Ir para conteúdo
Entre para seguir isso  
Sumudica by Night

"Belenenses vai criar uma equipa sénior e também vai jogar no Restelo"

Publicações recomendadas

Citação de IlidioMA, há 6 horas:

Fui eu quem levantou a questão do centralismo depois de um post em que o @Mica se "queixava" do facto de uma equipa do Porto ter a 'maçada' de estar obrigada a ir jogar a Miranda do Douro (e que sorte têm  agora que há IC5, o que reduz para 1/3 o número de horas que a viagem há 10 anos demorava...) quando qualquer equipa do Porto nesse escalão, semana sim, semana não, joga ali ao lado. Ou seja, há um desgraçado do Distrito de Bragança e mesmo assim é mal-vindo.

Porque o post deixava no ar (eu interpretei assim e se calhar excedi o intento do post original, o Mica que me diga) que é chato isto de não haver 3ª Divisão porque esse escalão servia de barreira a esses peasants da Mêda e de Mogadouro de subirem à falecida 2ª B, que redundava época sim, época não numa (saudosa) luta  entre os Lousadas, os Leças, os Infestas e os Dragões Sandinenses. Numa palavra: os do interior não têm direito a jogar neste patamar, só vêm chatear com os seus excessivos  quilómetros.

E isto pega com o centralismo, porque eu ainda estou por ver qual a diferença entre o Centralismo de Lisboa e o Centralismo do Porto, quando visto do ponto de vista de alguém de Alfândega da Fé. Ou seja, está-se tão cagando para Alfândega da Fé Lisboa quanto o Porto. Aliás, essa é uma das razões pelas quais o regionalismo nunca foi consensual, pois ninguém de Paredes de Coura ou de Vimioso vê grande vantagem no potencial facto de, em vez de ser ignorado por Lisboa, passar a ser ignorado pelo Porto; um centro de desprezo localizado mais perto não torna o desprezo menor...

Porém, o Porto é que enche a boca quotidianamente (e por tudo e por nada) na pseudo luta contra o centralismo, sem se aperceber (ou autisticamente ignorando) que ele próprio é centralista face aos seus primos nortenhos que carreguem um pouco mais nos 'ch'. E sem se aperceber (ou, uma vez mais, autisticamente ignorando) que quem sofre verdadeiramente com o centralismo (e porque o Porto é um centro) é a Guarda, é Portalegre, é Bragança, distritos que não têm, voz nessa luta (que foi canibalizada pelo Porto, como sua coutada privativa) e, pasme-se nem bem direito a aparecerem nas divisões maiores do nosso futebol têm...

Isto leva à minha última conclusão: O Porto não sofre verdadeiramente de centralismo face a Lisboa; sofre mais de dor-de-cotevelismo. É que o resto do país está-se cagando para essa invejzinha, essa luta de galos, entre os dois centros macrocéfalos, que se estão cagando para 3/5 do território, na mesma medida.

Vim-me queixar precisamente do oposto, que era uma maçada o que os clubes do interior tem de percorrer e se adicionarem outro escalão não vai resolver nada, pois vão continuar com viagens longas, com a diferença que isso será no 4o escalão e não no 3o. Resumindo, sou contra a 3a Divisão.

Eu até pensei que quando falaste no centralismo estavas a concordar comigo, afinal percebeste tudo ao contrário 😄 Mas vou mais longe, a mim dá-me para rir quando se fala de centralismo no litoral norte e centro. Mesmo Viana do Castelo, Aveiro, Leiria etc. tem vantagens consideráveis sobre o interior, tens tudo ao teu dispor nem que seja a duas dezenas de Km. Ainda há uns dias uma senhora se queixava que na sua terra fechou os CTT e que agora tem de ir a Leiria. Fui ao Google Maps e da terra da senhora ao centro de Leiria são 16km. Se os CTT de Mogadouro fechassem era preciso uma viagem de uma hora até aos CTT mais próximos.

Editado por Mica

Compartilhar este post


Link para o post
Citação de IlidioMA, há 17 horas:

Fui eu quem levantou a questão do centralismo depois de um post em que o @Mica se "queixava" do facto de uma equipa do Porto ter a 'maçada' de estar obrigada a ir jogar a Miranda do Douro (e que sorte têm  agora que há IC5, o que reduz para 1/3 o número de horas que a viagem há 10 anos demorava...) quando qualquer equipa do Porto nesse escalão, semana sim, semana não, joga ali ao lado. Ou seja, há um desgraçado do Distrito de Bragança e mesmo assim é mal-vindo.

Porque o post deixava no ar (eu interpretei assim e se calhar excedi o intento do post original, o Mica que me diga) que é chato isto de não haver 3ª Divisão porque esse escalão servia de barreira a esses peasants da Mêda e de Mogadouro de subirem à falecida 2ª B, que redundava época sim, época não numa (saudosa) luta  entre os Lousadas, os Leças, os Infestas e os Dragões Sandinenses. Numa palavra: os do interior não têm direito a jogar neste patamar, só vêm chatear com os seus excessivos  quilómetros.

E isto pega com o centralismo, porque eu ainda estou por ver qual a diferença entre o Centralismo de Lisboa e o Centralismo do Porto, quando visto do ponto de vista de alguém de Alfândega da Fé. Ou seja, está-se tão cagando para Alfândega da Fé Lisboa quanto o Porto. Aliás, essa é uma das razões pelas quais o regionalismo nunca foi consensual, pois ninguém de Paredes de Coura ou de Vimioso vê grande vantagem no potencial facto de, em vez de ser ignorado por Lisboa, passar a ser ignorado pelo Porto; um centro de desprezo localizado mais perto não torna o desprezo menor...

