Ir para conteúdo
Entre para seguir isso  
fns

FC Porto - Futebol

Publicações recomendadas

Citação de Mahai, há 1 hora:

Eu quero lá saber se o treinador valoriza jogadores! Eu quero é que o treinador seja competente em atingir os objectivos a que um clube como o nosso se propõe. Em primeiro conquistar o título nacional, depois atingir e jogar a liga dos campeões indo o mais longe possível. 

Isto é o mínimo que eu exijo. 

Este ano infelizmente não conseguimos ter uma participação de jeito na Europa mas analisando friamente o que foi a participação do Porto com Conceição nas competições europeias nestes anos, podemos dizer que foram cumpridos os objectivos. 

Agora, jogar um futebol atrativo, valorizar jogadores, bem sei que é importante mas abdico bem disso para conseguir ganhar. No fim o que conta é quem ganha e não quem joga bem. 

Mas vamos lá ver, podes falar-me dos tempos do Villas Boas, do Mourinho, do próprio Vítor Pereira em que a qualidade de jogo e dos jogadores era infinitamente maior e que é um Porto desses que gostavas de voltar a ver. Eu não posso deixar de concordar com isso, mas compreendo que a conjuntura do futebol português é diferente. E é nessa conjuntura que o Conceição teve e tem o mérito de conseguir os objectivos. (parto do princípio que não irá haver nenhum golpe de teatro na conquista do título este ano.)

 

 

Sendo que quem joga bem está sempre mais perto de ganhar. 

Compartilhar este post


Link para o post

A conquista do campeonato não pode mascarar o acumulado de erros do Sérgio Conceição na gestão do plantel nestas 3 épocas, em particular na 2ª. Sim, é surpreendentemente bom ele ter sido capaz de ganhar 2 campeonatos com os plantéis que teve. Mas, em particular nas últimas 2 épocas, ele foi o principal responsável por esses mesmos plantéis. E a tendência será sempre para piorar, acho que ninguém está à espera que o Marega e/ou o Soares sejam substituídos por avançados móveis ou criativos.

Vou tentar fazer uma lista dos erros, alguns mais graves que outros. Partindo por épocas:

2017-18:

  • Óliver. Começou a época com 6 titularidades consecutivas, até à derrota na receção ao Besiktas na 1ª jornada da Champions. Excluindo taças, só voltou a ser titular em mais dois jogos, em janeiro. Ainda ficou mais uma época, na qual teve mais minutos, sobretudo nos meses de janeiro e fevereiro, mas nunca conquistou verdadeiramente a titularidade. O maior desperdício de talento das última 3 épocas.
  • Osorio. Prevendo-se as saídas do Marcano e do Reyes no final dessa época, fez todo o sentido irmos buscá-lo em janeiro. Central jovem, forte fisicamente e que estava a fazer uma boa época no Tondela. Fez 1 único jogo com a nossa camisola, ficando imediatamente queimado na derrota por 2-0 em Belém, em que num dos golos foi abalroado pelo Felipe. Foi despachado após essa meia época.
  • Waris. Fomos buscá-lo na teoria para ser 4º avançado ou 4º extremo, sem grande necessidade. 6 vezes suplente utilizado, 2 titularidades no final da época e 0 golos. Mais um jogador que durou meia época por cá. Até pelo valor que custou, merecia ter a oportunidade de fazer a pré-época seguinte.
  • Gonçalo Paciência. Quando finalmente estava a demonstrar todo o seu potencial, interrompemos o empréstimo ao Setúbal, na mesma janela em que fomos buscar o Waris. Não fez muito sentido, mas acabou por jogar mais do que o Waris (12 jogos) e com alguns bons apontamentos. Foi vendido ao Frankfurt quando iria finalmente ter a oportunidade de lutar por espaço no plantel na época seguinte. Passados dois anos, a sua venda continua por explicar.

