Ir para conteúdo
Entre para seguir isso  
depina

[EMEM] Lower League Management

Publicações recomendadas

O York é o clube com maior orçamento no FM19, nas Conferências. Algo com 1 milhão e tal por ano...uma loucura. 

Compartilhar este post


Link para o post

Que eu saiba não, mas mantiveram grande parte da equipa que desceu e apostaram as fichas todas na subida. Infelizmente para eles, não conseguiram subir. Isto foi o ano passado, este ano já não sei.

Compartilhar este post


Link para o post
Citação de JonasThern, há 13 horas:

Que eu saiba não, mas mantiveram grande parte da equipa que desceu e apostaram as fichas todas na subida. Infelizmente para eles, não conseguiram subir. Isto foi o ano passado, este ano já não sei.

Ui esses all-in costumam dar buraco 😛 

Compartilhar este post


Link para o post

FM 2020, novamente impossivel começar desempregado em Portugal. Ninguem contrata. 

Vou começar no Dartford que não tem treinador. São os unicos que me contratam. O plantel é muito fraco mesmo...

Os menus no pedir conselhos de contratação ao director estão diferentes. Estão mais dificeis de aceder e mais morosos. Acho que vou so contratar pelos olheiros. Ou então cago no LLM e uso o pesquisar...

Editado por LLM_FM

Compartilhar este post


Link para o post

Que tal? Só vou começar a sério a partir do dia 19 , mas vão dando feedback do LLM esta época.

Compartilhar este post


Link para o post

Ha quem se queixe de ser despedido por falhar apenas um objectivo. Para entrar no Dartford temos de prometer o título ( com uma equipa fraca) e pedir o minimo de orçamento de salarios e transferencias, o que não ajuda o reforço da equipa. Qualquer alteração a isto e eles não contratam. Posto isto, estou mesmo a ver que se chegar apenas aos Playoffs vou ser despedido.

Quanto a saves em Portugal, continua a mesma saga do FM anterior. Apenas equipas dos Açores contratam treinadores com tudo no mínimo.É pra esquecer.

Compartilhar este post


Link para o post

Bem, para aproveitar o novo update decidi ver o que há de novo. Surgiu Braintree e Oxford. Acabei por ir para o Oxford, 14 mil euros em caixa e o pior plantel das conferencias, com previsão de emprensa para ultimo lugar. Quase nem dá pra fazer um 11 com jogadores com contrato. Muito trabalho pela frente. Pontos positivos, alguma margem de manobra em relação aos salarios, cerca de 6 mil euros por mês e deram-me oportunidade de tirar um curso. Tentar aguentar o barco até virem reforços de jeito.

Compartilhar este post


Link para o post
Citação de JonasThern, há 8 horas:

Sabes se esses "bugs" estão reportados no site da SI?

Quais bugs?

Compartilhar este post


Link para o post
Citação de LLM_FM, Em 07/11/2019 at 09:13:

Ha quem se queixe de ser despedido por falhar apenas um objectivo. Para entrar no Dartford temos de prometer o título ( com uma equipa fraca) e pedir o minimo de orçamento de salarios e transferencias, o que não ajuda o reforço da equipa. Qualquer alteração a isto e eles não contratam. Posto isto, estou mesmo a ver que se chegar apenas aos Playoffs vou ser despedido.

Quanto a saves em Portugal, continua a mesma saga do FM anterior. Apenas equipas dos Açores contratam treinadores com tudo no mínimo.É pra esquecer.

Essas coisas que escreveste, o Dartford, etc, não me parece ser normal.

Compartilhar este post


Link para o post
Citação de JonasThern, Em 16/11/2019 at 18:35:

Essas coisas que escreveste, o Dartford, etc, não me parece ser normal.

Acho que não.

 

A minha equipa ta muito fraquinha e é demasiado jovem. 11 inicial com media de 22.4 anos.

 

 

Os atributos essencias andam quase todos a volta de 9, 10. O meu avançado titular tem 9 de finalização e ainda por cima lesionou-se 6 semanas. O suplente nem é avançado de raiz e tem 5 de finalização.🤐  Ou arranjo outro avançado ou vou penar.

Editado por LLM_FM

Compartilhar este post


Link para o post
Spoiler

 

romario.png

catton.png

langan.png

mehmeti.png

cameron.png

doherty.png

 

 

Contratações até agora. Fica a faltar um defesa central e talvez um avançado mais matador para ter o plantel fechado. Tudo com 20 ou menos anos à data da contratação.

Editado por LLM_FM

Compartilhar este post


Link para o post

Sem-T-tulo.png

Taças é que foi fraquito. Fui logo de vela no primeiro jogo da FA Cup e no segudo  da FA Trophy.

Spoiler

 

1.png

2.png

3.png

4.png

 

 

Só dois jogadores tiveram média superior a 7, o que demonstra o quão dificil foi a época. Especialmente na defesa...(9ª defesa menos batida). Também não ajudou ter andado 3/4 da época com um lateral direito a central.

Quanto a finanças, não está famoso. Divida de 18 mil e ja tive injecção de 120 mil a meio da época.

A equipa está muito espremida, vou pensar se renovo o contrato ou salto para outro lado. 

Compartilhar este post


Link para o post

Bem que andava à procura deste tópico. @Fajo aproveitei a quarentena para voltar a jogar (FM19). Vou tentar fazer o pentágono + LLM

Season 1 Perseru Serui (Indonésia)

Preambulo: Iniciei a minha carreia com o menor nível de experiência possível de futebol (treinador e jogador). Optei por começar o save virado para a Ásia, ou seja,o save começa mais cedo que que se começasse na Europa. Andei em entrevistas entre Malásia, Indonésia, Hong Kong e Singapura. Para minha surpresa acabei escolhido pelo Perseru Serui da primeira divisão Indonésia. Juntei-me ao Serui a 30/06/2018, com a Liga sensivelmente com 12 jogos se a memória não me falha.