Porém, o Porto é que enche a boca quotidianamente (e por tudo e por nada) na pseudo luta contra o centralismo, sem se aperceber (ou autisticamente ignorando) que ele próprio é centralista face aos seus primos nortenhos que carreguem um pouco mais nos 'ch'. E sem se aperceber (ou, uma vez mais, autisticamente ignorando) que quem sofre verdadeiramente com o centralismo (e porque o Porto é um centro) é a Guarda, é Portalegre, é Bragança, distritos que não têm, voz nessa luta (que foi canibalizada pelo Porto, como sua coutada privativa) e, pasme-se nem bem direito a aparecerem nas divisões maiores do nosso futebol têm...

Isto leva à minha última conclusão: O Porto não sofre verdadeiramente de centralismo face a Lisboa; sofre mais de dor-de-cotevelismo. É que o resto do país está-se cagando para essa invejzinha, essa luta de galos, entre os dois centros macrocéfalos, que se estão cagando para 3/5 do território, na mesma medida.

Só confirmaste o que eu disse.

Do pé para a mão, começaste com uma equipa de futebol da terceira divisão do Distrito de Bragança e já vais no suposto dor-de-cotovelismo do Porto face a Lisboa. Foi só puxar por ti um bocadinho.

E é uma discussão que nem vale a pena ter porque está visto que tens a tua opinião cravada a ferros nessa cabecinha.

 

Compartilhar este post


Link para o post
Citação de UnReal, há 1 hora:

já vais no suposto dor-de-cotovelismo do Porto face a Lisboa.

toda a gente sabe que isto é verdade. Não percebo a dúvida.

Compartilhar este post


Link para o post
Citação de UnReal, há 2 horas:

Só confirmaste o que eu disse.

Do pé para a mão, começaste com uma equipa de futebol da terceira divisão do Distrito de Bragança e já vais no suposto dor-de-cotovelismo do Porto face a Lisboa. Foi só puxar por ti um bocadinho.

E é uma discussão que nem vale a pena ter porque está visto que tens a tua opinião cravada a ferros nessa cabecinha.

 

tu é que sabes o que é que te vale a pena ou não, quem sou eu para te dizer onde gastares o teu tempo.

Mas se conseguires explicar a alguém oriundo de Vila Flor, Distrito de Bragança em que difere o desprezo que recebemos de Lisboa do desprezo que recebemos do Porto eu gostava de perceber. Podia ser que os ferros que me cravam opiniões na cabeça saltassem.

Citação de Mica, há 13 horas:

Vim-me queixar precisamente do oposto, que era uma maçada o que os clubes do interior tem de percorrer e se adicionarem outro escalão não vai resolver nada, pois vão continuar com viagens longas, com a diferença que isso será no 4o escalão e não no 3o. Resumindo, sou contra a 3a Divisão.

Eu até pensei que quando falaste no centralismo estavas a concordar comigo, afinal percebeste tudo ao contrário 😄 Mas vou mais longe, a mim dá-me para rir quando se fala de centralismo no litoral norte e centro. Mesmo Viana do Castelo, Aveiro, Leiria etc. tem vantagens consideráveis sobre o interior, tens tudo ao teu dispor nem que seja a duas dezenas de Km. Ainda há uns dias uma senhora se queixava que na sua terra fechou os CTT e que agora tem de ir a Leiria. Fui ao Google Maps e da terra da senhora ao centro de Leiria são 16km. Se os CTT de Mogadouro fechassem era preciso uma viagem de uma hora até aos CTT mais próximos.

Peço desculpa, profundamente me penitencio por ter mal interpretado o teu post original e ter-te colocado na boca (dedos, vá) palavras e ideias que daí não vieram.

Mas o sumo do meu post mantém-se, porque não era unidireccionado, antes direccionado a uma certa forma de pensar entrincheirada na região do Porto, que se vê como grande vítima do centralismo Lisboeta (que existe), mas que apenas deseja exercer um pouco desse centralismo e não acabar com ele.

Ou seja, para a malta do Porto, grosso modo, dividia-se o controlo do país a meio, ali pelo Mondego, e Lisboa ficava a cagar-se para Estremoz, Mação e Góis e o Porto ficava a cagar-se de igual modo para Seia, Montalegre e Ponte da Barca (em vez de ser, como hoje, Lisboa a cagar-se para essas localidades todas). Não sei se era muito positivo para essas populações e para o país como um todo, mas daria um grande boost de auto-estima aos Portuenses.

  • Like 1

Compartilhar este post


Link para o post

Voltando ao tema belenense :4_joy:

O próximo jogo, domingo (28) vai ser contra o Amavita, nas Salésias, com entrada livre.

Compartilhar este post


Link para o post
Citação de nopla, há 3 minutos:

O Clube de Futebol “Os Belenenses” informa que, neste dia, foi enviada uma carta à Liga Portuguesa de Futebol Profissional, com conhecimento à Federação Portuguesa de Futebol.

