Ir para conteúdo
Entre para seguir isso  
Lebohang

Benfica impedido de jogar na Luz por causa das claques

Posts recomendados

Há muito menos episódios de violência hoje em dia, se é por causa da lei ou não, não faço ideia.

E claro que a lei está ferida na base, se nem sequer é respeitada e cumprida por todos.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de HappyKing, há 8 minutos:

Depende. Dou-te um outro exemplo de uma claque sem ser do Benfica (afinal o Benfica não tem claques). Nestes dias o lider dos Panteras Negras foi detido na Terceira por alegadamente ter cometido uma série de crimes nomeadamente crimes de ofensa à integridade física qualificada. Na minha modesta opinião este senhor não deveria poder entrar mais num recinto desportivo porque se o fez num restaurante nada indica que não o faça noutro sitio qualquer. E atenção que defendo isto para os elementos de claques de todos os clubes. E é aqui que entra o benefício de as claques serem legais. Se os Panteras Negras não fossem uma claque legal, a ligação entre este senhor e a claque poderia não ser feita e este senhor poderia apenas ser julgado pelos crimes "públicos". Ao saber-se desta ligação a "justiça desportiva" também deveria atuar na minha opinião.

Então defendes que o Boavista seja punido porque um adepto do Boavista cometeu um crime fora dum recinto desportivo? Isto, na minha opinião, não tem lógica nenhuma... Ele deve ser punido. Já o clube e a claque, não acho.

Citação de JP_, há 8 minutos:

Há muito menos episódios de violência hoje em dia, se é por causa da lei ou não, não faço ideia.

E claro que a lei está ferida na base, se nem sequer é respeitada e cumprida por todos.

Há menos hoje do que houve quando?

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de verY, há 2 minutos:

Então defendes que o Boavista seja punido porque um adepto do Boavista cometeu um crime fora dum recinto desportivo? Isto, na minha opinião, não tem lógica nenhuma... Ele deve ser punido. Já o clube e a claque, não acho.

Eu não disse que o Boavista deva ser punido, ou se disse expliquei-me mal. O adepto deveria ficar impedido de entrar num recinto desportivo ad eternum. Quando me estava a referir a justiça desportiva estava a referir-me a isto. A um adepto de uma claque em certos crimes "públicos" serem lhe aplicadas medidas não só públicas como também desportivas. Quando digo crimes públicos falo em crimes extra-futebol.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de verY, há 4 minutos:

Anos atrás.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Robe, Em 31/08/2018 at 22:25:

Ah? Para ti uma claque é o quê? Pertencer ao tráfico de droga que vai dentro das claques? 

Citação de Tio Hans, Em 31/08/2018 at 22:31:

Um grupo organizado de adeptos.

Eu e mais 3 amigos somos organizados ao ponto de comprarmos red pass todos para o mesmo sítio, comprar bilhetes para os jogos fora uns para os outros, utilizar o mesmo meio de transporte para fazer as deslocações juntos e mesmo no estrangeiro marcamos as viagens uns para os outros e quanto à estadia ficamos todos no mesmo local. Durante o jogo somos capazes de cantar, gritar e mandar umas c*rlhadas. No entanto, não somos nenhuma claque.

Editado por Joao Pedro

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de JP_, há 1 hora:

O limite de velocidade também não serve para evitar acidentes, mas ele existe. Acabamos com ele?

Explica lá essa analogia.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de kareca, há 1 minuto:

Explica lá essa analogia.

Há leis/regras que podem não evitar as coisas, mas se existem são para serem respeitadas e cumpridas.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de JP_, há 2 minutos:

Há leis/regras que podem não evitar as coisas, mas se existem são para serem respeitadas e cumpridas.

E o que diz a lei aqui falada?

Compartilhar este post

Link para o post

E o que diz a lei aqui falada?

Como todas as outras, tem de ser respeitadas e cumpridas, ou está é facultativa?

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de JP_, Agora:

Como todas as outras, tem de ser respeitadas e cumpridas, ou está é facultativa?

Estou-te a pedir para me mostrares o que diz a lei.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Joao Pedro, há 38 minutos:

Eu e mais 3 amigos somos organizados ao ponto de comprarmos red pass todos para o mesmo sítio, comprar bilhetes para os jogos fora uns para os outros, utilizar o mesmo meio de transporte para fazer as deslocações juntos e mesmo no estrangeiro marcamos as viagens uns para os outros e quanto à estadia ficamos todos no mesmo local. Durante o jogo somos capazes de cantar, gritar e mandar umas c*rlhadas. No entanto, não somos nenhuma claque.