 

Liga: Liga Super Indonesia

Previsão da Imprensa: (não encontro essa informação)

Expectativas da Direcção: Fugir à despromoção

Orçamento p/ Transferências: 30m€

Orçamento p/ Salários: 40.6m€

Detentores de Bilhete de Época: 80 

Liga Super Indonesia: 2/18 (*18J | 9V | 7E | 2D | 35GM | 15GS)

Piala Indonesia (Taça): Eliminado na terceira eliminatória

Entrei a meio da época e sem espaço para mexer na equipa. Coloquei alguns anúncios para olheiros, mas o melhor que consegui foi um Timorense com 5 JPA e 5 JPP. Fantástico, certo? Em todo o caso, a única entrada na reabertura do mercado (julho) foi de um avançado (Regen) de 16 anos, Bambang Tuasalamony, contratado diretamente pelo meu adjunto para os sub18. Aproveitei para me livrar de 3 jogadores inúteis, com mercado e que pesavam na folha salarial, e fechei o mercado com um saldo positivo de 40m€.

O plantel tinha evidentes lacunas e, sinceramente, não conseguia jogar nem com extremos (porque os que tinham não me enchiam as medidas), nem sem extremos (porque no meio campo o cenário não era melhor). Ainda assim, como tinha 2 avançados muito bons (um brasileiro e um paraguaio), tentei encaixar-me num regime com 3 avançados. Tentei, então, jogar em 4-3-3. Não acho que tenha sido uma escolha feliz, considerando que em 6 jogos para a liga, empatei todos. Pelo meio, uma vitória para a Taça (frente a uma equipa amadora) e um inexplicável empate a 4 na segunda mão. No final desse encontro senti que tinha de mudar as coisas, mas no jogo seguinte mantive o 4-3-3, tentei umas alterações tácticas, mas não foi suficiente. 

Surpreendentemente, o conjunto de empates colocava-me em 5º lugar, à distância de duas vitórias dos lugares que davam acesso às competições continentais (o primeiro vai para uma fase preliminar da Liga dos Campeões Asiáticos, o 2º-3º para a AFC Cup). Apercebi-me que as equipas Indonésias são todas niveladas por baixo e que apostam quase todas na mesma receita: avançados e/ou extremos estrangeiros. A premissa parece-me relativamente simples, são estes os que fazem a diferença. Mas isto contribuía para que o pelotão andasse ali todo junto. Como não perdi nenhum encontro, consegui ir-me aproximando dos tais lugares continentais. 

Seguiu-se uma mudança drástica. Passei a jogar num 4-4-2 falso, com recurso a um médio defensivo, para fechar a porta, um homem atrás do avançado e dois extremos à antiga. Na frente a dupla sul-americana prometia estragos. Na verdade a equipa jogava num sistema de 4 defesas, com dois laterais bem subidos, 1 médio defensivo que colava aos centrais, um número 10. No fundo era um 4-1-3-2.

Tornei-me mais ofensivo, ainda que, defensivamente, nos tenhamos tornado numa fortaleza. Os dois jogos que se seguiram à mudança tática trouxeram duas goleadas, 9 golos marcados e apenas 1 sofrido. A equipa tornou-se muito mais perigosa, e raros foram os jogos onde não fiz +2 golos. 

Na frente, o primeiro descolava, mas rapidamente fui-me apercebendo que haveria espaço a lutar pelos lugares de acesso às competições continentais. O problema estava na falta de plantel. Começava a ficar curto jogar para a Taça (sempre a duas mãos) e para o Campeonato. Dois jogos por semana estavam a destruir a minha equipa, pelo que rapidamente optei por desligar-me da Taça e chamar os menos utilizados e mesmo jogadores do plantel sub21 e sub18. Acabou por ser uma decisão que ditou o afastamento precoce da Taça, na terceira eliminatória.

No campeonato as vitórias sucediam-se, ainda que com alguns empates à mistura. A verdade é que apenas perdi por duas vezes, já mais perto do final do campeonato. A derrota no último encontro quase ditou que caísse para o terceiro lugar, mas a reviravolta do Bandung no terreno do Persela Lamonang, acabaria por garantir o segundo lugar e respetivo acesso à AFC Cup.

Pessoalmente: Assim que terminou a época, pedi para iniciar um curso de treinador. Foi-me prontamente concedido. 

 

Season 2 Perseru Serui (Indonésia)

Preambulo: Com a qualificação para a AFC Cup teria de apostar em dar mais profundidade ao plantel. Na época passada apercebi-me que o grande problema tinha sido a falta de soluções e cheguei a ir para o banco com apenas 5 jogadores. Por outro lado, tinha certas restrições orçamentais. Duas notas, ainda, para o final de época conturbado - a nível de balneário. Alguns dos jogadores mais influentes decidiram forçar a saída (o meu avançado brasileiro não queria continuar, tão pouco o meu centralão) e o Paraguaio não quis renovar, acabando por sair a custo zéro. Duros golpes nas nossas aspirações.

Liga: Liga Super Indonesia

Previsão da Imprensa: (não encontro essa informação, mas era meio da tabela)

Expectativas da Direcção: Top half

Orçamento p/ Transferências: 50m€

Orçamento p/ Salários: 50.6m€

Detentores de Bilhete de Época: 100 

Liga Super Indonesia: Campeão

Piala Indonesia (Taça): Eliminado na segunda eliminatória

AFC Cup: Vencedor

Com a qualificação para a AFC Cup - cujo formato é algo estranho - senti que precisava de reforçar a minha equipa técnica. Solicitei, ainda antes do final da época, que pudesse reforçar a minha equipa de olheiros. O pedido foi aceite e, desde logo, aproveitei alguns candidatos para ficar com uma equipa composta por um Olheiro-Chefe e 3 Olheiros. Ainda que todos juntos não fizessem um, a verdade é que me foram conseguindo trazer jogadores bastante interessantes. Com 7 saídas, consegui realizar um encaixe financeiro de 99k€, dos quais perto de 50% foram realizados com a venda do meu melhor jogador, o avançado brasileiro com nome de defesa central do Sporting que marcava muitos auto-golos. O outro grande rombo foi a saída do Paraguaio com nome de série da Netflix sobre traficantes de droga colombianos, este com a agravante de ter saído a custo 0. Entre os dois estavam 28 golos...

