Ir para conteúdo
Entre para seguir isso  
acores_20

[FM2018] PAV Betablockers 3-4-3

Posts recomendados

Para começar, esta táctica que estou a partilhar foi retirada do user ThePav do FM base. Apenas venho partilhar porque realmente estou a adorar a táctica e porque as tácticas com 3 defesas cada vez me fascinam mais.

DOWNLOAD DA TÁCTICA

1134674d1511086097-pav-betablockers-3-4-3-4-3-3-bourn-1.png

1134675d1511086154-pav-betablockers-3-4-3-4-3-3-fc-united-manchester_-overview-3.png

Em termos defensivos:

- Começa logo a tentar recuperar a bola no meio campo adversário, um bom médio recuperador de bolas é fundamental. No Benfica tenho o Samaris ou Fejsa;

- Quando o adversário consegue chegar ao nosso campo, tem de conseguir passar pelos nossos alas, que apesar de terem características mais ofensiva, têm ordens para fazer marcação apertada e desarmes agressivos.

- Passando pelo ala, tem uma tarefa mais difícil ainda, passar por um dos centrais mais descaídos e mesmo que cruze a bola, estão lá outros 2 centrais. Adoro!

Em termos ofensivos:

- Bolas bombeadas para a frente, para espaços vazios. Muitas vezes um dos PL faz de extremo e cruza para um dos outros 2 homens que estão na área. Por isso é conveniente ter na esquerda um PL esquerdino e vice versa, mas se não tiverem funciona na mesma;

- Os alas são jogadores sem problemas em correr até lá à frente. Por vezes quando o adversário está instalado na defesa, a bola vai passando do nosso ala esquerdo até chegar ao ala direito (e vice versa) até este acabar por cruzar.

Posições:

- 2 Defesas com bola (defender): convém usar os mais rápidos, já que em geral são os que mais correm atrás de extremos ou avançados. No Benfica colocaria o Ruben Dias e o Lisandro.

- 1 Defesa com bola (bloquador): um central mais forte e experiente, como o Luisão. Se for forte e rápido melhor :mrgreen:

- 2 alas (ataque): para mim das posições mais importantes neste sistema, dão profundidade ao jogo, fazem muitas assistências, alguns golos (é verdade) e também iniciam vários ataques e contra ataques. Não é fácil encontrar jogadores que estejam 100% familiarizados com esta posição, mas há vários que podem ser adaptados. Jogadores como Coentrão, Grimaldo, Raphael Guerreiro, Ricardo Pereira. Um jogador que conhece bem essa funcão é o Douglas do Benfica :funny:

- 1 Médio recuperador de Bolas (defender): Aqui pede-se um médio que vale por 2. É ele o principal responsável por recuperações de bola a meio campo e além disso, muitas equipas usam 3 médios no miolo, é necessário disfarçar essa nossa fraqueza com um médio bom no desarme, forte e que aguente o jogo todo.

- 1 Médio mezzala (suporte): confesso que ainda estou meio perdido nesta posição, do que tenho lido, o jogador tem de saber defender, apesar do papel principal ser distribuir jogo. Eu pus o Pizzi nesse papel.

- 2 Pontas de lança: rápido, finalizador e capaz de passar/cruzar. Não é um jogador de área nem um extremo, é uma mistura dos 2.

- Avançado completo (apoio): Costumo usar o Seferovic e é uma posição que ainda me deixa confuso. Tem jogos que marca 3 golos, tem outros que não marca nem assiste, penso que depende um pouco do adversário, se for um adversário muito recuado, os alas acabam por trabalhar mais e isso beneficia mais este avançado.

RESULTADOS ANTES DE USAR A TÁCTICA

0tqM6l.png

RESULTADOS COM ESTA TÁCTICA

eg5XKW.png

Algumas considerações:

- Não esperem ter alguém a fazer 50 golos, não se esqueçam que jogam com 3 homens lá na frente e os golos acabam por ser meio repartidos entre eles;

- É normal algum dos homens da frente acabar com nota baixa, não estejam sempre a mudar de avançado por causa disso. Comigo, o PL esquerdo costuma ser o que marca mais, mas o importante é que a equipa continue a vencer;

- Esta táctica não é fácil implementar de início porque clubes como o Benfica estão recheados de bons extremos e ninguém gosta de vender barato. Uma solução para atenuar essa situação é passar um PL para a posição avançado interior, dessa forma pelo menos podem meter um extremo a jogar. Se colocarem 2 avançados interior a táctica já não funciona tão bem.

Qualquer dúvida, no que puder ajudar, disponham. Apenas quero dizer que antes de usar a táctica, estava a usar uma táctica de 3 defesas feita por mim e isso deve ter ajudado a conseguir logo bons resultados. Fui eliminado da LC pelo Bayern, que foi o vencedor da prova ao vencer o Porto ( :handclap: ) por 3-0

Só comecei a usar a táctica quando o Luís Filipe Vieira me chamou ao gabinete :lolada:

Compartilhar este post

Link para o post

essa é praticamente a minha tatica mudando algumas coisas sendo que na minha o que muda mais até as funçoes. Os meus alas tao a defender, a linha defensiva é bastante recuada, o mezzala tá atacar, dois avançados completos a atacar e um ponta fixo no meio. A tatica que uso , bem utilizada ganhas quase todos os jogos, apesar que noto algumas debilidades com equipas que jogam com mais do que um ponta de lança. Para equipas que nao jogam em 433, mas sim por exemplo em 442 desenvolvi outra tatica. Mas ganhei quase todos os jogos e competiçoes que fiz ( salvo o erro na primeira época com o porto empatei só 2 jogos).

Compartilhar este post

Link para o post

Normalmente tenho 3 tácticas definidas:

• 4231 - Assente em posse de bola, passes curtos, com os laterais a atacar e os extremos como avançados interiores para colocar o máximo de jogadores possíveis em situação de cruzamento e finalização.
  • 4312 - Futebol directo, linhas recuadas, menor pressão mas rápida temporização para originar situações de recuperação no meio campo defensivo e sair rápido para contra-ataque.
  • 2332 - Táctica kamikaze para situações de desvantagem mínima nos últimos minutos quando sinto que a equipa não está a conseguir criar oportunidades.

Esta táctica encaixa bem no meu perfil alternativo de futebol directo que após alguns updates parece-me menos eficaz.

Também já li coisas boas sobre usar 3 avançados. Vou dar uma vista de olhos mais a fundo a ver se implemento alguma coisa :)

Editado por Tommy

Compartilhar este post

Link para o post