Ir para conteúdo
Entre para seguir isso  
Red Prince

Saúde

Publicações recomendadas

Bom, no seguimento da conversa sobre obesidade no tópico das imagens, resolvi abrir um tópico que já estava para abrir há algum tempo. Acho que se se fala de tanta coisa por aqui, porque não um espaço para falar de saúde? Não quero de todo que seja encarado como algum tipo de pretenciosismo da minha parte, mas a verdade é que acho que faz falta um espaço em que se possa conversar sobre saúde, de um modo geral.

 

Não é, de todo, um consultório, nem nada que se pareça! Nunca substituirá aconselhamento adequado em local próprio, como creio que seja óbvio. Mas espero poder contribuir com os meus conhecimentos para esclarecer algumas dúvidas que o pessoal tenha, para partilha de situações de que queiram falar, e convido desde já o lucho e o Vaart (pelo menos os dois que sei que também terão conhecimentos na área, o Vaart mais específico é certo), e a restante comunidade que saiba esclarecer alguma situação em particular que surja.

 

Posto isto... estejam à vontade para ususfruir do espaço e espero que seja participado. Por cá vou tentando dar a minha achega dentro dos meus conhecimentos e possibilidades, mesmo que tenha para isso que fazer alguma pesquisa em alguns temas em que não me sinta tão à vontade. Até a mim essa experiência me enriquece, quando alguém me pede alguma coisa sobre a qual não esteja totalmente inteirado e me "obrigue" a aprofundar algo! Estamos, no fundo, sempre a aprender.

 

...força :)

 

(vou tomar a libertade de quotar na próxima mensagem a conversa que se está a desenrolar no tópico das imagens e sugerir que se continue aqui)

Editado por Red Prince

Compartilhar este post


Link para o post

Bom tópico. Pergunta parva mas ja que estás por aqui peço a tua explicação.

Quais são as diferenças entre ataque cardíaco, paragem cardíaca e enfarte?

Tive esta dúvida ha uns dias :mrgreen:

Compartilhar este post


Link para o post

Há um tema que tem vindo a ser discutido pelos meus amigos. Aproveito e pergunto aqui, pode ser que saibas.

 

Em teoria, o que é que faz pior à saúde, tabaco ou shisha?

Compartilhar este post


Link para o post

Agora já ninguém vai ao tópico dos médicos dos pobres... :(

Compartilhar este post


Link para o post

Não é só falta de vontade ou conformismo. É evidente que haverá bastantes casos em que é, mas não nos podemos esquecer nunca que o ser humano é um ser biopsicosociocultural. Não é apenas um ser biológico que tem de estar bem psicologicamente.

 

Não sou obeso, tenho algum peso a mais quer porque tenho uma vida que não me permite, infelizmente, muito tempo para praticar desporto quer porque não me dá prazer, por exemplo, correr por correr uma hora por dia. Devia fazê-lo mas não faço. Por outro lado gosto imenso de saborear a comida - o ser humano deve ser dos poucos (os biólogos que se assumam e confirmem ou não) que tira prazer do acto da refeição ao nível do sistema límbico, daí termos uma coisa que se chama gastronomia e que trata de agradar ao paladar.

 

É preferível teres alguém equilibrado em todos os aspectos mesmo que peque um pouco num dos planos (neste caso seria o biológico) do que teres um tipo que é uma máquina biológica mas seja desequilibrado psicologicamente porque se sente privado de fazer algo que lhe dá prazer. Como é óbvio não estou a falar de quem come compulsivamente - o que é um desequilibrio psicológico per si.

 

Mas isto dá pano para mangas e acho que vou fazer algo que tenho vindo a pensar para continuarmos a conversa...

:mrgreen:

 

sim de facto muitos alimentos, até pelo que contém provocam libertação de, se não estou em erro, serotonina e dopamina no cérebro pois contêm os seus precursores...daí muito ser humano comer muito mais que aquilo que necessita, pq dá prazer ( ''Em geral, os indivíduos deprimidos têm níveis baixos de serotonina no sistema nervoso central. Alimentos como banana, tomate, chocolate e vinho são ricos no precursor da serotonina, o triptofano.'' )

 

muitas outras coisas causam estas libertações destas substâncias, o sexo por exemplo como exemplo mais óbvio mas nem só, em muitas pessoas o desporto por exemplo, claro que tudo isto varia de pessoa para pessoa

 

mas para continuar basicamente o ser humano procura sexo por lhe dá prazer (liberta as tais substâncias) assim como há aqueles ''maluquinhos'' do desporto, que levam o corpo até à exaustão a treinar, o mesmo se passa com a comida, principalmente quando estamos deprimidos, a vida corre-nos mal temos problemas a comida é uma forma muita rápida de nos sentirmos um pouco melhor, por exemplo o chocolate e o vinho, também por aqui se poderá depreender ( talvez não, estou só a supor) que as pessoas mais pobres e de classes económicas mais baixas também procuram refúgio na comida daí serem em média mais gordas.

 

portanto do ponto de vista biológico, para o ser humano comer não é so uma questão de sobrevivência mas sim também de prazer

Editado por lordbifana

Compartilhar este post


Link para o post

dá-me uma vontade do crl de ver gordos a justificar-se assim. não há justificação/desculpa para ser uma baleia humana que nem tenta melhorar a saude, muito menos mandar vir com quem tem o minimo de boa forma e saude. é só inveja

 

______

 

10603708_1008260282532773_5916696277308370060_n.jpg?oh=8d9b69eabe70c8f9556891dfb2ca80a6&oe=548DA471

 

 

Sim. As pessoas são gordas porque querem.

