Ir para conteúdo
Entre para seguir isso  
lagarto.

Sporting - Análise da época 2015/2016

Posts recomendados

Copiando o post do Doom no final da época passada:

Bem, ontem a equipa de futebol disputou o último jogo da época, portanto propunha que fizéssemos a já habitual análise à época.

Temas propostos a discussão:

Onze ideal

Melhor jogador

Melhor e pior contratação

Jogadores revelação e desilusão

Melhor e pior jogo

Pontos mais alto e baixo

Sectores a reforçar

Balanço da época

Se tiverem mais sugestões, chutem :)

Compartilhar este post

Link para o post

Onze ideal

Rui Patricio, Bruno César, Coates, Paulo Oliveira, João Pereira, William, Adrien, Gelson Martins, João Mário, Ruiz, Slimani

Melhor jogador

João Mário

Ruiz a melhor, pior o Ciani :mrgreen: Dos que cá ficaram, o Marvin e o Barcos não vieram acrescentar grande coisa. EDIT e o Paulista.

Claramente o Slimani como a revelação. Tanto o critiquei no passado e este ano esteve num nível excepcional. O Adrien também um pouco nesta linha. Desilusão para mim o Mané, sempre pensei que fosse dar o salto qualitativo que faltava com o JJ.

Melhor e pior jogo

Melhor jogo foi o jogo do Braga na primeira volta, porque o vi ao vivo e foi uma reviravolta épica. Marcou-me e saí de lá com uma confiança brual no título. Pior jogo contra o Benfica em Alvalade. Não jogámos mal, mas foi o jogo do título.

Pontos mais alto e baixo

Mais altos? Ganhar 5 em 6 jogos contra os grandes é sempre um feito inacreditável. Ainda para mais com uma equipa que toda a gente considerava no ano passado como mediana, porque andar em 3º com estes jogadores era um enorme feito. Diziam eles... Mais baixo foi perder este campeonato, tinha de ser nosso.

Sectores a reforçar

Dois laterais dignos desse nome. Depois depende das saídas. Contando com o Slimani e João Mário, são jogadores para estas posições. E exijo pelo menos o Iuri na equipa principal. E cheira-me que o Podence também vai ficar.

Balanço da época

Nunca posso dizer que uma época é boa quando ficamos em 2º lugar. Portanto não foi uma boa época. Mas apesar disso sinto-me bastante confiante no futuro, coisa que nunca me lembro de sentir como adepto do Sporting. Foram feitas coisas muito positivas e como já referi noutro post, para o ano não estamos a começar do zero ao contrário dos últimos anos. Estamos a trabalhar em cima de um projecto sólido.

Editado por 1906

Compartilhar este post

Link para o post

Onze ideal:

Rui; Coates, Semedo, Schelotto e Bruno César; William, Adrien, Bryan e JM; Montero e Slimani

Melhor jogador

Obviamente, João Mário

Tecnicamente seria o Bryan, mas não lhe consigo dar esse elogio, portanto, Coates. A pior terá de ser o Hernán Barcos, 0 golos e pode ter custado dois pontos no jogo com o Rio Ave por estar lá em vez do Fredy.

Jogador revelação e Jogador desilusão

O jogador revelação terá de ser o Ruben Semedo, sem darmos muito por ele quando foi anunciado, acabou por fazer um belo percurso na segunda metade da época. Poderia ir pelo João Mário, mas esse para mim não é revelação nenhuma porque quem o via já sabia o chocolate que mandava. O Slimani também cresceu muito, mas é um percurso que já tem três épocas em cima. Dentro dos jogadores desilusão, talvez o Hernán Barcos por não cumprir com o currículo que tinha, mas como nunca foi titular, vou mandar o Jefferson, pela péssima primeira metade da época.

Melhor e pior jogo

O melhor jogo? Talvez o 3-0 na Luz, mas o 3-1 no Dragão não fica muito longe. Aliás, fizemos muitos grandes jogos esta época, portanto é difícil escolher um. O pior foi o empate em casa com o Rio Ave, com a primeira parte do jogo com o Tondela em casa a ficar muito próximo.

Pontos mais altos e baixos

O ponto mais alto foi a série de 3 jogos contra Porto, Vitória e Braga na primeira volta do campeonato que devia ter-nos dado o impulso para uma segunda volta fantástica e o título. O mais baixo, para além da eliminação da Champions, foi o mês de fevereiro: desde o empate contra o Rio Ave à eliminação da Liga Europa e finalmente à derrotaao empate em Guimarães que antecedeu o derby.

Sectores a reforçar

Depende das saídas, como é óbvio. Um ponta de lança de qualidade se o Sli sair, e renovar as laterais - não me importo que o Schelotto fique se não se importar de aquecer o banco, mas tudo o resto tem de sair.

Balanço da época

Uma injustiça este grupo não ser campeão, mas mantendo esta estrutura e este plantel na sua maioria, podemos perfeitamente repetir o feito na próxima época e tentar vencer finalmente o título que nunca esteve tão próximo. Prestação medíocre nas taças, principalmente na LE onde podíamos ter feito bem mais (ou bem menos e evitávamos ter sacrificado também o campeonato em fevereiro), mas a do campeonato compensou tudo isso e ainda saímos com uma Supertaça no bolso.