2018-19:

  • Rafa. Tendo apenas o Telles (e o Oleg na B) para lateral esquerdo, devia ter tido a oportunidade de fazer a pré-época. Incompreensível.
  • André Pereira. Nada contra o jogador, que fez o que pôde, mas vendemos o Gonçalo Paciência para nesta época o André Pereira ter tido 1009 minutos (23 jogos). E em janeiro ainda veio o Fernando Andrade, a tempo de participar em 22 jogos.
  • Chidozie. Depois de uma época positiva no Nantes, inflacionando o seu valor de mercado, fazia sentido integrá-lo no plantel ou vendê-lo. Já tínhamos o Felipe, entendemos ir buscar o Mbemba e mais tarde o Militão, nada a a apontar, mas neste cenário a decisão racional seria vender o Chidozie para aproveitar a boa época anterior. Mas não, ficou no plantel como 5º central, atrás do Diogo Leite. Em janeiro alguém reparou nesta estupidez e mandou-o para um clube random da Turquia. Atualmente ainda é nosso, estando emprestado ao Leganés.
  • João Pedro. Deu boas indicações na pré-época, sendo até titular nos últimos jogos amigáveis, mas surpreendentemente quem começou a época como titular foi o Maxi. O João Pedro fez apenas 3 jogos para as taças entre setembro e outubro, criou-se a desculpa de que não sabia defender, e foi recambiado para B e posteriormente para o Brasil. Nunca mais voltou, nem volta.
  • Jorge. Quando parecia que íamos ficar apenas com o Telles para lateral esquerdo, sacámos um empréstimo com uma opção de compra razoável, um jogador com potencial para ser titular na época seguinte. A fazer lembrar os bons velhos tempos em que contratámos o Alex Sandro para ser suplente do Álvaro Pereira. Só que o treinador não estava para aí virado. Foi titular em 2 jogos (taças) e jogou 17 minutos a extremo na Champions, sendo recambiado após meia época.
  • Sérgio Oliveira. Dada a lesão do Danilo, começou a época como titular. Foi perdendo gás, em particular em janeiro para o Óliver, numa altura em que o Bruno Costa também começou a fazer capas. Nesta sequência de eventos, foi emprestado para a Grécia, em mais uma decisão sem sentido nenhum.
  • Militão. Com a chegada do Pepe em janeiro, foi desviado o resto da época para lateral-direito, relegando para o banco o Maxi, titular até então. Foi talvez a mais grave e longa estupidez do treinador nestes 3 anos. O negócio do Pepe foi uma boa oportunidade, mas deitámos ao lixo a dupla de centrais mais forte das últimas 3 épocas e ainda ficámos com um lateral fraco, inadaptado e que nos custou vários golos sofridos.
  • Loum. Tendo em conta a saída do Sérgio Oliveira, fazia sentido ir buscar um médio mais defensivo. O Loum estava a fazer uma boa época no Moreirense mas o negócio com o Braga foi péssimo (7,5M€) por um jogador que em meia época fez 32 minutos, divididos por 3 jogos. Na época atual teve a oportunidade de jogar 4 jogos consecutivos e até marcou 1 golo, mas fê-lo sempre ao lado do Danilo. Merece uma sequência semelhante, mas como médio mais defensivo da dupla de meio-campo.

2019-20:

