Ir para conteúdo
Entre para seguir isso  
Moss

[Vida Real] A Filosofia de Miguel Cardoso: Um desfrute de tanto jogar à bola

Posts recomendados

Citação de John Reverend, há 4 minutos:

Basta-te dizer que não és um romântico. Não precisas de o justificar, @Descartes

Não é por aí. Só acho que o romantismo não tem lugar no futebol.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Descartes, há 1 hora:

treinadores que passam por um processo de endeusamento aqui no CMPT

Fenómeno inverso também sucede, isto é, aqueles treinadores que não são um primor artístico mas que lá acabam por ganhar qualquer coisita. O caso mais paradigmático foi o Zidane. Durante muito tempo foi visto como alguém que ganhava por sorte e que essa iria terminar mais cedo ou mais tarde. Bom, lá isso acabou. Ao fim de três títulos da Liga dos Campeões.

Compartilhar este post

Link para o post

Esperem que qualquer dia temos treinadores nas grandes ligas que tentam fazer obras de arte com as equipas de futebol quais Michelangelo e treinam sem balizas porque ganhar é irrelevante.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Wincing Hálldor, há 6 horas:

Esperem que qualquer dia temos treinadores nas grandes ligas que tentam fazer obras de arte com as equipas de futebol quais Michelangelo e treinam sem balizas porque ganhar é irrelevante.

Nunca mudes ❤️

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Wincing Hálldor, há 8 horas:

Tipo o Ten Hag, não é?

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Descartes, há 10 horas:

Por vezes penso que sou uma má pessoa. Confesso que fico demasiadas vezes agradado quando as coisas correm menos bem a treinadores que passam por um processo de endeusamento aqui no CMPT. E não tenho nada contra o Miguel Cardoso, atenção. Pessoa por quem não tenho particular admiração nem aversão.

Gosto principalmente daqueles comentários que surgem invariavelmente em tom de desafio alegando injustiças praticadas por quem "só se interessa pelos resultados". Típico discurso de académico com pouca noção de como funcionam as coisas na realidade. Que importa se uma ponte foi desenhada aplicando elementos inovadores e esteticamente aliciantes se ela cair? Que importa se uma cirurgia for praticada utilizando métodos de excelência se o paciente morrer? Que importa se o guisado for preparado através de técnicas culinárias dignas de um chef reputado se o resultado for intragável?

Futebol é arte. Em tudo menos no resultado esperado. Na arte a excelência atinge-se satisfazendo o público através da beleza, da performance, da qualidade. No futebol a excelência chega através de golos e vitórias.

Sei que não foi para mim, mas isso é muito facilmente desmontável. 

O futebol e arte estão lado a lado, é impossível separar a estética do futebol e vice versa. O que é belo? Belo para mim é por exemplo um passe em profundidade que rasga uma defesa toda. Belo também é uma jogada veloz ao primeiro toque, entre muitas outras coisas. E a verdade é que são coisas muito uteis num desporto que bem se podia chamar espaço & movimento.

Se a primeira beleza que falei é super útil para meter um jogador mais perto de marcar, a segunda é super útil para quebrar pressões e criar espaços para posteriormente serem aproveitados. Está tudo sempre muito bem relacionado. O futebol não é um fim, tem um fim, mas também tem um início e um meio de onde se obtém depois o resultado. E eu até detesto a expressão do bonito no futebol, porque acho que isso não existe. 

Só concordo contigo no ponto em que os resultados são o mais importante para avaliar um treinador. 

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Hammerfall, há 27 minutos:

Belo difere de bonito em quê?

Eu não fiz nenhuma diferenciação. :7_sweat_smile:

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Thierry Henry, há 1 hora:

Tipo o Ten Hag, não é?

*inserir GIF do homer a esconder-se* :4_joy::4_joy:

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Takezo, há 16 minutos:

Eu não fiz nenhuma diferenciação. :7_sweat_smile:

Belo para mim é por exemplo um passe em profundidade que rasga uma defesa toda.

E eu até detesto a expressão do bonito no futebol, porque acho que isso não existe. 

Secalhar fui eu que percebi mal, secalhar foste tu que te exprimiste mal. Tranquilo :20_kissing_smiling_eyes:

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Hammerfall, há 1 minuto:

Belo para mim é por exemplo um passe em profundidade que rasga uma defesa toda.

E eu até detesto a expressão do bonito no futebol, porque acho que isso não existe. 

Secalhar fui eu que percebi mal, secalhar foste tu que te exprimiste mal. Tranquilo :20_kissing_smiling_eyes:

Usando a expressão que adoram pegar, belo para mim é por exemplo isso. Mas é um expressão super negativa e detesto porque acho que nenhum treinador tem isso em mente quando treina uma equipa. Tem si em mente vários aspetos muito uteis que a malta adora rotular como belo e como se fosse algo mau. O que para mim não faz sentido.

Compartilhar este post

Link para o post

Por isso é que o ser bonito é subjetivo.

Bonito para o Wincing é ganhar jogos, independentemente se a equipa faz mil passes entre centrais ou se, durante o jogo todo, a equipa tem 2 ocasiões flagrantes e nessas marca golo. Claro que, para mim, é muito mais bonito ver uma tabelinha a todo gás no corredor central e ver a defesa contrária às aranhas do que apostar nas características físicas de um jogador e bombear bolas para ele só porque é alto ou corre muito.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Thierry Henry, há 3 horas:

Tipo o Ten Hag, não é?

Há uns anos era "Tipo o Frank de Boer, não é?" ou "Tipo o Peter Bosz, não é?" ou, a melhor, "Tipo o Marcel Keizer, não é?".

Eu gosto de algumas coisas do Ten Hag, mas sim, é um exemplo de treinador que às vezes se esquece que as equipas entram em campo para sair com mais golos que o adversário.