Nesta missiva são dadas instruções expressas de que não está autorizada a utilização das marcas #Belenenses (nominativa ou figurativa) para identificar qualquer das SAD participantes na Liga NOS, na Liga Revelação (prova do escalão sub-23), na Taça da Liga e na Taça de Portugal, pelo que não poderá ser usado pela SAD detida maioritariamente pela empresa Codecity, em caso algum, o nome “Belenenses”, devendo ser utilizado por essa entidade o nome “B”, marca (nominativa e figurativa) que de resto registou.

O conteúdo da mesma é aqui tornado público para que possa ser do conhecimento generalizado, quer a posição, quer a fundamentação do Clube, de modo a impedir o uso abusivo das marcas registadas que lhe pertencem; uso esse que provoca prejuízos avultados, danos irreparáveis à reputação do CF Os Belenenses e confundibilidade (em proveito financeiro não autorizado de várias organizações) entre uma SAD participante nas provas em causa e o verdadeiro e único detentor das marcas Belenenses.

Belenenses há só um. Completa em Setembro 100 anos e joga no Estádio do Restelo. Tem milhares de atletas em várias modalidades e escalões. No futebol senior esta temporada subiu à 2.ª divisão da AF Lisboa e está a fazer o seu caminho para regressar ao lugar a que pertence, no topo da pirâmide do futebol em Portugal.

Na sequência de contactos realizados em momentos anteriores, e à entrada para uma nova temporada desportiva, entendeu o CF Os Belenenses relembrar os agentes desportivos de que existem decisões judiciais – providência cautelar, confirmada por unanimidade por um Acórdão do Tribunal da Relação de Lisboa – que impedem a SAD que joga no Estádio do Jamor de continuar a utilizar as marcas (nominativa e figurativa) pertencentes ao CF Os Belenenses.

Demos também conta de que a referida SAD registou a 11 de março de 2019 a marca nacional 619910 (cujo pedido juntamos também em anexo) com o tipo de sinal misto (nominativo e figurativo). O símbolo é utilizado pelas equipas da referida sociedade desde a data do registo, mas o nome registado (“B”) continuou a ser substituído abusivamente pela marca Belenenses.

Desta forma, e perante tão flagrante violação de decisões judiciais, havendo já uma nova identidade marcária definida e registada pela referida SAD, informámos aqueles interessados de que qualquer utilização indevida da marca Belenenses sem a autorização expressa do clube poderá e deverá ser alvo do devido pedido de indemnização – será entendido como cumplicidade a permissão (e promoção) para que a referida “B” SAD continue a utilizar o nome Belenenses ou qualquer que com este possa confundir-se.

Este post devia ficar em inamovível, só para não ver (constantemente) a maior parte dos users deste fórum a referir-se à "B" SAD como Belenenses. Espero que fiquem mais esclarecidos depois disto.

http://www.osbelenenses.com/2019/06/informacao-aos-socios-marca-belenenses-epoca-2019-2020/?fbclid=IwAR0CqtwLF1z0ej0nymiJ2WbJYv-X6NG2J-qhemr9sqFbA2el5voaV3dWVuQ - Têm aqui os anexos todos, caso queiram consultar.

Informação aos sócios: Marca Belenenses â Ãpoca 2019/20

 

Editado por nopla

Compartilhar este post


Link para o post

isto é tudo muito bonito, mas a decisão judicial não incidiu sobre o nome, apenas sobre o emblema. Portanto o Belenenses SAD, até ver, não está a violar coisa nenhuma ao usar o nome que usa.

E quanto ao uso desse print do inpi é só triste. Ou ignorante. Ou manipulador. 

Compartilhar este post


Link para o post
Citação de IlidioMA, há 3 minutos:

isto é tudo muito bonito, mas a decisão judicial não incidiu sobre o nome, apenas sobre o emblema. Portanto o Belenenses SAD, até ver, não está a violar coisa nenhuma ao usar o nome que usa.

E quanto ao uso desse print do inpi é só triste. Ou ignorante. Ou manipulador. 

Desculpa? Incidiu, sim. Nome, símbolo e lema.

Porquê? Elucida-me lá, que estou curioso. Não sei se te dignaste a abrir o link, mas estão outros anexos. 

Compartilhar este post


Link para o post
Citação de nopla, há 21 minutos:

Desculpa? Incidiu, sim. Nome, símbolo e lema.

Porquê? Elucida-me lá, que estou curioso. Não sei se te dignaste a abrir o link, mas estão outros anexos. 

Não incidiu. Eu li as sentenças DE FIO A PAVIO e não aceito histórias mal contadas impingidas por um sujeito que é tão mentiroso como o da SAD. Porém, o da SAD é vilipendiado (e não sem razão), e o do clube é levado em ombros, bem se sabendo que mente descaradamente aos sócios  do seu próprio clube quando promete chegar à primeira liga.

Nunca esteve em causa a designação social "Belenenses SAD" no processo que opôs mediaticamente o clube e SAD. Estava em causa a marca, que é mista por natureza, sendo composta por um pictograma e um dizer. O tribunal pronunciou-se quanto ao uso desta marca (o logo tradicional do Belém) e tb, quanto a mim de forma abusiva, ao uso da Cruz de Cristo. Os demais emblemas, lemas, hinos e quê também foram objecto da decisão.

Ou seja, a SAD foi proibida de usar os elementos de propriedade intelectual detidos pelo Clube, mas não nome. A designação de um ente jurídico NÃO É, e repito, NÃO É uma marca. Ainda que essa designação esteja presenta na dita marca (se esta for mista). A designação é a sua designação. Ponto. A marca é um elemento de propriedade intelectual detida por um ente.

