Ir para conteúdo
What

Tópico da Política, Ambiente e Economia

Posts recomendados

Vai haver greve geral na sexta. Hoje tive uma aula, de 100 pessoas foram 11, lol. As aulas do resto da semana foram todas canceladas. 

Vou participar nas manifs. Depois meto fotos.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Cristiano_Ronaldo, há 2 horas:

parece-me que tem havido exageros dos dois lados

Parece-me que tentar atropelar pessoas indiscriminadamente não será a melhor solução.

Citação de Jamarcus, há 16 minutos:

Vai haver greve geral na sexta. Hoje tive uma aula, de 100 pessoas foram 11, lol. As aulas do resto da semana foram todas canceladas. 

Estás em Barcelona, suponho?

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Ghelthon, há 46 minutos:

Parece-me que tentar atropelar pessoas indiscriminadamente não será a melhor solução.

Estás em Barcelona, suponho?

Sim, Erasmus. Estou a 25 e 15 minutos dos principais pontos de manifestação no momento. Gostava de ir espreitar mas tenho medo de levar uma cacetada. 

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Syn, há 3 horas:

Bizarro como é que o Bloco continua a ser o partido mais à esquerda mas pronto, também não é que interesse muito.

relembrar que eles é que fizeram birra para se sentarem à esquerda do BE.

Citação de Lebohang, há 6 horas:

Já saiu o novo alinhamento da AR quanto aos novos partidos, o LIVRE sentar-se-à entre PCP e PS, IL entre PSD e CDS-PP e Chega o mais à direita (chocante).

Esperava que a JKM ficasse ao mais à esquerda ou entre PCP e BE, de resto nada de surpreendente.

estão bem sentados, o livre é mais centrista. o IL teoricamente tb está bem sentados

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Jamarcus, há 20 minutos:

Sim, Erasmus. Estou a 25 e 15 minutos dos principais pontos de manifestação no momento. Gostava de ir espreitar mas tenho medo de levar uma cacetada. 

Se estás curioso não deixes de ir, mas tem cuidado naturalmente, sempre atento. 

Nessas coisas a única coisas que tenho medo nem é cacetadas, mas sim que me ceguem os olhos, mas se não fores mesmo para o foco, não estás necessariamente em perigo.

Editado por ascom

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Jamarcus, há 1 hora:

UAB? Esses à mínima cancelam as aulas 😄

Também não vou ter aulas na sexta; sou gajo de espreitar mas recomendo ir checkando o lavanguardia para saber onde não ir. 
Há rumores de ácido e cocktail molotov atirado à polícia.

Compartilhar este post

Link para o post

O PS vai começar as descer nas intenções de voto nos próximos meses, Lisboa define a tendência nacional, tem sido sempre assim desde 1976. Penso que tenha a ver com o facto do momentum, comunicação social e feeling nacional parte de Lisboa e espalha-se ao resto do país.

Se o PS tem uma performance acima de média em Lisboa, na eleição seguinte alcança um bom resultado, se tem mau resultado na próxima não alcança um bom resultado. Desta vez o PS esteve abaixo da média nacional em Lisboa. 33% na capital e 36% no distrito. Não se auguram bons ventos para o PS. Em 2015 estiveram acima da média em Lisboa.

Editado por Ticampos

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Cristiano_Ronaldo, há 4 horas:

Mas só de um deles é que professionalmente não o podem ter.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Puto Perdiz, há 22 minutos:

relembrar que eles é que fizeram birra para se sentarem à esquerda do BE.

estão bem sentados, o livre é mais centrista. o IL teoricamente tb está bem sentados

Fui procurar a notícia para ver em termos gráficos como vi isto e dei de caras com o artigo do Sol que tem aquela que eu assumo seja a ilustração de uma instituição qualquer oficial do hemiciclo.

image.aspx?brand=TSF&type=generate&guid=883bd51b-aaba-4daa-bf2a-aa3c2fe69326&w=800&h=450&t=20191016163151

excelente palete amigos

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de ascom, Agora:

Se estás curioso não deixes de ir, mas tem cuidado naturalmente, sempre atento. 

Se tivesse com alguém até ia, sozinho não. Tenho ido a coisas, com amigos e sozinho durante o dia, em especial no dia em que saiu a sentença. Saí logo das aulas e foi bom ver as ruas a encher.

Vou participar bastante na sexta.

Citação de Apple, há 6 minutos:

UAB? Esses à mínima cancelam as aulas 😄

Também não vou ter aulas na sexta; sou gajo de espreitar mas recomendo ir checkando o lavanguardia para saber onde não ir. 
Há rumores de ácido e cocktail molotov atirado à polícia.

UPF. Eles cancelam porque a faculdade tem uma associação estudantil muito forte e independentista. Os professores também.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Cristiano_Ronaldo, há 4 horas:

Aquele manifestante exagerou em meter-se no meio da estrada.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Ticampos, há 6 minutos:

Acabaram de vir os primeiros resultados no estrangeiro, Hamburgo... é extraordinário termos 40% de nulos... e menos de 1% de votos brancos.

https://www.legislativas2019.mai.gov.pt/estrangeiro.html#none

Estava a ver isso,  o ano passado houve 2 votos nulos no círculo da Europa, esta vez só no consulado de Hamburgo houve 600 votos nulos?

