Ir para conteúdo
doom_master

Sporting - Futebol

Posts recomendados

Citação de Black Hawk, há 12 horas:

Oh Jone, Big Jone, sejamos sérios 😄

Se isso acontecesse, Alvalade seria passado pela tocha até não restar pedra sobre pedra, qual Winterfell de Lisboa na mão dos Bolton. Aliás, o problema é precisamente esse: não há tranquilidade nem paciência para se implementar um projeto de longo prazo.

E que conste que não estou a defender o projeto atual, o qual também tenho dificuldades em interpretar.

Lembram-se das discussões que tivemos no outro tópico geral do Sporting, há coisa de um ano? Falávamos na altura que aquele, o ano passado, seria um ano de transição, sem grandes objetivos em virtude de tudo o que tinha acontecido, e que o próximo ano - este que agora está a começar - seria o primeiro ano de um novo projeto.

O CMPT até costuma ser um local mais pragmático e menos incendiário do que a maioria dos outros espaços de discussão leoninos pela internet, mas nem aqui se demorou um mês - e não estou a exagerar - a começarem as críticas ao então treinador, o Peseiro; não se demorou dois meses a criticar fortemente o novo treinador do novo presidente - ele veio em Novembro e em Janeiro já era criticado; e, num plano geral, não se demorou seis meses a esquecer-se por completo o estado lastimável em que o clube/plantel estavam em Julho/Agosto e já se criticava o afastamento do Sporting da luta pelo título quando, seis meses antes, todos por aqui eram unânimes em entender que seria um ano de transição.

Se até aqui isto foi assim, como é que achas que o resto do universo leonino iria reagir a duas épocas longe da luta pelo título?

Sendo muito sincero, e aproveitando que não fiz até agora qualquer análise sobre o assunto, também não concordo com muitas das opções na construção do plantel. Por mim, não teriam vindo o Neto e o Eduardo. Coates, Mathieu e Ilori dão conta do recado (apesar de ter aversão ao Ilori) e poderíamos ir incluindo algum central jovem na equipa principal. Wendel, Doumbia, Miguel Luís e Bragança dariam bem conta do recado no meio-campo. Matheus, Raphinha, Plata e Camacho também serviam para as encomendas, principalmente porque acredito que seria uma questão de tempo até o Plata se tornar titular. Vietto e Bruno para o meio-campo ofensivo, sendo possível até conjugar os dois se o Vietto jogar como falso extremo, abrindo para as subidas do Acuña e/ou do Rosier.

Mas isto só funciona se houver paciência, pois como dá para entender, a ideia seria ir apostando nos putos e fazê-los assumir os respetivos lugares. Se corresse bem, imagino eu que o Bragança, o Plata e quem sabe o Camacho, estivessem já firmes na equipa principal.

A realidade? Ainda nem um jogo oficial fez, mas o Camacho já foi criticado de alto a baixo. O Vietto já o foi e ainda nem o calendário de pré-época tinha sido concluído. O Bas Dost já é para vender, o Raphinha já não presta (e eu aqui me acuso, que já o critiquei no último jogo). O Matheus fora deste fórum não presta para ninguém.

Se isto já vai assim, como é que se pretende ter algum projeto de futuro neste clube? Nós aqui criticamos a não aposta em jovens, mas lá há paciência, aqui e lá fora, para se lidar com isso?

É que volto a reforçar, ainda nem um jogo oficial tinha sido feito e a equipa já estava sob brasas. Simplesmente não dá para se implementar um projeto de futuro neste clube. Não agora, e duvido que num futuro próximo.

Ah, e pagava para ver a reacção do universo leonino caso o Varandas afirmasse em público que o clube precisava de um ou dois anos para poder lutar pelo título. Pagava mesmo.

Spot on. O vosso grande problema não é o plantel... não é luxuoso, mas é relativamente equilibrado. O problema é mesmo o treinador que consiga implementar esse projeto e que ajude o clube a crescer. E existe o problema número 2 - a sombra do BdC e seus fiéis escudeiros. Tudo vai servir de arma de arremesso... e infelizmente o Varandas não é um gajo com um discurso fluido e capaz de mover e de unir massas. Acho que é preciso “confrontar” os adeptos com uma dose de realidade, coisa que ainda não foi feita até ao momento.

