Ir para conteúdo
Entre para seguir isso  
doom_master

Sporting - Futebol

Publicações recomendadas

Citação de bug, há 6 horas:

Acho muito difícil as coisas se voltarem a endireitar com este treinador.

Batendo na mesma tecla, enquanto o Bragança vai rodar para a Segunda Liga, ao que parece o Benfica vai integrar no plantel um lateral direito de 18 anos.

Enquanto do outro lado parece que acertam sempre na mouche, nós é só tiros nos pés consecutivos.

x2.

Isto não é uma questão de uns fazem e outros não fazem. É que uns não têm medo nenhum de o fazer.

Citação de Poeira, há 6 horas:

O plantel não é assim tão mau. E se a ideia for mudar de treinador para o substituírem a nível nacional, então pelo menos poupo já as expectativas.

Eu também acho que o Keizer se acobardou e isso, por si só, é logo um grande sinal vermelho para qualquer treinador comigo. Mas neste momento estou muito negativo em relação às nossas possibilidades. Entre o cobarde que já temos e o cobarde que muito previsivelmente iríamos buscar, prefiro não me endividar mais. E os que não são cobardes e estão lá fora, a menos que sejam malucos, não se vêm enfiar num clube que arde sem parar. E nem nós temos, provavelmente, dinheiro para lhes pagar.

Digo-te mais: o plantel do Sporting dá perfeitamente para lutar pelo campeonato. Porque é melhor que quase todas as equipas da Liga, mesmo com algumas opções discutíveis. É mais que obrigação do Sporting vencer todos os jogos em casa, e todos os jogos fora que não sejam Porto e Benfica. Pelo menos é assim que eu vejo as coisas. E disse que era obrigação do Sporting, tendo em conta o calendário, vencer os 10 primeiros jogos. Oh wait, já lá vai.

Isto é simples. Keizer se não vence o Braga é despedido.

Citação de Sandes., há 5 horas:

Nao es so' tu que puxas o Benfica para a conversa. Todas as criticas se baseam no que o Benfica faz e nos nao fazemos. A verdade e' que, por exemplo, o Joao Felix e' melhor que qualquer produto da nossa academia em muitos anos. O Jota, apesar de ser um bocado overrated, foi um dos elementos mais importantes nas conquistas das nossas selecoes jovens. E um dos elementos da selecao que foi companheiro do Jota, o Miguel Luis, ate' ja' fez mais minutos no Sporting que este no Benfica.

O nosso maior problema em comparacao ao Benfica e' mesmo termos que emprestar jovens a equipas da segunda liga para ganharam experiencia senior, pois o Benfica ainda tem equipa B. Pasme-se, ate' o treinador actual do Benfica veio da equipa B. Um treinador que trabalhou muito de perto com muitos dos jovens que lancou na equipa principal. E curiosamente, a equipa B e' uma coisa que o Varandas esta' a fazer por trazer de volta, mas provavelmente nem ha' de chegar la' antes que o mandem embora.

 

EDIT: Ah, e o Florentino tambem e' grande maquina, bem mais preparado para este nivel que o Braganca, apesar deste ultimo tambem merecer ficar no plantel do Sporting.

Erm.
Ainda há 2 anos tinhamos equipa B, e fazíamos a mesma m*rda. Está certo que foi um erro acabar com a equipa B, mas a equipa B acaba por ser é um trampolim para ser emprestado para a Primeira Liga. E depois sim, com sorte, para a principal. Isto aconteceu com TODOS os que estavam na equipa B e já tinham o mínimo de qualidade, desde logo Ruben Semedo (sim, eu continuo a ver muita qualidade nele), João Mário, Matheus, Geraldes. Acho que só subiram logo por necessidade (Bruma, Ilori) ou por aposta concreta (Gelson Martins, Carlos Mané). Tudo o resto leva sempre o selo de empréstimo. Até na era Bruno de Carvalho foi assim com quase todos.

É uma questão de estratégia. E já agora, prefiro mil vezes ter um puto como o Joelson a errar, a aprender e a melhorar em contextos competitivos exigentes do que um Diaby.

Citação de bug, há 5 horas:

Qual é o mal de puxar o Benfica para a conversa? Assim como há 15 anos eles olharam para o que de bem o Sporting fazia com a Academia, agora é a nossa vez de olharmos para os bons exemplos e seguir o que eles fazem...

Agora estamos 15 anos atrás do Benfica.
Portanto precisamos de começar a correr para ficar 15 anos à frente, tal como eles fizeram.
Mas assim divididos, e com gente à frente do clube que não saber, na realidade, para nada do clube, não chegamos lá. Falo desde o upper-level até cá abaixo.

Citação de Pickle Rick, há 5 horas:

Btw, eu no lugar do Keizer tinha o Joelson como opção clara no plantel, tal como o Nuno Mendes e o próprio Diogo Brás já tinha de andar lá em cima.

Os dois primeiros são necessidade como de pão para a boca e podiam ser uma fonte de rendimento interessante e estão na altura certa para serem aposta e puderem dar um salto competitivo enorme ao entrarem no plantel principal. 17 anos é a idade perfeita para jogarem na equipa A e poderem tornar-se opções extremamente válidas, isto claro nas opções que garantem clara qualidade ao plantel como os dois primeiros.

E só não falo do Quaresma porque há Neto, Mathieu e Coates, senão também já podia andar no 11 titular.

É assim que os grandes talentos crescem, a ser opção desde os 17. Foi o que o Ajax fez com o De Ligt e outros que tais.

Temos de os lançar, e é lançar a sério e não à Rui Vitória. O Sporting neste momento no 11 inicial tem 2 jogadores abaixo dos 24 anos (Thierry e Wendel) e no banco tivemos mais 2 no último jogo (Max e Miguel Luís). Temos um 11 inicial e banco claramente envelhecidos, temos de começar a renovar o plantel e lançar os miúdos, só assim vai crescer e tornar-se grandes mais-valias.

Ainda que por necessidade, foi assim que Bruma, Ilori, Dier e outros apareceram na equipa principal. Com 19 anos, com tempo suficiente para ganharem maturação competitiva, técnica e táctica. O treino é extremamente importante mas não existe nada mais importante para o desenvolvimento de um jogador que o jogo, pelo menos na minha opinião. Não existe nada mais completo e que proporcione mais aprendizagem que todas envolvencias presentes na dinâmica de um jogo.