À cautela, registem-se junto do IPJD para estarem tranquilos.:35_thinking:

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de IlidioMA, há 4 minutos:

À cautela, registem-se junto do IPJD para estarem tranquilos.:35_thinking:

Eles podem estar tranquilos porque a eles não lhes é dado nenhum tipo de apoio por parte do Benfica ( à partida claro).

Editado por HappyKing

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de HappyKing, há 49 minutos:

Eu não disse que o Boavista deva ser punido, ou se disse expliquei-me mal. O adepto deveria ficar impedido de entrar num recinto desportivo ad eternum. Quando me estava a referir a justiça desportiva estava a referir-me a isto. A um adepto de uma claque em certos crimes "públicos" serem lhe aplicadas medidas não só públicas como também desportivas. Quando digo crimes públicos falo em crimes extra-futebol.

Eu concordo com isso. Mas não seria difícil de provar que ele se deslocou aos Açores para ver o jogo, independentemente de pertencer ou não a uma claque.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de HappyKing, Agora:

Eles podem estar tranquilos porque a eles não lhes é dado nenhum tipo de apoio por parte do Benfica.

Errado. O problema de fundo não é o apoio do Benfica. É o não-registo da Claque junto da Autoridade competente. A questão do auxílio é ulterior e uma mera consequência do não registo.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de verY, há 27 minutos:

Eu concordo com isso. Mas não seria difícil de provar que ele se deslocou aos Açores para ver o jogo, independentemente de pertencer ou não a uma claque.

Neste caso pelos vistos até seria fácil porque aquando da realização dos crimes supostamente ele estava com adereços do clube. Mas supôe este caso: um individuo comete um crime desse género e aquando disso está vestido "normalmente". É apanhado. Deveria ser feita uma ligação da justiça com o IPDJ uma vez que este tem o registo dos elementos das claques, com as fotos desses elementos inclusive. Assim esses elementos estariam inibidos. Por exemplo: no link que o JP colocou é dito que o registo criminal não faz parte dos elementos que são fornecidos pelos elementos das claques. Não concordo, deveria ser dado para já por ai ser feito um rastreamento.

Editado por HappyKing

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de JP_, há 17 minutos:

Isso chega:

A quem cabe punir as claques? E denunciar desacatos?
A Lei nº 39/2009 não prevê sanções às claques enquanto associações de natureza privada. Face ao comportamento das claques, as punições são aplicadas aos clubes, cabendo o poder sancionatório ao IPDJ. As denúncias cabem às forças de segurança, a qualquer entidade ou particular.

Ou seja, como grupo nada lhes pode acontecer, estando 1/100 deles registados ou não. Como é que isto limita as suas ações?

Nem de propósito, neste fim de semana: Chefe da claque do Boavista detido por desacatos nos Açores

Acreditamos que esta pessoa, chefe da claque, deve estar registado e vai ficar impedido de entrar num estádio? 😆

Editado por kareca

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de IlidioMA, há 9 minutos:

Errado. O problema de fundo não é o apoio do Benfica. É o não-registo da Claque junto da Autoridade competente. A questão do auxílio é ulterior e uma mera consequência do não registo.

Informação do link do JP:

Em que tipo de sanções incorrem as claques não legalizadas? E os clubes das mesmas?
Não estão previstas sanções para a falta de registo dos GOA no IPDJ. Não sendo registados, fica-lhes vedada a atribuição de qualquer tipo de apoio por parte do clube. Em caso de violação desta proibição, o clube é sujeito a contraordenação e aplicação de coima, que pode variar entre €2500 e €250.000. A condenação pode ainda determinar sanção acessória de espetáculos à porta fechada por um período até 12 jogos.

O que eu entendo daqui é que naquele exemplo que foi dado o Joao Pedro não poderia sofrer sanções uma vez que Não estão previstas sanções para a falta de registo dos GOA no IPDJ.

Compartilhar este post

Link para o post

Isso chega:

A Lei nº 39/2009 não prevê sanções às claques enquanto associações de natureza privada. Face ao comportamento das claques, as punições são aplicadas aos clubes, cabendo o poder sancionatório ao IPDJ. As denúncias cabem às forças de segurança, a qualquer entidade ou particular.