Compartilhar este post

Link para o post

Bem dezido...

Foi como disseram aí atrás. Não há, não houve, e duvido muito que venha a haver um filho da p*ta dum presidente que diga:

"Meus meninos, não temos como competir com Porto e Benfica. É a realidade. However, há projeto, mas esse projeto que tenho para o clube inclui penar uns anos (não é que não estejam habituados lol) para depois se colher os frutos."

Editado por Hammerfall

Compartilhar este post

Link para o post

Só não haverá presidente assim porque nunca será sequer dos mais votados pela nossa massa adepta

Compartilhar este post

Link para o post

Completamente. O varandas se disse isso no dia seguinte havia um movimento para marcar eleições antecipadas.

Algum futuro presidente que viesse com esse discurso e coitado, nem entrava no totobola.

Compartilhar este post

Link para o post

Só não percebo porque é que para existir um projecto a longo-prazo (que devia existir) não podemos querer ganhar no presente.

Podia existir um discurso diferente, e aí concordo, algo como "as coisas estão a ser preparadas" (se estivessem). Mas o querer ganhar tem que estar sempre lá. A exigência interna tem que estar sempre lá, mesmo que cá fora sejamos os underdogs.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de bug, há 12 minutos:

Só não percebo porque é que para existir um projecto a longo-prazo (que devia existir) não podemos querer ganhar no presente.

Podia existir um discurso diferente, e aí concordo, algo como "as coisas estão a ser preparadas" (se estivessem). Mas o querer ganhar tem que estar sempre lá. A exigência interna tem que estar sempre lá, mesmo que cá fora sejamos os underdogs.

Uma coisa é querer, outra coisa é poder.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Hammerfall, há 9 minutos:

Uma coisa é querer, outra coisa é poder.

Claro. Mas mesmo que não tenhamos os mesmos argumentos, temos que querer sempre, independentemente das probabilidades. 

Compartilhar este post

Link para o post

Não ter muito dinheiro não pode servir de desculpa para contratar mal ou para ficar constantemente atrás dos rivais sem dar qualquer luta.

É preciso competência para atuar bem no mercado, comprando bem e barato, e para perceber quem são os miúdos de Alcochete que merecem ser aposta. Essa competência não existe ou pelo menos não parece. Em vez de torrarmos 3M no Eduardo devíamos ter apostado no Daniel Bragança. Em vez de gastar 5M num projeto de jogador como o Camacho, já cá tínhamos o Plata. Com estes 8M já dava para investir num reforço digno desse nome. 

Eu acho que é urgente reduzir o gap que existe entre nós e o Porto e o Benfica. Ir à Champions era um bom começo, dava-nos algum conforto financeiro, permitia-nos contratar e atrair melhores jogadores, vender mais caro, etc. Se calhar sou daqueles que tem pouco paciência, mas não acho que é a andar a desculpar 5ºs lugares, como disseram para trás, que o clube anda para a frente. De facto partimos um pouco atrás dos rivais, mas o standard tem de ser: top 2 asap. Uma época má do Sporting é um 3º lugar, a meu ver. Temos de fazer muito com pouco. É difícil, mas não é impossível. Basta olhar para o caso do Porto, que recentemente foi campeão com uma equipa mediana que ninguém dava nada por ela antes da época começar.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de bug, há 48 minutos:

Poder podem, mas acho que tem que haver noção que é mais difícil. Todas as equipas grandes querem ganhar. O milan de certeza que deve querer ganhar, mas acho que têm que ter noção que atualmente é muito difícil. E quanto mais rápido aceitarem isso e se começar a construir o futuro sem a pressão imediata de ganhar, melhor 

Compartilhar este post

Link para o post

Lembro-me do Rui Santos no final da temporada de 200809 dizer no dia seguinte que o Vieira deveria confrontar os sócios com a dura realidade: o Benfica não tinha capacidade para disputar e vencer títulos no imediato. 😅

É muito relativo. O Sporting tem bons defesas, médios interessantes e 2 excelentes avançados. Ainda têm jovens para aconchegar o plantel com qualidade.

