Ir para conteúdo
Entre para seguir isso  
Hugo®

[FM2019] Grémio Táctico

Posts recomendados

Citação de Vogado, há 4 horas:

Ok ok! vou ler com atenção e recriar. Que 433 estás a usar? 4 defesas, 1 MD, 2 MC, 2 EX e 1 PL?

Exatamente isso ! Mas isto vai ter pano para mangas. Vou ver se inicio um novo save, num clube diferente e criar um projeto com identidade para tornar a equipa a melhor do mundo. Tenho o Leverkusen como ideal para isto: nunca foi campeão, os jogadores têm um potencial absurdo, o plantel é cheio de qualidade, não existem regras de estrangeiros na liga alemã... Tudo para proporcionar espetáculo no futuro.

A ideia tática atualmente é a pressão alta e asfixiar os adversários. Ter a linha defensiva mais baixa faz os adversários aproximarem-se mais da minha área e isso também não interessa.
Existe a base, 2 centrais simples e 1 construtor de jogo recuado à frente deles. 1 avançado completo em apoio lá na frente. As restantes tarefas serão ajustadas conforme os jogadores que tiver à disposição, não posso pedir ao Jedvaj que seja tão ofensivo como o Weiser, por exemplo e depois conjugar as tarefas dos extremos, laterais e médios interiores para criar equilíbrio e fio de jogo.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Mister BergT, há 1 hora:

Exatamente isso ! Mas isto vai ter pano para mangas. Vou ver se inicio um novo save, num clube diferente e criar um projeto com identidade para tornar a equipa a melhor do mundo. Tenho o Leverkusen como ideal para isto: nunca foi campeão, os jogadores têm um potencial absurdo, o plantel é cheio de qualidade, não existem regras de estrangeiros na liga alemã... Tudo para proporcionar espetáculo no futuro.

A ideia tática atualmente é a pressão alta e asfixiar os adversários. Ter a linha defensiva mais baixa faz os adversários aproximarem-se mais da minha área e isso também não interessa.
Existe a base, 2 centrais simples e 1 construtor de jogo recuado à frente deles. 1 avançado completo em apoio lá na frente. As restantes tarefas serão ajustadas conforme os jogadores que tiver à disposição, não posso pedir ao Jedvaj que seja tão ofensivo como o Weiser, por exemplo e depois conjugar as tarefas dos extremos, laterais e médios interiores para criar equilíbrio e fio de jogo.

Parece-me uma excelente ideia! Eu neste momento com o Benfica também jogo num 433 e há alguns jogos que asfixio o adversário.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Vogado, há 4 horas:

Alguém aqui joga com o Regista?

Às vezes dá-me na cabeça para jogar com um com essa tarefa ou com outra parecida, porquê?

Compartilhar este post

Link para o post

Boas pessoal, vocês tem uma táctica marquem muitos golos principalmente o avançado, sofrem poucos golos e posse de bola? Tenho uma táctica faz quase isso tudo menos o avançado marcar muitos golos.

Screenshot_50.png

Compartilhar este post

Link para o post

Boas alguem sabe como meter os avançados a faturar ? faço tipo 20-30 remates por jogo e raramente os avançados marcam .. sao sempre os extremos 

Compartilhar este post

Link para o post

Isso tem a haver com as dinâmicas da equipa. Tenta perceber, de onde estão os avançados a rematar? São oportunidades flagrantes? Remates de pé ou de cabeça? Podes ver também as características dos teus avançados, finalização, sem bola, compostura, antecipação...

Compartilhar este post

Link para o post
Publicado (editado)

Costumam utilizar os laterais como "Defesa Ala Invertido"?

Eu normalmente jogo neste sistema com um estilo de posse assente no passe curto e ritmo pausado:

SFtzVKZ.png

Defesas laterais como "Defesa Lateral - Atacar" para dar profundidade e os extremos como "N10 - Atacar" para dar mais jogo interior quando não têm a bola.

Na fase de construção os extremos (a vermelho) dão linhas de passe numa zona mais central e a largura e profundidade é dada pelos laterais (a azul):

OtWvIa2.png

No último terço, se são os laterais que estão com bola:
wHp5qFx.png

No último terço, se são os extremos com bola, procuram na mesma uma linha de passe para fazer o cruzamento e o extremo oposto aparece ao segundo poste fazendo muitos golos assim:
cuL1bN5.png

Resulta muito bem porque no FM há muitos golos de cruzamento e tenho sempre 3/4 jogadores em posição para marcar.

