Ir para conteúdo
Entre para seguir isso  
Gavazzo

[Arrendar] Casas/Apartamentos/Quartos

Publicações recomendadas

O que me disseram na agência onde vou ter a tal reunião com o analista financeiro foi que eles tratavam de toda a papelada para nós não termos de andar de banco em banco a pedir simulações. Para pedir uma pré-aprovação não é necessário uma avaliação do imóvel primeiro?

Compartilhar este post


Link para o post

@BisDost Isso de tratar na imobiliária é +- o mesmo que pedir ao doutor finanças, eles têm os contactos deles nos bancos, podem conseguir um spread mais baixo do que se fores lá tu ao banco e a imobiliária também ganha uma comissão do banco caso faças lá o teu empréstimo.

Quanto à avaliação, houve uma alteração à lei e penso que já é obrigatório os bancos aceitarem  uma avaliação que venha de outro banco sem custos para a pessoa que está a pedir o empréstimo.

Tens aqui uma noticia sobre este assunto:

https://www.idealista.pt/news/financas/credito-a-habitacao/2017/11/23/34924-credito-a-habitacao-bancos-obrigados-a-aceitar-avaliacoes-de-imoveis-de-outos

 

Compartilhar este post


Link para o post

Alguém conhece quem tenha experiência com Porta 65 / Arrendamento Jovem? A minha namorada cumpre os requisitos todos e a pontuação dela continua a ser ridiculamente baixa e já é a segunda vez que não tem apoio. 

Compartilhar este post


Link para o post
Citação de JohnDoe, há 20 minutos:

@BisDost Isso de tratar na imobiliária é +- o mesmo que pedir ao doutor finanças, eles têm os contactos deles nos bancos, podem conseguir um spread mais baixo do que se fores lá tu ao banco e a imobiliária também ganha uma comissão do banco caso faças lá o teu empréstimo.

Quanto à avaliação, houve uma alteração à lei e penso que já é obrigatório os bancos aceitarem  uma avaliação que venha de outro banco sem custos para a pessoa que está a pedir o empréstimo.

Tens aqui uma noticia sobre este assunto:

https://www.idealista.pt/news/financas/credito-a-habitacao/2017/11/23/34924-credito-a-habitacao-bancos-obrigados-a-aceitar-avaliacoes-de-imoveis-de-outos

 

E em relação à probabilidade de aceitação do crédito? Será mais fácil através da agência/doutor finanças ou é indiferente?

Compartilhar este post


Link para o post
Citação de BisDost, há 8 minutos:

E em relação à probabilidade de aceitação do crédito? Será mais fácil através da agência/doutor finanças ou é indiferente?

É indiferente, isso é baseado simplesmente na vossa taxa de esforço.

Compartilhar este post


Link para o post
Citação de JohnDoe, há 10 minutos:

É indiferente, isso é baseado simplesmente na vossa taxa de esforço.

Obrigado 🙂

Compartilhar este post


Link para o post
Citação de BisDost, há 19 minutos:

Obrigado 🙂

Ora essa, qualquer dúvida, estás a vontade. 

 

Já agora, um conselho, protege-te sempre em relação às avaliações, se o banco te disser que só emprestam 85% mas que têm a certeza que a avaliação vem acima e portanto já conseguem emprestar os 90%, não caias nisso, um amigo meu teve de arranjar 5 mil euros a cerca de 2 semanas da escritura à conta disso.

As avaliações são das coisas mais aleatórias que já vi, há alguns fatores que podem ajudar à tua causa (estares presente na avaliação ou pedires ao agente imobiliário para estar e fazer conversa com o avaliador para tentar pedir o valor que precisas pode ajudar), mas no final do dia é uma questão de sorte.

Compartilhar este post


Link para o post
Citação de JohnDoe, há 47 minutos:

Ora essa, qualquer dúvida, estás a vontade. 

 

Já agora, um conselho, protege-te sempre em relação às avaliações, se o banco te disser que só emprestam 85% mas que têm a certeza que a avaliação vem acima e portanto já conseguem emprestar os 90%, não caias nisso, um amigo meu teve de arranjar 5 mil euros a cerca de 2 semanas da escritura à conta disso.

As avaliações são das coisas mais aleatórias que já vi, há alguns fatores que podem ajudar à tua causa (estares presente na avaliação ou pedires ao agente imobiliário para estar e fazer conversa com o avaliador para tentar pedir o valor que precisas pode ajudar), mas no final do dia é uma questão de sorte.

Sim, vou estar atento a esses "esquemas". Veremos como corre a reunião com o analista hoje e alguma coisa volto a chatear aqui 🙂

Compartilhar este post


Link para o post

Eu pedi uma avaliação enquanto a casa estava a ser renovada, então a meio de obras. O engenheiro que veio não trabalhava naquela zona, avaliou a casa em 120 mil euros. Um mês depois com as obras quase prontas pedimos outra avaliação e dessa vez veio alguem que normalmente trabalhava na zona, avaliou a casa em 150 mil.