Falta um Abel ao vosso projeto.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Che, há 13 minutos:

Lembro-me do Rui Santos no final da temporada de 200809 dizer no dia seguinte que o Vieira deveria confrontar os sócios com a dura realidade: o Benfica não tinha capacidade para disputar e vencer títulos no imediato. 😅

É muito relativo. O Sporting tem bons defesas, médios interessantes e 2 excelentes avançados. Ainda têm jovens para aconchegar o plantel com qualidade.

Falta um Abel ao vosso projeto.

Mais depressa falavas do Trapattoni, que ainda hoje me questiono como é que fomos campeões nesse ano....

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de HIM, há 3 minutos:

Mais depressa falavas do Trapattoni, que ainda hoje me questiono como é que fomos campeões nesse ano....

Esse campeonato foi ganho ao calhas, o primeiro do Jesus teve 4 equipas na corrida. 

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Simeone, há 1 hora:

Não ter muito dinheiro não pode servir de desculpa para contratar mal ou para ficar constantemente atrás dos rivais sem dar qualquer luta.

É preciso competência para atuar bem no mercado, comprando bem e barato, e para perceber quem são os miúdos de Alcochete que merecem ser aposta. Essa competência não existe ou pelo menos não parece. Em vez de torrarmos 3M no Eduardo devíamos ter apostado no Daniel Bragança. Em vez de gastar 5M num projeto de jogador como o Camacho, já cá tínhamos o Plata. Com estes 8M já dava para investir num reforço digno desse nome. 

Eu acho que é urgente reduzir o gap que existe entre nós e o Porto e o Benfica. Ir à Champions era um bom começo, dava-nos algum conforto financeiro, permitia-nos contratar e atrair melhores jogadores, vender mais caro, etc. Se calhar sou daqueles que tem pouco paciência, mas não acho que é a andar a desculpar 5ºs lugares, como disseram para trás, que o clube anda para a frente. De facto partimos um pouco atrás dos rivais, mas o standard tem de ser: top 2 asap. Uma época má do Sporting é um 3º lugar, a meu ver. Temos de fazer muito com pouco. É difícil, mas não é impossível. Basta olhar para o caso do Porto, que recentemente foi campeão com uma equipa mediana que ninguém dava nada por ela antes da época começar.

Tenta fazer um post sem falar no Bragança e sem queimar o coitado do Camacho que já vale 0 pelos minutos que fez no estágio na Suíça. Devias ter aprendido algo com o Plata, que achavas completamente ruinoso gastar 1M com ele, e que é melhor esperar para ver.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de bug, há 1 hora:

Para haver um projeto vencedor a curto prazo é preciso haver dinheiro, coisa que em alvadade não há.

Citação de Simeone, há 1 hora:

O problema é que ter apenas um bom jogador não chega, o Sporting tem um bom jogador por posição, o problema é que depois aparecem lesões, baixas de forma, etc, e depois não está ninguém no banco para entrar e fazer esse lugar.

Uma equipa não são os 11 que jogam de inicio.

Citação de HIM, há 1 minuto:

Fomos campões porque calhou, foi o campeonato mais m*rdoso de que me lembro, onde se jogou futebol mal e porcamente, e sinceramente a equipa do Benfica não estava minimamente preparada para ser campeã.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de FabioK, há 59 minutos:

Poder podem, mas acho que tem que haver noção que é mais difícil. Todas as equipas grandes querem ganhar. O milan de certeza que deve querer ganhar, mas acho que têm que ter noção que atualmente é muito difícil. E quanto mais rápido aceitarem isso e se começar a construir o futuro sem a pressão imediata de ganhar, melhor 

O Sporting é inferior a Benfica e Porto, mas não é assim tão inferior. Na frente o Benfica tem maior poder de fogo. Essencialmente ao Sporting faltam alternativas no banco. A segunda linha é fraca. 

Mas o maior gap para mim até é psicológico. Acho que temos enraizado o ADN perdedor.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de bug, há 1 hora:

O Sporting é inferior a Benfica e Porto, mas não é assim tão inferior. Na frente o Benfica tem maior poder de fogo. Essencialmente ao Sporting faltam alternativas no banco. A segunda linha é fraca. 

Mas o maior gap para mim até é psicológico. Acho que temos enraizado o ADN perdedor.

Não me leves a mal, mas acho que somente o Bruno Fernandes tinha capacidade de ser titular de caras no Benfica atual. Existe um gap elevado entre o Benfica e os restantes. 