No entanto, se a táctica não está a resultar na segunda parte mudo para um 442 clássico, assente em transições com mais passes directos:

rOt4sby.png

Eu tinha os extremos a "Extremos - Apoiar" e os laterais como "Defesa lateral - Atacar" mas isso causava-me o problema de sobreposição de espaços na fase de construção, diminuindo as linhas de passe:

sOOWcuJ.png

Foi então que decidi testar os Defesas Alas Invertidos. Sem bola, funcionam como uma linha de 4 normal mas com bola têm comportamentos muito interessantes, como por exemplo este.

4vWbDV7.png

Ainda tenho poucos minutos com esta alteração, provavelmente vou ter de fazer algumas mudanças, nomeadamente colocar os extremos a "atacar" a ver se se adiantam mais uns metros no tipo de situações como está na imagem e por vezes este jogo interior dos laterais quase que atropela o jogo dos médios defensivos. Mas parece-me ser uma função que pode dar frutos.

Editado por Tommy

Compartilhar este post

Link para o post

Não tenho o FM19, mas analisando as tuas descrições e imagens, penso que corres demasiados riscos no processo ofensivo, lanças demasiada gente na frente, algo que os teus adversários podem explorar, sobretudo nas alas. Isso não te acontece?

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de JonasThern, há 22 horas:

Não tenho o FM19, mas analisando as tuas descrições e imagens, penso que corres demasiados riscos no processo ofensivo, lanças demasiada gente na frente, algo que os teus adversários podem explorar, sobretudo nas alas. Isso não te acontece?

Os benefícios de ter os laterais tão projectados são claramente compensadores neste FM, pelo menos no meu caso. Diria que os laterais têm influência em 75% dos meus ataques e os golos que sofro raramente são a explorar esse avanço no terreno.

Compartilhar este post

Link para o post

Ah ok, sendo assim é continuar a explorar a subida dos laterais, mas isso também deve acontecer porque tens uma equipa superior aos teus adversários. 

Compartilhar este post

Link para o post

Desculpem o off topic se não for esta a secção.

Mas como é que coloca uma tática que sacamos? Não deixa selecionar nenhuma pasta e diz que o ficheiro não pode ser carregado

Compartilhar este post

Link para o post

Oi!! Este ano optei pela versão touch... e nunca mais :mrgreen:

Uma perguntinha rápida, querendo eu jogar em contra-ataque, na fase sem bola/ posicionamento defensivo da equipa, tenho largura minima de forma a defender o mais compacto possível, com linhas baixas e na tal zona de pressão, também o mais baixo possível, de modo a convidar a equipa adversária a vir brincar para a minha area xd

A ideia é recuperar a bola com a equipa deles muito subida e utilizar extremos rapidíssimos para o contra ataque. Tenho para isso o passar para o espaço vazio e queria perguntar qual era a melhor função para os meus extremos, sendo que teria a opção bombear a bola para os flancos ligada.

Isso e a mentalidade da equipa, qual será mais adequada para este tipo de jogo?

Nunca joguei assim em contra ataque, por isso tenho algumas dúvidas em como pôr em prática tal coisa.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de |SCP-1906|, Em 18/08/2019 at 13:29:

Desculpem o off topic se não for esta a secção.

Mas como é que coloca uma tática que sacamos? Não deixa selecionar nenhuma pasta e diz que o ficheiro não pode ser carregado

O ficheiro é para o FM19? Tens de colocar o ficheiro na pasta "tactics", por norma dentro dos documentos\Football Manager 2019

Citação de Hammerfall, Em 20/08/2019 at 14:50:

Oi!! Este ano optei pela versão touch... e nunca mais :mrgreen:

Uma perguntinha rápida, querendo eu jogar em contra-ataque, na fase sem bola/ posicionamento defensivo da equipa, tenho largura minima de forma a defender o mais compacto possível, com linhas baixas e na tal zona de pressão, também o mais baixo possível, de modo a convidar a equipa adversária a vir brincar para a minha area xd

A ideia é recuperar a bola com a equipa deles muito subida e utilizar extremos rapidíssimos para o contra ataque. Tenho para isso o passar para o espaço vazio e queria perguntar qual era a melhor função para os meus extremos, sendo que teria a opção bombear a bola para os flancos ligada.

Isso e a mentalidade da equipa, qual será mais adequada para este tipo de jogo?

Nunca joguei assim em contra ataque, por isso tenho algumas dúvidas em como pôr em prática tal coisa.

Essa questão do contra ataque já foi bastante discutida. É algo que é despoletado pelo match engine, mas podemos fazer algo para que isso aconteça com mais frequência. Para não ser muito secante, aconselho-te a veres uns vídeos no Youtube do Busthenet.

Compartilhar este post

Link para o post