Em todo o caso, foi um mercado super ativo para estes lados. Foram efetuadas 18 contratações, das quais 6 para a equipa de sub21, ainda que dois desses jogadores tivessem acabado por jogar na equipa principal com alguma regularidade. Notem que todas estas contratações foram feitas a custo 0. Destaque-se a chegada de três jogadores. Para o lado direito chegou um internacional do Burundi com nome de avançado Francês que se destacou no Bordéus, apesar de duas passagens falhadas por dois gigantes Europeus (Milan e Barcelona). Para a esquerda um trintão australiano. Para a frente de ataque, para fazer companhia ao meu jovem prodígio que tinha chegado na época passada para os sub18, chegou um indonésio mais experiente

A época arrancou com a AFC Cup. A competição tem um formato algo estranho, onde começamos divididos por 4 zonas e disputamos um grupo com outras três equipas. O vencedor do grupo qualifica-se para a a fase final da sua zonaNo meu grupo defrontei o representante do Vietnam, Filipas e Cambodja. Consegui o primeiro lugar, ainda que com uma performance algo inconstante, oscilando entre as grandes goleadas e os empates sem nexo.

Ditou o sorteio que para chegar à fase interzonas tivesse de defrontar duas equipas da Malásia. Na meia final defrontei e venci o Pahang FA e na final obliterei o Perak FA. Ficava, assim, cabalmente demonstrado que este plantel tinha capacidade para sonhar com um título continental. Para tanto seguiram-se adversários do Turquemenistão, Coreia do Norte e, na final, o representante do Kuwait. Por esta altura dava total prioridade a esta competição, deixando cair a Taça e rodando, bastante, no campeonato. Curiosamente achei que o jogo na Coreia do Norte fosse mais complicado, mas acabei por apostar num 4-2-3-1 na primeira mão, baseado no contra-ataque e acabei por fazer 2 golos nas duas únicas oportunidades que tive. De resto o meu guarda-redes fez a melhor exibição da carreira. Na final, e contrariamente ao que achava, o jogo foi muito renhido, caindo a vitória para o meu lado à custa de um golo do nosso menino prodígio. 

Para além de ser fundamental a nível de reputação - e ainda da força que me dá no clube, onde fiz mais um curso de treinador e, neste momento, consegui exigir fazer o terceiro nível nacional - vencer esta competição colocou-nos 1.8M€ na conta (o print já é da nova época, mas a última coluna corresponde a Prize Money da last season). Como conseguem imaginar, 1.8M€ numa equipa Indonésia tem um peso brutal.

Se a este prémio juntarmos o facto de ter sido campeão com relativa facilidade, podemos prever que, a terceira época, será a época de afirmação na Indonésia. Já se encontra definido o orçamento do próximo ano para transferências (400m€ e perto de 110m€ para salários). Resta, agora, conseguir atrair alguns nomes fortes do campeonato que fui identificando ao longo do ano. 

Nota: As competições continentais asiáticas são uma m*rda para alguns países. Na próxima época jogarei as duas fases de qualificação para a AFC Champions League no início dos trabalhos (sem pré-época). A minha sorte é que alguns dos meus potenciais adversários também estarão sem pré-época.

Pessoalmente: Tenho, neste momento, o National A licence. No início da terceira época vou pedir para tirar o Continental C Licence. 

(Agora que comecei a partilhar aqui, vou conseguir sacar os prints "no imediato", pois aqui estou a começar a terceira época e tive de ir ao baú procurar estes).

Enfim, o vício está de volta 😄 

  • Like 1

Compartilhar este post


Link para o post

Que bela campanha na Indonésia até agora! Esse segundo ano foi maravilhoso e o prémio parece quase do nível da UEFA! Que mimo para essas finanças

Como dizes e bem, o terceiro ano deve ser de confirmação mas a ACL é de facto lixada em termos de calendário, espero que não ter prejudique a temporada.

btw, a sério, o gajo vem du Burundi chama-se Dugarry? 🤣

Compartilhar este post


Link para o post

@w0 de volta ❤️ Pensava que tinhas acabado a tua carreira no FM, há muito tempo que não passavas por este cantinho. É verdade, o FM 2020 voltou a estar à venda, porque as keys andavam esgotadas com a procura brutal da malta. Se ainda estiveres interessado aproveita.

Ora bem, mas vamos lá passar à tua aventura. Desta vez foste parar a um campeonato desconhecido, onde tudo é novo para um tuga. Não é por acaso que inicialmente tiveste algumas dificuldades, mas após conhecer o nível e estilo de jogo dos rivais lá entraste nos eixos e marcaste o teu ritmo. O mais marcante na primeira época foi a qualificação para a AFC, feito notável. 

Na 2ª época rebentaste com todos os prognósticos, aliás, nem nos melhores sonhos pensavas (deduzo eu) em fazer uma dobradinha. Ganhar uma Champions numa fase tão precoce é fantástico, o próprio clube não devia estar preparado para tal feito (basta ver o orçamento). Engraçado que a birra para sair dos teus melhores jogadores na época anterior (o brasileiro e uruguaio) acabou por ser benéfica, já que deu para assinares com muita malta e equilibrar o plantel. Se têm ficado, provavelmente tinham minado o balneário e gerir essa bolha seria complicado.

Fico à espera de uma 3ª época de grande nível, com um plantel de qualidade e profundidade superior para atacar todas as frentes. Vamos nisso!

Compartilhar este post


Link para o post
Citação de Fluke, há 6 horas:

Que bela campanha na Indonésia até agora! Esse segundo ano foi maravilhoso e o prémio parece quase do nível da UEFA! Que mimo para essas finanças

Como dizes e bem, o terceiro ano deve ser de confirmação mas a ACL é de facto lixada em termos de calendário, espero que não ter prejudique a temporada.

btw, a sério, o gajo vem du Burundi chama-se Dugarry? 🤣

O prémio é fantástico. É ganhar uma todos os anos durante 4-5 anos e depois ninguém me para na AFC Champions League 🤣

A AFC é um filme. Que porra de calendário! Enfim. 