Se me perguntarem se o clube puser uma acção em tribunal (não é na Liga) a pedir a proibição do uso do nome se terá razão, creio que, depois da decisão anterior quanto à marca, em princípio também lhe seria reconhecida razão (se o tribunal até impediu a SAD de usar a Cruz de Cristo, por a consideram marca privativa do Belenenses, acho que o nome é o mínimo, realmente). Mas ao momento actual, NADA, impede a SAD de o usar. é o seu nome jurídico, que consta nos seus estatutos, nos seus registos, e que usa ab initio desde que existe. Claro que o partilha com o clube, mas tal não sucede sem consentimento deste, já que o deu expressamente no seu acto de constituição, originariamente, da SAD, que era e AINDA O É sua, pelo que o seu uso é justificado, e até ao momento não proíbido judicialmente.

Se o clube quer impedir o uso do mesmo nome, que vá ao Tribunal. Se ganhar que a SAD seja obrigada a mudar de nome. Até lá, o Sr. Patrick abstenha-se de mentir. Quer dizer, que minta à vontade aos sócios do clube, isso é assunto dos belenenses. Mas que minta ao público em geral acho inaceitável.  

Editado por IlidioMA
  • Like 3

Compartilhar este post


Link para o post
Citação de IlidioMA, há 2 minutos:

Não incidiu. Eu li as sentenças DE FIO A PAVIO e não aceito histórias mal contadas impingidas por um sujeito que é tão mentiroso como o da SAD. Porém, o da SAD é vilipendiado (e não sem razão), e o do clube é levado em ombros, bem se sabendo que mente descaradamente aos sócios  do seu próprio clube quando promete chegar à primeira liga.

Nunca esteve em causa a designação social "Belenenses SAD" no processo que opôs mediaticamente o clube e SAD. Estava em causa a marca, que é mista por natureza, sendo composta por um pictograma e um dizer. O tribunal pronunciou-se quanto ao uso desta marca (o logo tradicional do Belém) e tb, quanto a mim de forma abusiva, ao uso da Cruz de Cristo. Os demais emblemas, lemas, hinos e quê também foram objecto da decisão.

Ou seja, a SAD foi proibida de usar os elementos de propriedade intelectual detidos pelo Clube, mas não nome. A designação de um ente jurídico NÃO É, e repito, NÃO É uma marca. Ainda que essa designação esteja presenta na dita marca (se esta for mista). A designação é a sua designação. Ponto. A marca é um elemento de propriedade intelectual detida por um ente.

Se me perguntarem se o clube puser uma acção em tribunal (não é na Liga) a pedir a proibição do uso do nome se terá razão, creio que, depois da decisão anterior quanto à marca, em princípio também lhe seria reconhecida razão (se o tribunal até impediu a SAD de usar a Cruz de Cristo, por a consideram marca privativa do Belenenses, acho que o nome é o mínimo, realmente). Mas ao momento actual, NADA, impede a SAD de o usar. é o seu nome jurídico, que consta nos seus estatutos, nos seus registos, e que usa ab initio desde que existe. Claro que o partilha com o clube, mas tal não sucede sem consentimento deste, já que o deu expressamente no seu acto de constituição, originariamente, da SAD, que era e AINDA O É sua, pelo que o seu uso é justificado, e até ao momento não proíbido judicialmente.

Se o clube quer impedir o uso do mesmo nome, que vá ao Tribunal. Se ganhar que a SAD seja obrigada a mudar de nome. Até lá, o Sr. Patrick abstenha-se de mentir. Quer dizer, que minta à vontade aos sócios do clube, isso é assunto dos belenenses. Mas que minta ao público em geral acho inaceitável.  

Já que sabes tudo sobre tudo, volta lá a elcuidar-me relativamente a isto (Bold). É que foi explicado (já em diversas entrevistas e comunicados - que deves ter lido DE FIO A PAVIO) que o CFB, na altura de subir à mesma divisão onde se encontra a Codecity, terá de se desprender dos 10% que ainda detém da SAD e constituir uma nova ou uma SDUQ. Nesse caso, poderá participar na Liga sem qualquer impedimento. A não ser que tu saibas alguma coisa a mais, claro.

Quero me contes mais mentira dos Sr. Patrick, por favor. Obviamente que ele tem muitos defeitos (já falei disso aqui, se quiseres, procura), mas nos últimos tempos tem cumprido o que promete. O último caso foi o da Parcela 5.

Quanto ao resto: a primeira decisão incidiu sobre o nome, sim. Só que a SAD recorreu da decisão e a segunda fala de "elementos que pela sua semelhança possam criar confundibilidade pública", onde, obviamente, se encontra o nome. A Liga e a FPF têm de parar de assobiar para o lado. Este assunto tem de ser encarado com seriedade e resolvido de forma célere.

Compartilhar este post


Link para o post
Citação de nopla, há 7 minutos:

Já que sabes tudo sobre tudo, volta lá a elcuidar-me relativamente a isto (Bold). É que foi explicado (já em diversas entrevistas e comunicados - que deves ter lido DE FIO A PAVIO) que o CFB, na altura de subir à mesma divisão onde se encontra a Codecity, terá de se desprender dos 10% que ainda detém da SAD e constituir uma nova ou uma SDUQ. Nesse caso, poderá participar na Liga sem qualquer impedimento. A não ser que tu saibas alguma coisa a mais, claro.