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de HIM, há 1 minuto:

Não me leves a mal, mas acho que somente o Bruno Fernandes tinha capacidade de ser titular de caras no Benfica atual. Existe um gap elevado entre o Benfica e os restantes. 

De caras sim. Mas existem outros jogadores que tinham lugar.

Mathieu, Coates, Wendel, Bas Dost.

Compartilhar este post

Link para o post

O Sporting tem de conseguir rentabilizar mais os seus jogadores do que os rivais os seus para poder lutar ao lado deles e neste momento não é isso que está a acontecer.

Não é trivial que a saída do Keizer resolva isso, realisticamente o mais provável é não melhorar, por isso a melhor aposta passa por construir um ambiente positivo à volta da equipa e esperar que engatem num daqueles strikes que tiveram no ano passado, com o FC Porto tremido pode bem servir para o 2º lugar. As Taças também dão outro ânimo, por isso não pouparia nelas.

Claro que isto é uma posição extremamente ingrata para um adepto de um grande. Apesar do meu clube estar a passar uma fase menos boa não deixa de ser candidato e não deixa de ter um orçamento ao nível do Benfica, coisa que o Sporting não se dá ao luxo há muitos anos.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de migxstoper, há 1 hora:

Tenta fazer um post sem falar no Bragança e sem queimar o coitado do Camacho que já vale 0 pelos minutos que fez no estágio na Suíça. Devias ter aprendido algo com o Plata, que achavas completamente ruinoso gastar 1M com ele, e que é melhor esperar para ver.

Falo do Camacho porque, a meu ver, foi dinheiro mal gasto. Não temos nenhum extremo digno de jogar numa equipa grande, o mais próximo disso é o Raphinha, e vamos torrar cinco milhões num puto de 19 anos que nem sabe o que é jogar a nível sénior. Até pode resultar, mas foi um tiro no escuro e nós não nos podemos dar ao luxo de dar muitos desses. E btw nunca achei ruinoso a contratação do Plata. Nem acharia a do Camacho, se tivesse custado 1M e se tivéssemos vários extremos de um bom nível.

Este mercado, na minha opinião, foi uma desilusão. Depois pede-se paciência, o projeto precisa de tempo, os adeptos são malucos, bla bla bla. 

Compartilhar este post

Link para o post

O problema aqui é exactamente o que o Jimpo disse, não há uma alma viva que seja capaz de admitir que não podemos lutar pelo título.

Em relação ao plantel que fiz, o objetivo seria claramente potenciar os miúdos e construir uma base para o futuro, ainda assim via-me capaz de fazer um 3 lugar tranquilo da vida e entrar na luta pela Liga dos Campeões facilmente, se os astros se alinhassem ainda dava luta pela título. Mas não tenham dúvidas, a primeira coisa que fazia era explicar e deixar bem assente aquilo que eu pretendia para a equipa e para o clube. E um dos problemas é esse, parece que ninguém é capaz de assumir o que quer. O Keizer tem de ter um pouco mais de tomates e enfrentar os bois sem medo e explicar aquilo que quer e pretende. Nenhum treinador tem de dar explicações aos adeptos mas o Keizer também é parco naquilo que defende e acredita. É como o Poeira diz, nem 8 nem 80.

Resta esperar que as coisas melhorem.

Btw, o Plata está a ser tão mal aproveitado... Faz lembrar o Rafa o ano passado.

Compartilhar este post

Link para o post

O Keizer até pode nem lutar pelo título, mas pelo menos que apresente bom futebol e que aposte nos miúdos. 

Agora não lutar pelo título, apostar em cepos e péssimo futebol... não há paciência que aguente. Não há defesa para o holandês se a equipa continuar assim. Não pode viver para sempre dentro do balão de oxigénio das taças. 

Compartilhar este post

Link para o post

"Viver para sempre". Quem lê isto pensa que já lá foi meia volta mas não, passou 1 jornada e 1 supertaça.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Duluoz-, há 12 minutos:

"Viver para sempre". Quem lê isto pensa que já lá foi meia volta mas não, passou 1 jornada e 1 supertaça.

Passou-se uma pré-época miserável e duas exibições de bradar aos céus, sendo que uma delas foi uma goleada histórica. 

Compartilhar este post

Link para o post