O gajo do Burundi chama-se, efetivamente, Dugary! Mas à entrada deste terceiro ano teve uma lesão complicada (7 meses)...

Citação de Fajo, há 4 horas:

@w0 de volta ❤️ Pensava que tinhas acabado a tua carreira no FM, há muito tempo que não passavas por este cantinho. É verdade, o FM 2020 voltou a estar à venda, porque as keys andavam esgotadas com a procura brutal da malta. Se ainda estiveres interessado aproveita.

Ora bem, mas vamos lá passar à tua aventura. Desta vez foste parar a um campeonato desconhecido, onde tudo é novo para um tuga. Não é por acaso que inicialmente tiveste algumas dificuldades, mas após conhecer o nível e estilo de jogo dos rivais lá entraste nos eixos e marcaste o teu ritmo. O mais marcante na primeira época foi a qualificação para a AFC, feito notável. 

Na 2ª época rebentaste com todos os prognósticos, aliás, nem nos melhores sonhos pensavas (deduzo eu) em fazer uma dobradinha. Ganhar uma Champions numa fase tão precoce é fantástico, o próprio clube não devia estar preparado para tal feito (basta ver o orçamento). Engraçado que a birra para sair dos teus melhores jogadores na época anterior (o brasileiro e uruguaio) acabou por ser benéfica, já que deu para assinares com muita malta e equilibrar o plantel. Se têm ficado, provavelmente tinham minado o balneário e gerir essa bolha seria complicado.

Fico à espera de uma 3ª época de grande nível, com um plantel de qualidade e profundidade superior para atacar todas as frentes. Vamos nisso!

As keys andavam todas esgotadas e aproveitei para tirar o pó ao FM19, sempre apreciei. Ainda pensei ir ao FM17, mas pronto.

Foi bem complicado o início, mas este campeonato depois de lhe apanhar o jeito é relativamente pouco competitivo. 

Eu não ganhei a Champions, ganhei o equivalente à Liga Europa, mas aqui é ainda mais fraco. Há equipas de todos os cantos. Aliás, não foi a primeira vez que uma equipa da Indonésia ganhou. Mas foi um feito interessante porque foi a primeira época completa e porque, acima de tudo, trouxe dinheiro. E esse dinheiro revelou-se essencial na terceira época!

Realmente as saídas do paraguaio e do brasileiro abriram novas portas, deu para trazer malta muito boa para a equipa.

A terceira época está quase a terminar. Amanhã devo conseguir fazer update 😉 

  • Like 2

Compartilhar este post


Link para o post

Desafio LLM - Pentágono 

Season 1 - Perseru Serui (Indonésia) - Resumo

2018

Spoiler

Season 1 Perseru Serui (Indonésia)

2018

Preambulo: Iniciei a minha carreia com o menor nível de experiência possível de futebol (treinador e jogador). Optei por começar o save virado para a Ásia, ou seja,o save começa mais cedo que que se começasse na Europa. Andei em entrevistas entre Malásia, Indonésia, Hong Kong e Singapura. Para minha surpresa acabei escolhido pelo Perseru Serui da primeira divisão Indonésia. Juntei-me ao Serui a 30/06/2018, com a Liga sensivelmente com 12 jogos se a memória não me falha.

  • Liga: Liga Super Indonesia
  • Previsão da Imprensa: (não encontro essa informação)
  • Expectativas da Direcção: Fugir à despromoção
  • Orçamento p/ Transferências: 30m€
  • Orçamento p/ Salários: 40.6m€
  • Detentores de Bilhete de Época: 80 
  • Liga Super Indonesia: 2/18 (*18J | 9V | 7E | 2D | 35GM | 15GS)
  • Piala Indonesia (Taça): Eliminado na terceira eliminatória

Entrei a meio da época e sem espaço para mexer na equipa. Coloquei alguns anúncios para olheiros, mas o melhor que consegui foi um Timorense com 5 JPA e 5 JPP. Fantástico, certo? Em todo o caso, a única entrada na reabertura do mercado (julho) foi de um avançado (Regen) de 16 anos, Bambang Tuasalamony, contratado diretamente pelo meu adjunto para os sub18. Aproveitei para me livrar de 3 jogadores inúteis, com mercado e que pesavam na folha salarial, e fechei o mercado com um saldo positivo de 40m€.

O plantel tinha evidentes lacunas e, sinceramente, não conseguia jogar nem com extremos (porque os que tinham não me enchiam as medidas), nem sem extremos (porque no meio campo o cenário não era melhor). Ainda assim, como tinha 2 avançados muito bons (um brasileiro e um paraguaio), tentei encaixar-me num regime com 3 avançados. Tentei, então, jogar em 4-3-3. Não acho que tenha sido uma escolha feliz, considerando que em 6 jogos para a liga, empatei todos. Pelo meio, uma vitória para a Taça (frente a uma equipa amadora) e um inexplicável empate a 4 na segunda mão. No final desse encontro senti que tinha de mudar as coisas, mas no jogo seguinte mantive o 4-3-3, tentei umas alterações tácticas, mas não foi suficiente. 

Surpreendentemente, o conjunto de empates colocava-me em 5º lugar, à distância de duas vitórias dos lugares que davam acesso às competições continentais (o primeiro vai para uma fase preliminar da Liga dos Campeões Asiáticos, o 2º-3º para a AFC Cup). Apercebi-me que as equipas Indonésias são todas niveladas por baixo e que apostam quase todas na mesma receita: avançados e/ou extremos estrangeiros. A premissa parece-me relativamente simples, são estes os que fazem a diferença. Mas isto contribuía para que o pelotão andasse ali todo junto. Como não perdi nenhum encontro, consegui ir-me aproximando dos tais lugares continentais. 