  • Diogo Queirós. Foi ficando no plantel até uma fase bastante tardia da pré-época e quando já estava na cara que iria ser 4º ou 5º central, para depois ser emprestado a um Mouscron. Não é um caso particularmente grave e a época aparentemente não lhe está a correr mal, mas podia ter-se perdido e certamente existiriam clubes razoáveis no nosso campeonato aos quais poderia ter sido emprestado.
  • Galeno. Depois de uma época muito boa no Rio Ave, foi vendido ao Braga, tão amigos que nós somos. Tendo em conta que o Corona voltou a jogar a lateral e a intermitência do Nakajima, o Galeno teria perfeitamente o seu espaço no plantel atual.
  • Tomás. Com a saída do Militão e a reforma do Maxi, partimos para mais uma época com renovação total da lateral direita. Saudou-se a integração do Tomás no plantel principal e até foi dos melhores jogadores da pré-época. Tal e qual como o João Pedro um ano antes, quando começaram os jogos oficiais, desapareceu do mapa. O impasse na renovação não pode nunca ser desculpa, até porque não o foi para o Marcano, Herrera, ou Brahimi.
  • Saravía. Depois de não ter dado grandes indicações na pré-época, começou a época como suplente do Manafá (deslocações a Krasnodar e Barcelos). Foi lançado às feras na receção ao Krasnodar e imediatamente queimado. Só viria a fazer mais 5 jogos, todos nas taças, e foi despachado no mercado de inverno. Fica a sensação que não se perdeu grande coisa, mas a verdade é que não foi um jogador barato e nunca teve uma sequência de jogos que permitisse tirar as teimas quanto à sua qualidade.

Referir ainda a gestão do Marcano, Herrera e Brahimi, que resultou na saída a custo zero desses jogadores. Nem todos os erros têm o treinador como principal responsável e é impossível um treinador não cometer um único erro na gestão dos jogadores que tem à sua disposição, mas acho que o tamanho do post é elucidativo.

EDIT: E isto para falar nas mudanças repentinas de opinião sobre os jogadores a contratar. Koubek, o extremo do Copenhaga... E certamente há mais, mas aqui não há zerozero que me reavive a memória.

Editado por Quan Chi
  • Like 2
  • Concordo! 8

Compartilhar este post


Link para o post
Citação de toze2, há 1 hora:

Não discordando, duas notas:

  1. Não é a jogar ao lado do Danilo;
  2. Não é a jogar do nada sem ritmo nenhum contra o Sporting passando à frente do Vítor que tem sido constantemente chamado a jogo.

Sim claro. Mas o Loum e o Vitor são jogadores totalmente distintos. Não fazem as mesmas funções. Mas eu gosto muito do Loum.  Acho que pode superar o Danilo 

Compartilhar este post


Link para o post
Citação de La Flame, há 10 minutos:

Sendo que quem joga bem está sempre mais perto de ganhar. 

Então se o Porto ganha mais que os outros quer dizer que joga bem... 

Compartilhar este post


Link para o post
Citação de Mahai, há 1 minuto:

Então se o Porto ganha mais que os outros quer dizer que joga bem... 

Não. Eu disse que estava mais perto de, não que necessariamente o implica. 

Compartilhar este post


Link para o post
Citação de Harry Kane, há 41 minutos:

Sim claro. Mas o Loum e o Vitor são jogadores totalmente distintos. Não fazem as mesmas funções. Mas eu gosto muito do Loum.  Acho que pode superar o Danilo 

Lá está, o problema aqui é que existe a elevada probabilidade de jogar Loum-Danilo o que não faz sentido. Mas não vale a pena sofrer por antecipação.

Compartilhar este post


Link para o post
Citação de La Flame, há 3 horas:

Não. Eu disse que estava mais perto de, não que necessariamente o implica. 

Isso abre uma discussão que daria para não sairmos daqui. É que isso do jogar bem é sempre muito relativo. Muitas vezes confunde-se o jogar bem com o jogar bonito, sendo que o próprio "jogar bonito" continua a ser relativo. Mas adiante, onde eu queria chegar é que o Porto do Conceição pode não mostrar um futebol atractivo, seja pela falta de qualidade técnica dos jogadores, seja pela ideia de jogo do treinador, mas é uma equipa competente naquilo que faz. A equipa sabe jogar com as suas limitações e sabe tirar partido das suas capacidades. E o Conceição tem todo o mérito disso se conseguir ao que tudo indica, voltar a conquistar o título nacional. E se ganhar a taça, ainda mais! 

Citação de Bumblefoot, há 3 horas:

A acrobacia do pai já vai é espetacular.

Não há necessidade de fazer acrobacias quando se usa o mínimo de lógica. Devias experimentar.

