Champions: os possíveis adversários e quem evita o FC Porto no sorteio de segunda-feira

Terceira pré-eliminatória da Liga dos Campeões sorteada na segunda-feira.

O FC Porto, vice-campeão português, fica na segunda-feira a conhecer o adversário na terceira pré-eliminatória da Liga dos Campeões, num sorteio em que é cabeça de série.

Equipa com melhor coeficiente no caminho das ligas - dedicado a clubes que não foram campeões -, o vice-campeão português pode cruzar-se com o Club Brugge (Bélgica), o Krasnodar (Rússia), o Istanbul Basaksehir (Turquia) ou o LASK (Áustria).

Como cabeças de série, os dragões sabem que não poderão encontrar o Dínamo Kiev (Ucrânia), assim como os vencedores dos encontros da segunda pré-eliminatória entre Basileia (Suíça) e PSV Eindhoven (Holanda) e entre o Olympiacos (Gre), treinado por Pedro Martins, e o Viktoria Plzen (República Checa).

Dos possíveis adversários, o FC Porto apenas se cruzou com o Club Brugge, a última das quais na fase de grupos da Liga dos Campeões de 2016/17, somando dois triunfos pela margem mínima (1-0 em casa e 2-1 fora), ambos selados por golos de André Silva.

O primeiro encontro entre as duas equipas aconteceu em 1972/73, na Taça UEFA, com os 'dragões' a perderem na Bélgica, por 3-2, mas a vencerem em casa por 3-0.

Com duas presenças na primeira ronda da Taça dos Clubes Campeões Europeus, em 1965/66 e em 1974/75, o LASK vai jogar pela primeira vez uma pré-eliminatória da Champions.

O Istanbul Basaksehir participa pela segunda vez nas fases preliminares da Liga dos Campeões, depois de, em 2017/18, ter caído no derradeiro play-off frente ao Sevilha.

O Krasnodar vai estar pela primeira vez na principal prova de clubes do futebol europeu, tendo disputado quatro vezes a Liga Europa, na qual, na temporada passada, atingiu os oitavos de final.

Além de Sérgio Conceição, no FC Porto, e de Pedro Martins, no Olympiacos (ainda tem de passar a segunda eliminatória), Abel Ferreira será o outro português no sorteio, com o campeão grego PAOK a ficar a conhecer o adversário na terceira pré-eliminatória. Colocado no caminho dos campeões, sem estatuto de cabeça de série, o conjunto de Salónica poderá encontrar, entre outros, o Ajax, semifinalista da Champions em 2018/19.

A primeira mão da terceira pré-eliminatória está marcada para 6 ou 7 de agosto e a segunda para 13 do mesmo mês.

Também na segunda-feira vai ser realizado o sorteio da terceira pré-eliminatória da Liga Europa, tendo o Braga como cabeça de série, um estatuto ao qual se pode juntar o rival Vitória de Guimarães, caso supere os luxemburgUeses do Jeunesse Esch.

Potes do sorteio da terceira pré-eliminatória:

Caminho das ligas:

- Pote 1:

FC Porto (Por)

Dínamo Kiev (Ucr)

Basileia (Sui) ou PSV Eindhoven (Hol)

Olympiacos (Gre) ou Viktoria Plzen (Che)

- Pote 2:

Club Brugge (Bel)

Krasnodar (Rus)

Istanbul Basaksehir (Tur)

LASK (Aut)

Caminho dos campeões:

- Pote 1:

Ajax (Hol)

Celtic (Esc) ou Nomme Kalju (Est)

Copenhaga (Din) ou The New Saints (Gal)

Dinamo Zagreb - Saburtalo (Geo)

BATE Borisov (Bie) - Rosenborg (Nor)

APOEL (Chp) - Sutjeska (Mtn)

- Pote 2:

PAOK (Gre)

Qarabag (Aze) ou Dundalk (Irl)

Maribor (Slo) ou AIK (Sue)

Estrela Vermelha (Ser) ou HJK Helsinquia (Fin)

Maccabi Telavive (Isr) ou Cluj (Rom)

Valletta (Mal) ou Ferencváros (Hun)

 

OJogo