Seguiu-se uma mudança drástica. Passei a jogar num 4-4-2 falso, com recurso a um médio defensivo, para fechar a porta, um homem atrás do avançado e dois extremos à antiga. Na frente a dupla sul-americana prometia estragos. Na verdade a equipa jogava num sistema de 4 defesas, com dois laterais bem subidos, 1 médio defensivo que colava aos centrais, um número 10. No fundo era um 4-1-3-2.

Tornei-me mais ofensivo, ainda que, defensivamente, nos tenhamos tornado numa fortaleza. Os dois jogos que se seguiram à mudança tática trouxeram duas goleadas, 9 golos marcados e apenas 1 sofrido. A equipa tornou-se muito mais perigosa, e raros foram os jogos onde não fiz +2 golos. 

Na frente, o primeiro descolava, mas rapidamente fui-me apercebendo que haveria espaço a lutar pelos lugares de acesso às competições continentais. O problema estava na falta de plantel. Começava a ficar curto jogar para a Taça (sempre a duas mãos) e para o Campeonato. Dois jogos por semana estavam a destruir a minha equipa, pelo que rapidamente optei por desligar-me da Taça e chamar os menos utilizados e mesmo jogadores do plantel sub21 e sub18. Acabou por ser uma decisão que ditou o afastamento precoce da Taça, na terceira eliminatória.

No campeonato as vitórias sucediam-se, ainda que com alguns empates à mistura. A verdade é que apenas perdi por duas vezes, já mais perto do final do campeonato. A derrota no último encontro quase ditou que caísse para o terceiro lugar, mas a reviravolta do Bandung no terreno do Persela Lamonang, acabaria por garantir o segundo lugar e respetivo acesso à AFC Cup.

Pessoalmente: Assim que terminou a época, pedi para iniciar um curso de treinador. Foi-me prontamente concedido. 

Season 2 - Perseru Serui (Indonésia) - Resumo

2019

Spoiler

Season 2 Perseru Serui (Indonésia)

2019

Preambulo: Com a qualificação para a AFC Cup teria de apostar em dar mais profundidade ao plantel. Na época passada apercebi-me que o grande problema tinha sido a falta de soluções e cheguei a ir para o banco com apenas 5 jogadores. Por outro lado, tinha certas restrições orçamentais. Duas notas, ainda, para o final de época conturbado - a nível de balneário. Alguns dos jogadores mais influentes decidiram forçar a saída (o meu avançado brasileiro não queria continuar, tão pouco o meu centralão) e o Paraguaio não quis renovar, acabando por sair a custo zéro. Duros golpes nas nossas aspirações.

  • Liga: Liga Super Indonesia
  • Previsão da Imprensa: (não encontro essa informação, mas era meio da tabela)
  • Expectativas da Direcção: Top half
  • Orçamento p/ Transferências: 50m€
  • Orçamento p/ Salários: 50.6m€
  • Detentores de Bilhete de Época: 100 
  • Liga Super Indonesia: Campeão
  • Piala Indonesia (Taça): Eliminado na segunda eliminatória
  • AFC Cup: Vencedor

Com a qualificação para a AFC Cup - cujo formato é algo estranho - senti que precisava de reforçar a minha equipa técnica. Solicitei, ainda antes do final da época, que pudesse reforçar a minha equipa de olheiros. O pedido foi aceite e, desde logo, aproveitei alguns candidatos para ficar com uma equipa composta por um Olheiro-Chefe e 3 Olheiros. Ainda que todos juntos não fizessem um, a verdade é que me foram conseguindo trazer jogadores bastante interessantes. Com 7 saídas, consegui realizar um encaixe financeiro de 99k€, dos quais perto de 50% foram realizados com a venda do meu melhor jogador, o avançado brasileiro com nome de defesa central do Sporting que marcava muitos auto-golos. O outro grande rombo foi a saída do Paraguaio com nome de série da Netflix sobre traficantes de droga colombianos, este com a agravante de ter saído a custo 0. Entre os dois estavam 28 golos...

Em todo o caso, foi um mercado super ativo para estes lados. Foram efetuadas 18 contratações, das quais 6 para a equipa de sub21, ainda que dois desses jogadores tivessem acabado por jogar na equipa principal com alguma regularidade. Notem que todas estas contratações foram feitas a custo 0. Destaque-se a chegada de três jogadores. Para o lado direito chegou um internacional do Burundi com nome de avançado Francês que se destacou no Bordéus, apesar de duas passagens falhadas por dois gigantes Europeus (Milan e Barcelona). Para a esquerda um trintão australiano. Para a frente de ataque, para fazer companhia ao meu jovem prodígio que tinha chegado na época passada para os sub18, chegou um indonésio mais experiente

A época arrancou com a AFC Cup. A competição tem um formato algo estranho, onde começamos divididos por 4 zonas e disputamos um grupo com outras três equipas. O vencedor do grupo qualifica-se para a a fase final da sua zonaNo meu grupo defrontei o representante do Vietnam, Filipas e Cambodja. Consegui o primeiro lugar, ainda que com uma performance algo inconstante, oscilando entre as grandes goleadas e os empates sem nexo.

Ditou o sorteio que para chegar à fase interzonas tivesse de defrontar duas equipas da Malásia. Na meia final defrontei e venci o Pahang FA e na final obliterei o Perak FA. Ficava, assim, cabalmente demonstrado que este plantel tinha capacidade para sonhar com um título continental. Para tanto seguiram-se adversários do Turquemenistão, Coreia do Norte e, na final, o representante do Kuwait. Por esta altura dava total prioridade a esta competição, deixando cair a Taça e rodando, bastante, no campeonato. Curiosamente achei que o jogo na Coreia do Norte fosse mais complicado, mas acabei por apostar num 4-2-3-1 na primeira mão, baseado no contra-ataque e acabei por fazer 2 golos nas duas únicas oportunidades que tive. De resto o meu guarda-redes fez a melhor exibição da carreira. Na final, e contrariamente ao que achava, o jogo foi muito renhido, caindo a vitória para o meu lado à custa de um golo do nosso menino prodígio. 

