Ir para conteúdo
Entre para seguir isso  
Kygo

[Debate] Favor ou contra o acolhimento de refugiados na Europa?

Publicações recomendadas

Não é uma questão de política, é uma questão humanitária. Nada pode ser ser superior ao deixar milhares e milhares de pessoas morrerem porque não os queremos cá...

 

E quanto à histeria é normal, é um tema que choca ainda para mais depois do que aconteceu com aquele miúdo. Mas não é por aí que se deva virar a cara, muito pelo contrário.

É complicado. Eu não os quero cá porque acho que não temos condições para os receber, e alem disso, creio que será muito complicado eles adaptarem-se a nós, e à nossa cultura. Mas nem é por aí. O que me preocupa mais é mesmo o free pass que estamos a dar a membros terroristas.

 

A histeria é normal e hipócrita. Hipócrita porque só se lembraram dos milhões de crianças que passam fome/morrem/têm dificuldades agora que a situação nos começa a bater à porta. Já há anos que há fotos e relatos das dificuldades que as pessoas naquela zona do globo atravessam. Hipócrita porque quando vêm um garoto romeno a pedir dinheiro o preconceito fala mais alto e mandam os pais dele irem trabalhar. Mas atenção, aí concordo, a foto é chocante e revoltante.

Editado por Teddy Westside

Compartilhar este post


Link para o post

É complicado e consigo aceitar as 2 posições, por um lado não acho que a Europa tenha de aceitar estes refugiados, se é verdade que alguns governos podem implicitamente ter ajudado a desencadear esta guerra a verdade é que a guerra não é Europeia, mas acima disto parece-me que se cria um precedente grave, sendo que apartir daqui qualquer grupo de refugiados de qualquer parte do mundo também podem exigir vir para a Europa, afinal se aceitamos uns e não os outros onde estaria depois a justiça humanitária?

 

Por outro lado tenho pena das pessoas e entrendo que estão a fugir aquilo que pode ser um genocidio, que estão à procura de sobreviver e que fechar-lhes todas as portas é simplesmente cruel.

 

A hipótese seria um intervenção de fundo nestes países, mas isso provavelmente implicaria uma guerra, que os Europeus não estão muito interessados.

 

Não sei como se poderia arranjar solução para o problema, não sei se há países interessados em recebe-los, e também não entendo a migração para a Europa, afinal de contas porque arriscar tanto ao vir até à Europa e não os países ali à votla que se mantem equilibrados, que religiosamente até são mais compativeis e até linguisticamente?

Compartilhar este post


Link para o post

Completamente a favor de acolher os que cá chegarem. Mas tem de haver uma estratégia firme e uma cooperação internacional por parte da Europa e do Ocidente para combater as redes de tráfico que chulam o pessoal que vem de África e da Síria, e ganham muito dinheiro com isso para metê-los em condições desumanas a tentar atravessar o Mediterrâneo. E tem de haver regras para cancelar esse acolhimento e deportar as pessoas que posteriormente cometam crimes (crimes que sejam crimes, não roubar um pedaço de pão para não morrerem à fome).

Compartilhar este post


Link para o post

1000% a favor, por razões humanas, morais e principalmente económicas.

 

Btw, pela 1a ou 2a vez na vida concordo com o Costa, pode ser a salvação do interior.

Compartilhar este post


Link para o post

40 anos é um período curtíssimo no contexto histórico. Houve guerras e reinados que duraram mais tempo do que isso.

 

Olha um exemplo: os acordos que se fizeram em 1884 na Conferência de Berlim delinearam uma série de fronteiras desenhadas a régua e esquadro - literalmente, por isso é que alguns países africanos têm fronteiras lineares, alguns parecem quadrados ou retangulos. Um desses exemplos é o Ruanda, que apesar de não ter fronteiras desenhadas com uma régua, foi um território criado artificialmente, sem qualquer atenção ao território, sua população e grupos étnicos agrupados dentro das mesmas fronteiras. Acontece que conseguiram deixar Hutus e Tutsis dentro do mesmo território, grupos étnicos que são rivais ancestrais.

 

Resultado? Em 1994, e em poucas semanas, morreram um milhão de pessoas numa tentativa de limpeza étnica. Mais de 100 anos depois do disparate, surge a consequência. Claro que uma coisa não levou diretamente à outra, passaram 100 anos de acontecimentos que poderiam ter evitado este desfecho, mas em última análise foi um processo principiado por ambições imperialistas - no caso alemãs - que guiados única e exclusivamente pela gula criaram uma panela de pressão. Na época os nativos africanos nem homens eram, não passavam de mão-de-obra basicamente escravizada para satisfazer as necessidades dos europeus.