Não é preciso dizer muito mais.
Desta geração, Bragança e Max são obrigatórios e já deviam estar a jogar na A. E Plata, embora tenha vindo de fora. E na seguinte ainda há Nuno Mendes, Joelson, Diogo Brás...
Nenhum é um João Felix mas têm todos potencial para ser jogadores importantes no Sporting. Então que se comece a apostar a sério neles.
Só com contextos competitivos exigentes é que eles chegam lá.

Citação de Ruas, há 2 horas:

Isso já tem a ver com as equipas B. O Sporting não tem uma e os miúdos andam a jogar numa liga meh.

Em relação ao que se diz por aqui da pressão que os jogadores sofrem, que depois podem lidar mal, que não tão preparados. Bla bla bla. Se são um clube exigente como tanto se discute por aqui hoje em dia, querem ser campeões ontem, no Sporting só jogam melhores. Então metam os miúdos lá dentro. Se vacilarem é porque não tinham qualidade para jogar ai anyway.

O Felix foi lançado num contexto de m*rda, com o Bombo como treinador, com os adeptos contra ele e com um futebol horrível. E não foi por isso que vacilou ou que não aguentou. Quando o Lage pega na equipa tava lá o Felix super preparado para partir tudo. Porque quando um jogador tem qualidade, tem qualidade.

E sim, o Felix é um futuro bola de ouro. Mas a cena é, se um jogador for bom vai mostrar que é bom, mesmo que se veja que o contexto, o treinador, os adeptos ou o crl que o f*da não tiver a seu favor.

À pala de "coitadinhos dos meninos não aguentam/não tão preparados" vão perdendo jovens com potencial constantemente.

E por isso é que aguentava o Thierry para o resto da época. Até porque ele está a ter, como culpa, o próprio contexto. Tem um treinador que coitado não sabe meter uma equipa a defender. Já nem uma linha de fora de jogo se faz, por exemplo.

Não é nenhum Tavares, mas é um jogador jovem com potencial e quiçá, num ambiente competitivo mais exigente e a acreditarem nele, até se pode transformar em algo ainda melhor do que se esperava.
A não que Rosier prove que é uma mais-valia, seria a minha aposta.

Compartilhar este post


Link para o post

Dizes bem, isto é um fórum. Trocam-se opiniões e argumenta-se. Ora, se a tua ideia de fórum é dizer qualquer coisa e esperar que ninguém a comente criticamente, apresente contra-argumentação e/ou discorde dela, és capaz de estar no local errado.

Compartilhar este post


Link para o post
Citação de Black Hawk, há 5 minutos:

Dizes bem, isto é um fórum. Trocam-se opiniões e argumenta-se. Ora, se a tua ideia de fórum é dizer qualquer coisa e esperar que ninguém a comente criticamente, apresente contra-argumentação e/ou discorde dela, és capaz de estar no local errado.

Realmente não tenho argumentado na última semana.

Compartilhar este post


Link para o post
Citação de bug, há 10 minutos:

Isto é um fórum, logo não me vou coibir de dar a minha opinião quando e as vezes que achar pertinente. Posso ser chato mas nunca me viste a menosprezar ou ridiculizar a opinião de ninguém, por mais que não concorde com ela.

 Se não estás satisfeito, tens sempre aquela opção milagrosa.

Então se dizes que isto é um fórum porque é que te estás a queixar que "não se pode criticar nada por aqui" quando as respostas que recebes não vão de encontro à tua opinião? 

É que curiosamente, desde o teu ultimo post tiveste dois posts a tocar no mesmo ponto e em vez de contra argumentares, não, decidiste fazer um post a chorar. 

Compartilhar este post


Link para o post

Aliás, um dos propósitos pelo qual Keizer veio foi para apostar em jovens. Porque supostamente o fazia no Ajax Jong, e o fez no Ajax onde subiu a maior parte deles.

Está a ver-se, rica aposta.
Preferia mil vezes que o Diabys da vida fossem encostados e se fizesse uma aposta concreta nos jovens, mesmo ficando em 5º uma época ou duas se isso significar que ficas em 1º nas 2 seguintes.

Compartilhar este post


Link para o post
Citação de jmopborba, há 2 minutos:

Aliás, um dos propósitos pelo qual Keizer veio foi para apostar em jovens. Porque supostamente o fazia no Ajax Jong, e o fez no Ajax onde subiu a maior parte deles.

Está a ver-se, rica aposta.
Preferia mil vezes que o Diabys da vida fossem encostados e se fizesse uma aposta concreta nos jovens, mesmo ficando em 5º uma época ou duas se isso significar que ficas em 1º nas 2 seguintes.

deves querer o massacre em alcochete parte 2: electric boogaloo

  • Like 1

Compartilhar este post


Link para o post

Max; Rosier, Coates, Mathieu e Nuno; Bragança, Wendel e Bruno; Matheus, Vietto e Dost.

Diogo Sousa; Ristovski, Neto, Quaresma e Borja; Doumbia, Miguel Luís e Geraldes; Raphinha, Plata e Dala.

Thierry, Matheus Nunes, Camacho, Brás, Jovane e Joelson.

Editado por pedritsh

Compartilhar este post


Link para o post

A minha dúvida para quem faz 11 e plantéis com os miúdos em que alguns têm qualidade é: qual é o objectivo? Ser campeão? Potenciar jogadores?

É que o adepto sportinguista é bipolar. Num dia, não, num jogo, passa da euforia à depressão, à calma, à raiva, ao desespero e à aceitação. 

Pessoalmente já estou na aceitação. Mas quem faz estes pedidos de 11, preciso de saber qual o objectivo. Porque a maioria da malta pensa que dá para ser campeão com Max, Nuno, Bragança, Plata, Quaresma, etc. 

É inegável que a qualidade na academia baixou imenso. Houve vários casos que já aqui foram debatidos de jogadores que deveriam ter sido apostas com 18/19/20 que não foram que tinham muito mais qualidade que alguns que falamos agora e infelizmente e por culpa nossa não deram em nada. 