Ou seja, como grupo nada lhes pode acontecer, estando 1/100 deles registados ou não. Como é que isto limita as suas ações?

Nem de propósito, neste fim de semana: Chefe da claque do Boavista detido por desacatos nos Açores

Acreditamos que esta pessoa, chefe da claque, deve estar registado e vai ficar impedido de entrar num estádio? 😆

Devia. Mas volto a dizer, se a lei não é cumprida nem respeitada, como é que passamos logo para essa fase?

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de kareca, há 10 minutos:

Isso chega:

Sim. Os Panteras Negras são uma das claques legais em Portugal. Como tal, à partida esse individuo estará registado no IPDJ como pertencente a essa claque. E se assim for, e caso sejam provados os crimes, então essa sanção que referes deveria ser dada. Não só num estádio como em qualquer recinto desportivo.

Foi o que dise em cima: vamos supor que aquando desses acontecimentos eles nem tinham adereços do Boavista, e eram "simples membros" da claque, sem ser o lider ou coisa parecida que são normalmente mais "identificáveis" à partida pela sua exposição (No caso do Boavista nem tanto mas mais nos três estarolas) . Os tribunais deveriam ter uma ligação com o IPDJ nestes tipos de casos. Tens uma base de dados com os membros das claques. Se algum deles cometer este tipo de crimes deveria serem tomadas esse tipo de sanções.

Editado por HappyKing

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de JP_, há 7 minutos:

Devia. Mas volto a dizer, se a lei não é cumprida nem respeitada, como é que passamos logo para essa fase?

Mas estás a falar da birra do Benfica que não quer registar os seus GOA ou da lei que "controla" esses adeptos? É que são dois tempos diferentes e é isto que é suposto limitar os desacatos.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de HappyKing, há 17 minutos:

Tens uma base de dados com os membros das claques. Se algum deles cometer este tipo de crimes deveria serem tomadas esse tipo de sanções.

Ainda antes disso, porque é que um membro desses grupos se vai registar?
Como é que se controla 10 gajos, amigos ali de Rio de Mouro, juntam-se para ver um jogo a Setúbal e escavacam um café porque não querem pagar o choco. Nenhum está registado numa Juve Leo da vida. Estes vão ter sanções diferentes por não terem dado o BI aos senhores do IPDJ?

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de kareca, há 14 minutos:

Mas estás a falar da birra do Benfica que não quer registar os seus GOA ou da lei que "controla" esses adeptos? É que são dois tempos diferentes e é isto que é suposto limitar os desacatos.

Das duas coisas, a lei pelos vistos não está bem aplicada. Mas se existe deve ser respeitada.

Pode ser que no futuro alguém olhe para ela e a "restaure"

Compartilhar este post

Link para o post

Um aparte, o líder da claque do Boavista foi detido após desacatos nos Açores, desacatos esses ocorridos num ... restaurante.

Portanto, fora de um recinto desportivo, e a ser julgado não creio que seja com esse efeito das leis "contra" os GOA

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de kareca, há 9 minutos:

Ainda antes disso, porque é que um membro desses grupos se vai registar?
Como é que se controla 10 gajos, amigos ali de Rio de Mouro, juntam-se para ver um jogo a Setúbal e escavacam um café porque não querem pagar o choco. Nenhum está registado numa Juve Leo da vida. Estes vão ter sanções diferentes por não terem dado o BI aos senhores do IPDJ?

Isso iria-me levar a dizer a ideia que defendo mas que também considero ser dificil de colocar em prática: um índividuo que cometa um crime de agressões, homicidios e por ai fora, seja ele de uma claque ou não, deveriam ser proíbidos de entrar em recintos desportivos.

Citação de Genzo, há 9 minutos:

Um aparte, o líder da claque do Boavista foi detido após desacatos nos Açores, desacatos esses ocorridos num ... restaurante.

Portanto, fora de um recinto desportivo, e a ser julgado não creio que seja com esse efeito das leis "contra" os GOA

Não me parece que seja isso que esteja em causa. A questão é: é líder de uma claque cometeu crimes de vários tipos e provavelmente vai continuar a poder ir ver a bola como se nada tivesse acontecido.

Compartilhar este post

Link para o post