 

Eu não ignoro o facto de alguns destes países serem pobres, corruptos e/ou ditatoriais, mas até isso recua ao modo como foram tratados pelos colonizadores europeus. Eu não quero estar aqui a escrever um romance, que por esta altura já três quartos dos users passaram este post à frente, mas estamos a falar de países cujas populações foram espezinhadas nos seus direitos e dignidades durante séculos. A Síria, por exemplo, teve o seu território ocupado pelo Império Otomano durante largos séculos. Quando estes entraram na Primeira Guerra Mundial do lado derrotado, os seus territórios foram divididos entre britânicos e franceses, tendo as suas fronteiras sido mutiladas pela descoberta de petróleo na região. Aqueles desgraçados não conheceram paz durante décadas, com constantes golpes de estado e guerras patrocinadas por franceses e britânicos, que ora eram aliados, ora inimigos.

 

Quando finalmente se viram livres e independentes, os sírios tinham um estado sem liderança, com uma herança de guerra e anarquia, sem qualquer cultura de poder ou democrática. Ao contrário de Portugal, eles não tinham uma família real à qual recorrer em busca de liderança, como nós fizemos quando nos livrámos dos espanhóis em 1640. Ele não tinham nada. Neste tipo de ambiente aquilo que lhes apareceu foi o que sempre surge nestes contextos: políticos corruptos com ambições pessoais ao poder, golpes de estado constantes, lutas pelo poder, rixas entre diferentes grupos étnicos e massacres. Depois começou a Guerra Fria, e ambas as superpotências apoiavam fações diferentes. Surgiu também Israel nas suas fronteiras, um estado que nunca escondeu o seu belicismo. Eventualmente, um dos golpes de estado colocou o al-Assad mais velho no poder, algo que dura até hoje com o seu filho no poder apesar do país estar em guerra civil.

 

Dei a Síria como exemplo, mas há outros que passaram por pior. Estes países não têm qualquer cultura democrática, nunca vivenciaram igualdade de direitos ou de géneros. É-nos fácil criticar estes países e designá-los como atrasados no tempo, quando nós na Europa Ocidental tivemos séculos de evolução lenta e gradual até chegarmos ao nível ético e moral que temos hoje. Eles não tiveram nada disso, inclusive os países civilizados foram lá tornar as suas vidas num inferno constante. O que lhes exigimos é que façam uma transição para algo que não sabem o que é, nunca souberam, sem qualquer aprendizagem, sem margens para erros, quando nós passámos por tudo isso, tivemos avanços e recuos, guerras que envolveram todo o continente e o mundo, e massacres e genocídios, até, finalmente, atingirmos o grau de civilização atual. É injusto fazê-lo, e temos toda a obrigação de os acolher nesta fase em que eles necessitam, e de lhes mostrar o que é o mundo civilizado, para que possam aprender e eventualmente levar essas ideias de volta aos seus países no futuro. É o único caminho para corrigirmos todo o mal que originámos.

Compartilhar este post


Link para o post

A favor, desde que de forma organizada..

Não quero ver os refugiados a forçar a entrada, e a causar conflitos nas fronteiras, e ainda mais a favor se significar que o Interior fica a ganhar

 

PS: Assusta-me que qualquer grupo terrorista possa entrar como 'refugiado'

Editado por SirDooDoo

Compartilhar este post


Link para o post

100% a favor. Como já disseram atrás, não é uma questão política mas sim um dever humanitário. Claro que muita coisa pode correr mal durante o processo de integração destas pessoas, mas acho que se as coisas forem bem feitas podemos todos (tanto a Europa como os migrantes) ficar a ganhar.

 

De resto, preocupa-me que nos meios de comunocação só se fale no número de refugiados que cada país está disposto a receber, que só se discutam soluções imediatas e não se olhe para a origem do problema.

Editado por Diesel_PT

Compartilhar este post


Link para o post

Sou a favor, mas tem de haver limitações e regras.

 

Por exemplo acho absurdo que os refugiados entrando na UE exijam ir para a Alemanha a todo o custo, façam motins para lá irem e rejeitem ficar noutros sítios. Se os acolhemos e lhe providenciamos possibilidades de ficarem na comunidade, também acho justo (pelo menos numa fase inicial) que sejam distribuídos por diversas áreas, conforme a capacidade para os acolher. É absurdo que em milhares e milhares de refugiados 70% acabe na Alemanha, mesmo compreendendo as razões para tal.

Compartilhar este post


Link para o post

Sou a favor, mas tem de haver limitações e regras.