Editado por Wincing Hálldor

Compartilhar este post

Link para o post

Tecnicamente seria o Bryan, mas não lhe consigo dar esse elogio

Que doente. :lol:

Compartilhar este post

Link para o post

O ponto mais alto foi a série de 3 jogos contra Porto, Vitória e Braga na primeira volta do campeonato que devia ter-nos dado o impulso para uma segunda volta fantástica e o título. O mais baixo, para além da eliminação da Champions, foi o mês de fevereiro: desde o empate contra o Rio Ave à eliminação da Liga Europa e finalmente à derrota em Guimarães que antecedeu o derby.

Empatámos em Guimarães, 0-0. ;)

Editado por Takahiro Morita

Compartilhar este post

Link para o post

Onze ideal: Rui Patrício; João Pereira; Coates; Naldo; Jefferson (?); Willam; Adrien; João Mário; Bryan Ruiz; Teo; Slimani. A defesa foi complicada.

Melhor jogador: João Mário.

Melhor e pior contratação: Melhor - Bryan Ruíz. Foi uma pechincha para aquilo que vale.

Pior - Bruno Paulista. Não se viu nada dele e penso que não foi assim tão barato.

Jogadores revelação e desilusão: Revelação - Adrien/Rúben Semedo. O primeiro esteve muito melhor do que na época passada e o segundo foi calando alguns críticos.

Desilusão - Talvez o Teo devido à novela mexicana do Natal e a algumas (várias) exibições menos conseguidas.

Melhor e pior jogo: Melhor ➾ 6-0 vs Vitória de Setúbal. Acho que foi o melhor jogo que já vi do Sporting desde sempre.

Pior ➾ 0-1 vs Benfica. Podíamos ter feito mais e foi o jogo que sentenciou a época.

Pontos mais alto e baixo: Ponto Alto - os 5 clássicos vencidos em 6, principalmente o jogo da Supertaça, os 3-0 na Luz e os 3-1 no Dragão. Dificilmente se vão repetir tão cedo.

Ponto Baixo - A eliminação da Liga dos Campeões. Foi uma autêntica desilusão e uma facada no nosso orçamento.

Sectores a reforçar: As laterais devem ser uma prioridade. O resto vai depender de quem sair.

Balanço da época: Não consigo dizer que foi uma má época, apesar de tudo. Teve vários momentos bons e espero que tenha servido para implementar o modelo de jogo que nos permita limpar tudo para o ano.

Compartilhar este post

Link para o post

Onze ideal

Rui Patricio, Schelotto, Coates, Ruben Semedo, Bruno Cesar, William Carvalho, Adrien Silva, Joao Mario, Bryan Ruiz, Teo Gutierrez, Slimani

Melhor jogador

Nem há espaço para dúvidas! João Mário. Que craque! Tinha bastante receito que fosse perder o lugar na equipa tendo em conta que o Jesus só joga com 2 jogadores no meio, mas a jogar do lado direito demonstrou que é um jogador super inteligente e que é daqueles que tem de jogar sempre, não interessa onde. Infelizmente para nós, acredito que ontem foi o seu último jogo de leão ao peito. Cheira-me que alguém vai bater 50/60M e que ele vai embora.

Menção honrosa: Slimani.Esta época esteve sempre presente nas alturas mais importantes, mesmo quando ficou mais condicionado com o seu suposto castigo. Foi sempre um jogador de quem gostei imenso, até me lembro de algumas discussões mais acesas aqui no núcleo quando se falava que podia sair por 10-12M e que achava que ele podia dar mais do que isso ainda bem ele não me deixou mal! :mrgreen: Gostava que ficasse na equipa mais uma época, mas acredito que alguns ingleses venham cá bater os 30M.

Para mim a nossa melhor contratação não foi um jogador, mas sim o nosso mister, Jorge Jesus. Jogámos um futebol como não jogávamos há anos. Qualidade imensa da equipa, que para mim não era melhor que a do ano passado (Nani e Carrillo...) mas onde soube tirar o máximo partido de alguns jogadores como Adrien e Slimani. Que fique e que seja campeão na próxima época,

Menção honrosa: Bryan Ruiz. Jogador já admirado por muitos de nós desde os tempos em que jogava no Twente, é um prazer ve-lo com a nossa camisola.

A pior contratação para mim foi o Bruno Paulista, não há muito a dizer. Espero que no final da época não tenhamos que largar 3M para ficar com ele.

Não acho que tenha havido nenhuma grande revelação. Vou dizer o Gelson porque muitos pensavam que ele partiria atrás do Matheus, mas foi quem acabou a ter mais minutos. Gosto muito do estilo dele, ainda precisa de crescer imenso, mas tem um potencial dos diabos.

Menção honrosa: Ruben Semedo. Revelou-se muito importante na fase final do campeonato, onde de um dia para o outro virou titular indiscutivel numa defesa que andava algo tremida. Tem todas as caracteristicas físicas para ser um central de topo. Veemos se tem a cabeça necessária.

A maior desilusão da época para mim foi o Aquilani. Pelo que esperava dele, pelo que podia e devia ter dado à equipa..

Melhor e pior jogo

Melhor jogo foi claramente o dos 3-0 na Luz. Indescritível!

Para pior jogo foi o 0-1 em Alvalade contra o Benfica. O jogo mais importante do ano, onde perdemos (mal) o jogo e a liderança (e o título).

Pontos mais alto e baixo

Ponto mais alto foi quando recuperamos a liderença naquela semana onde jogamos com Porto Vitória e Braga.