Se as coisas fossem bem feitas, 2/3 jogadores destes que falamos, teriam lugar no plantel e teriam minutos. No entanto o treinador, e a culpa é toda dos adeptos, vive de resultados, e se não fossem as lesões não jogava nenhum jogador da formação porque o treinador precisa de resultados pela pressão que há. É simples, é o B A BA do futebol, 99% dos treinadores que têm o cú apertado não apostam na formação porque querem resultados imediatos, e 99% dos adeptos do Sporting quer resultados ontem. Não há estabilidade no clube, não há consenso nos adeptos, não há ninguém que consiga dar estabilidade entre o Sporting e aquela m*rda das claques. 

Não há a filha da p*ta de um presidente que tenha os tomates de dizer que o Sporting não tem capacidade para lutar frente a frente com o Benfica e o Porto porque não há dinheiro nem há qualidade e que vamos esperar 5 anos onde vamos apostar em jogadores da formação para se ir vendendo 1 por ano e criar uma base sólida. Um plano de futuro. Que vamos penar, que vamos perder, que não vamos estar à altura dos rivais mas que há um plano.

 

Só que invariavelmente esse plano irá cair à primeira derrota devido aos adeptos.


Por mim fechem o clube que isto já deu o que tinha a dar. 

  • Like 1
  • Concordo! 4

Compartilhar este post


Link para o post
Citação de jmopborba, há 36 minutos:

x2.

Isto não é uma questão de uns fazem e outros não fazem. É que uns não têm medo nenhum de o fazer.

Digo-te mais: o plantel do Sporting dá perfeitamente para lutar pelo campeonato. Porque é melhor que quase todas as equipas da Liga, mesmo com algumas opções discutíveis. É mais que obrigação do Sporting vencer todos os jogos em casa, e todos os jogos fora que não sejam Porto e Benfica. Pelo menos é assim que eu vejo as coisas. E disse que era obrigação do Sporting, tendo em conta o calendário, vencer os 10 primeiros jogos. Oh wait, já lá vai.

Isto é simples. Keizer se não vence o Braga é despedido.

Erm.
Ainda há 2 anos tinhamos equipa B, e fazíamos a mesma m*rda. Está certo que foi um erro acabar com a equipa B, mas a equipa B acaba por ser é um trampolim para ser emprestado para a Primeira Liga. E depois sim, com sorte, para a principal. Isto aconteceu com TODOS os que estavam na equipa B e já tinham o mínimo de qualidade, desde logo Ruben Semedo (sim, eu continuo a ver muita qualidade nele), João Mário, Matheus, Geraldes. Acho que só subiram logo por necessidade (Bruma, Ilori) ou por aposta concreta (Gelson Martins, Carlos Mané). Tudo o resto leva sempre o selo de empréstimo. Até na era Bruno de Carvalho foi assim com quase todos.

É uma questão de estratégia. E já agora, prefiro mil vezes ter um puto como o Joelson a errar, a aprender e a melhorar em contextos competitivos exigentes do que um Diaby.

Agora estamos 15 anos atrás do Benfica.
Portanto precisamos de começar a correr para ficar 15 anos à frente, tal como eles fizeram.
Mas assim divididos, e com gente à frente do clube que não saber, na realidade, para nada do clube, não chegamos lá. Falo desde o upper-level até cá abaixo.

Não é preciso dizer muito mais.
Desta geração, Bragança e Max são obrigatórios e já deviam estar a jogar na A. E Plata, embora tenha vindo de fora. E na seguinte ainda há Nuno Mendes, Joelson, Diogo Brás...
Nenhum é um João Felix mas têm todos potencial para ser jogadores importantes no Sporting. Então que se comece a apostar a sério neles.
Só com contextos competitivos exigentes é que eles chegam lá.

E por isso é que aguentava o Thierry para o resto da época. Até porque ele está a ter, como culpa, o próprio contexto. Tem um treinador que coitado não sabe meter uma equipa a defender. Já nem uma linha de fora de jogo se faz, por exemplo.

Não é nenhum Tavares, mas é um jogador jovem com potencial e quiçá, num ambiente competitivo mais exigente e a acreditarem nele, até se pode transformar em algo ainda melhor do que se esperava.
A não que Rosier prove que é uma mais-valia, seria a minha aposta.

Mas isso não é culpa da actual direção e equipa técnica. É isso que estou a dizer: o problema da não aposta nos jovens, quando em comparação com o Benfica (e até com o porto e o Braga), tem a ver com a formação também. E o BdC f*deu bem a formação por andar a contratar jogadores para a equipa B enquanto o Benfica andava a pôr miúdos de 17 anos como titulares lá. E estar agora a comparar a aposta no Florentino que já tinha prai 60 jogos em contexto profissional e a falta de aposta no Bragança que fez meia época no Farense, não é uma comparação honesta, e estou a pegar no exemplo mais pertinente porque o Bragança devia ter ficado na mesma.

Estar a criticar a nossa aposta na formação é uma coisa, agora criticar a aposta actual em comparação com a do Benfica não faz sentido. 

Compartilhar este post


Link para o post
Citação de jmopborba, há 10 minutos:

Preferia mil vezes que o Diabys da vida fossem encostados e se fizesse uma aposta concreta nos jovens, mesmo ficando em 5º uma época ou duas se isso significar que ficas em 1º nas 2 seguintes.

Oh Jone, Big Jone, sejamos sérios 😄

Se isso acontecesse, Alvalade seria passado pela tocha até não restar pedra sobre pedra, qual Winterfell de Lisboa na mão dos Bolton. Aliás, o problema é precisamente esse: não há tranquilidade nem paciência para se implementar um projeto de longo prazo.

E que conste que não estou a defender o projeto atual, o qual também tenho dificuldades em interpretar.

Lembram-se das discussões que tivemos no outro tópico geral do Sporting, há coisa de um ano? Falávamos na altura que aquele, o ano passado, seria um ano de transição, sem grandes objetivos em virtude de tudo o que tinha acontecido, e que o próximo ano - este que agora está a começar - seria o primeiro ano de um novo projeto.