 

Por exemplo acho absurdo que os refugiados entrando na UE exijam ir para a Alemanha a todo o custo, façam motins para lá irem e rejeitem ficar noutros sítios. Se os acolhemos e lhe providenciamos possibilidades de ficarem na comunidade, também acho justo (pelo menos numa fase inicial) que sejam distribuídos por diversas áreas, conforme a capacidade para os acolher. É absurdo que em milhares e milhares de refugiados 70% acabe na Alemanha, mesmo compreendendo as razões para tal.

Completamente de acordo :handclap:

Compartilhar este post


Link para o post

Preferia que tentassem resolver o problema na sua raiz. Mas sim, não virá mal ao mundo se acolhermos alguns refugiados. Tenho receio é de que isto abra um precedente e a Europa também tem os seus graves problemas. Claro que ao pé dos problemas deles parecem insignificantes mas não podemos trazer toda a gente para cá em busca de melhores condições de vida. É preciso fazer algo para tentar resolver o problema na sua origem.

E falando do caso português, não podemos acolher só por acolher, para parecer bem aos olhos da Europa e receber eventuais subsídios e depois borrifarmo-nos para eles. É preciso fazer algo para que eles sejam devidamente integrados, porque caso contrário poderão tornar-se num problema.

Compartilhar este post


Link para o post

As pessoas devem ser recebidas e colocadas com as devidas regras e condições. Mas acho ridiculo por exemplo empresas em Portugal já dispostas a oferecer emprego aos refugiados. Então quer dizer que há condições para empregar mais pessoas que estão no centro de desemprego, só não o fazem não sei pq. São pessoas que querem ficar bem nos pergaminhos da história, apenas isso.

 

O meu único receio é que se queira "meter gente" à força para ficarmos bem vistos só porque sim e ao mesmo tempo empobrecer os países da UE e no futuro criar conflitos perigosos por não haver bens para todos e levando a um retrocesso da UE. Isto não é só receber as pessoas e pronto, há muita coisa por trás disto que tem de ser ponderada, pelo menos na minha opinião.

 

E mais, tem de ser dada luz verde para se resolver os problemas lá nos seus países. Tem de haver uma intervenção nessas zonas

Compartilhar este post


Link para o post

Sou a favor que qualquer pessoa lute pelo que acha ser o melhor para si e para os seus. Mas não me parece justo que cheguem a países como o nosso e lhes dêem casas em perfeito estado, com tudo mobilado e etc., quando muita gente de cá trabalha de sol a sol e não consegue ter um rendimento que pague isso.

Compartilhar este post


Link para o post

Contra.

 

Porque acolher refugiados de guerra é uma obrigação mas nunca uma solução.

 

Todos os países sem excepção devem eliminar sim os responsáveis por este êxodo sem precedentes.

Compartilhar este post


Link para o post

Mas acho ridiculo por exemplo empresas em Portugal já dispostas a oferecer emprego aos refugiados. Então quer dizer que há condições para empregar mais pessoas que estão no centro de desemprego, só não o fazem não sei pq. São pessoas que querem ficar bem nos pergaminhos da história, apenas isso.

 

só um aparte, tenta ir ao centro de emprego oferecer os empregos que se falam para os refugiados (paara já só vi a proposta de limpeza das florestas)

 

quanto ao assunto, completamente a favor

Compartilhar este post


Link para o post

Simplesmente porque não considero que a Europa tenha condições para alojar a quantidade de refugiados que vão/querem chegar cá. Alem disso, o que se está a fazer é alastrar a guerra à Europa e permitir a livre circulação de membros de grupos terroristas na Europa sem controlo absolutamente nenhum. É chato porque existem pessoas inocentes a sofrer com a guerra no seu país mas temos que nos perguntar se estamos dispostos a comprar uma guerra que não é nossa. Eu não estou. Tenho pena por alguns mas acima de tudo quero o meu bem estar e o bem estar dos meus.

 

Mas acho sempre curiosa a histeria solidária nas redes sociais à volta dos refugiados. É só dar um saltinho na Sta. Catarina para ver lá dezenas de pessoas a precisarem de alojamento e nem 20 centimos lhes dão.

 

Como já disse, tenho pena de alguns, mas faz-me alguma confusão patrocinar a vinda de ameaças para a Europa assim tão facilmente, dado que não há controlo nenhum sobre quem chega. A este ritmo, dou uns meses até existir um ataque terrorista numa das capitais Europeias.

 

E se não fossem Sirios? fossem...mexicanos, tinhas medo que abrissem demasiados restaurantes mexicanos? e quenianos, tinhas medo que mais nenhum branco ganhasse uma prova de atlestismo em Portugal?

