Ir para conteúdo
Entre para seguir isso  
El Shafto

Bruxelas vai mesmo propor o fim da mudança de hora

Publicações recomendadas

Citar

logo2.png

Bruxelas vai mesmo propor o fim da mudança de hora
Alteração de defendida por Jean-Claude Juncker terá de ser aprovada por Parlamento e Conselho Europeu

O presidente da Comissão Europeia Jean-Claude Juncker anunciou hoje, em declarações ao canal alemão ZDF, que vai propor formalmente a eliminação da mudança de hora.

A consulta europeia foi levada entre Julho e Agosto e mesmo que entre os 4,6 milhões de votantes, 3 milhões sejam alemães, o resultado parece ter sido suficiente para forçar alterações a toda a europa - 80% defendeu o fim da mudança de hora. Agora, um dia depois de serem conhecidos os resultados da consulta, Juncker anunciou a intenção de aplicar a alteração. Segundo o diário espanhol El País, a medida só poderá ser implementada após aprovação por Parlamento e Conselho Europeu.

Foi na Alemanha e ainda durante a I Guerra Mundial que a mudança de hora foi implementada pela primeira vez como forma de poupar energia. Na época, Portugal esteve entre os primeiros países a adotar a medida que haveria de se adotada em todo o continente europeu.

Hoje a mudança de horário acontece nos últimos domingos de março e outubro, adiantando na primavera e recuando uma hora no outono. Juntamente com Irlanda e Reino Unido, Portugal está no fuso horário comum aos países mais ocidentais da Europa, existindo outros dois - o que reúne os 17 países da região central do continente onde os relógios estão, relativamente à hora nacional, avançados uma hora e o fuso horário dos países mais a leste onde a diferença para Portugal é de duas horas.

https://www.dn.pt/mundo/interior/bruxelas-vai-mesmo-propor-o-fim-da-mudanca-de-hora-9782846.html

Compartilhar este post


Link para o post

Finalmente. Odeio quando são 5h da tarde tarde e já é noite. 

Editado por Robe
  • Concordo! 1

Compartilhar este post


Link para o post

Aprovo. Há poucas coisas mais deprimentes do que no Inverno às 18h00 já ser noite aqui.

Compartilhar este post


Link para o post
Citação de pedropb13, há 1 hora:

F*da-se, se isso passar vão ser 10 da manhã e vai ser de noite. Bela mrda :mrgreen:

O que é ainda mais deprimente.

  • Like 1

Compartilhar este post


Link para o post
Citação de Mayday, há 4 minutos:

O que é ainda mais deprimente.

Tens provas disso?

Compartilhar este post


Link para o post
Citação de joao86, há 2 minutos:

Tens provas disso?

f*da-se já estás bêbedo a esta hora? 

  • Like 1

Compartilhar este post


Link para o post

9h é escuro onde? Bragança?

Editado por kareca

Compartilhar este post


Link para o post
Citação de Augusto, há 7 minutos:

f*da-se já estás bêbedo a esta hora? 

Eheheh. Quem me dera. O Mayday percebeu o que eu quis dizer.

Compartilhar este post


Link para o post
Citação de kareca, há 5 minutos:

9h é escuro onde? Bragança?

Bragança? Mas em Bragança fica dia mais cedo do que no litoral.

Para mim prefiro que sejam 9h e noite que 18h e noite. É que de manhã é igual, estou a dormir ainda.

Compartilhar este post


Link para o post
Citação de joao86, há 1 minuto:

Eheheh. Quem me dera. O Mayday percebeu o que eu quis dizer.

Eu também.

Compartilhar este post


Link para o post
Citação de Black Hawk, há 2 minutos:

Nunca aprendemos com os erros...

Go on.

 

Compartilhar este post


Link para o post

Isto de ter uma OPINIÂO sobre um tema sem estar informado é um caso de estudo. ISto não deveria ter nada a ver com o facto de gostar ou não de ser noite/dia as x horas. Ha factos que apontam no sentido de manter a mudança de hora, só um atrasado mental defenderia o contrario por uma questão de gosto.

  • Like 1

Compartilhar este post


Link para o post

Já li várias notícias sobre isto e ainda não percebi se o que acaba é o horário de verão ou o horário de inverno, alguém pode explicar?

É que o que foi "inventado" foi o horário de verão, não o de inverno que as pessoas se queixam de ser noite às cinco da tarde...

Compartilhar este post


Link para o post

Alguém que perceba isto pode explicar quais são os pros/contras? Para mim está bem como está, não mudem...

Compartilhar este post


Link para o post
Citação de Mr.Shelby, há 4 horas:

Alguém que perceba isto pode explicar quais são os pros/contras? Para mim está bem como está, não mudem...

Segundo a notícia do DN, caso se fique sempre no horário de verão, nos dias mais curtos do ano, em dezembro e janeiro, o nascer do sol vai acontecer apenas perto das nove da manhã. Em compensação, o sol deixará de se pôr antes das 18, já que o mais cedo que vai desaparecer do horizonte é às 18.14.

Caso ficasse sempre o horário de inverno, em junho haveria dias com o sol a nascer às 5.11 e o pôr do sol, no máximo seria por volta das oito, nunca depois disso.

Editado por O Pastel
  • Like 1

Compartilhar este post


Link para o post
Citação de Kendrick Lmao, há 2 minutos:

mas já não fizemos isso e voltamos a 2 horários porque o pessoal reclamou?

Isso foi quando?

 

Eu por um lado também sou adepto do deixar como está, só custa a adaptação dos primeiros dias do novo horário, mas sempre a manter o horário de Verão como querem, o que dizer das crianças e jovens que têm que apanhar o transporte para irem para a escola, é que praticamente vão de noite. 

"Ai tal fica de dia até mais tarde, sempre dá para poupar alguma eletricidade", mas depois o que é "poupado" de tarde é gasto de manhã. Vai dar ao mesmo.

Compartilhar este post


Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa de ser membro desta comunidade para poder comentar

Criar uma conta

Registe-se na nossa comunidade. É fácil!

Criar nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Autentique-se agora
Entre para seguir isso  

×
×
  • Criar Novo...