Ir para conteúdo
Entre para seguir isso  
Samaris

[FM'18] Táctica 4-3-3

Posts recomendados

O que aconteceu este ano para que ninguém tenha partilhado por aqui nenhuma táctica?

Resolvi partilhar convosco este modelo que eu desenvolvi ao longo de quatro épocas no Newcastle, no save que ainda estou a apresentar no Espelho Meu. Como disse, esta táctica foi desenvolvida ano após ano, sempre aperfeiçoando pequenos detalhes, até ao seu estado actual. O sistema é um 4-3-3 assimétrico. A equipa troca a bola a toda a largura, e finaliza as jogadas preferencialmente com cruzamentos, que são concretizados na sua maioria pelo avançado, ou pelo extremo do lado oposto.

Por defeito, a mentalidade da equipa é normal, e quase sempre inicio assim os jogos, mas muitas vezes se somos favoritos e nos primeiros minutos já estamos a confirmar essa superioridade, seja pela posse de bola, numero de remates, ou numero de momentos chave a nosso favor, mudo para controlar, ainda cedo na partida. Ou então podem começar logo no controlar, se se sentirem confiantes.

Este sistema garantiu-me excelentes resultados, bem como um futebol bastante agradável à vista. Em 4 anos, venci 1x Premier League, 1x Liga Europa, 1x Supertaça Europeia, 2x FA Cup, 1x Carabao Cup, 1x Community Shield.

r9gIXqu.png

Aquilo que considero fundamental, e que torna o esquema assimétrico, é a complementaridade entre o lateral e o extremo, isto é, os dois laterais e os dois extremos são diferentes entre si. Um dos laterais tem a função atacante e convém que seja natural nesse papel, enquanto que o outro lateral tem a função automática. Um dos extremos é mesmo extremo com a função de atacar, o outro é um avançado interior com a função de apoio.

Importante: O lateral ofensivo joga no mesmo flanco do avançado interior que apoia enquanto que o lateral automático joga no flanco do extremo que ataca.

Outras particularidades e funções específicas que eu considero fundamentais para que isto resulte:

- Um defesa central com bola, natural nessa posição e função. No Newcastle tinha o Chancel Mbemba.

- Um médio centro mezzala com a função de apoio, que seja forte fisicamente e bom a rematar de longe. No Newcastle tinha o Henri Saivet.

- Um ponta de lança avançado completo com a função de ataque, que seja natural nessa posição e função. No Newcastle tinha o Moussa Dembélé.

Em relação às instruções sobre os adversários, deixo-as com o adjunto, mas tenho o cuidado de estudar o adversário na véspera e identificar o jogador potencialmente mais perigoso e pré-jogo ordeno marcação apertada a esse jogador. Uma coisa que aprendi neste Football Manager, é que quando vemos um jogador a ter demasiado espaço e a criar perigo porque não está a ser pressionado, a opção certa não é pressionar sempre, mas sim activar o desarme duro no menu de instruções ao adversário.

Não vos garanto resultados por utilizarem esta táctica, porque há muito mais para além do sistema em que metemos a equipa a jogar. Muitas vezes, para segurar as vitórias, acabei os jogos com 5 defesas, abdicando o avançado interior. Caso façam o mesmo, aconselho a colocarem o defesa com bola no centro, de cada um dos lados um defesa central normal. Para além disso, muito do sucesso também está dependente da qualidade do vosso staff relacionado com o treino dos jogadores.

Sem mais nada a acrescentar de momento, aqui vos deixo o link para fazer download do ficheiro, que deverão colocar na pasta tactics: link.

Compartilhar este post

Link para o post

Aproveito aqui isto por ser recente e estar relacionado... (e desde já desculpa João)

Mas, este FM tem algum problema com as tácticas? É que nã consigo importar uma táctica de um save para o outro. Já mudei de.fmf para .tac e vice versa, e nada. Ou diz que não pode ser importado ou nem aparece nada para importar/fazer load.

edit:

Só consigo carregar a táctica se gravar por cima de uma outra que criei. (Não sei se me faço entender)

EPOCA COM CLUBE A, criei táctica X

(novo save) EPOCA COM CLUBE B, criei táctica Y.

Só consigo usar a táctica Y no clube A, se gravar por cima da táctica X. :confuso:

Editado por ventura21

Compartilhar este post

Link para o post

El_ Capone e outros mestres das tática, que se passa para este FM não estarem a partilhar táticas ?

A vida já não é o que era

Compartilhar este post

Link para o post