Compartilhar este post


Link para o post
Citação de BisDost, há 6 horas:

O que me disseram na agência onde vou ter a tal reunião com o analista financeiro foi que eles tratavam de toda a papelada para nós não termos de andar de banco em banco a pedir simulações. Para pedir uma pré-aprovação não é necessário uma avaliação do imóvel primeiro?

Não. Eu garanti as pré-aprovações antes sequer de ter imóvel escolhido.

Aliás neste momento tenho 3 pré-aprovações e nenhum imóvel em vista pq outra proposta conseguiu a casa que queria.

Compartilhar este post


Link para o post
Citação de BisDost, há 11 horas:

1 - Comprando a casa fazendo o empréstimo através da agência fica mais caro certo? Mas a probabilidade do empréstimo ser aceite é maior certo?

diria ate que é mais barato, tendo em conta que pelo menos poupas tempo. a probabilidade é a mesma, como te disseram ai, prestações e todas as despesas < 35% dos rendimentos

 

Citação de BisDost, há 11 horas:

Devolvem-me o valor que paguei? Posso usar essa mesma avaliação noutros bancos?

Nop. 400€. A menos que a tua entidade empregadora tenha algum acordo ou tu sejas associado ou alguma m*rda assim, sei que no montepio pelo menos ha disso. Podes, mas uma avaliação má num banco é uma avaliação má noutro.

 

Citação de Ego Sum, há 10 horas:

O ideal é pedir pré-aprovação do crédito para os valores que se tem em mente, assim garante-se que o empréstimo é concedido. Ando nessa luta há 2 meses, já tentei uma casa mas outra proposta ganhou, e tenho sempre crédito pré-aprovado antes de avançar. É só mandar a papelada que é pedida pelos bancos e eles pré-aprovam, não há vinculo nenhum (aliás eu até tenho 3 pré-aprovados, quando for para avançar escolho o que deu TAEG mais baixa).

nao se garante nada, so depois da avaliação, sabes que chegas àqueles valores, quanto muito. além de que ficas preso aquelas condições, sendo que poderão eventualmente as taxas euribor baixarem, por exemplo (já não sei se continuam a fazê-lo, mas é um exemplo só). pede antes uma simulação, dá no mesmo.

 

Citação de JohnDoe, há 9 horas:

se o banco te disser que só emprestam 85% mas que têm a certeza que a avaliação vem acima e portanto já conseguem emprestar os 90%, não caias nisso, um amigo meu teve de arranjar 5 mil euros a cerca de 2 semanas da escritura à conta disso.

bom banco lel

 

Citação de JohnDoe, há 10 horas:

podem conseguir um spread mais baixo do que se fores lá tu ao banco e a imobiliária também ganha uma comissão do banco caso faças lá o teu empréstimo.

nop, nada disso é verdade. quanto muito ganham quando sao casas do banco.

Compartilhar este post


Link para o post

Comprei casa a semana passada e consegui um spread e uma TAEG mais baixa do que a simulação que a imobiliária me fez com o mesmo banco. 

Não se perde nada em ir aos bancos e "chorar" um bocado para reduzirem as taxas. Têm muita margem de manobra eles.

Compartilhar este post


Link para o post
Citação de Grillo, há 9 minutos:

nao se garante nada, so depois da avaliação, sabes que chegas àqueles valores, quanto muito. além de que ficas preso aquelas condições, sendo que poderão eventualmente as taxas euribor baixarem, por exemplo (já não sei se continuam a fazê-lo, mas é um exemplo só). pede antes uma simulação, dá no mesmo.

A pré-aprovação é como o prórpio indica uma aprovação. Eu pedi X, eles vão-me emprestar esses X se corresponderem a no máximo 90% do valor do imóvel.

A euribor é variável, portanto vai variar ao longo ciclo de vida do empréstimo, portanto não percebi o teu comentário.

Citação de Jonyh_12, há 4 minutos:

Comprei casa a semana passada e consegui um spread e uma TAEG mais baixa do que a simulação que a imobiliária me fez com o mesmo banco. 

 Não se perde nada em ir aos bancos e "chorar" um bocado para reduzirem as taxas. Têm muita margem de manobra eles.

Exato, podem parecer só uns pontos percentuais mas chega-se ao fim e às vezes corresponde a 40k€, como conheço casos.

Compartilhar este post


Link para o post
Citação de Ego Sum, há 24 minutos:

A pré-aprovação é como o prórpio indica uma aprovação. Eu pedi X, eles vão-me emprestar esses X se corresponderem a no máximo 90% do valor do imóvel.

A euribor é variável, portanto vai variar ao longo ciclo de vida do empréstimo, portanto não percebi o teu comentário. 

mas ao longo de todo o emprestimo? nem tens uns anos? eu duvido que a euribor desça mais do que o que está, mas pode-te compensar...