Para além de ser fundamental a nível de reputação - e ainda da força que me dá no clube, onde fiz mais um curso de treinador e, neste momento, consegui exigir fazer o terceiro nível nacional - vencer esta competição colocou-nos 1.8M€ na conta (o print já é da nova época, mas a última coluna corresponde a Prize Money da last season). Como conseguem imaginar, 1.8M€ numa equipa Indonésia tem um peso brutal.

Se a este prémio juntarmos o facto de ter sido campeão com relativa facilidade, podemos prever que, a terceira época, será a época de afirmação na Indonésia. Já se encontra definido o orçamento do próximo ano para transferências (400m€ e perto de 110m€ para salários). Resta, agora, conseguir atrair alguns nomes fortes do campeonato que fui identificando ao longo do ano. 

Nota: As competições continentais asiáticas são uma m*rda para alguns países. Na próxima época jogarei as duas fases de qualificação para a AFC Champions League no início dos trabalhos (sem pré-época). A minha sorte é que alguns dos meus potenciais adversários também estarão sem pré-época.

Pessoalmente: Tenho, neste momento, o National A licence. No início da terceira época vou pedir para tirar o Continental C Licence.

Season 3 - Perseru Serui (Indonésia) - Resumo

2020

Liga: Liga Super Indonesia

  • Previsão da Imprensa: 3º Lugar
  • Expectativas da Direcção: Vencer o campeonato
  • Vencedor
  • Classificação

Taça: Piala Indonesia

  • Expectativas da Direcção: 
  • Eliminado na meia-final* (aparentemente quem perde a meia final joga a Final...)
  • Resumo competição

Supertaça: Community Shield Indonesia

Competição Continental: AFC Champions League

 

Finanças

  • Orçamento p/ Transferências: 400m€
  • Orçamento p/ Salários: 110m€
  • Detentores de Bilhete de Época: 189
  • O investimento nesta época foi bastante grande, graças à situação financeira vivida na época passada após a conquista da AFC Cup. Porém, e infelizmente, a situação financeira foi-se deteriorando em consequência dos prémios ridículos da AFC Champions League. Mesmo com jogos de calibre internacional, a bilhética não cresceu o esperado.
  • Aqui fica o resumo da situação financeira no final da época.

 

Transferências 

O título na AFC Cup na época de 2019 colocou-nos numa posição privilegiada, pois à entrada desta nova época contávamos com cerca de 400m€ de orçamento para transferências e, ainda, com a promessa que 75% do valor das saídas reverteria para o nosso orçamento global de transferências. Adicionalmente, assim que recebi o prémio da AFC Cup solicitei à direção uma reunião para (i) aumentar o número de Staff (treinadores + scouting) e (ii) aumentar o tecto máximo salarial desses funcionários. Assim, e depois de quase 4 semanas de anúncios, consegui reforçar a minha equipa de scouting, agora composta por: um diretor de futebol brasileiro (ex-jogador do Madura United), mantive o Olheiro Chefe, contratei 3 novos olheiros e um Analista. 

Ao nível de entradas e saídas, chegaram 9 jogadores na primeira janela de transferências e 4 no mercado de inverno, num total de 275m€ investidos. Em sentido inverso, saíram 11 jogadores, que resultou num total de 215m€ em vendas. O saldo é, assim, negativo em -60m€, investimento que veio revelar-se essencial. 

O maior investimento (71m€) foi feito numa das maiores promessas indonésias, um extremo esquerdo de 24 anos que chegou para tentar tirar o lugar ao trintão australiano que já mostrava sinais de desgaste. O segundo maior investimento (45.5m€) foi feito num defesa central de 17 anos que, entretanto, já conta com 5 internacionalizações A pela Indonésia. Para o meio-campo, chegou outro internacional Indonésio (44m€).

Ainda que numa fase descendente da carreira, os meus olheiros recomendaram a contratação do veterano avançado indonésio que conta com 60 internacionalizações e 21 golos. Já com a primeira janela de transferências prestes a fechar, optei por deixar sair o trintão australiano, uma vez que os meus olheiros me tinham trazido um mágico internacional pelo Brunei que, aos 23 anos, já conta com 26 presenças pela equipa principal do Brunei.

Por último, e para se juntar ao companheiro australiano que faz a lateral esquerda, contratei um centralão Aussie cujos 34 anos e 8 internacionalizações trarão a experiência necessária para os desafios que se avizinham. 

Das camadas jovens surge uma pérola de 17 anos que faz os dois lados da defesa. A polivalência e a margem de progressão tornam-no no tipo de jogador que adoro. Acabou por fazer 5 jogos na AFC Champions League, 18 no campeonato e 1 pela Seleção A Indonésia. Números muito interessantes para a primeira época sénior.

Ainda que tenha sido eliminado da AFC Champions League, senti que na segunda janela de transferências podia reforçar a equipa e, acima de tudo, começar a preparar a próxima época. O desempenho dos meus avançados foi, até esse momento, bastante irregular. Os golos secaram no meu jovem prodígio e os demais oscilavam entre períodos de 5-6 jogos sem golos, a fazerem 2 golos num jogo. Por isso, assim que o meu Diretor Desportivo me recomendou um compatriota naturalizado japonês e com nome de avançado histórico do Arsenal, senti que tinha de avançar para a sua contratação. Nos primeiros 10 jogos fez 11 golos...

Aproveitei, também, para reforçar o contingente de internacionais A Indonésios (agora conto com 7 jogadores chamados com regularidade à Equipa Principal, 2 aos sub23, 2 aos sub20 e 3 aos sub19). Para lutar pela titularidade com o meu guarda-redes chegou o atual titular das redes indonésias. Para jogar à frente da defesa, sergiu mais um miúdo de 17 anos que promete dar cartas no futuro, ainda que já conte com 4 internacionalizações A e 2 golos pela Indonésia.