Ponto baixa foi não termos conseguido o título..

Sectores a reforçar

É preciso ir buscar reforços para as laterias, com bastante urgencia, não podemos andar a viver de adaptações o tempo todo. Com a saida do Slimani, é preciso também ir buscar um avançado que garanta os 25-30 golos no campeonato. Só assim poderemos ser campeões.

Balanço da época

Época agridoce.. a equipa esteve muito bem, praticamos um bom futebol durante o ano quase todo mas no final só fica a conquista da Supertaça em Agosto. Fico triste pela pouca aposta nas competições europeias..

Para o ano tem que ser O ANO.

Editado por del9y

Compartilhar este post

Link para o post

O Bruno Paulista é nosso? Tenho ideia que não demos os 3M.

Nem vamos dar.

Compartilhar este post

Link para o post

E só para complementar o post do lopes,o SCP não tem de adquirir os direitos económicos do atleta mesmo que tenha sido anunciado pelo Bahia a obrigatoriedade da sua contratação em definitivo.

Assim ficava nas mãos do Recreativo de Caála.

O presidente do Bahia diz que fou tudo negociado com o Sporting e que foi tudo pago pelo clube português.

Compartilhar este post

Link para o post

Onze ideal: Rui Patrício; João Pereira; Coates; Paulo Oliveira; B.César; William; Adrien; João Mário; Matheus; Bryan; Slimani

Melhor jogador: João Mário.

Melhor e pior contratação: Bryan Ruiz e Ciani, dos que ficaram talvez o Barcos porque não mostrou nada.

Jogadores revelação e desilusão: Entre o João e o Slimani é difícil escolher um mas vou optar pelo argelino que com o Jesus evoluiu de uma forma brutal tendo inclusive feito mais de 30 golos e contribuiu com excelentes exibições. A desilusão talvez o B.Paulista porque era um jogador ao qual eu tinha grandes expectativas mas acabou por se revelar um 0, pelo menos esta época.

Melhor e pior jogo: O melhor jogo que fizemos foi sem duvida aqueles 3-0 contra o Benfica em que dominamos os (na altura) Bicampeões em casa humilhando-os completamente nesse jogo. O pior jogo vai para o Skenderbeu e ai fui eu que fiquei humilhado tanto pela exibição como pelo resultado.

Pontos mais alto e baixo: O ponto mais alto vai para o campeonato que fizemos, lutamos até ao fim mas infelizmente não foi possível, tivemos mea culpa pelos pontos que perdemos em jogos contra o Tondela, Rio Ave, entre outros. O ponto mais baixo foi talvez a desvalorização da Liga Europa, sempre achei que devíamos ter dado um pouco mais mesmo apesar de esta não ter sido totalmente negativa.

Sectores a reforçar: Talvez os laterais (continuo a achar que são os sectores mais fracos do plantel pois os que temos não são suficientemente bons para ser campeão) e os pontas de lança (com a saida do Slimani e talvez do Teo, vai ser necessário reforçar esse sector).

Balanço da época: Não foi má mas também não foi boa, mas obviamente que o Jorge Jesus tem de continuar pela mudança de mentalidade que incutiu no Sporting, espero que ele valorize as competições europeias na próxima época e que 2017 seja o nosso ano finalmente.

Editado por prbv

Compartilhar este post

Link para o post

Onze ideal:

rui

jp, coates, semedo e jefferson (??? não vejo ninguém entre os 3 que se destaque)

william e adrien

bruno césar e jmário

ruiz e slimani

Melhor jogador

joão deus eduardo mário

bryan ruiz. a pior contratação será talvez o naldo, pelos 3M e por ter jogado pouco. apesar de não desgostar dele (excelente em termos de desmarcação), jogou apenas meia época e não foi nada de transcendente. as contratações foram, no geral, banais e temos de melhorar bastante esse ponto. o paulista ainda não percebi se é para ficar, mas se pagámos 3M para ele não jogar, também se enquadra aqui

Jogador revelação e Jogador desilusão

semedo/coates

p*ta que o pariu. nunca gostei do semedo (e estou longe de gostar, sinto que pode vir dali um descalabro a qualquer momento) mas, tirando o jogo com o leverkusen em que falhou e mais um ou dos jogos menos seguro (normal para a idade), sempre esteve imperial. o coates também pensava que seria flop, mas comandou sempre bem a defesa também. desilusão talvez o mané, por ter tido inúmeras oportunidades de se mostrar num Sporting sem carrillo e nunca conseguiu pegar o lugar e sempre esteve abaixo do gelson, que nao é um jogador que me agrade muito também. o jefferson foi outro que também teve um ano para esquecer

Melhor e pior jogo

tantos momentos especiais esta época, por isso vou dividir em categorias.

melhores jogos exibicionalmente:

porto 1-3 Sporting

Sporting 3-2 braga

braga 0-4 Sporting

melhores jogos em termos de significado:

vitórias no dragão e luz por não as termos conseguido alcançar durante muito tempo e na luz por nos ter capultado para a luta pelo título

vitória vs besiktas em casa pela remontada e pelo apuramento

piores jogos exibicionalmente:

portimonense, lokomotiv em casa, leverkusen em casa e rio ave em casa

piores jogos em termos de significado:

0-1 no derby e 3-4 em braga

pontos mais altos foram a semana de janeiro com vitórias vs fcp, vfc e braga e este run no fim do campeonato. ponto mais baixo foi fevereiro e início de março.