 

Agora a sério. Estas pessoas (refugiados) não têm qualquer culpa de terem nascido em zonas de conflito e nós tivemos a a sorte de ter nascido num pais democrata estavel e com estado social. Seguramente que tu acreditas que todos devem ter acesso a cuidados de saude e ao ensino, certo? Mas são todos os portugueses... porque é que um iemenita ou um paquistanês não devem ter esses mesmos direitos.

 

Pela tua logica de eu estou bem que se lixem os outros, os ricos deviam estar-se a borrifar para os pobres, como há uns seculos atrás. O teu pai era carpinteiro e vivia na Baixa da Banheira tendo morrendo porque não tinha dinheiro para o médico? Tu seguirias pelo mesmo caminho por mais inteligente que fosses, porque os priveligiados (ricos) quereriam que tu continuasses a viver da mesma maneira que os teus antepassados porque os lugares para os "inteligentes" deveriam ser dos filhos deles.

 

Alargar um pouco as vistas e não olhar apenas para a tua situação mas sim para como a sociedade europeia evoluiu, muitas vezes a conta de nações que hoje viramos a cara a.

 

De resto a onda de apoio esta a tomar porporções ridiculas, nisso tens razão e o que necessitamos é de verdadeiros planos estruturais para acolher essas pessoas e não meia duzia de garafas de agua e uns caramelos para os miudos

Compartilhar este post


Link para o post

Um bocado também. Mas lá está, falei na Europa, entre países da UE ainda vá, já que temos acordos para tudo e mais alguma coisa. Agora isto, pela wikipedia eles são 20M de habitantes, imagina que vem quase tudo embora, porque agora ainda são milhares, mas se começam a ver que os outros se safam ao chegar cá, começa a vir tudo, e depois? Daí ser uma questão muito complicada e eu ser a favor como contra. Se em alguns países ainda existem trabalhos em que os habitantes não querem fazer esses trabalhos, depois vão então portugueses ou outros que tais fazer os trabalhos que os outros não querem, em Portugal penso que não existem trabalhos que se rejeite, porque quem está desempregado sem subsídio e assim, já faz tudo e mais alguma coisa, onde é que vamos ter trabalho para quem vem? Além de que já se levantaram vozes a dizer que só lhes querem dar trabalhos forçados, quando se falou em eles irem para zonas desertificadas.

 

Nós em 1975 acolhemos ~1Milhão de retornados com uma mão à frente e outra atrás...foi 10% da população que chegou sem trabalho e em minha opinião até sem direito a voltar (mas isso é outra historia). Hoje fala-se que na Siria existem 500 mil refugiados a entrar na europa, isso representa 0,05% da população europeia, não há espaço.

 

E esses empregos de que se fala...enfim vê se muitas vezes que em certas zonas e certas funções em Portugal existe falta de gente (agricultura). Ninguem esta a dizer que os Sirios vao trabalhar para o centro de Lisboa como caixa do banco...

Compartilhar este post


Link para o post

Sou a favor mas caso seja bem implementado. É ridículo alguém lá que tirou um curso de engenharia ou algo do género e que seja até bom no seu trabalho, ser obrigado a ir limpar florestas só porque sim.

 

E quanto à questão do emprego cá...Obviamente que vai haver empregos para eles porque oportunidades para abrir mais postos de trabalho sempre as há. Duvidam?

 

A diferença é com os refugiados não só essas empresas/etc ficam bem na fotografia como recebem subsidios. Para a pessoa normal nem ficam bem na fotografia e iriam gastar dinheiro (na óptica deles), por isso nem sequer tentam.

Compartilhar este post


Link para o post

Eu sou a favor e contra ao mesmo tempo. A favor devido a causas humanas obviamente pois cada um tem o direito de procurar o melhor para si e para a sua familia. Eu se tivesse nascido lá, também queria ter a oportunidade de puder fugir de lá.

Contra somente pelo facto de se abrirem as portas para o terrorismo na Europa. É dificil de controlar todas as entradas e informação das pessoas vindos da Siria e afins, logo a malta do terrorismo pode aproveitar esse facto e expandir-se na Europa. Não me admirava que dentro de uns meses haja para ai numa cidade europeia um ataque terrorista qualquer.

Compartilhar este post


Link para o post

Eu fujo deste assunto a sete pés. Tenho a minha opinião e isso basta-me. Dos poucos assuntos que não aceito debater.