Minha nossa...

 

 

Ninguém quer ser gordo, agora fazer alguma coisa para isso é que já é mais difícil..

 

 

tirando em casos de doença só não o são por falta de vontade ou conformismo.

 

 

Lá porque é gorda não significa que tenha qualquer tipo de problemas de saude, e o que não falta são casos de gordos que fizeram tudo para emagrecer, e depois ficaram passados dos carretos.

 

 

eu não estou a querer passar nada :lol: cada um é dono da sua vida e faz aquilo que quer. apenas meti imagem porque estamos no topico de imagens e era sobre o assunto. mas a verdade é que muitas pessoas com excesso de peso (excluindo pessoal com probs de saude) torcem o nariz a fazer exercício e a comer de forma saudavel regularmente quando querem perder peso, optando por "dietas". chás e comprimidos.

 

 

Isso não é assim tão linear.

 

 

Muitas pessoas que eu conheço são gordas porque querem. Ou porque sempre tiveram uma alimentação má desde novos, ou porque se acomodaram e já não fazem exercicio fisico.

 

 

Nem tudo o que não é doença é uma questão de vontade ou esforço.

 

 

Então o quê?

As pessoas que metem bandas gástricas ou que fazem lipoaspirações são preguiçosas demais e têm todas falta de esforço?

 

 

Ninguém engorda a comer ar, ainda.

 

 

Em caso de necessidade por causa de doenças? Não. Agora se for por ser uma maneira mais rápida de emagrecer, sim.

 

 

têm falta de paciência, isso são métodos para atingir resultados de forma rápida.

a lipo é para remover gordura localizada, isso não traz grandes benefícios à saúde e se as pessoas não mantiverem uma alimentação saudável e fizerem exercício regularmente, essa gordura volta a aparecer, tornando o processo inútil. a banda gástrica faz-te comer menos, já que o teu estômago tmb "fica maias pequeno". tudo o que estes processos fazem tmb se pode fazer através de exercício regular e alimentação saudável.

agr, existem é casos de pessoas que têm de ser operadas rápidamente e como têm excesso de peso usam a banda para perderem peso para a cirurgia.

 

 

se lerem alguns artigos sobre obesidade e obesidade mórbida muitos referem o meio social onde essas pessoas estão inseridas que influencia os hábitos alimentares, questão ás vezes nem é a vontade, há pessoas que não têm força psicológica para chegar a casa depois de um dia de trabalho e comer saudavelmente, sustentar a família etc, percebo o que querem dizer mas isso da vontade é vago e não vai ao fundo da questão! :p

 

estava-me a esquecer das condições genéticas que é importante

 

blind em relação á imagem eu queria dizer que é possivel fazer um hamburger saudavel :mrgreen:

 

 

bold: hun? :-k

sim as condições genéticas são importantes, sem duvida, mas até ver toda a gente consegue perder peso, uns com maior e outros com menor dificuldade.

sem duvida que um hambúrguer pode ser saudável ;)

 

 

Esta vai direitinha para o top das maiores barbaridades jamais escritas neste fórum...

 

Cada pessoa tem um metabolismo próprio e é perfeitamente possível que 100 pessoas a comer exactamente o mesmo durante algum tempo evoluam de forma totalmente díspar.

 

Ser ou não gordo vai muito para além do que se pode discutir numa mesa de café com argumentos de algibeira.

 

 

Os alimentos não passam de moléculas que são transformadas pelo organismo na energia que ele precisa para funcionar. Ora, geneticamente cada organismo consegue produzir mais ou menos energia, dependendo de pessoa para pessoa, sendo que além deste factor genético há milhentas situações, inerentes à própria pessoa ou provocadas artificialmente, que podem interferir no metabolismo, algumas normais até que dependem do momento da vida em que estás.

 

O teu metabolismo aos 10 anos é diferente de aos 50 ou aos 90, por exemplo.

 

Há pessoas que podem comer 20 leitões e queimar tudo no mesmo dia com uma caminhada, há outras que comem 1 leitão e andam uma semana a 'digeri-lo', por assim dizer. Ao não queimarem o combustível que ingerem, acumula.

 

Isto é um breve resumo, até porque não é uma área de particular interesse para mim, por um lado, e porque por outro ia ficar aqui o dia todo a explicar tudo o que envolve o metabolismo e não me sinto à vontade para explicar cientificamente isto trocando por miúdos de forma a ser perceptível para qualquer pessoa. Concluindo, creio que a melhor analogia é com o depósito de um carro: tens uns que gastam 5 aos 100, outros 10. Os que gastam 5 acumulam peso no depósito até queimar todo. Se continuas a abastecer a mesma quantidade nos dois, todos os dias, mais tarde ou mais cedo o que gasta só 5 aos 100 transborda.

 

__

Outra coisa importante e que está relacionada com todas as variáveis à volta da obesidade: para mim, é um grande problema sóciocultural também - as pessoas mais obesas são claramente as pessoas mais pobres, com menos acesso a alimentação de qualidade, que além de serem menos informadas fazem uma alimentação de pior qualidade porque são obrigadas a comer alimentos de má qualidade feitos com maus ingredientes e altamente calóricos.

 

 

aposto que és gordo

 

agora mais a sério, tirando em casos de doença, lesões ou pouca mobilidade toda a gente pode emagrecer. tenho um amigo meu que pesava 140kg, nunca fazia nada para emagrecer, estava conformado além de ter tido problemas de saúde. um dia acordou e passado 1 ano e tal, está agora com 70kg e agora a ir ao ginásio está a começar a ficar em forma.