Sectores a reforçar

laterais, com ou sem saídas. depois é substituir os jogadores que saírem e apostar no menino iuri.

Balanço da época

excelente campeonato, de records, onde igualámos o anterior record de pontos do porto de mourinho. não deu para ser campeão porque simplesmente enfrentámos um benfica com registos nunca antes vistos em Portugal, com 20 vitórias nos últimos 21 jogos. seja sorte, seja arbitragens, seja jogo jogado, foram campeões. era difícil para nós, com menos recursos e com um projecto a começar do 0 com o jj enfrentar este benfica. tivemos jogos em que vacilámos e não podíamos, mas isso é o normal em todo o lado. o barcelona, a juventus, o bayern, o psg, todos perderam pontos. anormal é a 2ª volta do benfica. do ponto vista exibicional fomos a melhor equipa do campeonato, tivemos jogos excelentes, vencemos o porto e o benfica em sua própria casa e marcámos 3 golos nesses jogos. a equipa mostrou que queria ser campeã até ao fim e dá-me pena ver que gajos como o joão mário e o slimani podem sair sem este título. o Sporting continua e a nossa evolução é cada vez mais notória. se há 3 anos me dissessem que este campeonato acabava com o Sporting a fazer 86 pontos, aceitava de bom agrado.

na taça de Portugal tivemos azar no sorteio, eliminámos o benfica e depois surgiu o braga, onde perdemos num grande jogo de futebol e onde houve lances determinantes no desenrolar do jogo que prejudicaram o Sporting. tenho pena.

nas competições europeias estivemos mal, mas novamente ocorreram acontecimentos que já começam a ser frequentes no nosso clube. falta de sorte nos sorteios (o cska era a pior equipa que nos podia calhar, ainda por cima com muito mais ritmo, e o leverkusen também fazia parte de uma lista de 3 adversários que eram de evitar nesse sorteio), falta de capacidade e experiência para decidir nos momentos certos (essas 2 eliminatórias são espelho disso). pelo meio ficou um roubo doentio na eliminatória do cska e um jogo vergonhoso contra o skenderbeu. não culpo o jorge jesus por rodar, sempre o fez e foi bem sucedido no benfica, simplesmente falhou em alguns aspectos e a equipa não pareceu querer tanto chegar longe na LE como queria ser campeã.

na taça da liga foi pena não usarmos mais jovens.

edit: wtf ficou tudo desformatado.

Editado por ricky

Compartilhar este post

Link para o post

Onze ideal

Rui, João Pereira, Paulo Oliveira, Coates, Bruno César, William, Adrien, Ruiz, João Mário, Teo, Slimani

Melhor jogador

João Mário

Ruiz

Barcos

Revelação: Slimani

Desilusão: Montero

Melhor e pior jogo

Melhor: Sporting x Porto

Pior: Skenderbeu x Sporting

Pontos mais alto e baixo

- Campeonato excelente e regresso à sua disputa

- Derrota vs Benfica e Eliminação da UCL

Sectores a reforçar

Laterais, PL, Extremo

Balanço da época

Taça da Liga: Irrelevante

Taça de Portugal: Enorme eliminação vs Benfica mas o jogo em Braga não mostrou qualidade em segurar resultados (arbitragem que nos penalizou). Espero mehor

Europa: A partir do momento da eliminação vs CSKA (injusta, mas que mostra falta de força mental da equipa no inicio) a Europa foi irrelevante para o clube.

Supertaça: Ganha, nada mais.

Liga: Fizemos um campeonato pontualmente fantástico que daria titulo em condiçoes normal, melhor futebol do campeonato mas resultados contra pequenos não são admissiveis.

Excelente desempenho fora de casa

Editado por marte

Compartilhar este post

Link para o post

Onze ideal

Patricio, J Pereira, Coates, Semedo, B Cesar, William, Adrien, Joao Mario, Ruiz, Teo, Slimani

Melhor jogador

João Mário

Melhor - Jorge Jesus, sem dúvida. Em relação a jogadores, Bryan Ruiz. E uma menção que eu gostaria de fazer ao Bruno César, não é o nosso melhor jogador, não está no top 5 sequer para mim e nem é um goleador nem um grande assistente. Mas quando apareceu na 2º volta do campeonato foi um jogador importante e o rendimento da equipa com ele em campo também foi bastante elevado, não só porque quando o Ruiz jogava a ponta tinhamos um medio de qualidade mas a sua adaptacão à esquerda foi o que trouxe mais coesão defensiva a equipa. Não foi um lateral de luxo ou de classe mundial mas conseguiu ser o nosso melhor defesa esquerdo (o que diz muito das nossas alas defensivas)

Pior - Tenho tantos nomes para aqui sinceramente, alguns não pela qualidade (ex: Paulista), mas pelo que ofereceram de jeito ao plantel e ao rendimento da equipa. Ciani, Schelotto, Barco, Paulista...é so escolher

Revelação - Tenho que exaltar Slimani e Rúben Semedo. Realço o Slimani porque teve uma grande importancia com os golos marcados, já se sabia que ele era o goleador da equipa portanto acaba por não ser grande 'revelação' mas mesmo a nossa equipa carburando a bom nivel ofensivo marcar 27 golos é de realçar.

