainda mais completo.

 

Sigam estes passos:

 

1º -> Registarem-se no jogo;

 

2º -> Esperar um pouco até receberem um email a notificar que a vossa conta foi ativada. É no processo de ativação que se detetam os clones e por isso demora um pouco, geralmente menos de 2 horas.

 

3º -> Ler as regras e de seguida o guia de principiantes. São duas páginas cheias de excelente informação para começarem. Podem encontrar mais informações no wiki. Vos garanto que, se lerem com atenção o que está neste ponto, ganham enormes probabilidades de subirem para o nível 2 (Amador) em breve.

 

Todas as ligas têm no máximo 40 utilizadores, ou seja a vossa corrida nunca terá mais de 40 pilotos em pista. O primeiro nível é Rookie, se subirem vão para Amador, depois Pro, depois Master e por fim Elite, que é uma liga para muito poucos. Há um português que já teve muito sucesso por lá, mas é extremamente difícil lá chegar.

 

Qualquer dúvida, disponham.

Editado por Mica

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Vou deixar aqui algumas informações que na minha ótica são vitais para quem está a começar. A gestão das finanças neste jogo é super importante e convém que não cometam o mesmo erro que eu ao querer evoluir tudo o que dá para evoluir ao início, pois assim ficarão com saldo negativo e saldo negativo significa que não poderão, por exemplo, substituir peças do carro com níveis de desgaste elevados.

 

Isto foi retirado de um site italiano dedicado ao GPRO:

Money: How to manage your finances and earn money.

 

Financial Management

The first mistake that most of the new players in 'Rookie' do, is to pay no attention to finances.

 

They immediately upgrade their cars for fear of not being competitive, they spend money on 'Staff & Facility' hoping to have immediate positive results, they buy drivers that cost $ 4 million per race just to be able to have a good one, they set high risks hoping that the driver will finish first but they often get out of the race instead, or break some car parts and quickly wear them. Regardless of the actual results in the early races, which are not always positive, they often get a negative account within a few races.

 

Here are some little tips that will help you manage your finances and earn money.

 

 

Car: When you start, keep the car on level 1 without replacing any part. In the CAR section you can see the duration of every car part and the price for each level. On average, the pieces will last at least 3 races if managed well and, even if you do not score any points, in these races you will earn money. Do not be impatient and ONLY replace parts when they are likely to break, not before. That way you will spend less money and you will be able to upgrade the car slowly and without much effort. For the part wear see the WEAR section. When you change a part always upgrade to a higher level, so that at the end of the season you can have a suitable car for the Amateur level.

Staff and Facilities: Staff and Facilities: Take your Commercial facility to the max level (level 20 for ROOKIES), leave the rest to 0 and do not do any training. The Commercial section will be needed to find new sponsors. For the choice of sponsors see the dedicated section Driver-Sponsor.

Test Session: Tests are needed to understand the tyre wear, earn car points, increase the driver's stamina and understand some data. It 's very useful from the PRO level up, where the gap between the players is minimal, and everything that makes you earn even only a tenth of second is very useful. In Rookie, however, we recommend not to use tests for 2 reasons. 1st they cost $ 1 million, 2nd because they wear car parts. Car parts wear is not always the same, a lvl 1 part will wear much more than a level 7 part. Usually, wear increases by an average of 3% for each level you go down. So, for example, if a piece of lvl 7 will wear 20%, the same piece at lvl 1 will have about 38% wear. In Rookie it is therefore not advisable to test, so as to save money and invest it to upgrade the car (the gain in performance will be better).

Driver: a good driver in Rookie will allow you to be competitive even with a lower-level car. For the driver choice you may want to visit the dedicated section Driver-Sponsor. It is important to choose a good driver, but it is even more important to choose one that is not so expensive. Spending over $ 1 million per race is definitely too much, there are good drivers even for less than $ 500,000. Pick one with no bids. The maximum level allowed for Rookie is 85, but not necessarily you will have to get one that is close to 85. Even drivers with overall score less than or equal to 80 are very good (you can often find drivers between 75-80 who are good and unexpensive).

Risks: risks have a significant impact in a race. Setting excessively high risks often results in crashes or parts break and/or excessively fast wear. In rookie risk set to 40 is VERY HIGH and it is useless to immediately set risk to 70 or 80 to go fast. As in real life, a professional can push a lot, a rookie will make mistakes or break the car if he pushes too hard. Ideally, you can set risks ranging between 20 and 30, for instance: overtaking 25, hold position 25, clear track 30, car failure 10. If a driver makes 'too many mistakes try to lower the risk, as well as a good training. If he does not make any, you can try to raise the risk by some points, but do not exceed 40 in any case. Many Rookies win with risks from 20 to 25

Never be impatient to score points, manage your finances well, follow our advice and you will see that you will start scoring some points at first and then, podium after podium, you will finish the season with enough points for promotion. You will also have a good car level and enough money to start in Amateur without much difficulty.