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de ascom, há 3 horas:

Estava a ver isso,  o ano passado houve 2 votos nulos no círculo da Europa, esta vez só no consulado de Hamburgo houve 600 votos nulos?

Houve 2 votos nulos em Hamburgo em 2015. Aparecia-te na Europa porque era o único comparatívo que havia.

Mas isto é estranho, deve haver aqui algum erro. Os restantes consulados dão estatísticas parecidas.

image.png.2b2dddbdab004c0855754dc812c6bdf6.png

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Mayday, há 10 horas:

Aquele manifestante exagerou em meter-se no meio da estrada.

Combo 2 em 1, reparem que atropela um gajo em frente e outro à esquerda empurrado pelo caixote do lixo, que depois ainda leva com o bastão.

O que levou com a carrinha está no hospital com um traumatismo cranioencefálico.

@Jamarcus, em relação às manifs, vai por mim é tranquilo participar, mesmo que vás sozinho. A violência em geral só começa no final do dia depois de escurecer e mesmo assim apesar do que parece nos videos, é muito especifica em alguns pontos, é fácil sair e não te meteres onde há confusão. Repara que as manifs têm tido milhares de pessoas de todas as idades mas depois quando a policia faz as cargas só ficam algumas centenas a resistir, tu nesses ponto também te podes ir embora. Em geral há mobilizações todos os dias que inevitavelmente acabam na via Laietana em frente à delegação do governo. Se tens curiosidade e és solidário com a causa, aproveita, é historia que podes viver na 1ª pessoa, mas sempre com atenção.

Segue o liveblog do https://www.elnacional.cat/ é mais completo que o do La Vanguardia

Editado por antifa

Compartilhar este post

Link para o post

Já esteve mais longe uma guerra civil ou ainda é um cenário algo exagerado? Na rádio estavam a dizer que manifestantes tentaram abater um helicóptero da polícia com engenhos pirotécnicos. 

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Almeno, há 15 minutos:

Já esteve mais longe uma guerra civil ou ainda é um cenário algo exagerado? Na rádio estavam a dizer que manifestantes tentaram abater um helicóptero da polícia com engenhos pirotécnicos. 

Totalmente exagerado e impensável em qualquer país da Europa. Também porque o monopólio da violência e das armas está do lado do Estado. Tudo o resto são brincadeiras comparado com o que o Estado pode enviar. Para além disso a própria policia autonómica está hoje claramente a seguir as direcções do governo de Espanha e o próprio governo Catalão tem 2 caras porque não quer ver um regime 155 aplicado e portanto perder a mama do poder, assim por um lado anima a protestar e por outro envia os Mossos a carregar.

O que se vive nas ruas de várias cidades é sim o resultado da frustração acumulada na última década onde a resposta à repressão sempre foi o pacifismo e mais pacifismo, manifs de "somos gente de paz", etc, e no final o pacifismo é punido com 9 anos e meio de cadeia (no caso dos Jordis) ou olhos e testiculos arrancados por balas de borracha (como no caso da ocupação do aeroporto). Para além disso a violência não é generalizada e é na verdade uma pequena parte do que se passa mas que é certamente mais "televisionável", por outro lado tens uma parte importante da sociedade que está mobilizada, gente de direita e esquerda, velhos e crianças que não vais ver a incendiar contentores mas que ainda acreditam num processo politico ou de desobediência moderada que pode trazer alguma coisa para a sua causa ou que apenas querem mostrar descontentamento com o estado das coisas e o que são para si as injustiças praticadas neste processo.

Editado por antifa

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Ghelthon, há 10 horas:

Uau...

E a carta dele para o Erdogan que foi leakada??? 😂

EHBmdVLW4AIk3IT.jpg

É exactamente como ele fala! "Dont be a tough guy. Dont be a fool!"

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de antifa, há 1 hora:

@Jamarcus, em relação às manifs, vai por mim é tranquilo participar, mesmo que vás sozinho. A violência em geral só começa no final do dia depois de escurecer e mesmo assim apesar do que parece nos videos, é muito especifica em alguns pontos, é fácil sair e não te meteres onde há confusão. Repara que as manifs têm tido milhares de pessoas de todas as idades mas depois quando a policia faz as cargas só ficam algumas centenas a resistir, tu nesses ponto também te podes ir embora. Em geral há mobilizações todos os dias que inevitavelmente acabam na via Laietana em frente à delegação do governo. Se tens curiosidade e és solidário com a causa, aproveita, é historia que podes viver na 1ª pessoa, mas sempre com atenção.

Segue o liveblog do https://www.elnacional.cat/ é mais completo que o do La Vanguardia

Sim, eu sei, e durante o dia tenho participado. À noite tenho evitado mais. Mas pelo o que os meus pais têm dito, aí em Portugal a única coisa que passam é violência, quando a grande maioria das manifestações é pacífica. Aliás, durante o dia há imensas, um pouco por toda a Catalunha. Nunca deixarei de participar, talvez hoje vá espreitar à noite.

Mas é como tu dizes: Estas reacções violentas são o culminar de 10 anos do governo espanhol a ignorar por completo os cidadãos. Parece mesmo frustração acumulada. Espero é que não passem para outro nível de violência.

Compartilhar este post

Link para o post