O Ruben Semedo quando voltou do emprestimo pensei que agora é que o Paulo Oliveira se f*deu, que o JJ vai apostar neste gajo. Mas ele correspondeu e apesar de uma ou duas estupidezes que faz por jogo, acaba por tar aqui um central com qualidade e potencial para ser um bom defesa. Apesar de achar que o PO ainda é melhor, o Semedo faz uma boa dupla com o Coates.

Melhor e pior jogo

Melhor - O 0-3 na Luz

Pior - Podia dizer o empate 2-2 com o Tondela, assim como a derrota 1-0 com o Uniao Madeira, mas a derrota com o Benfica em casa foi uma m*rda

Pontos mais alto e baixo

Mais altos - Um dos pontos mais altos a tirar deste campeonato é certamente o nosso registo de clássicos/derbies. Fds que alivio

Mais baixo - quando perdemos uma vantagem solida para o benfica e perdemos o titulo em nossa casa

Sectores a reforçar

Um defesa direito, um defesa esquerdo, um extremo (Iuri), e dois ponta de lanca

Balanço da época

Acaba por ser triste, porque supsotamente desistimos de outras competições para o campeonato e acabamos por não consegui-lo. Por este prisma acaba por ser negativo, porque não conseguimos ser aquilo que queriamos quando até fomos favoritos para tal.

Contudo, há que realçar o campeonato que fizemos porque dá excelentes indicações para os próximos anos.

ps: so reparei agora como e que o negrito ficou ahah, ja corrigo

Editado por scallywag

Compartilhar este post

Link para o post

Onze ideal: Patricio, João Pereira, Coates, Semedo, Bruno César, William, Adrien, João Mário, Ruíz, Teo (apesar de tudo), Slimani

Melhor jogador: João Mário, sem dúvida, enorme época que ele fez. Ruíz, Adrien e Slimani estão atrás.

Melhor e pior contratação: A melhor foi o Ruíz, seguido do Coates. As piores foram o Ciani por ser um erro de casting, o Schelotto por não ser necessário e ser muito mediano e o Barcos e o Paulista por não serem aproveitados. Colocaria o Teo aqui por ser um cepo autêntico em grande parte da época, mas a verdade é que mostrou alguma coisa nos últimos jogos, nem que seja golos.

Jogadores revelação e desilusão: Claramente o Slimani. Antes do JJ, eu achava que o Montero era o melhor avançado do Sporting e que o Slimani não passava de um tipo que marcava golos, mas que era fraco tecnicamente e não oferecia mais ao jogo. Nesta época, ele evoluiu brutalmente e cumpriu todo o seu potencial, felizmente, com 31 golos no total. O Semedo calou muita gente e segurou um lugar na defesa, ele que pelo que provou antes não era muito melhor que o Fokobo. Depois, o Bruno César excedeu as minhas expectativas para com ele.

A desilusão...talvez o Montero por ter saído em Janeiro e não ter mostrado grande coisa na meia época que esteve, apesar de ser decisivo em alguns jogos. O Mané foi fraquíssimo também e esperava ver mais do Barcos, mas ele jogou muito pouco. Os laterais esquerdos não estiveram muito bem esta época, tanto que o BC que é médio fez um melhor trabalho.

Melhor e pior jogo:

- Melhor: 3-0 ao Benfica e 3-1 ao Porto

- Pior: Derrota de 1-0 frente ao Benfica, 3-0 contra o Skenderbeu e 1-0 contra a União da Madeira

Pontos mais alto e baixo:

- Alto: Vitória na Supertaça e 3-0 contra o Benfica

Sectores a reforçar: Defesa direito titular, defesa esquerdo titular, médios de grande qualidade para substituir o João Mário e/ou Adrien e dois ponta-de-lança para substituir o Slimani e talvez o Teo (Spalvis e mais um)

Balanço da época: Boa época apesar de tudo, a contratação do Jesus foi certeira apesar de termos falhado o campeonato. O mais importante a retirar aqui é que de facto o Sporting foi um candidato ao título, que foi o que o JJ prometeu e cumpriu. Porém, a verdade é que perdemos o campeonato por culpa própria. Na Europa podiamos fazer muito mais e provou que não é a desistir destas competições que se tem mais chances de ganhar o campeonato. Não foi o que o Rui Vitória fez de certeza. Esta época dá grandes indicações para o futuro e acredito que seremos campeões para o ano ou dois (para o ano pls).

Compartilhar este post

Link para o post

Onze ideal

Rui, João Pereira, Semedo, Coates, Bruno César, William, Adrien, João Mário, Bryan, Teo e Slimani.

Melhor jogador

Slimani, surpreendeu-me muito e vou ter muita pena de o ver partir. Quem o viu e quem o vê.

Ruiz como melhor contratação, foi demasiado barato para aquilo que produz e dá à equipa.

Paulista como pior, acaba por não fazer nada de relevante na passagem por cá.

Semedo como revelação, não esperava uma evolução tão grande de um jogador que toda a vida teve sempre um parafuso a menos, o Jorge Jesus vai-lhe fazer maravilhas na carreira.

Mané como desilusão, acaba por parecer um jogador sempre a mais a época inteira. Parece-me algo acomodado, vale pelo Sportinguismo e humildade que tem.

Melhor e pior jogo

Melhor jogo o 3-2 ao Bragae todos os sentimos vividos nesse jogo, completamente surreal.

Os 3-0 contra o Skenderbeu como pior, foram um new low na história do Sporting, ainda por cima em palco europeu.