 

eu emagreci bastante bem (também faço exercicio todos os dias) depois de ter feito um bulk no ginásio (perdi cerca de 20kg em alguns meses), e não tenho metade da tiroide e o que falta está a piorar a função. sendo o principal controlador do funcionamento do metabolismo digo-te ja que isso do metabolismo não pega, se queima menos, a pessoa come menos e exercita mais. simples quanto isso e não venhas com tretas para desculpar quem tem menos capcidades.

 

e no que toca a quem é pobre e não tem informação, compreendo e aceito. agora os restante é pura falta de vontade e ou conformismo

 

 

desculpa lá ser chato mas do que percebi, tu para funcionares gastas um X de calorias certo, os tais 5l aos 100, porque razão vais consumir mais do que aquilo que utilizas?

e se sabes que gastas menos que o outro porque não forçar o corpo a gastar mais energia através de exercicio?

 

 

Mas alguém que não seja clinicamente doente, tenha uma alimentação saudável e faça exercício anos a fio vai ser ou continuar a ser gordo?

 

Isso do acesso a alimentação de qualidade é tanga. Se fores a um restaurante e comeres sopa, salada e fruta sai-te mais caro do que um hamburguér. Mas se preparares a comida em casa sai muito mais barato comprares vegetais.

 

 

Não é só falta de vontade ou conformismo. É evidente que haverá bastantes casos em que é, mas não nos podemos esquecer nunca que o ser humano é um ser biopsicosociocultural. Não é apenas um ser biológico que tem de estar bem psicologicamente.

 

Não sou obeso, tenho algum peso a mais quer porque tenho uma vida que não me permite, infelizmente, muito tempo para praticar desporto quer porque não me dá prazer, por exemplo, correr por correr uma hora por dia. Devia fazê-lo mas não faço. Por outro lado gosto imenso de saborear a comida - o ser humano deve ser dos poucos (os biólogos que se assumam e confirmem ou não) que tira prazer do acto da refeição ao nível do sistema límbico, daí termos uma coisa que se chama gastronomia e que trata de agradar ao paladar.

 

É preferível teres alguém equilibrado em todos os aspectos mesmo que peque um pouco num dos planos (neste caso seria o biológico) do que teres um tipo que é uma máquina biológica mas seja desequilibrado psicologicamente porque se sente privado de fazer algo que lhe dá prazer. Como é óbvio não estou a falar de quem come compulsivamente - o que é um desequilibrio psicológico per si.

 

Mas isto dá pano para mangas e acho que vou fazer algo que tenho vindo a pensar para continuarmos a conversa...

 

 

come quase 10 vezes as calorias que eu ando a comer f*da-se :lol:

 

 

Não deixa de ser uma desculpa.

 

Eu próprio sofro de um doença crónica que me obriga a ter especiais considerações com o que como. Podia comer o que me apetece e sofrer as consequências, mas não o faço.

 

Quem tem metabolismo mais lento deveria de comer de acordo com isso. Porque no fundo também trata-se de saúde e não de apenas de uma simples preocupação com a imagem.

 

Espero que não me tenha esquecido de ninguém; se sim, façam o favor de quotar para aqui para continuar a conversa.

 

Stout, Major, Ronin e Blind:

 

É evidente que a situação ideal em termos nutricionais é ingerir exactamente a quantidade de energia que consegues gastar. Comer o equivalente ao que perdes para a tua actividade. Infelizmente, nem sempre é fácil e basta pensar um pouco para se perceber que hoje em dia por todos os motivos pode tornar-se dificil uma dieta adequada... desde logo pelo estilo de vida que hoje se leva, em que o tempo para uma alimentação de qualidade não é fácil de arranjar para toda a gente. Malta que trabalha horas e horas sem pausas (sabiam que o médico é o único profissional do hospital que não tem horas definidas para refeições? é ele que por si tem de descontar tempo do que está a fazer para ir comer, sendo que enquanto alguns como é sobejamente conhecido abusam das auto-pausas, conheço muitos também que começam a dar consulta às 9h e só saem às 16h ou 17h de tal forma estão empenhados no que estão a fazer e é só aí que almoçam), que é "forçado" a comer snacks, que acaba por não ter tempo para fazer exercício... pode tornar-se difícil ter um intake de calorias igual ao que é consumido - e isto para o aumento de peso ou para o emagrecimento patológico!

 

E estou a falar de uma profissão (médico) que, tirando algumas especialidades, nem é muito dada a "engordar" porque se passa imenso tempo a calcorrear SU, enfermarias - além de serem pessoas (in)formadas sobre o assunto. Basta olhar para as profissões típicas do sedentarismo, como secretários, advogados, sei lá... em que tens de estar as 8 horas ali sentado e se calhar sais e ainda levas trabalho para casa e o tempo é dividido entre milhões de outras tarefas (e, claro, dormir) e o tempo para exercício bem espremido é quase zero. Não é fácil ter uma dieta equilibrada: pode-se tentar, mas custa e acabas sempre por abdicar de algumas coisas e há pessoas em que é preferível estarem um pouco menos equilibradas especificamente quanto ao peso do que serem privadas de algo que lhe dê prazer para, por exemplo, fazer exercício, se isto não lhes der prazer! Atenção que nem toda a gente gosta de exercício! Eu se calhar até vou para o ginásio agora, mas tenho receio de não me dar lá bem porque experimentei uma vez e, pura e simplesmente, não gostei. Não gosto de correr na passadeira, por exemplo. Trata-se, de forma simplificada, de escolher um mal menor: estar um pouco mal, estar algo mal, estar muito mal. Espero que me esteja a fazer entender. É evidente que se for estritamente necessário que um tipo siga determinadas normas de fazer exercício deve ser "prescrito" tal como um medicamento. A táctica é mesmo essa - os portugueses adoram medicamentos e ai do médico que não lhes dê um comprimido depois da consulta - equiparar uma hora diária de corrida a um brufen. Só quero que fiquem com a ideia que não é estritamente linear que o melhor seja sempre "obrigar" qualquer desvio do peso a ir ao sítio. E aproveito para referir que o IMC, relação altura e peso, é um índice que está longe de ser consensual nos dias de hoje.