@Hammerfall o mais bonito é muito subjetivo. se mandar bolas para um Marega correr atrás for estrategicamente eficiente na maioria dos jogos então gostava que esse treinador seja mais elogiado que um Setién qualquer da vida. Eu não quero com isto dizer que não gosto de ver equipas controladoras e que fazem combinações entre os laterais e os extremos e isso tudo. Quero dizer que também gosto muito dos treinadores que mexem nas peças durante o jogo qual Kasparov e conseguem ganhar através disso. Se bem que a corrente hoje em dia também é que o futebol tem de ser dos jogadores, o que é um bocado incongruente, mas ok. 

É que por muito que haja gente que queira, nem toda a gente pode ser o Guardiola ou o Sarri.

Editado por Wincing Hálldor

Compartilhar este post

Link para o post

Ao nível de Guardiola vi apenas dois treinadores na minha vida: Jorge Jesus e Bruno Lage.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Wincing Hálldor, há 20 minutos:

Há uns anos era "Tipo o Frank de Boer, não é?" ou "Tipo o Peter Bosz, não é?" ou, a melhor, "Tipo o Marcel Keizer, não é?".

Eu gosto de algumas coisas do Ten Hag, mas sim, é um exemplo de treinador que às vezes se esquece que as equipas entram em campo para sair com mais golos que o adversário.

@Hammerfall o mais bonito é muito subjetivo. se mandar bolas para um Marega correr atrás for estrategicamente eficiente na maioria dos jogos então gostava que esse treinador seja mais elogiado que um Setién qualquer da vida. Eu não quero com isto dizer que não gosto de ver equipas controladoras e que fazem combinações entre os laterais e os extremos e isso tudo. Quero dizer que também gosto muito dos treinadores que mexem nas peças durante o jogo qual Kasparov e conseguem ganhar através disso. Se bem que a corrente hoje em dia também é que o futebol tem de ser dos jogadores, o que é um bocado incongruente, mas ok. 

É que por muito que haja gente que queira, nem toda a gente pode ser o Guardiola ou o Sarri.

Eu dei-te como uma hipérbole de exemplo só para pegar contigo fofinho, concordo contigo em certos aspetos :compinchas:

edit: continuo a achar os bonecos do novo compinchas muito larilas :mrgreen:

Editado por Hammerfall

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Takezo, há 10 horas:

Sei que não foi para mim, mas isso é muito facilmente desmontável. 

O futebol e arte estão lado a lado, é impossível separar a estética do futebol e vice versa. O que é belo? Belo para mim é por exemplo um passe em profundidade que rasga uma defesa toda. Belo também é uma jogada veloz ao primeiro toque, entre muitas outras coisas. E a verdade é que são coisas muito uteis num desporto que bem se podia chamar espaço & movimento.

Se a primeira beleza que falei é super útil para meter um jogador mais perto de marcar, a segunda é super útil para quebrar pressões e criar espaços para posteriormente serem aproveitados. Está tudo sempre muito bem relacionado. O futebol não é um fim, tem um fim, mas também tem um início e um meio de onde se obtém depois o resultado. E eu até detesto a expressão do bonito no futebol, porque acho que isso não existe. 

Só concordo contigo no ponto em que os resultados são o mais importante para avaliar um treinador. 

Talvez não tenhas lido com atenção o que escrevi. Eu disse que futebol é arte.

A diferença é que o futebol não se esgota no belo. Nem na qualidade. Se futebol fosse só arte bastaria o passe em profundidade a rasgar a defesa (e pelo que leio, tal parece bastar para muitos que aqui comentam). Mas futebol não é só arte. É necessário que o passe em profundidade que rasga a defesa resulte em golo para que o futebol atinja o seu objetivo. Podem dizer-me que, teoricamente, quanto maior a qualidade, quanto mais beleza houver nos processos, mais perto se fica de marcar golos e atingir objetivos. Eu tenho dúvidas. Porque isso apenas se torna verdade se a equipa contar com recursos (jogadores) com capacidade suficiente para o conseguir. Quem não dispõe desses recursos deve optar por modelos de jogo mais pragmáticos, feios mas eficazes.

E parece-me que treinadores que invertem as suas prioridades, abdicando da eficácia em favor da beleza, são demasiadas vezes idolatrados por aqui o que, na forma como entendo o futebol, me parece um contra-senso.

Editado por Descartes
  • Like 1
  • Concordo! 1

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Descartes, há 4 minutos:

E parece-me que treinadores que invertem as suas prioridades, abdicando da eficácia em favor da beleza, são demasiadas vezes idolatrados por aqui o que, na forma como entendo o futebol, me parece um contra-senso.

E que exemplos podes apresentar disso? Teremos visto assim tanto maluco que, tendo nos seus melhores jogadores homens possantes e menos evoluídos tecnicamente, tenha insistido num estilo de jogo mais apoiado?

Eu cá tenho a impressão que é mais ao contrário...

Compartilhar este post

Link para o post

Até estou convencido que, nos dias de hoje, há mais gente a congratular-se no CMPT pelos falhanços de qualquer treinador mais lírico do que gente a idolatrar os mesmos.

Se esta discussão tivesse ocorrido há uns quatro, cinco anos...

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Black Hawk, há 3 minutos:

Até estou convencido que, nos dias de hoje, há mais gente a congratular-se no CMPT pelos falhanços de qualquer treinador mais lírico do que gente a idolatrar os mesmos.

Se esta discussão tivesse ocorrido há uns quatro, cinco anos...

Acho que o problema não é bem o ser lírico.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Poeira, há 6 horas:

Escolho o @Che para representar a minha opinião nesta prolífica discussão.

Laudrup e Monk? 

Compartilhar este post

Link para o post