Pontos mais alto e baixo

Ponto mais alto são as últimas três jornadas da primeira volta (3-2 vs Braga, 6-0 vs Vitória e 2-0 vs Porto) onde a confiança no título subiu drasticamente, eram talvez os testes mais dificeis da tempora e passamos com distinção.

Ponto mais baixo são os dois empates e uma derrota cedidos em cinco jogos (0-0 vs Rio Ave, 0-0 vs Vitória SC e 0-1 vs Benfica). Acabamos por vacilar numa altura crucial do campeonato e demos 7 pontos ao Benfica no espaço de um mês, não podia nem devia ter acontecido.

Sectores a reforçar

Depende das saídas mas o mais necessário são as laterais e possivelmente a frente de ataque.

Editado por HugoMLMartins

Compartilhar este post

Link para o post

Onze ideal

Patrício

João Pereira - Coates - Paulo Oliveira/Naldo (porque o Paulo teve ali uma fase menos boa) - Bruno César (fez poucos jogos aqui, mas os outros dois foram bastante maus ao longo da época)

William - Adrien

João Mário - Ruiz - Matheus

Slimani

Melhor jogador

João Mário, claro. E o único que lhe poderia fazer comichão seria o Ruiz.

A melhor contratação nunca entrou em campo (legalmente :mrgreen: ). Falo obviamente do JJ. Finalmente apostou-se naquilo que faz uma equipa: um treinador. Porque as casas não se começam pelos telhados. Este Sporting, mesmo com algumas fases menos conseguidas, foi o melhor que me lembro de ter visto jogar, a alguma distância. E isto tendo em conta que os intervenientes escolhidos nem sempre eram os mais apropriados ou os melhores. Faria se fossem. Mas aqui já começo a entrar no campo dos seus defeitos, que também não são poucos. Desde escolhas individuais que não lembram ao diabo, dando primazia ao físico e à velocidade em detrimento da inteligência e da técnica, à sua constante cagonice e necessidade de afirmação, para isso rebaixando outros (o que até acaba por ser a maior causa para a união do Benfica em torno do Rui Vitória, levando ao desfecho que todos vimos). Se é verdade que conseguimos o segundo lugar e o record de pontos graças a ele, também é verdade que só ficámos em segundo lugar por sua culpa. E isso ninguém me tira da cabeça. Ainda assim, é a pessoa ideal no lugar certo, e não me lembro de qualquer outro treinador (realisticamente, claro está) que quisesse ver no seu lugar.

Virando-me para os principais intervenientes, a melhor contratação foi claramente o Bryan Ruiz, seguido do Coates. A pior, dos que jogaram com alguma regularidade, diria que foi o Zeegelaar, que nunca provou ser a melhoria a um Jefferson horrível de que tanto precisávamos, seguido do Schelotto, que leva a que o João Pereira, na sua melhor forma, seja encostado. Indo por outro caminho, também poderia encaixar o Teo aqui, devido ao valor gasto nele. Não meto o Paulista aqui pois ainda não deu para perceber bem se sempre o comprámos ou não. PS: Diogo, escusas de voltar a copiar o teu post :mrgreen:

A revelação da época é, sem dúvidas, o Slimani. Não sendo um finalizador nato tanto com os pés como com a cabeça, nem um prodígio tecnicamente, longe disso até, conseguiu elevar o seu jogo uns quantos patamares acima, fazendo uso do estilo de jogo desejado pelo JJ. Menções honrosas para o Adrien e para a evolução mostrada pelo João Pereira até ser encostado.

A desilusão foi o Jefferson. Que época horrorosa. Uma vez mais, posso incluir o Teo neste lote devido ao preço que custou e ao nome que tem. Nada que não estivesse já à espera, no entanto.

Melhor e pior jogo

O melhor, em termos de futebol praticado, deve ter sido o Vitória SC 0-6 Sporting. Mas terei que optar pelo Benfica 0-3 Sporting. Para além de ter sido um enorme jogo da nossa parte, teve ainda toda aquela carga emocional habitual nestes jogos. Tinha tudo para ser o tónico para uma época ainda mais incrível internamente.

Já o pior, é complicado escolher. Não equaciono meter aqui o Sporting 0-1 Benfica, pois não foi um jogo assim tão mau da nossa parte, apesar de ter sido o jogo da reviravolta na tabela classificativa. Acho que o pior foi o Skënderbeu 3-0 Sporting. Horrível, a todos os níveis. Mas houve vários jogos internamente (e alguns deles até ganhámos) que também eram fortes candidatos a esta "honra".

Pontos mais alto e baixo

O ponto mais alto tem que ser o regresso do Sporting à discussão do título. Não há volta a dar. Finalmente voltámos a dar lutar até ao fim, fazendo toda a gente sentir que éramos realmente candidatos à vitória. O "roubo" do JJ ao Benfica vem em segundo lugar, e a vitória categórica na Luz em terceiro.

Relativamente ao ponto mais baixo, terei que me desmarcar ligeiramente dos restantes posts e falar de todo o ambiente de guerrilha, para o qual também contribuímos bastante. É inadmissível ver um presidente ou figuras com cargos no Sporting a ter as atitudes que tiveram e a dizer as coisas que disseram ao longo da época. Toda a estratégia de comunicação devia ser fortemente pensada, com urgência máxima. E isto não se resume ao presidente e dirigentes, aplica-se também ao próprio JJ. Se é verdade que os mind games comeram por completo o Rui Vitória no início da época, a verdade é que o constante tagarelanço após a terceira vitória só teve efeitos opostos ao desejado. Já não havia nada a provar, era ficar calado e deixar que o Benfica implodisse.