 

Never be in a hurry to get points, well managed finances, follow our advice and you will see that slowly before you start to make points and then podiums podiums coming at the end of the season with enough points to pass the level. And you'd have a good car to start in the amateur and amateur enough funds to continue without too much difficulty.

 

 

 

Já agora pedia a um moderador para mudar este tópico para a secção de Jogos Online.

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É um jogo bastante complexo, para amantes de F1 é mais fácil mas eu até nem ligo muito a F1 e dei-me bem com o jogo...É uma questão de explorares aquilo, eu pessoalmente acho que está muito excelente. Tem mais piada se arranjares amigos para jogar, escolhem uma liga e depois correm todos na mesma divisão.

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O que me atraiu no jogo não foi ser de F1, até porque eu passo bastante tempo sem ver F1, mas sim a capacidade que os criadores tiveram em levar tudo ao mais ínfimo pormenor, o que faz com que a capacidade de quem está a jogar faça toda a diferença. A razão pela qual prefiro o FM a outros managers de futebol, também.

 

Fiquei admirado por este jogo não ser falado aqui, até é relativamente famoso e andam cá pessoas que curtem F1.

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Quais são as stats mais importantes num piloto?

Concentração é porventura o mais importante. Talento, experiência e conhecimento técnico também têm relevo. Todos os outros atributos são mais irrelevantes mas convém manterem níveis razoáveis, excepto a reputação que em nada influencia o seu desempenho.

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Também fiquei em 11º, isto não é nada fácil. Tinha um nível de desgaste elevado em várias peças do carro e saldo negativo, tive de optar por uma estratégia de contenção na corrida (correr poucos ou nenhum risco). Com isso desgastei menos as peças mas também fiz voltas mais lentas.

 

As peças do carro, bem geridas, dão para 3 corridas, mas para tal convém ter um piloto com experiência e convém que não coloquem riscos demasiado altos na estratégia da corrida. Todos os guias de rookie dizem que riscos acima de 40 (0-100) são demasiado elevados para este nível, acima disso é pedir problemas.

 

Tenho 2 colegas que colocaram os riscos entre 70 a 90, um deles arrumou logo no arranque, outro na volta 30 :lol:

Editado por Mica

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Eu também li isso, meti 0 nos riscos. Fiz voltas lentas mas não tive problemas durante a corrida e ainda desgastei pouco as peças ( os travões ficaram a 31%, mas o resto ficou tudo abaixo de 25% o que presumo que seja bom).

 

O meu piloto é que não é grande coisa, comprei o que encontrei com o salário mais barato, que o outro ganhava demasiado. Já agora tive lucro de 7 milhões nesta corrida.

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Ótimo :)

 

Para piloto e para este nível (Rookie), deves tentar sempre um que ganhe menos de 500000$ por corrida e que os stats andem à volta disto:

 

Concentração:150-200

Talento:75-150

Experiência:50+

Conhecimento técnico:50+

Carisma:50+(se queres novos patrocinadores, dá jeito)

Média global:75+

 

E já agora, que pese menos de 80kg (sempre dá para o carro ficar mais leve :mrgreen:), e que não tenha mais de 35 anos, a partir daí os atributos dele descem de forma abrupta.

 

EDIT: E atenção, não sei se já reparaste na página inicial mas diz lá o total de corridas restantes que o piloto faz, convém que lhe renoves o contrato antes desse valor chegar a 1 ou quando fizer essa corrida ficas sem piloto. Não dá para renovar com pilotos cuja média global ultrapasse 85 em Rookies.

Editado por Mica

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LOL. E essa bigodaça? :mrgreen:

 

Até nem é muito mau mas precisa de treinar a concentração.

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Mas é gordito para o carro :mrgreen:

Vale a pena trocar por um que cumpra esses requisitos todos que puseste em cima?

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Não, porque vais ter de pagar metade do salário a esse mais o salário do novo. Ou seja imagina que o teu ia mamar 10M€ ao longo dessas 16 corridas de contrato: para além do salário do novo piloto (e prémio de assinatura se exigir) terias de pagar 5M€ a esse.

 

Treina-lhe a concentração, descobre por ti qual dos treinos disponíveis a faz subir, assim dá mais pica ;) Acho que pelo nome dos treinos chegas lá.

Editado por Mica

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Como é que faço a certificação? Ou melhor, há algum sitio com as respostas?

Vi agora que fiquei em 11º na minha primeira corrida (em 22 ), não foi mau.

Editado por Fajo

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Está brutal, muito equilibrado :)

 

Mas já é teu? Se não for não o podes contratar, isto presumindo que estás nos Rookies. Os Rookies só podem contratar pilotos com qualidade global igual ou inferior a 85.

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