Como podem perceber, ter dinheiro em carteira permitiu reforçar a equipa com os melhores jogadores da liga, a maioria internacionais pela Indonésia e, ainda, alguns internacionais e ex-internacionais com experiência para dar e vender. Sinto, claramente, que tenho o melhor plantel da Liga, o que permitiu fazer uma boa campanha na AFC Champions League, ganhar o campeonato com alguma margem e 

Competições

  • AFC Champions League
    • O destaque desta época vai, sem dúvida, para esta competição. 
    • Foram 10 jogos na época de estreia, onde fomos batidos apenas por uma vez.
    • A competição começou com a vitória frente ao Buriram da Tailândia, num jogo que se resolveu a nosso favor aos 90+4.
    • Para chegar à fase de grupos teria de eliminar, num jogo a uma mão, o 4º classificado da Super Liga Chinesa. Aproveitei o facto dos Chineses também estarem fora de forma e, com alguma sorte à mistura, consegui marcar muito cedo. De destacar que só o Talisca (dos estrangeiros) jogou. Muitas ausências no Guangzhou, algo que jogou a nosso favor. Quando eles fizeram o 1-3, senti que a equipa estava a chegar ao fim das forças. Fechei a porta, ainda mais, e nesse período registamos 12 faltas e 4 cartões amarelos
    • Na fase de grupos quis o destino que voltasse a defrontar um representante chinês (Shanghai SIPG), o Geyongnam FC (Coreia do Sul) e Okayama FC (Japão).
    • Em todos os jogos recebi 4 amarelos e fiz sempre mais de 25 faltas. Só há uma forma de parar jogadores que são melhores que os nossos, à força. Aliás, por 3 vezes as CI foram à volta do facto de sermos duros e desleais. No fundo, como bom português, aproveitei os ensinamentos do mestre Pacheco. No 3-3 em casa frente aos Chineses foram 33 faltas e 5 amarelos (para terem uma noção, eles fizeram 2 faltas...).
    • Acabei por conseguir passar o grupo em segundo lugarNa fase seguinte acabaria eliminado pelo Melbourne City.
    • Depois de perder 0-1 em casa frente aos Australianos, fomos jogar a segunda mão sem nada a perder. Entrámos muito bem e fomos para o intervalo a vencer por 2. A segunda parte foi de grande sofrimento e acabou de uma forma dolorosa. Aos 90+2 um livre lateral que aparentemente seria cruzado, acaba por ser rematado para o fundo das redes. A desilusão de ser eliminado no último suspiro...
    • Como se isto já não fosse mau o suficiente, o prémio por ter chegado até esta fase foi de 85m€. Mais valia ter ido para a AFC Cup passear e limpar mais 1.8M€!

 

  • Campeonato & taça
    • No campeonato não há muito a dizer, fomos dominadores, ainda que tenhamos tido ali um período mais duro que coincidiu com o arranque da fase de grupos da AFC Champions League, numa época que tinha começado sem pré-época.
    • À entrada para a última jornada, tinha um record para bater. Porém, tive de deixar peças nucleares de fora em virtude da segunda mão da meia-final da Taça ser 3 dias depois. Ainda que com todas as condicionantes, bati o record de golos marcados numa época e fechamos a época com apenas uma derrota (novo record).
    • Na Taça é sempre mais complicado. Não consigo entender porquê! Mas a verdade é que a primeira mão da meia final foi desastrosa. Eles foram lá 3 vezes e fizeram 2 golos. Eu estive sempre por cima, mas a bola não entrava. Quando não era a falta de acerto dos meus avançados, era a falta de sorte - 3 bolas aos ferros. 
    • Como se tudo já não fosse complicado o suficiente, 6 jogadores foram chamados para participarem no SEA Championship. E como ninguém quer saber da evolução da competitividade interna, joguei a segunda mão da Taça sem 6 titulares em virtude de estarem na seleção e, ainda, sem o meu novo goleador (ausente por lesão).
    • E uma vez mais perdi de forma cruel. Depois de conseguir empatar a eliminatória, levar o 1-2 aos 90+2 é desolador. Estou a tornar-me no JJ?

Plantel

  • Num plantel de sonho, todos os jogadores tiveram bastante utilização (há um jogador sem jogos porque foi contratado já fora da janela e veio à experiência até assinar em definitivo e outro que é o 5º estrangeiro e que só faz jogos da Taça).
  • O centralão australiano acabou por jogar muitas vezes à direita, tendo sido considerado o melhor jogador do campeonato (em 2º lugar o seu colega do lado esquerdo).
  • Ainda que tenha chegado a meio e feito apenas 18 jogos, o nosso avançado brasileiro naturalizado japonês fez top 3 nos goleadores.
  • Dois dos 3 melhores jovens jogadores da liga são os nossos centrais. O primeiro deles já é titular na Seleção A da Indonésia, enquanto o segundo é titular na Seleção Sub23.
  • A equipa do Ano (notem que o Guarda-Redes mudou-se a meio do campeonato para a minha equipa). Não entendo como o Henry não está na frente de ataque.

Pessoal

Foi mais um ano de glória que acabou por ser importante na conquista de uma maior reputação. Depois de finalizar a Continental C Licence, encontro-me agora a estudar para chegar ao nível B. Fui abordado por quatro clubes durante a parte final da época. Rejeitei entrevistas com o Oxford United (League One), Preston NE (Championship) Luton Town (Championship), pois entendi que o meu nível (jogar a Champions Asiática) deveria chegar para ter um convite da Premier League. Optei por ir à entrevista com o Shandong Luneng (Super Liga Chinesa). Porém, optei por lhes dizer que se aceitasse seria apenas para ir no final da época, algo que deverá ter pesado na decisão deles, pois acabaram por optar por outro técnico.

Chegado a este momento sinto que preciso de tomar uma decisão quanto ao meu futuro. Por um lado, as competições internas deixam de ser um desafio (bem...só a Taça é que não consigo ganhar!). Com o meu atual plantel e um ou outro reforço cirúrgico, sinto que acabarei por ganhar quase todos os jogos que disputarei dentro de portas.

Porém, as limitações reputacionais impedem-me de trazer enormes nomes para lutar pela Champions. Acho que, realisticamente, o melhor cenário apontaria para ganhar uma Champions (inédito na Indonésia) daqui a 4-6 anos quando alguns dos miúdos de 17 anos chegassem ao seu prime, a juntar a alguns talentos que fosse conseguindo trazer.