 

Por outro lado, volto a realçar que é preferível ter um tipo com 5kg a mais, com um ligeiro aumento de probabilidade de doenças (nomeadamente cardiovasculares) no futuro mas satisfeito e equilibrado emocionalmente, feliz, do que ter um tipo estritamente no peso certo e com uma depressão porque não pode comer determinados alimentos e não recompensa o centro de prazer através da alimentação. Sobretudo em Portugal, que somos um país de bons garfos e em que a refeição é muito mais do que comer por obrigação como acho que é do conhecimento geral.

 

Uma nota em particular: quando eu me refiro a ser mais "barato" às vezes comer mal estou-me a referir a que há muitos produtos que nutritivamente são terríveis e que são mais baratos que os produtos saudáveis no hiper. As pessoas tendem a comprar pelo mais barato porque têm de comer e, mais uma vez, a escolha em muitas famílias é entre comer mal e não comer de todo.

 

:mrgreen:

 

sim de facto muitos alimentos, até pelo que contém provocam libertação de, se não estou em erro, serotonina e dopamina no cérebro pois contêm os seus precursores...daí muito ser humano comer muito mais que aquilo que necessita, pq dá prazer ( ''Em geral, os indivíduos deprimidos têm níveis baixos de serotonina no sistema nervoso central. Alimentos como banana, tomate, chocolate e vinho são ricos no precursor da serotonina, o triptofano.'' )

 

muitas outras coisas causam estas libertações destas substâncias, o sexo por exemplo como exemplo mais óbvio mas nem só, em muitas pessoas o desporto por exemplo, claro que tudo isto varia de pessoa para pessoa

 

mas para continuar basicamente o ser humano procura sexo por lhe dá prazer (liberta as tais substâncias) assim como há aqueles ''maluquinhos'' do desporto, que levam o corpo até à exaustão a treinar, o mesmo se passa com a comida, principalmente quando estamos deprimidos, a vida corre-nos mal temos problemas a comida é uma forma muita rápida de nos sentirmos um pouco melhor, por exemplo o chocolate e o vinho, também por aqui se poderá depreender ( talvez não, estou só a supor) que as pessoas mais pobres e de classes económicas mais baixas também procuram refúgio na comida daí serem em média mais gordas.

 

portanto do ponto de vista biológico, para o ser humano comer não é so uma questão de sobrevivência mas sim também de prazer

 

Por acaso até estava a pensar num sentido mais "macro" :lol: isto é, na complexidade evolutiva do cérebro humano comparado com a maioria dos outros animais. Nomeadamente no que ao sistema límbico diz respeito :)

Compartilhar este post


Link para o post

Espero que não me tenha esquecido de ninguém; se sim, façam o favor de quotar para aqui para continuar a conversa.

 

Stout, Major, Ronin e Blind:

 

É evidente que a situação ideal em termos nutricionais é ingerir exactamente a quantidade de energia que consegues gastar. Comer o equivalente ao que perdes para a tua actividade. Infelizmente, nem sempre é fácil e basta pensar um pouco para se perceber que hoje em dia por todos os motivos pode tornar-se dificil uma dieta adequada... desde logo pelo estilo de vida que hoje se leva, em que o tempo para uma alimentação de qualidade não é fácil de arranjar para toda a gente. Malta que trabalha horas e horas sem pausas (sabiam que o médico é o único profissional do hospital que não tem horas definidas para refeições? é ele que por si tem de descontar tempo do que está a fazer para ir comer, sendo que enquanto alguns como é sobejamente conhecido abusam das auto-pausas, conheço muitos também que começam a dar consulta às 9h e só saem às 16h ou 17h de tal forma estão empenhados no que estão a fazer e é só aí que almoçam), que é "forçado" a comer snacks, que acaba por não ter tempo para fazer exercício... pode tornar-se difícil ter um intake de calorias igual ao que é consumido - e isto para o aumento de peso ou para o emagrecimento patológico!

 

E estou a falar de uma profissão (médico) que, tirando algumas especialidades, nem é muito dada a "engordar" porque se passa imenso tempo a calcorrear SU, enfermarias - além de serem pessoas (in)formadas sobre o assunto. Basta olhar para as profissões típicas do sedentarismo, como secretários, advogados, sei lá... em que tens de estar as 8 horas ali sentado e se calhar sais e ainda levas trabalho para casa e o tempo é dividido entre milhões de outras tarefas (e, claro, dormir) e o tempo para exercício bem espremido é quase zero. Não é fácil ter uma dieta equilibrada: pode-se tentar, mas custa e acabas sempre por abdicar de algumas coisas e há pessoas em que é preferível estarem um pouco menos equilibradas especificamente quanto ao peso do que serem privadas de algo que lhe dê prazer para, por exemplo, fazer exercício, se isto não lhes der prazer! Atenção que nem toda a gente gosta de exercício! Eu se calhar até vou para o ginásio agora, mas tenho receio de não me dar lá bem porque experimentei uma vez e, pura e simplesmente, não gostei. Não gosto de correr na passadeira, por exemplo. Trata-se, de forma simplificada, de escolher um mal menor: estar um pouco mal, estar algo mal, estar muito mal. Espero que me esteja a fazer entender. É evidente que se for estritamente necessário que um tipo siga determinadas normas de fazer exercício deve ser "prescrito" tal como um medicamento. A táctica é mesmo essa - os portugueses adoram medicamentos e ai do médico que não lhes dê um comprimido depois da consulta - equiparar uma hora diária de corrida a um brufen. Só quero que fiquem com a ideia que não é estritamente linear que o melhor seja sempre "obrigar" qualquer desvio do peso a ir ao sítio. E aproveito para referir que o IMC, relação altura e peso, é um índice que está longe de ser consensual nos dias de hoje.