 

Concordamos em viver nesta Europa unida, solidária, igualitária, avançada em todos os aspectos, sem fronteiras, etc. Mas quando um ser humano nos solicita ajuda dizemos - não, não temos condições. Já temos aqui pobres que baste, a minha mulher não tem emprego e eu não sei se esse bebé que têm aí no colo não é uma bomba. Isto está muito difícil para nós. Portanto morram lá aí à porta desta Europa paradisíaca, deste admirável mundo novo mas não me perturbem a vida.

 

Quando leio ou ouço que alguém prefere que pessoas que fogem da guerra e da morte morram à porta da nossa casa do que terem as suas vidas desestabilizados fico enjoado. Torno-me irracional e desejo que passem para o outro lado da realidade.

 

E mesmo os que dizem sim, mas... [e o pior argumento é o de que] devem respeitar a nossa cultura, os nossos valores e não sei que mais. É engraçado quando ninguém se importa que devido a esta praga turística, em proveito disso os próprios Portugueses estejam a aproveitar-se da sua Cultura para a vender aos turistas desvalorizando-a e desrespeitando-a. As nossas cidades estão cada vez mais capitalizadas, estrangeiradas, mas ninguém se importa. Pois, ajuda a economia, ajuda o vosso cu, não é?

 

Espero que todos possam entrar na Europa e ter uma vida agradável, longe da guerra e da morte assassina. Que os saibamos receber e respeitar, como eles a nós certamente saberão. E que a Europa faça uso dos seus valores para remediar este mal que ajudou a provocar.

 

Ah, se isto fosse um tópico sobre futebol já se tinha posto fim às generalizações...

Editado por Mayday

Compartilhar este post


Link para o post

Eu sou a favor e contra ao mesmo tempo. A favor devido a causas humanas obviamente pois cada um tem o direito de procurar o melhor para si e para a sua familia. Eu se tivesse nascido lá, também queria ter a oportunidade de puder fugir de lá.

Contra somente pelo facto de se abrirem as portas para o terrorismo na Europa. É dificil de controlar todas as entradas e informação das pessoas vindos da Siria e afins, logo a malta do terrorismo pode aproveitar esse facto e expandir-se na Europa. Não me admirava que dentro de uns meses haja para ai numa cidade europeia um ataque terrorista qualquer.

Aquilo é um povo que só está bem a rebentar. Os gajos… um gajo daqueles que aos quinze anos ainda não tenha rebentado com uma coisa qualquer é um gajo que está lá a faltar o respeito ao Buda, ou lá o que é.

Compartilhar este post


Link para o post

A favor desde que venham para cá e queiram melhorar a sua vida e contribuir para o crescimento do país. Se não for para isso é porem se no crl, e defendo isto para estes refugiados assim como para pessoal que imigra.

Compartilhar este post


Link para o post
Guest Lotterer.

 

 

E mesmo os que dizem sim, mas... [e o pior argumento é o de que] devem respeitar a nossa cultura, os nossos valores e não sei que mais. É engraçado quando ninguém se importa que devido a esta praga turística, em proveito disso os próprios Portugueses estejam a aproveitar-se da sua Cultura para a vender aos turistas desvalorizando-a e desrespeitando-a. As nossas cidades estão cada vez mais capitalizadas, estrangeiradas, mas ninguém se importa. Pois, ajuda a economia, ajuda o vosso cu, não é?

 

 

Até foi isso que o user em questão queria dizer.... o problema do user era muito mais profundo do que descreveste nesse post.

Compartilhar este post


Link para o post

Até foi isso que o user em questão queria dizer.... o problema do user era muito mais profundo do que descreveste nesse post.

O problema profundo do user (que eu nem sei a quem é que te estás a referir) não é mais importante do que uma vida humana.

Compartilhar este post


Link para o post

Acho que o assunto é mais elementar ainda. Aceitamos pessoas que fogem de uma guerra, com os filhos ao colo e a morrer de fome? Claro! Não interessa mais nada. Somos humanos.

 

Essa é a visão romântica e irracional. O resto é preciso pensar, claro. Mas eu vivo num país que recebeu imensos refugiados do Kosovo e continua a ser dos melhores países do mundo para se viver. Tem das maiores taxas de emigrantes do mundo e eu também sou. As pessoas que chegam não têm de ser vistas como estatísticas, males para a sociedade, desrespeito a quem já está e que já passa mal. Uma coisa não tem a ver com a outra.

 

Por isso, logicamente sou a favor.

Compartilhar este post


Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa de ser membro desta comunidade para poder comentar

Criar uma conta

Registe-se na nossa comunidade. É fácil!

Criar nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Autentique-se agora
Entre para seguir isso  

×
×
  • Criar Novo...