Quero me contes mais mentira dos Sr. Patrick, por favor. Obviamente que ele tem muitos defeitos (já falei disso aqui, se quiseres, procura), mas nos últimos tempos tem cumprido o que promete. O último caso foi o da Parcela 5.

Quanto ao resto: a primeira decisão incidiu sobre o nome, sim. Só que a SAD recorreu da decisão e a segunda fala de "elementos que pela sua semelhança possam criar confundibilidade pública", onde, obviamente, se encontra o nome. A Liga e a FPF têm de parar de assobiar para o lado. Este assunto tem de ser encarado com seriedade e resolvido de forma célere.

Nopla eu já falei varias vezes sobre esse tema de o clube não poder conviver com a sua SAD nas duas divisões controladas pela Liga. Vai reler os meus posts neste tópico que estão lá.

Quanto às mentiras, estou-me cagando. Não é meu presidente. Se vocês acreditam no homem quando ele diz que vai levar o Belenenses (clube) de volta  à Liga, apenas a subir de divisão todos os anos, vão ter uma grande surpresa quando chegarem ao final da época em que vençam o CNS. 

Quanto À sentença, não incidia sobre o nome, o nome nunca este no rol de pedidos do Belenenses Clube. Aliás, este processo decorreru no pribunal de priopriedade intelectual, pelo que só por aqui já podes perceber que não incidiu sobre nomes (o nomes não são propriedade intelectual) Lê o processo e a sentença. Não vale a pena repetir-me mais.

Compartilhar este post


Link para o post

Quanto à questão da subida aos campeonatos profissionais já alguns especialistas na matéria deram entrevistas e prestaram declarações públicas sobre o caso, referindo que, desde que o Clube já não tenha os 10% da SAD nessa altura não haverá problema. 

Editado por O Pastel

Compartilhar este post


Link para o post

@IlidioMA, que raio de conversa vem a ser essa sobre o Presidente estar a mentir aos adeptos? Todos os adeptos sabem que não é possível a convivência das duas entidades nas competições profissionais nas condições atuais. O que o homem disse e prometeu aos adeptos é que, até lá, vai tentar que as condições mudem para que isso não constitua obstáculo à concretização dos objetivos ambiciosos a que se propôs.

Em resumo: vai fazer tudo o que estiver ao seu alcance para oficializar a separação definitiva do Clube em relação à SAD.

Tendo em consideração que a SAD já não joga no Restelo e já não pode utilizar os símbolos do clube e que a Federação e a Associação de Lisboa aceitaram como válida a inscrição e participação oficial de uma equipa de futebol só do clube e das camadas jovens, eu diria que está no bom caminho. Conseguiu até algumas coisas que te surpreenderam e que dizias serem praticamente impossíveis (como a proibição da utilização da Cruz de Cristo), pelo que conseguir que o clube se desfaça de 10% do capital da SAD me parece perfeitamente exequível.

Como é que alguém está a mentir quando diz que vai tentar fazer algo e, de facto, o está a fazer? :42_confused:

Compartilhar este post


Link para o post

@Descartes e @O Pastel 

O problema é que pura e simplesmente a lei não permite ao Belenenses clube abdicar desses 10% na SAD. O clube fundador tem de sempre ter uma participação na sua SAD. E ao mesmo tempo, não pode ter outra SAD. E ao mesmo tempo, não pode competir na Liga sem ser SAD ou SQUD.

 

Eu bem sei que o Descartes toma excepção a esta restrição dos 10% da Lei e que a acha inconstitucional. Eu não vejo essa inconstitucionalidade, e até acho que essa limitação tem uma razão séria de existir. Aliás, a limitação começou por ser em 50% e acho que o maior erro foi a lei ter baixado essa fasquia.

Concorde-se ou não com ela, essa limitação existe e até agora nunca foi colocada judicialmente em causa. 

Portanto, até ao momento, é impossivel o clube coexistir com a SAD na Liga.

Compartilhar este post


Link para o post
Citação de IlidioMA, há 13 minutos:

@Descartes e @O Pastel 

O problema é que pura e simplesmente a lei não permite ao Belenenses clube abdicar desses 10% na SAD. O clube fundador tem de sempre ter uma participação na sua SAD. E ao mesmo tempo, não pode ter outra SAD. E ao mesmo tempo, não pode competir na Liga sem ser SAD ou SQUD.

 

Eu bem sei que o Descartes toma excepção a esta restrição dos 10% da Lei e que a acha inconstitucional. Eu não vejo essa inconstitucionalidade, e até acho que essa limitação tem uma razão séria de existir. Aliás, a limitação começou por ser em 50% e acho que o maior erro foi a lei ter baixado essa fasquia.

Concorde-se ou não com ela, essa limitação existe e até agora nunca foi colocada judicialmente em causa. 

Portanto, até ao momento, é impossivel o clube coexistir com a SAD na Liga.

O problema é que tu estás a dizer que daqui a 3 anos a Lei será, com certeza, a mesma. E isso não sabes. Não podes sabê-lo. Ou seja, segundo os teus padrões estás a mentir tanto como o presidente d'Os Belenenses. Tão vidente é um como o outro. Com uma diferença: ele pretende influenciar nos locais próprios aqueles que podem decidir alterar a Lei. Entende que pode fazê-lo e que tem argumentos suficientes para que essa alteração aconteça. E é nisso que os adeptos confiam. E não nos tem mentido quanto às suas tentativas. Tu apenas alegas que a mudança não vai acontecer. A 3 anos...