 

Por outro lado, volto a realçar que é preferível ter um tipo com 5kg a mais, com um ligeiro aumento de probabilidade de doenças (nomeadamente cardiovasculares) no futuro mas satisfeito e equilibrado emocionalmente, feliz, do que ter um tipo estritamente no peso certo e com uma depressão porque não pode comer determinados alimentos e não recompensa o centro de prazer através da alimentação. Sobretudo em Portugal, que somos um país de bons garfos e em que a refeição é muito mais do que comer por obrigação como acho que é do conhecimento geral.

 

Uma nota em particular: quando eu me refiro a ser mais "barato" às vezes comer mal estou-me a referir a que há muitos produtos que nutritivamente são terríveis e que são mais baratos que os produtos saudáveis no hiper. As pessoas tendem a comprar pelo mais barato porque têm de comer e, mais uma vez, a escolha em muitas famílias é entre comer mal e não comer de todo.

 

 

 

Por acaso até estava a pensar num sentido mais "macro" :lol: isto é, na complexidade evolutiva do cérebro humano comparado com a maioria dos outros animais. Nomeadamente no que ao sistema límbico diz respeito :)

''Neste núcleo da base é possível detetar diversos neurotransmissores tais como a acetilcolina, a noradrenalina, a serotonina, o ácido gama-aminobutírico (GABA), a substância P e encefalinas.''

 

sim mas é impossível dissociar uma coisa da outra pois o sistema límbico é activado entre outras por esta substância ( do que eu sei..infelizmente não é a área que vou seguir)

Compartilhar este post


Link para o post

Sou gordo. Bring on the hate, Major.

 

Manchas esquisitas na zona da virilha, o que podem ser?

Compartilhar este post


Link para o post

do outro tópico

 

Já vivi com gordos e com gordas. (gordos aka obesos)

 

O gordo com que vivi começou a ir ao ginásio comigo e a comer o que eu comia, em quantidades menores, perdeu 15kg em 1 ano.. Agora que já não está comigo engordou outra vez uns 7 ou 8.

 

As gordas eram um caso perdido, desde batatas fritas ao pequeno-almoço, cereais chocapic, salsichas ao almoço e ao jantar com natas e massa (e não eram porções pequenas de massa :lol:) e depois lá tinham as manias delas de "ai comprei linhaça dizem que emagrece", "ai comprei abacaxi para comer depois das refeições, dizem que emagrece"

 

Já para não falar do que bebiam, uma era sempre coca-cola às refeições :lol: E a cerveja 3 ou 4 noites por semana até apanharem bebedeira nunca faltava :lol:

Mas pronto, a culpa é "da tiróide", não é do facto de comerem como baleias e de andarem a dizer que vão correr no dia X e quando chega o dia nunca o fazem, ficam deitadas no sofá a ver séries. Nas 2 vezes que o fizeram, vinham a transpirar, parecia que vinham de um deserto.. "Então, correram muito?" "Correr dói nos joelhos, mas andámos muito, daqui até aquele sítio assim assim".

 

Fui ao google maps, "andaram" dois kilómetros, 1 para lá e outro de volta.

 

Eu por acaso até tenho um metabolismo rápido(que me parece que está a começar a abrandar um pouco, tendo em conta os últimos meses) mas f*dasse, se eu soubesse que tinha um metabolismo lento, não andava a comer mal e tudo o que me aparecia à frente.

 

A maior parte dos gordos, são gordos porque são desleixados, não olham ao que comem e não sabem fechar a boca assim que olham para um doce qualquer ou uma m*rda qlqr cheia de calorias, e depois chegam a um ponto em que se olham ao espelho e entendem que já nem vale a pena.

 

--

 

Para dar um bom exemplo: tenho um amigo que tem um problema na tiróide(do que faz engordar, não sei se é hipo ou hiper) e para compensar faz 14km por dia a correr.

 

Não peço a ninguém que faça o mesmo, mas acordar 20 minutos mais cedo e ir fazer uns 2 km para depois ir tomar um bom pequeno-almoço, já ajudava bastante.

 

--

 

Edit: E esta conversa não se aplica a todos os gordos. Há gordos(as) que se sentem genuinamente bem como são, agora aqueles passivo-agressivos que mal olham para um gajo em forma e começam logo com m*rda do "é porque tomas cenas", "estás muito magro, devias comer mais" e do "prefiro estár assim"... bem podem continuar a enterrar-se mais.

 

 

 

-----

Oh Red ando com uma sensação de queimadura no couro cabeludo, já pedi para me verem isto e dizem que não tem nada. Já li que pode ser stress, isso tem algum cabimento?