O CMPT até costuma ser um local mais pragmático e menos incendiário do que a maioria dos outros espaços de discussão leoninos pela internet, mas nem aqui se demorou um mês - e não estou a exagerar - a começarem as críticas ao então treinador, o Peseiro; não se demorou dois meses a criticar fortemente o novo treinador do novo presidente - ele veio em Novembro e em Janeiro já era criticado; e, num plano geral, não se demorou seis meses a esquecer-se por completo o estado lastimável em que o clube/plantel estavam em Julho/Agosto e já se criticava o afastamento do Sporting da luta pelo título quando, seis meses antes, todos por aqui eram unânimes em entender que seria um ano de transição.

Se até aqui isto foi assim, como é que achas que o resto do universo leonino iria reagir a duas épocas longe da luta pelo título?

Sendo muito sincero, e aproveitando que não fiz até agora qualquer análise sobre o assunto, também não concordo com muitas das opções na construção do plantel. Por mim, não teriam vindo o Neto e o Eduardo. Coates, Mathieu e Ilori dão conta do recado (apesar de ter aversão ao Ilori) e poderíamos ir incluindo algum central jovem na equipa principal. Wendel, Doumbia, Miguel Luís e Bragança dariam bem conta do recado no meio-campo. Matheus, Raphinha, Plata e Camacho também serviam para as encomendas, principalmente porque acredito que seria uma questão de tempo até o Plata se tornar titular. Vietto e Bruno para o meio-campo ofensivo, sendo possível até conjugar os dois se o Vietto jogar como falso extremo, abrindo para as subidas do Acuña e/ou do Rosier.

Mas isto só funciona se houver paciência, pois como dá para entender, a ideia seria ir apostando nos putos e fazê-los assumir os respetivos lugares. Se corresse bem, imagino eu que o Bragança, o Plata e quem sabe o Camacho, estivessem já firmes na equipa principal.

A realidade? Ainda nem um jogo oficial fez, mas o Camacho já foi criticado de alto a baixo. O Vietto já o foi e ainda nem o calendário de pré-época tinha sido concluído. O Bas Dost já é para vender, o Raphinha já não presta (e eu aqui me acuso, que já o critiquei no último jogo). O Matheus fora deste fórum não presta para ninguém.

Se isto já vai assim, como é que se pretende ter algum projeto de futuro neste clube? Nós aqui criticamos a não aposta em jovens, mas lá há paciência, aqui e lá fora, para se lidar com isso?

É que volto a reforçar, ainda nem um jogo oficial tinha sido feito e a equipa já estava sob brasas. Simplesmente não dá para se implementar um projeto de futuro neste clube. Não agora, e duvido que num futuro próximo.

Ah, e pagava para ver a reacção do universo leonino caso o Varandas afirmasse em público que o clube precisava de um ou dois anos para poder lutar pelo título. Pagava mesmo.

  • Like 7

Compartilhar este post


Link para o post
Citação de Jimpo, há 16 minutos:

A minha dúvida para quem faz 11 e plantéis com os miúdos em que alguns têm qualidade é: qual é o objectivo? Ser campeão? Potenciar jogadores?

É que o adepto sportinguista é bipolar. Num dia, não, num jogo, passa da euforia à depressão, à calma, à raiva, ao desespero e à aceitação. 

Pessoalmente já estou na aceitação. Mas quem faz estes pedidos de 11, preciso de saber qual o objectivo. Porque a maioria da malta pensa que dá para ser campeão com Max, Nuno, Bragança, Plata, Quaresma, etc. 

É inegável que a qualidade na academia baixou imenso. Houve vários casos que já aqui foram debatidos de jogadores que deveriam ter sido apostas com 18/19/20 que não foram que tinham muito mais qualidade que alguns que falamos agora e infelizmente e por culpa nossa não deram em nada. 

Se as coisas fossem bem feitas, 2/3 jogadores destes que falamos, teriam lugar no plantel e teriam minutos. No entanto o treinador, e a culpa é toda dos adeptos, vive de resultados, e se não fossem as lesões não jogava nenhum jogador da formação porque o treinador precisa de resultados pela pressão que há. É simples, é o B A BA do futebol, 99% dos treinadores que têm o cú apertado não apostam na formação porque querem resultados imediatos, e 99% dos adeptos do Sporting quer resultados ontem. Não há estabilidade no clube, não há consenso nos adeptos, não há ninguém que consiga dar estabilidade entre o Sporting e aquela m*rda das claques. 

Não há a filha da p*ta de um presidente que tenha os tomates de dizer que o Sporting não tem capacidade para lutar frente a frente com o Benfica e o Porto porque não há dinheiro nem há qualidade e que vamos esperar 5 anos onde vamos apostar em jogadores da formação para se ir vendendo 1 por ano e criar uma base sólida. Um plano de futuro. Que vamos penar, que vamos perder, que não vamos estar à altura dos rivais mas que há um plano.

 

Só que invariavelmente esse plano irá cair à primeira derrota devido aos adeptos.


Por mim fechem o clube que isto já deu o que tinha a dar. 

É igual porque não és campeão com este plantel atual.

O plantel que eu fiz com o Keizer dos primeiros jogos era engraçado. Faziam boa época. Iam crescer, mas só com o Keizer dos primeiros jogos.

Compartilhar este post


Link para o post
Citação de Jimpo, há 4 horas:

 Não há a filha da p*ta de um presidente que tenha os tomates de dizer que o Sporting não tem capacidade para lutar frente a frente com o Benfica e o Porto porque não há dinheiro nem há qualidade e que vamos esperar 5 anos onde vamos apostar em jogadores da formação para se ir vendendo 1 por ano e criar uma base sólida. Um plano de futuro. Que vamos penar, que vamos perder, que não vamos estar à altura dos rivais mas que há um plano.

 

Isto.

Compartilhar este post


Link para o post

Queria responder a muitos posts, mas não é viável (ficava uma confusão dos diabos), portanto vou aproveitar para fazer a análise que já queria até ter feito a estes últimos meses. Sempre disse que apenas o faria depois do mercado de Verão fechar, mas visto que a festa já vai animada e o futebol do clube já não deve sofrer assim tantas mudanças até lá, adianta-se isto uns dias. Desde já peço desculpa pelo facto de isto poder ficar gigantesco.