Compartilhar este post


Link para o post
Citação de Descartes, Agora:

O problema é que tu estás a dizer que daqui a 3 anos a Lei será, com certeza, a mesma. E isso não sabes. Não podes sabê-lo. Ou seja, segundo os teus padrões estás a mentir tanto como o presidente d'Os Belenenses. Tão vidente é um como o outro. Com uma diferença: ele pretende influenciar nos locais próprios aqueles que podem decidir alterar a Lei. Entende que pode fazê-lo e que tem argumentos suficientes para que essa alteração aconteça. E é nisso que os adeptos confiam. E não nos tem mentido quanto às suas tentativas. Tu apenas alegas que a mudança não vai acontecer. A 3 anos...

ó descartes, desculpa lá, mas este post é para eu dizer "quem diz é quem é". é que tu estás a presumir que vai haver uma alteração legislativa. Ou que sequer pode. Ou que sequer interessa a alguem, a não ser ao actual Belenenses clube.

é que se isto fosse a betclic em punha o dinheiro no "não vai alteração nenhuma", até porque isso seria abrir a caixa de pandora para a replicação da actual situação do Belenenses no outros clubes todos. Ou seja, o Aves clube, chateava-se com o Aves SAD e pura e simplesmente abandonava a sua SAD, e passava o resto do tempo a mandar comunicados a dizer que aquele Aves não é o Aves, e por aí fora. Ora se esta situação do Belenenses já é confrangedora o suficiente, imagina agora 20 ou 30. 

Não vejo que a Liga e a FPF algum dia se pronunciem a favor de uma alteração nesse sentido e elas têm de ser consultadas na alteração da Lei.

A não ser que tu aches que o Patrick sozinho, qual Don Quixote De La Mancha, pode fazer uma cruzada e ser  ele por si lóbi suficiente para uma Lei da República ser mudada, mesmo que os Partidos não tenham interesse, e que mais ninguém queira.

 

Ah e só para terminar, essa coisa de alterar a Lei nunca foi pelo Senhor Patrick mencionada há um ano quando consumou o divórcio. É uma narrativa posterior. 

Compartilhar este post


Link para o post
Citação de IlidioMA, há 8 minutos:

ó descartes, desculpa lá, mas este post é para eu dizer "quem diz é quem é". é que tu estás a presumir que vai haver uma alteração legislativa. Ou que sequer pode. Ou que sequer interessa a alguem, a não ser ao actual Belenenses clube.

é que se isto fosse a betclic em punha o dinheiro no "não vai alteração nenhuma", até porque isso seria abrir a caixa de pandora para a replicação da actual situação do Belenenses no outros clubes todos. Ou seja, o Aves clube, chateava-se com o Aves SAD e pura e simplesmente abandonava a sua SAD, e passava o resto do tempo a mandar comunicados a dizer que aquele Aves não é o Aves, e por aí fora. Ora se esta situação do Belenenses já é confrangedora o suficiente, imagina agora 20 ou 30. 

Não vejo que a Liga e a FPF algum dia se pronunciem a favor de uma alteração nesse sentido e elas têm de ser consultadas na alteração da Lei.

A não ser que tu aches que o Patrick sozinho, qual Don Quixote De La Mancha, pode fazer uma cruzada e ser  ele por si lóbi suficiente para uma Lei da República ser mudada, mesmo que os Partidos não tenham interesse, e que mais ninguém queira.

 

Ah e só para terminar, essa coisa de alterar a Lei nunca foi pelo Senhor Patrick mencionada há um ano quando consumou o divórcio. É uma narrativa posterior. 

A lei é omissa quanto à consequência da venda desses 10%. Entre outros argumentos, o gabinete jurídico do CFB também entende que essa restrição é incostitucional e tem uma interpretação diferente da lei da que tu tens.

O presidente do CFB já em Julho do ano passado logo após a separação foi ouvido na AR e FPF, por exemplo, alertando publicamente para a necessidade de alteração da Lei das SAD.

É como o Descartes referiu, não sabemos como será a lei daqui a 3 anos, a questão dos 10% poderá nem se colocar.

Mente tanto o Patrick quanto o RPS que afirma perentoriamente que o Belenenses nunca poderá passar do Campeonato de Portugal. 

Editado por O Pastel

Compartilhar este post


Link para o post
Citação de O Pastel, há 19 minutos:

A lei é omissa quanto à consequência da venda desses 10%. Entre outros argumentos, o gabinete jurídico do CFB também entende que essa restrição é incostitucional e tem uma interpretação diferente da lei da que tu tens.

O presidente do CFB já em Julho do ano passado logo após a separação foi ouvido na AR e FPF, por exemplo, alertando publicamente para a necessidade de alteração da Lei das SAD.

É como o Descartes referiu, não sabemos como será a lei daqui a 3 anos, a questão dos 10% poderá nem se colocar.

Mente tanto o Patrick quanto o RPS que afirma perentoriamente que o Belenenses nunca poderá passar do Campeonato de Portugal. 

vamos por partes sff.

o bold 1 é um absurdo total e se há alguem ligado ao departamento juridico do que quer que seja que sequer diga algo assim preocupa-me. A lei diz:

Artigo 23.º

Participação do clube fundador

1 - Nos casos referidos na alínea c) do artigo 3.º, a participação direta do clube fundador na sociedade anónima desportiva não pode ser inferior a 10 % do capital social.