Editado por Foster

Compartilhar este post


Link para o post

a minha sorte é ter um metabolismo muito rápido..sou capaz de comer à refeição tanto como o meu pai e a minha mãe juntos e por enquanto nao sou obeso nem nada parecido..talvez uns 5-6 kg acima do peso ideal

 

pra dar um exemplo durante as duas semanas da queima onde andei a fazer directas para fazer flores sair ate as tantas e basicamente nunca tar quieto e comi muito pouco passei de 95kg para 89kg

Compartilhar este post


Link para o post

a minha sorte é ter um metabolismo muito rápido..sou capaz de comer à refeição tanto como o meu pai e a minha mãe juntos e por enquanto nao sou obeso nem nada parecido..talvez uns 5-6 kg acima do peso ideal

 

pra dar um exemplo durante as duas semanas da queima onde andei a fazer directas para fazer flores sair ate as tantas e basicamente nunca tar quieto e comi muito pouco passei de 95kg para 89kg

quanto medes dude, im mirin ur stats

Compartilhar este post


Link para o post

Eu vou dar o meu exemplo, e é muito simples:

 

A minha alimentação é relativamente equilibrada. Faço os possíveis para não comer porcarias (fast-food já não como há meses), mesmo em termos de gorduras é raríssimo. À noite, quase sempre sopa, muita fruta, vegetais, etc. Só mesmo ao almoço é que por vezes como algo mais "pesado" (uma massa com qualquer coisa, um bife, etc.), e ao fim-de-semana, onde se comete ali um outro excesso, mas nada de grave. Tenho extrema dificuldade em perder 1kg que seja, e parece que, quanto "melhor" (em termos saudáveis) como, mais pesado me sinto. Devo ter um metabolismo lento, mas não tenho qualquer problema de saúde, nem colestróis nem nada do género, e fisicamente pá, sinto-me bem. Mas não escondo que custa olhar para o espelho por vezes, ou a vergonha que é ir a uma loja e vestir algo que não me sirva.

 

Por vezes lá faço umas flexões, ou meto-me 20 minutos na passadeira, mas não consigo detectar diferenças. E já tive descidas de peso completamente anormais, tipo 10kg em 8 dias, 25 kg em 2 meses...

Editado por Oblivion

Compartilhar este post


Link para o post

Sou gordo. Bring on the hate, Major.

 

Manchas esquisitas na zona da virilha, o que podem ser?

eu apostava em herpes da gaja da fnac

 

elas são f*didas dude, então as que tratam de cartões aderente upa upa

Compartilhar este post


Link para o post

Bom tópico. Pergunta parva mas ja que estás por aqui peço a tua explicação.

Quais são as diferenças entre ataque cardíaco, paragem cardíaca e enfarte?

Tive esta dúvida ha uns dias :mrgreen:

 

Um ataque cardíaco é o que na gíria designa um enfarte agudo do miocárdio. Um enfarte em si é a privação da chegada de sangue a uma determinada parte do corpo: não há só enfartes do miocárdio (músculo cardíaco), há enfartes pulmonares, intestinais... é o termo médico para designar, como referi em cima, a privação de sangue de tecidos do corpo, o que pode levar à morte das células desses tecidos e, naturalmente, a lesões mais ou menos graves consoante o órgão, o tempo que o sangue não chega lá...

 

Paragem cardíaca pode ser uma consequência do enfarte agudo do miocárdio/ataque cardíaco - como o músculo do coração "morre" pode deixar de bater e o coração parar. Atenção que de acordo com a intervenção médica o resultado do enfarte não é necessariamente a paragem cardíaca, hoje em dia por cá com a rede hospitalar e as campanhas de sensibilização salvam-se imensas vidas que não seriam poupadas caso houvesse paragem cardíaca prolongada (e quando digo prolongada falo em alguns minutos na generalidade dos casos...), mas deixa sequelas: a parte do músculo que "morre" acaba por "cicatrizar" e deixa de se contrair e expandir, podendo levar a outras complicações no futuro.

 

Há um tema que tem vindo a ser discutido pelos meus amigos. Aproveito e pergunto aqui, pode ser que saibas.

 

Em teoria, o que é que faz pior à saúde, tabaco ou shisha?

 

Não faço ideia mas depois se tiver tempo posso procurar algum artigo sobre isso. Apenas pelo raciocinio diria que o tabaco tem uma infinidade de produtos nocivos (não só cancerígenos). Não sei se são de alguma forma utilizados na shisha, até porque não gosto particulamente de fumar isso e devo ter fumado 1 vez ou 2, mas tenho ideia que a shisha não tem filtro... ou estou enganado?

Compartilhar este post


Link para o post

Não faço ideia mas depois se tiver tempo posso procurar algum artigo sobre isso. Apenas pelo raciocinio diria que o tabaco tem uma infinidade de produtos nocivos (não só cancerígenos). Não sei se são de alguma forma utilizados na shisha, até porque não gosto particulamente de fumar isso e devo ter fumado 1 vez ou 2, mas tenho ideia que a shisha não tem filtro... ou estou enganado?

Não estás, mas pode-se fumar com filtro, embora nunca tenha experimentado.

Compartilhar este post


Link para o post

Também tenho ideia, sem ler ainda tudo o que foi escrito, que o ser humano é o único que só desliga a vontade de comer passado uns 20 minutos do fim da refeição. Qualquer coisa assim. Serve como forma de armazenar energia.

 

Os outros animais chegam ao que precisam e desligam.

Compartilhar este post


Link para o post

Sou gordo. Bring on the hate, Major.

 

Manchas esquisitas na zona da virilha, o que podem ser?

 

Epá, estudo medicina, mas não sou bruxo :grin: Pode ser uma infinidade de coisas, mas lesões cutâneas é o tipo de coisa que só olhando mesmo. E, desde já digo, que detesto dermatologia, foi a cadeira clínica que menos me puxou interesse, não me deu nenhum prazer estudar e foi mesmo feita porque tem de ser :p

 

Tenta mostrar no médico de família se tiveres consulta proximamente :) Se for alguma coisa para que seja seguida em dermato...prepara-te para ir à privada. Há listas de espera de anos em dermato no público, é abissal.