O balanço geral é... meh, tendo em conta as expectativas que tinha (que eram baixas, porque continuo a não ver ninguém que possa apresentar aquilo que considero ser um bom projecto para o futebol do Sporting). Eu juro que percebo a ideia (ou, dizendo melhor, a intenção) do Varandas. Quer modernizar, quer criar condições estruturais para que o futebol do clube possa evoluir, quer simultaneamente dar condições ao treinador para ser competitivo no presente sem descurar a saúde financeira do clube no futuro, quer criar condições para que o clube aposte regularmente na formação. Consigo minimamente ver isso na maioria das decisões. Mas acho que ele não sabe como lá chegar, e aqueles que o rodeiam sabem tanto ou ainda menos que ele.

Primeiro, e desde logo: as pessoas que o rodeiam, precisamente. A estrutura é basicamente composta por ele, pelo Hugo Viana (que, aparentemente, é o director-desportivo), pelo Zenha (que tem sempre voto na matéria porque é o "homem-forte" das finanças do clube) e pelo Beto, que faz ali de "ponte" entre ele e a equipa técnica. Ora, acho que é uma parvoíce ter lá o Viana ou o Beto. Porque não reconheço competência para os respectivos cargos a nenhum deles.

Não sei bem que qualidades é que o Viana traz para a mesa no que toca à contratação e negociação de jogadores e contratos ou no estabelecimento de ligações/boas relações com outros clubes e mercados onde fazemos negócios. Não sei bem que ligações passadas é que ele tem no mercado. Também não é, de todo, uma figura reconhecida no futebol europeu e mundial. Não é um Rui Costa, que tem qualquer porta de Itália aberta de par em par, por exemplo. Não é um Futre, que mesmo sendo uma personagem singular e peculiar, é reconhecido e respeitado em qualquer mercado europeu. É só o Hugo Viana. E não tendo esse "bónus" de facilitar ligações no mercado, acho que o clube ganhava imenso em contratar um director-desportivo com currículo, com experiência, com competência naquilo que faz. Sobretudo tendo em conta a estrutura de trabalho que o Varandas pretende implementar no futebol (já lá vamos).

Acho também que o Beto só lá está porque é o Beto. É aquela clássica figura aleatória que é reconhecida pelo universo sportinguista, e que aparece na estrutura porque isso traria sempre votos nas eleições. Mas o Beto, na prática, não serve para grande coisa. Aliás, aqui há outra ideia que me chateia: a de que a estrutura precisa de "antigas glórias". Não precisa. Primeiro, porque normalmente não são pessoas competentes nas suas respectivas funções, e de incompetentes já está o clube cheio (em 2019, o idiota do Manuel Fernandes ainda continua ligado ao clube, qual sanguessuga de que não nos conseguimos livrar por nada deste mundo). E depois, porque de antigas glórias não têm nada. O Sporting não ganha porra nenhuma, de forma regular, há uns 50 anos. Onde é que está a glória nestes anos todos? A maior glória do futebol no século XXI, por exemplo, foi corrida ao soco e ao pontapé do clube, há pouco mais de um ano. E nem essa ganhou nada de relevante por cá.

Segundo: o Varandas parece descurar um pouco a importância de ganhar no presente, sobretudo num clube que tem a auto-estima de uma pessoa que toda a sua vida sofreu fortes abusos psicológicos. É bonito e sensato querer criar um projecto a médio/longo-prazo, e eu apoio isso. Mas é preciso entreter a massa adepta pelo caminho. O grosso das bancadas. Aquela malta para quem está tudo bem numa semana e tudo mal na semana seguinte. A malta que, no mesmo dia, é capaz de atacar tudo e todos de manhã porque vamos ficar outra vez em 3º lugar e ficar de peito cheio à noite porque acabamos de vencer o Benfica, mesmo que isso tenha poucos ou nenhuns resultados práticos (e não vamos fazer de conta que este complexo de inferioridade relativamente ao Benfica não existe numa parte significativa do clube, porque existe, e com o BdC isso foi mais acentuado e evidente do que nunca).

Aqui entraria também a questão da comunicação do clube, que não quero abordar ainda (em muito poucas palavras: é amadora, miserável e completamente afastada daquilo que deve ser a comunicação de um clube profissional, de grande dimensão e prestígio nacional e internacional). Gosto da intenção de tentar passar despercebido no dia-a-dia do clube. Gosto do facto de não queimar pontes de comunicação e de não abrir frentes de guerra a torto e a direito (não deveria ser preciso dizer isto, mas depois do que aconteceu, é sempre melhor fazê-lo). Mas acho que é... ingénuo. Sobretudo face a uma massa adepta claramente hostilizada e que cada vez mais odeia a postura elitista e elegante que sempre caracterizou o Sporting e que não levou o clube a lado algum, por oposição a uma postura de guerrilha e militância propagada e promovida como a solução para os insucessos do clube, e que foi claramente inspirada na postura que PdC utilizou para transformar o FC Porto numa potência nacional e internacional.

Acho que o Varandas tem claramente de mudar a sua postura aqui, sobretudo para fora. Tem de ser mais duro e firme nas suas intervenções. Tem de alimentar um pouco mais o imaginário dos adeptos. Tem de chamar mais à responsabilidade os intervenientes directos, mesmo que seja apenas de forma ocasional e para inglês ver. Esse tipo de populismo é, infelizmente, necessário no nosso futebol, aqui e ali. Vê-se a milhas que ele não se sente nada confortável com uma postura dessas, mas isso também se trabalha. É claro que haverão sempre alas do clube que o irão ridicularizar e atacar por "mudar de cara" do dia para a noite. Mas essas alas do clube irão atacá-lo por todo e qualquer motivo, de qualquer forma, portanto não vem daí grande mal ao mundo.

Terceiro: para mim, não faz sentido absolutamente nenhum que o treinador esteja cá só para treinar. Quem define o modelo de jogo (dado que não existe, no projecto desportivo apresentado, directrizes que procurem orientar um jogar "à Sporting", seja na equipa principal ou nas equipas de formação) é ele. Quem sabe ao pormenor o que pretende do jogador em cada uma das posições é ele. Se ainda existisse uma filosofia de jogo a seguir em todo o futebol do clube, podia-se aceitar o treinador como apenas mais uma peça na engrenagem (e mesmo aí, teria de existir competência e comunicação com outros departamentos do clube, como o scouting). Assim, não dá.