 

80% do valor de avaliação e 90% do valor de aquisição, valor menor entre esses 2

Compartilhar este post


Link para o post
Citação de Grillo, há 44 minutos:

diria ate que é mais barato, tendo em conta que pelo menos poupas tempo. a probabilidade é a mesma, como te disseram ai, prestações e todas as despesas < 35% dos rendimentos

 

Nop. 400€. A menos que a tua entidade empregadora tenha algum acordo ou tu sejas associado ou alguma m*rda assim, sei que no montepio pelo menos ha disso. Podes, mas uma avaliação má num banco é uma avaliação má noutro.

 

nao se garante nada, so depois da avaliação, sabes que chegas àqueles valores, quanto muito. além de que ficas preso aquelas condições, sendo que poderão eventualmente as taxas euribor baixarem, por exemplo (já não sei se continuam a fazê-lo, mas é um exemplo só). pede antes uma simulação, dá no mesmo.

 

bom banco lel

 

nop, nada disso é verdade. quanto muito ganham quando sao casas do banco.

 

Foi na CGD LOL

 

Não meto as mãos no fogo mas tenho quase a certeza que existe esse tipo de comições para os agentes imobiliários.

Compartilhar este post


Link para o post
Citação de JohnDoe, há 9 minutos:

Foi na CGD LOL

 

Não meto as mãos no fogo mas tenho quase a certeza que existe esse tipo de comições para os agentes imobiliários.

mas quem foi que lhe disse? alguma pessoa ja relacionada com o emprestimo em si ou alguém ao balcão/gestor de conta? se foi o 2º é normal, infelizmente

 

eu meto, tranquilo. quanto muito vai para a raia maior

Compartilhar este post


Link para o post
Citação de Grillo, há 10 minutos:

mas quem foi que lhe disse? alguma pessoa ja relacionada com o emprestimo em si ou alguém ao balcão/gestor de conta? se foi o 2º é normal, infelizmente

 

eu meto, tranquilo. quanto muito vai para a raia maior

Não te sei dizer isso. 

O gajo foi um bocado pato, já lho disse, mas independentemente disso, foi mal aconselhado. Tanto pela agência imobiliária como pelo banco.

Compartilhar este post


Link para o post
Citação de JohnDoe, há 15 minutos:

Não te sei dizer isso. 

O gajo foi um bocado pato, já lho disse, mas independentemente disso, foi mal aconselhado. Tanto pela agência imobiliária como pelo banco.

mas isso é o pão nosso de cada dia, maus profissionais ha a dar com pau

Compartilhar este post


Link para o post
Citação de Grillo, há 12 horas:

mas ao longo de todo o emprestimo? nem tens uns anos? eu duvido que a euribor desça mais do que o que está, mas pode-te compensar...

  

80% do valor de avaliação e 90% do valor de aquisição, valor menor entre esses 2

A Euribor é variável durante todo o empréstimo. Daqui a 30 anos continua a ser uma variável. Hoje é uma, no próximo mês é outra.

Compartilhar este post


Link para o post

Visto que a minha esposa ainda não se encontra efetiva o banco por enquanto não aceita o empréstimo. Acontece que um primo meu separou-se e vai entregar a casa dele ao banco. Existe alguma possibilidade de eu pagar o empréstimo a ele mas a casa ficar em meu nome?

Compartilhar este post


Link para o post
Citação de BisDost, há 15 horas:

Visto que a minha esposa ainda não se encontra efetiva o banco por enquanto não aceita o empréstimo. Acontece que um primo meu separou-se e vai entregar a casa dele ao banco. Existe alguma possibilidade de eu pagar o empréstimo a ele mas a casa ficar em meu nome?

Fala com o banco. Nao quero dar certezas mas presumo que so necessitem de passar o emprestimo para o teu/vosso nome.

Se a maria nao ta efetiva, de qualquer maneira creio que precisas de fiadores para isso na mesma.

Compartilhar este post


Link para o post
Citação de FabioK, há 56 minutos:

Fala com o banco. Nao quero dar certezas mas presumo que so necessitem de passar o emprestimo para o teu/vosso nome.

Se a maria nao ta efetiva, de qualquer maneira creio que precisas de fiadores para isso na mesma.

Pois, foi o que pensei. Por enquanto arrendamos-lhe a casa e mais tarde quando ela passar a efetiva avançamos para a mudança de nome e respectivo crédito.

Compartilhar este post


Link para o post

A minha namorada mudou de empresa em Novembro (tem primeiro contrato de 1 ano, só passa a efetiva depois) e não puseram entrave a fazermos o empréstimo em nome dos dois.

Compartilhar este post


Link para o post
Citação de Ego Sum, Em 18/04/2019 at 09:35:

A minha namorada mudou de empresa em Novembro (tem primeiro contrato de 1 ano, só passa a efetiva depois) e não puseram entrave a fazermos o empréstimo em nome dos dois.

Isso também depende do salário e do tipo de trabalho, não?

Compartilhar este post


Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa de ser membro desta comunidade para poder comentar

Criar uma conta

Registe-se na nossa comunidade. É fácil!

Criar nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Autentique-se agora
Entre para seguir isso  

×
×
  • Criar Novo...