 

do outro tópico

 

Já vivi com gordos e com gordas. (gordos aka obesos)

 

O gordo com que vivi começou a ir ao ginásio comigo e a comer o que eu comia, em quantidades menores, perdeu 15kg em 1 ano.. Agora que já não está comigo engordou outra vez uns 7 ou 8.

 

As gordas eram um caso perdido, desde batatas fritas ao pequeno-almoço, cereais chocapic, salsichas ao almoço e ao jantar com natas e massa (e não eram porções pequenas de massa :lol:) e depois lá tinham as manias delas de "ai comprei linhaça dizem que emagrece", "ai comprei abacaxi para comer depois das refeições, dizem que emagrece"

 

Já para não falar do que bebiam, uma era sempre coca-cola às refeições :lol: E a cerveja 3 ou 4 noites por semana até apanharem bebedeira nunca faltava :lol:

Mas pronto, a culpa é "da tiróide", não é do facto de comerem como baleias e de andarem a dizer que vão correr no dia X e quando chega o dia nunca o fazem, ficam deitadas no sofá a ver séries. Nas 2 vezes que o fizeram, vinham a transpirar, parecia que vinham de um deserto.. "Então, correram muito?" "Correr dói nos joelhos, mas andámos muito, daqui até aquele sítio assim assim".

 

Fui ao google maps, "andaram" dois kilómetros, 1 para lá e outro de volta.

 

Eu por acaso até tenho um metabolismo rápido(que me parece que está a começar a abrandar um pouco, tendo em conta os últimos meses) mas f*dasse, se eu soubesse que tinha um metabolismo lento, não andava a comer mal e tudo o que me aparecia à frente.

 

A maior parte dos gordos, são gordos porque são desleixados, não olham ao que comem e não sabem fechar a boca assim que olham para um doce qualquer ou uma m*rda qlqr cheia de calorias, e depois chegam a um ponto em que se olham ao espelho e entendem que já nem vale a pena.

 

--

 

Para dar um bom exemplo: tenho um amigo que tem um problema na tiróide(do que faz engordar, não sei se é hipo ou hiper) e para compensar faz 14km por dia a correr.

 

Não peço a ninguém que faça o mesmo, mas acordar 20 minutos mais cedo e ir fazer uns 2 km para depois ir tomar um bom pequeno-almoço, já ajudava bastante.

 

--

 

Edit: E esta conversa não se aplica a todos os gordos. Há gordos(as) que se sentem genuinamente bem como são, agora aqueles passivo-agressivos que mal olham para um gajo em forma e começam logo com m*rda do "é porque tomas cenas", "estás muito magro, devias comer mais" e do "prefiro estár assim"... bem podem continuar a enterrar-se mais.

 

 

 

-----

Oh Red ando com uma sensação de queimadura no couro cabeludo, já pedi para me verem isto e dizem que não tem nada. Já li que pode ser stress, isso tem algum cabimento?

 

Ainda bem que deste esses exemplos. Como já disse, o homem é um ser biopsicosociocultural. Aí entram em campo as questões incontornáveis da vertente sociocultural do homem.

 

Hoje em dia a civilização ocidental tem um estilo de vida que está longe de ser, a todos os níveis, saudável. Muito longe disso. Apesar de ultimamente estar a vender cada vez mais a imagem do ginásio e exercício, acho que ainda prevalece em marketing esse tipo de vida menos saudável que referiste que as miúdas fazem. Por outro lado, é conhecimento do senso comum que as companhias e o círculo de influências são muito importantes como factores quer de causa quer de efeito da obesidade...

 

O teu amigo terá hipo. As hormonas da tiróide aumentadas aumentam o metabolismo, e vice-versa.

 

Sim, pode ser do stress. Mas eu aconselhava a referir isso numa consulta com o Médico de família, isso de sensação de queimadura chama-se parestesias e podem ocorrer por diversos motivos. É uma situação neurológica, pode ser só uma reacção ao stress como pode ser a compressão de algum nervo que passe na zona. É simétrica?

 

É mesmo queimadura ou é tipo formigueiro, como se pressionares a pele da parte de fora do cotovelo um pouco contra o osso e ficas com os dedos anelar e mindinho com formiguero?

 

Eu vou dar o meu exemplo, e é muito simples:

 

A minha alimentação é relativamente equilibrada. Faço os possíveis para não comer porcarias (fast-food já não como há meses), mesmo em termos de gorduras é raríssimo. À noite, quase sempre sopa, muita fruta, vegetais, etc. Só mesmo ao almoço é que por vezes como algo mais "pesado" (uma massa com qualquer coisa, um bife, etc.), e ao fim-de-semana, onde se comete ali um outro excesso, mas nada de grave. Tenho extrema dificuldade em perder 1kg que seja, e parece que, quanto "melhor" (em termos saudáveis) como, mais pesado me sinto. Devo ter um metabolismo lento, mas não tenho qualquer problema de saúde, nem colestróis nem nada do género, e fisicamente pá, sinto-me bem. Mas não escondo que custa olhar para o espelho por vezes, ou a vergonha que é ir a uma loja e vestir algo que não me sirva.

 

Por vezes lá faço umas flexões, ou meto-me 20 minutos na passadeira, mas não consigo detectar diferenças. E já tive descidas de peso completamente anormais, tipo 10kg em 8 dias, 25 kg em 2 meses...