Isto leva-me a várias questões. Desde logo, o director-desportivo. Se a estrutura e a forma de trabalhar será esta, é impossível ter um treinador sem peso nas contratações e um director-desportivo inexperiente. Não dá. É óbvio que as coisas não vão correr bem. Pelo contrário, é quase pedir para que corram mal. Precisamos de alguém com ligações na estrutura. Que nos permita conseguir bons negócios em alguns mercados específicos. Que nos permita chegar primeiro aos jogadores nesses mercados. Que facilite entendimentos com os clubes (valores, modos de pagamento, colocação de jogadores excedentários por cá). Que tenha boas relações com empresários de peso em alguns mercados.

O Porto, por exemplo, tem uma facilidade incrível em negociar na América Central (México) e na América do Sul (Argentina e Brasil). Construiu-a com competência, ao longo dos anos. Ligou-se a empresários que se mexem bem nesses mercados (o Simonian, por exemplo), foi fazendo negócios com eles, foi lucrando com os jogadores, foi fazendo com que os empresários lucrassem também e pudessem aumentar a sua carteira de clientes. Receita de sucesso. Temos de procurar fazer o mesmo.

Depois, não vamos a lado nenhum enquanto a estrutura de scouting for basicamente aquela que se viu na reportagem da SIC. E aquilo é já o estado da coisa pós-Jorge Jesus (que de facto trouxe algumas coisas bem necessárias ao futebol do clube). Imaginem antes. O Chieira foi uma boa adição (e suspeito que o Plata teve claramente dedo dele), mas o Raúl José... não sei bem o que faz por lá. Tenho medo de que seja apenas mais um nome sonante com o qual acenar em programas eleitorais, mas que depois não faça grande diferença no que mais interessa.

É verdade que, ao nível da formação, o Benfica já oferece agora condições (inclusivamente monetárias, isto é uma realidade) com as quais dificilmente podemos competir no presente. É também verdade que o facto de termos o Aurélio e isso, por si só, assegurar eficácia e qualidade no recrutamento é um mito que só tem prejudicado o clube ao longo dos últimos anos. O Sporting regrediu claramente ao nível da prospecção nacional em termos de meios e condições, não demonstra evolução nenhuma na prospecção lá fora e não parece sequer demonstrar vontade de mudar diametralmente a sua postura neste aspecto, de forma a evoluir.

Dizer ainda que, embora fique contente por finalmente se apostar nos jogadores da formação tendo em conta o patamar competitivo a que pertencem e não a idade que têm (embora ache que isto se deve mais ao facto de estarmos a tentar replicar a fórmula do Benfica do que propriamente por acreditarmos mesmo que este é o caminho correcto), acho que falta claramente ao Sporting um "mastermind" para a formação. Alguém que possa começar a delinear uma filosofia de trabalho e de estar no futebol bem identificável a partir do exterior. Alguém que reorganize e reestruture a formação do clube. Que tenha liberdade e autonomia para definir quem treina que equipa, quem trabalha com que escalão e quem pode chegar de fora para acrescentar valor e encaixar nas ideias que se pretendem transmitir. E aqui, tal como em várias outras áreas, o treinador da equipa principal também deve ter uma palavra a dizer. Mas isso é tema para outro dia.

Como última nota neste campo: por amor de Deus, apostem no regresso da equipa B. Ter miúdos tão talentosos a competir numa liga de que ninguém quer saber é ridículo.

_______///_______

Transversal à esmagadora maioria destes temas, há um problema que já referi acima: a massa adepta não tem paciência. Não quer esperar. Não aceita deixar de competir com os outros dois estarolas por um momento que seja, em qualquer aspecto. É uma questão cultural, é uma questão de validação social. Todos sabemos que é assim que o futebol funciona em Portugal. É para isso que o futebol serve. Não somos povo que goste de desporto.

Isto leva a que, na grande maioria das vezes, o projecto conheça o seu fim ainda antes de ter tempo suficiente para produzir efeitos positivos. Pior que isso, o projecto é deixado a meio, ficando o clube com equipas técnicas e jogadores que a direcção seguinte não quer e nos quais não vê valor ou utilidade. Direcção essa que, obviamente, possui um projecto desportivo diferente, e que vai alterar ou desfazer grande parte daquilo que foi feito pela direcção anterior, tendo pelo caminho de perder dinheiro para se livrar dos tais activos que não possuem para si valor. Eventualmente, os resultados desportivos deixam de aparecer (porque é o que a realidade nos grita, nos últimos largos anos), a direcção volta a cair e o processo volta a repetir-se. Isto é um ciclo vicioso cancerígeno para o clube, e que o está a corroer lenta e dolorosamente.

É por isso que consigo compreender a presença dos Diabys no plantel e nas opções do treinador. Face ao talento actual, penso que ninguém quereria contar com ele. Há melhor. Mais talentosos, mais capazes de render no imediato, mais promissores, mais capazes de render bom dinheiro ao clube no futuro. Mas encostá-lo definitivamente seria, desde já, assumir um prejuízo de vários milhões num só jogador.

O Diaby está cá porque não encontramos ninguém no mercado que possa, pelo menos, ajudar a cobrir parte do valor que já gastamos com ele. Provavelmente, com alguém competente na pasta do futebol, até teríamos conseguido encontrar algum clube (lá está a importância de ter ligações no mercado e de ter alguém que se saiba mexer bem neste meio). Se pensarem que o Diaby nem sequer é caso único na actualidade (o Bruno Gaspar é também um exemplo relativamente presente), pensem bem sobre o peso que este tipo de decisões pode ter no orçamento e na saúde financeira do clube.