O segundo ponto mais baixo, e algo com o qual nunca pactuarei, foi o descuramento da Liga Europa. Bem sei que não era a Champions que tantos queríamos, mas há que ser realistas, o Sporting, neste momento, tem muito pouca relevância num panorama europeu. Temos que nos esforçar ao máximo para limpar a nossa imagem lá fora, não só cá dentro. O nosso ranking agradece. Ah, e que esta época sirva de lição aos que defendiam que era fundamental cagar na Europa para nos concentrarmos no campeonato. Vejam as campanhas de Sporting e Benfica em ambas as competições e tirem as vossas conclusões. E não me venham dizer que eles tinham melhor banco que nós.

Finalmente, o último ponto baixo é o falhanço da conquista do campeonato. Foi uma época agridoce, soube bem voltar a estar na luta, mas foi bastante amargo termos perdido quando tínhamos tudo para o ganhar.

Sectores a reforçar

Aqui estou obviamente condicionado pelas eventuais saídas. Olhando apenas ao plantel actual, sem contar com eventuais saídas, é fundamental contratar um lateral esquerdo. Devia ser a nossa maior prioridade. Um lateral direito, um extremo e um avançado também seriam bem vindos.

Balanço da época

No geral, foi uma época bastante positiva. Praticámos o melhor futebol em Portugal, estivemos na luta pelo campeonato até ao fim, e confirmámos assim a entrada directa na fase de grupos da Champions para a próxima época, que era algo fundamental. Teve os seus pontos menos bons, dos quais já falei lá em cima, mas foi o ano do despertar definitivo do Leão. Que a próxima época traga o fim do jejum.

Editado por doom_master

Compartilhar este post

Link para o post

Onze ideal

São Patrício

JP, Coates, Semedo, Marvin

Rei William, Adrien, Príncipe João, Deus Ruiz

Avioncito, Sli

Melhor jogador

Na dúvida entre 3 fenómenos, Príncipe João na ala direita, Príncipe João a médio centro, Príncipe João a 9,5

menção honrosa para o Príncipe João na ala esquerda e para o Deus Ruiz

JJ

abençoado o cérebro do bruto do nosso presidente que acha mais crucial ter bons treinadores para não ter que andar a gastar milhões em Elias, Pongoles enquanto se deixa fugir o AVB por achar que 1M€ é muito e ficar com o Paulo Sérgio por 500m€

Em termos de jogadores, Deus Ruiz

edit porque faltava a pior, era da indecisão: boateng, ciani, paulista, barcos, teo, schelotto

Eu sabia que o Príncipe João era bom, mas p*ta que pariu a época que fez, nem nos meus melhores palpites

Desilusão? Por muita vontade que tenha, não posso dizer o Teo porque marca golos, o Schelotto porque é um trambolho que pelo menos sabe posicionar-se e a minha expectativa era baixa, ou o Naldo porque apesar do preço cumpre os mínimos e nesse caso não há jogadores caros.

Sobra o Barcos. Pela pouca esperança que dá a idade, e por estar envolvido no negócio que pode ter custado a época.

Melhor e pior jogo

Tantos jogos bons: em casa com o Porto, Braga, fora na Turquia, Setúbal, e mesmo não ganhando gostei dos jogos em Guimarães ou em Braga para a Taça.

Jogos maus não foram muitos, mas traumatizantes: na Albânia, em casa com o Benfica e com o Tondela, no Bessa.

Pontos mais alto e baixo

Ganhar 3-0 na luz sem merecer uma vitória tão gorda, ganhar ao Porto para voltar para a liderança, ganhar nas Antas.

Perder outra vez na europa com uma equipa que não consigo escrever o nome. Perder o campeonato em casa contra o Benfica.

Sectores a reforçar

Essencial alas e frente.

Nas laterais para mim não ficava nem um. Talvez o Marvin, só para não começar do zero.

Na frente mesmo ficando Barcos e Teo (hope not), com Spalvis e Sli é curto para uma época longa com UCL e com os adeptos já a não aceitar jogar a brincar nas taças. Se dos 4 só ficar o Spalvis, é o ponto fraco da equipa, e goleadores não abundam por aí.

Se conseguirem rifar o Ewer e o Naldo, talvez um central.

Um suplente para o Rei William, não é justo pedir ao Adrien para jogar uma m*rda 2 meses por ter que fazer uma posição que encaixa nele como uma luva na orelha.

Nas alas, Gelson, Mattheus, Ruiz, Iuri e Chuta-chuta parecem-me mais que suficientes

Se o Príncipe João sair nem falo de substituir porque é impossível. Maybe se dessemos o Jef, Mané, Esgaio e mais um outro + 8M desse para sacar o Rafa... E mesmo assim ficava com uma lágrima...

Balanço da época

Positivo. Não fico contente por mais um ano sem ganhar nada, mas como balanço só tenho uma palavra: positivo.

Editado por Cabeça de giz

Compartilhar este post

Link para o post

E cheira-me que o Podence também vai ficar.

hmmm, sinceramente espero que não, para passar o ano sem jogar...