Compartilhar este post


Link para o post

A favor ou contra o Sérgio fico feliz de termos militância e adeptos com opiniões definidas. Acima de todos somos adeptos do grande Futebol Clube do Porto. 

  • Like 3
  • Concordo! 1

Compartilhar este post


Link para o post

Não até que ponto é possivel o Iker voltar a jogar, ele não tinha terminado contrato a 30 de junho?

Compartilhar este post


Link para o post
Citação de Diogo_CFB, há 18 horas:

 

Citação de Activate, há 44 minutos:

Não até que ponto é possivel o Iker voltar a jogar, ele não tinha terminado contrato a 30 de junho?

Os contratos foram prorrogados automaticamente.

 

 

Mas ele não vai poder actuar já que não tem autorização médica para voltar a competir de forma oficial.

Compartilhar este post


Link para o post
Citação de Diogo_CFB, há 17 minutos:

 

Os contratos foram prorrogados automaticamente.

 

 

Mas ele não vai poder actuar já que não tem autorização médica para voltar a competir de forma oficial.

"Essa possibilidade é, no entanto, nula, uma vez que Iker já não tem contrato com o FC Porto, nem autorização médica para voltar a "calçar as luvas". "

https://www.ojogo.pt/futebol/1a-liga/porto/noticias/fc-porto-sobre-casillas-nada-deixara-de-fazer-o-san-vibrar-com-as-vitorias-12414954.html

Compartilhar este post


Link para o post

Isso de contrato era fazer um novo temporário. Exame médico seria assim tão complicado tendo em conta a finalidade de homenagem?

Compartilhar este post


Link para o post

Mas os contratos foram renovados, o Gil Vicente, entre tantos clubes,  tem imensos jogadores em fim de contrato, por exemplo.

 

Depois há os que já assinaram por outros clubes,como o Trincão por ex, e o Barça autorizou a que o contrato fosse prorrogado até ao final da competição. 

Compartilhar este post


Link para o post

O problema do caso do iker seria por causa dos seguros de saúde. 

Compartilhar este post


Link para o post
Citação de DarkDragonaite12, Agora:

CHEIRA A 29 ! 💙

Tiquinho?

Compartilhar este post


Link para o post

Ficava contente com o Iker campeão. Apoio isso, no que for possível.

Quanto ao tema do rival e do Jorge Jesus é interessante. Se assina com o Benfica, fica sem hipótese de treinar os três grandes de Portugal.

Já fui mais anti-Jorge Jesus. E acho que seria possível assinar com o FC Porto daqui a um ano.

Por outro lado também me parece que é a cartada final do LFV. Se corre mal, está tramado. E é agora que temos de ser inteligentes. Contratar barato e bom. Permanecer competitivos.

Compartilhar este post


Link para o post
Citação de a.lopes, há 8 minutos:

Tiquinho?

Então cheira mal 

Compartilhar este post


Link para o post

f*da-se, não dêem azar agora crl ! Um gajo com uma mão e meia no caneco e andam aqui a fazer macumbas com o cepo. O nome desse gajo devia ser censurado aqui no nosso tópico.

Compartilhar este post


Link para o post

O Iker basta entrar e sair, até pode jogar uns minutos. O que era arriscado era o treino diário em alta competição. Um jogo ou a parte de um jogo não terão mais risco para a saúde dele, do que andar na cama com a mulher. Ou o médico também o impediu disso?

Compartilhar este post


Link para o post

Penso que isso do Iker jogar apesar de bonito não me parece viável. Mete contractos, seguros e decisões médicas. É uma situação complicada que não deve ser tomada de ânimo leve. 

E depois há o problema de não haver público nas bancadas, uma entrada em jogo do Casillas com público seria muito mais bonita do que na actual situação. 

No máximo dos máximos poderia haver um pontapé de saída de jogo simbólico com o Casillas. 

Editado por Mahai

Compartilhar este post


Link para o post
Visitante
Este tópico está impedido de receber novos posts.
Entre para seguir isso  

×
×
  • Criar Novo...