Ora bem, isto é  claro. Não pode. Dizer que ah mas não há consequência para desrespeitar isto é desde logo uma aberração. Só se cumpre a lei se houver pena? Esta não é uma lei penal. é uma lei estruturante. que diz como é e como não é. O argumento do Belenenses será "e se a gente cagar na lei, o que nos acontece?" é esse o caminho que pretendem seguir?

 

O segundo bold, vale pouco. Mas mesmo pouco. Ir um dirigente à AR não quer dizer nada. É para convertidos. É para dizer aos sócios "vêde vêde que eu estou a trabalhar na alteração da lei". E daí vem o quê? Zero. Fala-se disso sequer? No parlamento? Algum partido toca no assunto? E a Liga a e FPF, estão a falar disso sequer? Tudo resposta negativa. Ora se ninguém está a falara de mudar a lei porque é que é argumento, por parte dos partidários do clube, a questão da mudança da lei??? Não há, nem no que é mais proximamente previsível, sequer a discussão do tema porque razão estão sempre a dizer "ah mas não sabes se a lei vai mudar!" Mas que raio de argumentação. Mas eu vou começar a planear o homicidio do meu vizinho porque "ah não sabes se a lei que proíbe o homicidio não vai mudar".

O terceiro bold é AO TEMPO EM QUE ESTAMOS A FALAR simplesmente mentira. O Clube não pode, AO MOMENTO EM QUE ESTAMOS subir À II Liga. A não ser que a SAD se extinga até lá. Mas o Clube não tem maioria para votar a dissolução da SAD. 

 

Ponham na cabeça uma coisa. Se ambas as entidades (mentira, as entidades estão a ser vilmente usadas, quero dizer ambos os dirigentes - RPS e Patrick) mantiverem o rumo e aposição que têm ao momento o problema não se resolve. 

Compartilhar este post


Link para o post
Citação de IlidioMA, há 3 horas:

ó descartes, desculpa lá, mas este post é para eu dizer "quem diz é quem é". é que tu estás a presumir que vai haver uma alteração legislativa. Ou que sequer pode. Ou que sequer interessa a alguem, a não ser ao actual Belenenses clube.

é que se isto fosse a betclic em punha o dinheiro no "não vai alteração nenhuma", até porque isso seria abrir a caixa de pandora para a replicação da actual situação do Belenenses no outros clubes todos. Ou seja, o Aves clube, chateava-se com o Aves SAD e pura e simplesmente abandonava a sua SAD, e passava o resto do tempo a mandar comunicados a dizer que aquele Aves não é o Aves, e por aí fora. Ora se esta situação do Belenenses já é confrangedora o suficiente, imagina agora 20 ou 30. 

Não vejo que a Liga e a FPF algum dia se pronunciem a favor de uma alteração nesse sentido e elas têm de ser consultadas na alteração da Lei.

A não ser que tu aches que o Patrick sozinho, qual Don Quixote De La Mancha, pode fazer uma cruzada e ser  ele por si lóbi suficiente para uma Lei da República ser mudada, mesmo que os Partidos não tenham interesse, e que mais ninguém queira.

 

Ah e só para terminar, essa coisa de alterar a Lei nunca foi pelo Senhor Patrick mencionada há um ano quando consumou o divórcio. É uma narrativa posterior. 

Eu não estou a presumir coisa nenhuma. Estou a dizer-te que o presidente do Belenenses está confiante de que a Lei pode vir a ser mudada até se chegar ao ponto em que o clube esteja em condições de ascender às competições profissionais. E isso vai demorar pelo menos 3 anos. Tu é que estás a presumir que ela não vai ser alterada. Daí estares a chamar mentiroso ao homem.

E em que é que te baseias? na tua presunção de que isso não interessa a ninguém com exceção do Belenenses. Porque não perguntas aos adeptos do Atlético, do Beira-Mar, do Leixões, do Cova da Piedade, do Ac. Viseu? Melhor ainda: porque não te questionas acerca do facto dos adeptos do Benfica, do FC Porto ou do Sporting nem quererem ouvir falar de venda de posições maioritárias nas suas próprias SAD? É porque há de facto um problema que decorre da própria Lei.

Baseias-te ainda na tua apreciação de que não vês a Liga ou a Federação a favor de uma alteração. A que propósito vem essa tua convicção? A 3 anos de distância? Não se percebe... Dizes ainda que os Partidos não têm interesse nessa alteração. Que bases tens tu para dizer uma coisa dessas? Por estarem todos calados? E depois? Não seria a primeira Lei a ser alterada sem ser discutida na praça pública. É certo e sabido que a prioridade do Governo e da Assembleia da República quanto a alteração de Leis aplicáveis ao Desporto tem a ver com a questão da violência e da regulamentação dos Grupos Organizados de Adeptos, mas logo a seguir vem a questão das SAD.

E o Patrick não está sozinho. Muito pelo contrário. Eu até diria que todos os presidentes de clubes em Portugal estão com o Patrick. As posições só não são mais visíveis porque a maioria deles (incluindo a totalidade dos Grandes que monopolizam a opinião pública e publicada) é simultaneamente presidente de clube e da SAD.