Teve os seus pontos menos bons, dos quais já falei lá em cima, mas foi o ano do despertar definitivo do Leão. Que a próxima época traga o fim do jejum.

isto.

Compartilhar este post

Link para o post

Onze ideal

Rui Patrício; João Pereira, Coates, Semedo e Jefferson; William, Adrien, João Mário e Ruiz; Teo e Slimani.

Melhor jogador

Muito dividido entre Ruiz, João Mário e Slimani. O meu voto vai acabar por cair no João, porque é sem dúvida o elemento que dá outra alma a esta equipa, outra qualidade com bola, outro perfume a todo o nosso futebol, e ainda com a agravante que sofreu este ano um processo de adaptação a uma posição que não é sua de origem, e que tinha que a fazer para substituir um jogador como o Carrillo.

A melhor é entre Ruiz e Coates. Se bem que o uruguaio ainda vai ficar mais uma temporada emprestado, logo, tem que ser o Bryan. Inacreditável o rácio qualidade/preço. Quem o pensava acabado, enganou-se bem. Vai ser sempre o bode expiatório deste campeonato, para alguns, mas aquilo que ele deu ao nosso futebol, a todos os níveis, não tem igual nos últimos anos no Sporting.

A pior... difícil. Entre Barcos e Paulista, pelos negócios que foram. O Barcos foi numa troca com um jogador que tinha mais do que qualidade para ser opção como titular no Sporting, e acabou por não dar em nada nesta metade da época. Para o Paulista tinha grandes esperanças, mas para o que se investiu nele, e para o pouco que se viu, tem que ser vista, para já, como uma contratação negativa.

A revelação vai para o Semedo. Torci bastante o nariz quando veio do empréstimo, especialmente porque achava que não tinha capacidade para ser titular já, e voltar para aquecer banco só podia ser uma coisa má. Mas calou-me bem (apesar de alguns erros aqui e ali, normais de um jogador como ele), e agarrou por completo o lugar. Menção honrosa para o Gelson, que aproveitou quase sempre as oportunidades que teve, e acredito que possa ter, no próximo ano, uma época de afirmação.

Podia chamar o Mané de desilusão, mas nunca vi grande coisa nele, e pelos vistos o Jesus também não. O Teo foi desapontante, nos dois primeiros terços da época, não o achava mau, mas chegou a pontos de ser absolutamente chocante de tão horrível. Nevertheless, obrigado pelo "golo" que deu o único título da época.

Melhor e pior jogo

O jogo em Setúbal foi, provavelmente, a melhor exibição individual que vi uma equipa fazer este ano no nosso campeonato. Uma superioridade incrível, expressada no resultado e numa enorme demonstração de força, frente a um adversário que tinha vindo a fazer uma primeira metade da época muito interessante.

O pior, apesar do resultado com o Skenderbeu, podia facilmente ser o de Moreira de Cónegos. Muito mau, e um dos poucos pontos negativos desta ponta final de época. Também o jogo em casa, com o Leverkusen, deixou-me profundamente enraivecido, ao ver a apatia de toda a equipa perante aquele jogo.

Pontos mais alto e baixo

Quando saímos do jogo com o Porto com a vantagem, não só pontual, como emocional para o que restava do campeonato. A vitória na Luz, uma coisa que não acontecia há quase uma década, e da forma como foi, totalmente inesperada, foi outro dos bons momentos. Dos piores acaba por ser a eliminação precoce das competições europeias (e aqui incluo a derrota nos play-offs da Champions), e o jogo em Alvalade com o Benfica. Pode-se falar à vontade de Tondelas e Rio Aves, mas jogos desses há sempre, que desafiam a lógica. O jogo contra o Benfica, da maneira como o perdemos, fez-me baixar completamente os braços, e pensar racionalmente que, depois daquilo ter acontecido, já não íamos lá.

Sectores a reforçar

Precisam-se de laterais com a maior urgência possível. Incrível como acabamos este campeonato com Schelotto + Zeegelaar/Bruno César... também faz falta um extremo de grande qualidade e, caso o Slimani saia, é preciso investir bem na posição, apesar de ter confiança no Spalvis.

Balanço da época

É difícil pedir mais a uma equipa que, no campeonato, faz 86 pontos e mesmo assim não é campeã, isto depois de anos e anos arredada da luta pelo título. Houve momentos em que podia ter dado mais? Sim. Houve momentos em que pura e simplesmente a sorte não esteve do nosso lado? Com certeza. Mas no final, isso conta zero, e mais uma vez, não chegámos lá. O balanço na Europa é profundamente negativo, e nas taças internas, o pouco esforço demonstrado em fazer algo mais na Taça da Liga é nota de destaque, postura que o Bruno tem vindo a assumir desde sempre. O balanço não é negativo, pois as bases para um futuro melhor estão montadas. Mas na próxima época, o título é obrigatório.

Compartilhar este post

Link para o post

JJ

abençoado o cérebro do bruto do nosso presidente que acha mais crucial ter bons treinadores para não ter que andar a gastar milhões em Elias, Pongoles enquanto se deixa fugir o AVB por achar que 1M€ é muito e ficar com o Paulo Sérgio por 500m€

Em termos de jogadores, Deus Ruiz

edit porque faltava a pior, era da indecisão: boateng, ciani, paulista, barcos, teo, schelotto

:confuso:

Editado por LeZZ

Compartilhar este post

Link para o post