_______///_______

A realidade, neste momento, diz-me que virá novo treinador, mais cedo ou mais tarde. O Keizer pode até conseguir resultados imediatos suficientes para se manter no clube (o famoso "balão de oxigénio"), mas é o elo mais fraco de toda a história e será o primeiro a cair. Provavelmente, quem vier a seguir será pior que o holandês. Tendo em conta a estrutura existente (porque dificilmente algum treinador de qualidade aceita vir para o clube para ser apenas mais uma peça na engrenagem), a reputação actual do clube no panorama internacional e a capacidade financeira, não consigo ver um treinador internacional de qualidade a querer treinar o clube. Digo internacional porque pensar no mercado nacional, neste momento, seria a maior prova de que estaríamos a mudar só por mudar. Falar em Silas e semelhantes é brincar com algo que se pretende ser sério. Em qualquer clube bem estruturado e estável, esse tipo de aposta seria altamente arriscada e improvável. No Sporting, seria uma autêntica loucura.

Enfim, poderia aqui falar de várias outras coisas (não totalmente ligadas ao futebol do clube) e provavelmente há coisas que me escaparam , mas isto já vai mais do que longo, e também há a possibilidade de se ir falando de outros assuntos à medida que forem surgindo no quotidiano do clube. O contexto actual dá-me poucas esperanças para um bom futuro. Mas quem sabe. Pode ser que aconteça um milagre. Até porque as vidas que gastamos nos últimos anos, quando parecíamos estar definitivamente no fundo, fariam inveja a qualquer gato imprudente.

  • Like 13
  • Concordo! 2

Compartilhar este post


Link para o post

As coisas demoram tempo a fazer, e ainda demoram mais tempo a acontecer.

No Benfica depois de sair o Vale e Azevedo, (e recorro novamente ao Benfica e ao Vale e Azevedo, porque a situação é extremamente semelhante, um presidente conflituoso, que rasgava contratos, e deixou dividas que nunca mais acabavam), o Vilarinho foi para queimar enquanto presidente, o objectivo foi ter uma pessoa discreta que conseguisse acalmar as bancadas, para depois o presidente seguinte poder começar a partir pedra e dessa forma conseguir começar a trabalhar.

Tivemos que correr com todos os jogadores caros do clube, inclusive o João Pinto, porque não tínhamos dinheiro para lhe pagar os ordenados contratualizados, foi preciso limpar tudo, para estancar a saída de dinheiro. Só depois foi possível começar a tentar alguma coisa.

A vantagem do Benfica face ao Sporting hoje é que na época ainda não se tinha renegociado dividas com bancos, as SADs praticamente não existiam, a Sporttv aceitou fazer um novo contrato e esquecer o anterior, e o credito concedido para construir o Estadio da Luz para o Euro 2004 foram um balão de oxigenio.

Todas estas possibilidades já foram queimadas pelo Sporting, a única que falta é livrarem-se de todos os jogadores caros, Bas Dost, Acunha, Bataglia, Mathieu, Coates, Bruno Gaspar, Viviano, André Pinto, etc, alguns são excelentes jogadores, mas o ordenado deles é alto para aquilo que Sporting pode suportar, e em muitos casos, demasiado alto para o que produzem. Nestes 8 jogadores o Sporting conseguia facilmente libertar mais 25M€/ano da folha salarial, e na minha opinião conseguia jogadores mais baratos sem comprometer muito a qualidade (ok substituir Mathieu e o Coates seria sempre um Downgrade). Depois vender o Bruno Fernandes para permitir ter capacidade para fazer algum investimento, e porque se não sair por um valor alto este mercado, daqui para a frente vai sempre desvalorizar.

Compartilhar este post


Link para o post
Citação de vakjew, há 11 horas:

O Sporting nunca devia era ter acabado com a equipa B, a diferença do campeonato de sub-23 para a primeira liga é abismal. Isto sem falar que na primeira liga é exigido aos miúdos o standard de um clube como o Sporting em vez de um Tondela.

Além do mais, a equipa B na segunda divisão é bom para os putos pois a diferença qualitativa para a última metade da primeira divisão é muito pouca. Ambas as ligas são niveladas por baixo. 

Os putos ganham imenso com uma equipa B. Ganham estímulos de primeira liga. Quando subirem mal notam a diferença. Então se a equipa for muito bem treinada, como é o exemplo do Benfica com Lage primeiro e Renato agora... É flawless.

Compartilhar este post


Link para o post
Citação de jmopborba, há 11 horas:

Aliás, um dos propósitos pelo qual Keizer veio foi para apostar em jovens. Porque supostamente o fazia no Ajax Jong, e o fez no Ajax onde subiu a maior parte deles.

Está a ver-se, rica aposta.
Preferia mil vezes que o Diabys da vida fossem encostados e se fizesse uma aposta concreta nos jovens, mesmo ficando em 5º uma época ou duas se isso significar que ficas em 1º nas 2 seguintes.

Isso era meio caminho andado para não apostarem em jovens nas próximas duas décadas lol

"Queres apostas em jovens? Mas lembras-te que da última vez que o fizemos em 5º certo? Nós temos é que ser campeões pá!! "

Se a maioria dos Sportinguistas já se exalta ficando em 3º porque é todos os anos a mesma história, eu imagino se isso que tu dizes acontecesse.

Compartilhar este post


Link para o post

O que levou à vinda do Jorge Jesus foram aquelas temporadas anteriores de aposta em jovens. Até se falava que só foram campeões com João Pinto, acosta e afins. 

Compartilhar este post


Link para o post

O único momento em que se """"aceitou"""" (porque aquilo não foi bem aceitar) uma época que fosse sem a exigência de lutar pelo campeonato foi a época do Jardim, e mesmo essa, mesmo depois de um 7o lugar, sem Europa, sem dinheiro e um plantel de meia dúzia de tostões, já foi o que foi. E convém dizer que ficámos em 2o muito porque o Porto do Paulo Fonseca foi um desastre, um Porto minimamente normal não perdia o 2o lugar daquela forma. 

Na época seguinte com o Marco Silva já todos se espumavam pelos cantos a cada jogo que não se ganhava. Depois o BdC borrou a pintura toda e deitou o plano que tinha ao lixo com o Jesus. 

Editado por JGabriel

Compartilhar este post


Link para o post
Citação de Black Hawk, há 12 horas:

Oh Jone, Big Jone, sejamos sérios 😄

Se isso acontecesse, Alvalade seria passado pela tocha até não restar pedra sobre pedra, qual Winterfell de Lisboa na mão dos Bolton. Aliás, o problema é precisamente esse: não há tranquilidade nem paciência para se implementar um projeto de longo prazo.