 

Citação de IlidioMA, há 3 horas:

vamos por partes sff.

o bold 1 é um absurdo total e se há alguem ligado ao departamento juridico do que quer que seja que sequer diga algo assim preocupa-me. A lei diz:

Artigo 23.º

Participação do clube fundador

1 - Nos casos referidos na alínea c) do artigo 3.º, a participação direta do clube fundador na sociedade anónima desportiva não pode ser inferior a 10 % do capital social.

Ora bem, isto é  claro. Não pode. Dizer que ah mas não há consequência para desrespeitar isto é desde logo uma aberração. Só se cumpre a lei se houver pena? Esta não é uma lei penal. é uma lei estruturante. que diz como é e como não é. O argumento do Belenenses será "e se a gente cagar na lei, o que nos acontece?" é esse o caminho que pretendem seguir?

 

O segundo bold, vale pouco. Mas mesmo pouco. Ir um dirigente à AR não quer dizer nada. É para convertidos. É para dizer aos sócios "vêde vêde que eu estou a trabalhar na alteração da lei". E daí vem o quê? Zero. Fala-se disso sequer? No parlamento? Algum partido toca no assunto? E a Liga a e FPF, estão a falar disso sequer? Tudo resposta negativa. Ora se ninguém está a falara de mudar a lei porque é que é argumento, por parte dos partidários do clube, a questão da mudança da lei??? Não há, nem no que é mais proximamente previsível, sequer a discussão do tema porque razão estão sempre a dizer "ah mas não sabes se a lei vai mudar!" Mas que raio de argumentação. Mas eu vou começar a planear o homicidio do meu vizinho porque "ah não sabes se a lei que proíbe o homicidio não vai mudar".

O terceiro bold é AO TEMPO EM QUE ESTAMOS A FALAR simplesmente mentira. O Clube não pode, AO MOMENTO EM QUE ESTAMOS subir À II Liga. A não ser que a SAD se extinga até lá. Mas o Clube não tem maioria para votar a dissolução da SAD. 

 

Ponham na cabeça uma coisa. Se ambas as entidades (mentira, as entidades estão a ser vilmente usadas, quero dizer ambos os dirigentes - RPS e Patrick) mantiverem o rumo e aposição que têm ao momento o problema não se resolve. 

Que raio de argumentação a tua. Até parece que as Leis são imutáveis e que o presidente do Belenenses não pode ter a convicção de que aquela em particular vai mudar. É logo motivo para lhe chamar mentiroso...

Nisso tens razão: AO TEMPO EM QUE ESTAMOS A FALAR e AO MOMENTO EM QUE ESTAMOS o clube não pode subir à II Liga. Porque está na 2ª Divisão Distrital e não dispõe de créditos (como já tiveram o Boavista e o Gil Vicente) para subir patamares sem passar pelas divisões intermédias. Só que tu estás a dizer que 3 anos depois do TEMPO EM QUE ESTAMOS A FALAR e do MOMENTO EM QUE ESTAMOS o enquadramento será exatamente igual a este e isso é estares a assumir algo que desconheces.

 

Uma última coisa: para estares a chamar mentiroso ao homem, além de presumires que a Lei não mudará, estás igualmente a presumir que a SAD continuará a existir e mais: que é impossível que a SAD desça de divisão mantendo-se, com certeza absoluta, nas competições profissionais. O que é igualmente abusivo.

  • Like 3

Compartilhar este post


Link para o post
Citação de Descartes, há 7 horas:

Estou a dizer-te que o presidente do Belenenses está confiante de que a Lei pode vir a ser mudada até se chegar ao ponto em que o clube esteja em condições de ascender às competições profissionais. E isso vai demorar pelo menos 3 anos.

O facto de ele estar confiante não implica, de modo algum, que o quadro legal mude. Pode ser somente uma crença, aliás, até ver, há indícios de que surgirá alguma mudança?

Compartilhar este post


Link para o post
Citação de JonasThern, há 57 minutos:

Existe algum clube nas nossas ligas profissionais, que não seja SAD?

Acho que ha alguns clubes na segunda liga que sao SDUQ

Compartilhar este post


Link para o post
Citação de FabioK, há 1 hora:

Acho que ha alguns clubes na segunda liga que sao SDUQ

 

Citação de Cannonball, há 1 hora:

O Gil Vicente é SDUQ.

Nem sabia dessa situação:

"Os maiores defensores das SDUQ's têm frequentemente defendido que este tipo de sociedade comercial é a única forma dos clubes preservarem a sua identidade e integridade institucional, uma vez que a titularidade do capital social pertence em exclusivo ao clube fundador. Por outro lado, atendendo a que o capital mínimo das SDUQ's é de 250.000 euros, se o clube estiver na 1ª Liga, ou de 50.000 euros, se o clube militar no segundo escalão profissional, isto é, bem abaixo dos valores mínimos de uma SAD (1.000.000 euros na 1.ª Liga e 200.000 euros na 2.ª Liga), os arguentes das SDUQ's referem que esta forma jurídica permite aos clubes ajustar o seu modelo de organização e gestão à realidade económico-financeira do país, prevenindo como tal eventuais excessos desportivos e financeiros dos dirigentes."

Compartilhar este post


Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa de ser membro desta comunidade para poder comentar

Criar uma conta

Registe-se na nossa comunidade. É fácil!

Criar nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Autentique-se agora
Entre para seguir isso  

×
×
  • Criar Novo...