Por outro lado, todos os anos tenho jogadores a quererem sair para equipas (lol) mais fortes (com maior reputação que a atual). E começo a ter outros a quererem sair para o estrangeiro. Portanto, esta opção de ficar mais 4-6 anos para desenvolver uma equipa capaz de lutar pela Champions pode ser uma ilusão. 

Ainda assim, ganhar uma Champions Asiática com uma equipa Indonésia seria um desafio brutal. Mas confesso que a falta de competitividade interna acaba por ser desmotivante. 

O meu contrato termina a 31/12/2020 e, até agora (13/12/2020) optei por não renovar. Vamos ver o que decido nos próximos dias. Há 4 opções em cima da mesa:

  1. Renovar, e tentar ganhar a Champions em 5 anos;
  2. Mudar-me para a China e ganhar a Champions em 3 anos;
  3. Mudar-me para a Coreia do Sul e ganhar a Champions em 3 anos;
  4. Mudar-me para a Austrália e ganhar a Champions em 3 Anos.
Editado por w0
  • Like 2

Compartilhar este post


Link para o post

Aconteceu aqui uma coisa mesmo estranha. Eu perco a primeira mão da meia final da Taça por 0-2

55edff69ec6587eb123ca23af1a0ae9e.png

Uns dias depois vou e ganho 1-2

793a9f802d779e327562d3183c11df18.png

E fiquei f*dido na azia. Pensei, mais um ano sem jogar a final.

Estava aqui a tirar prints e a fazer o post e chega a dia 13/12/2020 e dizem que tenho jogo...Vou ver e

2a604548e7e2fd598dce93211f2f468f.png

Agora. Foi bug? Até troquei para português para ver se não me estava a falar nada nas regras

4e1e4a6b61bcac6af01d7c6f94b6a49b.png

WTF? Vencidos qualificam-se para a final??? Que ridiculo! Portanto quem perde é quem vai à Final? Só pode ser bug. Não vou considerar. Perdi a Taça na meia final, ponto.

Editado por w0
  • Like 2

Compartilhar este post


Link para o post

Lol o vencido é que vai à Final? São mesmo porreiros os indonésios 🤣

Agora falando sobre esta temporada, fogo a Champions dar tão pouco dinheiro comparado com a AFC Cup, como dizes mais vale limpar essa competição e encher os cofres.

No que toca a objectivos a longo prazo, pelo desafio seria obviamente interessante lutar pela Champions com esta equipa, até porque estou mesmo espantado com a qualidade desses putos que tens mostrado, sobretudo sabendo que são da Indonésia, país pouco reputado por ter jogadores de qualidade. Mas o facto de dominares facilmente o campeonato é obviamente algo que pesa muito contra isso. Acho que devias tentar renovar por 2 anos, ver no que dá e se entretanto um bom clube tipo Guangzhou, Shangai SIGP, Shangai Shenua te vier buscar sair com mais experiência e reputação, pois pelo menos é uma maneira de continuar a ganhar títulos.

E assim mesmo é que é, os ensinamentos do mestre da porrada, cartões e falta a pontapé que sa f*da, o que interessa é partir as pernas dos outros para poder ganhar!

Compartilhar este post


Link para o post

Que raio os vencidos é que vão à final? Ou será 3º e 4º e dão uma denominação diferente? Que cena 😅

Vamos lá falar da 3ª temporada. O campeonato sinceramente já pensava que seria assim, o prémio de 1,8M ganhos da época anterior dava para reforçar vários sectores e ter um plantel superior. E assim foi, limpaste o campeonato com grande distinção e sem margem para dúvidas. A taça bom parece que pode ser nova conquista, apesar de um caminho meio irregular e estranho. 

Na Champions (confesso que estou surpreendido pela negativa em relação aos prémios, no mínimo absurdo lol) fizeste uma boa caminhada, chegando mais longe do que a própria direcção apontava. Acho qu um bocadinho de mais qualidade na frente de ataque pode ajudar em eliminatórias como frente ao Melbourne, os gaming-changer fazem uma diferença brutal e pelo que vejo só com o brasileiro é que conseguiste ter mais poder de fogo. 

Gostei imenso de apostares em jogadores jovens indonésios, pode advir daí uma geração engraçada. Tens de aumentar a qualidade do teu staff, até para puder desenvolveres o potencial de cada um. Agora depende do que tens em vista, e das próprias propostas que forem surgindo. Se a ideia é de facto limpar uma Champions asiática, a China pode ser um trampolim para tal. Em 3/4 anos parece-me plausível atingir esse feito, embora que como referes e bem seria bonito vencer essa competição por uma equipa indonésia. A questão chave: será que é possível manter a base desses jogadores por 6/7 épocas? Difícil, o nível do campeonato é baixinho e os putos vão querer ir para outros palcos. 

Vamos ver, mas estou muito curioso para perceber qual a tua decisão final!

Compartilhar este post


Link para o post

Segue um artigo acerca das regras de LLM aplicadas ao FM Mobile

https://fmmvibe.com/forums/topic/44855-how-to-play-football-manager-mobile-more-realistically/

Apenas uma nota acerca do artigo:

 

 The only time you can use player search is to find free transfers as I don’t think scouts bring you reports on players that are out of contract

Verifiquei que no meu save com o FC United os olheiros têm me dado relatórios de jogadores a custo 0.

Compartilhar este post


Link para o post

Alguma equipa das conferências ou das divisões mais baixas de qualquer país que tenha boas condições para as camadas jovens no FM19? Queria um desafio para um save longo, começar de baixo e tentar subir até à primeira com recurso às camadas jovens

Editado por Mafia_SCP

Compartilhar este post


Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa de ser membro desta comunidade para poder comentar

Criar uma conta

Registe-se na nossa comunidade. É fácil!

Criar nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Autentique-se agora
Entre para seguir isso  

×
×
  • Criar Novo...