E que conste que não estou a defender o projeto atual, o qual também tenho dificuldades em interpretar.

Lembram-se das discussões que tivemos no outro tópico geral do Sporting, há coisa de um ano? Falávamos na altura que aquele, o ano passado, seria um ano de transição, sem grandes objetivos em virtude de tudo o que tinha acontecido, e que o próximo ano - este que agora está a começar - seria o primeiro ano de um novo projeto.

O CMPT até costuma ser um local mais pragmático e menos incendiário do que a maioria dos outros espaços de discussão leoninos pela internet, mas nem aqui se demorou um mês - e não estou a exagerar - a começarem as críticas ao então treinador, o Peseiro; não se demorou dois meses a criticar fortemente o novo treinador do novo presidente - ele veio em Novembro e em Janeiro já era criticado; e, num plano geral, não se demorou seis meses a esquecer-se por completo o estado lastimável em que o clube/plantel estavam em Julho/Agosto e já se criticava o afastamento do Sporting da luta pelo título quando, seis meses antes, todos por aqui eram unânimes em entender que seria um ano de transição.

Se até aqui isto foi assim, como é que achas que o resto do universo leonino iria reagir a duas épocas longe da luta pelo título?

Sendo muito sincero, e aproveitando que não fiz até agora qualquer análise sobre o assunto, também não concordo com muitas das opções na construção do plantel. Por mim, não teriam vindo o Neto e o Eduardo. Coates, Mathieu e Ilori dão conta do recado (apesar de ter aversão ao Ilori) e poderíamos ir incluindo algum central jovem na equipa principal. Wendel, Doumbia, Miguel Luís e Bragança dariam bem conta do recado no meio-campo. Matheus, Raphinha, Plata e Camacho também serviam para as encomendas, principalmente porque acredito que seria uma questão de tempo até o Plata se tornar titular. Vietto e Bruno para o meio-campo ofensivo, sendo possível até conjugar os dois se o Vietto jogar como falso extremo, abrindo para as subidas do Acuña e/ou do Rosier.

Mas isto só funciona se houver paciência, pois como dá para entender, a ideia seria ir apostando nos putos e fazê-los assumir os respetivos lugares. Se corresse bem, imagino eu que o Bragança, o Plata e quem sabe o Camacho, estivessem já firmes na equipa principal.

A realidade? Ainda nem um jogo oficial fez, mas o Camacho já foi criticado de alto a baixo. O Vietto já o foi e ainda nem o calendário de pré-época tinha sido concluído. O Bas Dost já é para vender, o Raphinha já não presta (e eu aqui me acuso, que já o critiquei no último jogo). O Matheus fora deste fórum não presta para ninguém.

Se isto já vai assim, como é que se pretende ter algum projeto de futuro neste clube? Nós aqui criticamos a não aposta em jovens, mas lá há paciência, aqui e lá fora, para se lidar com isso?

É que volto a reforçar, ainda nem um jogo oficial tinha sido feito e a equipa já estava sob brasas. Simplesmente não dá para se implementar um projeto de futuro neste clube. Não agora, e duvido que num futuro próximo.

Ah, e pagava para ver a reacção do universo leonino caso o Varandas afirmasse em público que o clube precisava de um ou dois anos para poder lutar pelo título. Pagava mesmo.

Spot on. O vosso grande problema não é o plantel... não é luxuoso, mas é relativamente equilibrado. O problema é mesmo o treinador que consiga implementar esse projeto e que ajude o clube a crescer. E existe o problema número 2 - a sombra do BdC e seus fiéis escudeiros. Tudo vai servir de arma de arremesso... e infelizmente o Varandas não é um gajo com um discurso fluido e capaz de mover e de unir massas. Acho que é preciso “confrontar” os adeptos com uma dose de realidade, coisa que ainda não foi feita até ao momento.

  • Concordo! 1

Compartilhar este post


Link para o post

Bem dezido...

Foi como disseram aí atrás. Não há, não houve, e duvido muito que venha a haver um filho da p*ta dum presidente que diga:

"Meus meninos, não temos como competir com Porto e Benfica. É a realidade. However, há projeto, mas esse projeto que tenho para o clube inclui penar uns anos (não é que não estejam habituados lol) para depois se colher os frutos."

Editado por Hammerfall
  • Concordo! 1

Compartilhar este post


Link para o post

Só não haverá presidente assim porque nunca será sequer dos mais votados pela nossa massa adepta

  • Like 1

Compartilhar este post


Link para o post

Completamente. O varandas se disse isso no dia seguinte havia um movimento para marcar eleições antecipadas.

Algum futuro presidente que viesse com esse discurso e coitado, nem entrava no totobola.

Compartilhar este post


Link para o post

Só não percebo porque é que para existir um projecto a longo-prazo (que devia existir) não podemos querer ganhar no presente.

Podia existir um discurso diferente, e aí concordo, algo como "as coisas estão a ser preparadas" (se estivessem). Mas o querer ganhar tem que estar sempre lá. A exigência interna tem que estar sempre lá, mesmo que cá fora sejamos os underdogs.

Compartilhar este post


Link para o post
Citação de bug, há 12 minutos:

Só não percebo porque é que para existir um projecto a longo-prazo (que devia existir) não podemos querer ganhar no presente.

Podia existir um discurso diferente, e aí concordo, algo como "as coisas estão a ser preparadas" (se estivessem). Mas o querer ganhar tem que estar sempre lá. A exigência interna tem que estar sempre lá, mesmo que cá fora sejamos os underdogs.

Uma coisa é querer, outra coisa é poder.

Compartilhar este post


Link para o post
Citação de Hammerfall, há 9 minutos:

Uma coisa é querer, outra coisa é poder.

Claro. Mas mesmo que não tenhamos os mesmos argumentos, temos que querer sempre, independentemente das probabilidades. 

Compartilhar este post


Link para o post
Visitante
Este tópico está impedido de receber novos posts.
Entre para seguir isso  

×
×
  • Criar Novo...