 

Só por curiosidade, fazes exercício ou levas uma vida bastante sedentária? E por exercício já se inclui deslocações diárias de meia hora ou uma hora a pé, por exemplo

Compartilhar este post


Link para o post

Epá, estudo medicina, mas não sou bruxo :grin: Pode ser uma infinidade de coisas, mas lesões cutâneas é o tipo de coisa que só olhando mesmo. E, desde já digo, que detesto dermatologia, foi a cadeira clínica que menos me puxou interesse, não me deu nenhum prazer estudar e foi mesmo feita porque tem de ser :p

 

Tenta mostrar no médico de família se tiveres consulta proximamente :) Se for alguma coisa para que seja seguida em dermato...prepara-te para ir à privada. Há listas de espera de anos em dermato no público, é abissal.

 

É que foi uma coisa um bocado para o esquisita, apareceu do nada. Ao início parecia a pele quando está a sair, depois de apanhar sol, mas depois começou a ficar assim meio roxo. Acho que vou tentar marcar com o médico de família.

 

Só por curiosidade, fazes exercício ou levas uma vida bastante sedentária? E por exercício já se inclui deslocações diárias de meia hora ou uma hora a pé, por exemplo

 

Exercício muito ocasionalmente. Em deslocações, diria 45/50 minutos por dia.

Compartilhar este post


Link para o post

Também tenho ideia, sem ler ainda tudo o que foi escrito, que o ser humano é o único que só desliga a vontade de comer passado uns 20 minutos do fim da refeição. Qualquer coisa assim. Serve como forma de armazenar energia.

 

Os outros animais chegam ao que precisam e desligam.

 

Todo o processo da alimentação humana é fascinante. Não sei como funciona com os outros animais, embora, lá está, mais uma vez suspeito que seja exclusivo nosso porque temos o cérebro mais desenvolvido e o sistema límbico, também, mais desenvolvido. Mas hei-de ver se arranjo um texto fixe para perceberem a coisa... o homem começa a "digestão" antes ainda de comer, basta que seja despertado para isso por um cheiro, uma imagem ou mesmo um pensamento sugestivo. Se quiserem comer daqui a meia hora abram o pornfood e olhem fixamente para uma cena qualquer que vos atraia lá. É certinho que vão sentir a sensação de fome dentro de alguns minutos :lol:

 

Quando se diz que se deve comer devagar é exactamente para que a sensação de saciedade chegue entretanto. Muitos obesos (e não obesos) têm esse "problema" de serem rápidos a comer. É fácil fazer a experiência, engulam um bife em quatro dentadas ou comam-nos em 20 minutos e é totalmente diferente :grin:

 

Eu pessoalmente só conheço 2 ou 3 pessoas que comem mais depressa do que eu, o que faz com que quando estou com os copos por exemplo e tenho o sistema moderador das atitudes em baixo, se for comer a um mac ou assim peça sempre mais um ou dois cheeses a seguir ao primeiro porque o resto da malta ainda vai a mais de meio e já devorei o meu :lol:

Compartilhar este post


Link para o post

Todo o processo da alimentação humana é fascinante. Não sei como funciona com os outros animais, embora, lá está, mais uma vez suspeito que seja exclusivo nosso porque temos o cérebro mais desenvolvido e o sistema límbico, também, mais desenvolvido. Mas hei-de ver se arranjo um texto fixe para perceberem a coisa... o homem começa a "digestão" antes ainda de comer, basta que seja despertado para isso por um cheiro, uma imagem ou mesmo um pensamento sugestivo. Se quiserem comer daqui a meia hora abram o pornfood e olhem fixamente para uma cena qualquer que vos atraia lá. É certinho que vão sentir a sensação de fome dentro de alguns minutos :lol:

 

Quando se diz que se deve comer devagar é exactamente para que a sensação de saciedade chegue entretanto. Muitos obesos (e não obesos) têm esse "problema" de serem rápidos a comer. É fácil fazer a experiência, engulam um bife em quatro dentadas ou comam-nos em 20 minutos e é totalmente diferente :grin:

 

Eu pessoalmente só conheço 2 ou 3 pessoas que comem mais depressa do que eu, o que faz com que quando estou com os copos por exemplo e tenho o sistema moderador das atitudes em baixo, se for comer a um mac ou assim peça sempre mais um ou dois cheeses a seguir ao primeiro porque o resto da malta ainda vai a mais de meio e já devorei o meu :lol:

exactamente como eu..como muito rápido..tento comer mais devagar mas não consigo...e como mesmo muito..basicamente tenho fome de hora a hora

Editado por lordbifana

Compartilhar este post


Link para o post

É que foi uma coisa um bocado para o esquisita, apareceu do nada. Ao início parecia a pele quando está a sair, depois de apanhar sol, mas depois começou a ficar assim meio roxo. Acho que vou tentar marcar com o médico de família.

 

 

 

Exercício muito ocasionalmente. Em deslocações, diria 45/50 minutos por dia.

 

tineacruris3.jpg

 

será parecido com isto?

Compartilhar este post


Link para o post

agr em relação a isto da fome lembrei-me das aulas de fisiologia humana

 

para além disto tudo que já foi dito a fome é controlado pela produção ou não de leptina e neuropeptídeo y...pessoas com desregulações nisto podem por exemplo nunca se sentirem cheias e portanto nunca estão saciadas continuando sempre a comer

Compartilhar este post


Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa de ser membro desta comunidade para poder comentar

Criar uma conta

Registe-se na nossa comunidade. É fácil!

Criar nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Autentique-se agora
Entre para seguir isso  

×
×
  • Criar Novo...